Os últimos dias, afinal, têm sinalizado algo que, nos últimos meses, parecia perdido.
Porque o sentido de mudança foi transformado, pela imprensa deste país, num regressismo que não resiste a um sopro.
Então mudar o Brasil, retomar o desenvolvimento, combater a corrupção, tornar eficiente a máquina pública, reduzir a inflação e valorizar o salário é algo que a direita brasileira possa acenar ao nosso povo?
Eles, que nos deram a recessão dos anos 90, a liquidação do patrimônio público (vendido em condições obscuras), que entregaram o país com inflação de dois dígitos, que acham “alto demais” o salário-mínimo?
Mas, por paradoxal que pareça, começamos a aceitar o discurso da mídia de que “aqueles eram os bons tempos” e que o governo Dilma não iria “colocar em risco as conquistas do Plano Real”.
Aceitar o discurso do adversário é o primeiro passo para ser derrotado por ele.
Desde as manifestações de junho, embora Dilma tivesse ensaiado – e executado, nos campo de quatro dos “cinco pactos” que propôs na ocasião – uma reação, deixou-se de lado o combate político.
E quando se deixa o embate político perde-se um pouco a cada dia de nossa identidade.
Embora seja necessário – e demolidor – mostrar os números comparativos, é preciso agregar a isso um sentimento – plenamente presente em 2010 – de que este país tem futuro e que este futuro só não é presente exatamente porque o passado foi como foi.
A memória que o tempo atenua, o discurso político precisa reacender, para que o fluxo de informações entre as gerações fundamente o julgamento do presente.
E isso tem um imenso poder, tanto que se nota, agora, que Eduardo Campos começa a fazer ressalvas em sua identidade com Aécio Neves, porque percebeu que a velha direita estará toda unida em torno dele, a começar por FHC e um já não tão constrangido José Serra.
A eleição de 2014 não é um “passeio”, como se acreditou.
Nem é um desastre, como a mídia não cansa de apregoar.
Aécio não tem, a esta altura, o que Serra tinha.
Campos não tem- e nada indica que terá – aquilo que Marina Silva atingiu.
O problema do campo progressista é o de não ter, de novo, o que tinha.
Em parte, certamente, por parecer diferente do que foi, por não proclamar diariamente o que é.
Acaba-se, assim, negligenciando-se nosso próprio significado.
Nada deixa mais a direita irritada que Lula e Dilma romperem o seu monopólio de informação e falarem fora da pauta que a mídia lhes impõe.
É na batalha da comunicação que se perde ou ganha esta guerra por corações e mentes.
E é nela que o Governo Dilma – até agora – vinha tendo o seu pior desempenho. Não apenas por ser ruim, mas por achar que o ruim era o bom, com o abandono da polêmica pública.
O desafio de Dilma não é o de ganhar votos, mas o de recuperar seu significado.
View Comments (35)
A 153 dias das próximas eleições, a Dilma tem que começar a se comunicar. O que o Franklin Martins foi fazer mesmo na equipe dela? E no que a SeCom mudou mesmo?
Comunicar fazendo política! Tipo: Foi entregue 6.000 mil casas em Teresina no Conjunto Jacinta Andrade. Td mundo alegre. Chave na mão! Muitas palmas na entrega das casas e então a comitiva presidencial vai embora. O que ficou para as pessoas que receberam as casas? NADA!!! Uma chave na mão e as palavras? Esquecidas.
Tinha que ter a comunicação permanente naquele local. "Olha este é o maior conjunto habitacional do 'minha casa minha vida' foi entregue no governo Dilma etc... A idéia é esta!
É isso que falta no Brasil. Se você é injustiçado, reclame, grite! Se os "coronéis" aparecem dizendo para você não reclamar, reclame mesmo assim, peite! Se eles ameaçarem, reaja! Se for necessário partir para o confronto direto, que assim seja! Que isso não é uma "conversa civilizada" aonde "os de sempre" vão responder com racionalidade, isso é uma briga selvagem aonde o "outro lado" não se importa nem um pouco de matar, e não serão palavras que irão convencer estes à mudar de idéia.
Esse nosso país é o que é em boa parte porque o Brasileiro é manso, bovino, condicionado. Troque o comportamento bovino por um arreganhar de dentes e morder para verem se as coisas não começam a melhorar.
Boa Daniel! E os que não são bovinos são equinos e gostam de ser cavalgados por uma elite tosca e mesquinha da Velha Mídia Mofada que proclama que ir a Miami ou Las Vegas é conhecer o "centro cultural do Mundo."
Dinio, estes dados eu peguei do conversafiada, na semana passada e fiquei sabendo que o JN-Globo, no sábado já estava dando outra versão dos fatos, sempre desvalorizando as conquistas do Brasil. Vamos à luta, esclarecendo principalmente aqueles que vão votar pela primeira vez e estão sendo desinformados pelo PIG.
O PT tem respeitado o direito das Pessoas possuir uma Casa.
É que quando "comunicadores" e "marqueteiros" saem da batalha do dia-dia, do suor das ruas, da disputa da notícia, da melhor campanha, do embate das idéias, e acomoda as nádegas em INSTALAÇÕES PALACIANAS, regadas com mordomias, ar condicionado, água mineral gelada, frutas, cafesinho servido por mordomo, garantia de contra-cheque gordo no fim do mês, qualquer peido do calendário ... feriadão, e o status nas rodas sociais de pertencer a privilegiados, esquecem que para terem estes cargos e privilégios, um Torneiro Mecânico e uma Guerrilheira tiveram que se arriscar e ralar muito. E pior, de tão babacas que são, esquecem que a cada eleição, suas cabeças estão numa guilhotina!
Para Luis Otavio Siqueira da Unicamp. Sera que elevar o Patrimônio da Patrobras de 14 bilhões de dollares em 2002 (Final Governo FHC) para 180 bilhões, patrimonio atual, é arrebentar com o nosso País? Será que ser a 7ª economia mundial, o 2º maior país exportador de alimentos, o 1º produtor e exportador de soja, o 1º produtor e exportador de café, o 1º produtor e exportador de açúcar, o 1º produtor e exportador de suco de laranja, o 1º produtor e exportador de carne bovina, o 1º produtor e exportador de frango, o 3º maior produtor de frutas, o 1º fabricante de jatos regionais, o 3º fabricante de aviões comerciais, o 4º mercado de veículos, o 7º produtor mundial de veículos, a 4ª maior indústria naval, o 2º maior produtor de minério de ferro, o 9º maior produtor de aço, o 4º maior produtor de cimento, o 4º maior produtor de celulose, o 1º em celulose de eucalipto, o 9º maior produtor de papel, o 7º maior fabricante de produtos químicos, o 8º maior produtor de alumínio primário, o 4º maior produtor de bauxita, o 3º maior produtor de alumina, o 5º maior produtor de têxteis, o 4º maior produtor de confecções, o 3º maior produtor de calçados, o 2º maior gerador de energia hidrelétrica, o 1º produtor de etanol e o 3º de biodiesel, o 7º maior gerador de energia elétrica e 9º maior consumidor, o 3º maior mercado de computadores pessoais, o 5º em telefones celulares e o 5º em telefones fixos, o 4º país em usuários de internet e o 3º em número de servidores, o 4º país em extensão de rodovias, a 4ª maior força de trabalho (104 milhões), o 7º maior mercado de consumo do mundo, o 5º em reservas internacionais (US$ 377 bilhões). ENTRE OS PAÍSES DO G20 O BRASIL DE 2014. Teve o 9º maior crescimento do PIB em 2013 (2,3%0), é o 1º na proporção entre reservas e dívida de curto prazo (10 vezes), é o 2º na proporção entre reservas e importações (18 meses), teve o melhor resultado primário médio entre 2008 e 2013 (2,54%), é a 6ª menor dívida pública bruta em relação ao PIB (57,2%), tem o 4º maior investimento Educação (5,8% do PIB), tem o 9º maior investimento em Saúde (8,9% do PIB) e isto sem falar nos milhares de jovens bem mais pobres que você que estão nas faculdades através do ENEM e do ProUne e das milhares de familias que sairam da pobreza absoluta e das outras milhares que hoje são classe média, que comem carne todos os dias, que viajam de avião e que entopem os supermercados e shopings no Natal, no Ano Novo, no dia das mães. SERÁ QUE ISTO É ARREBENTAR COM O BRASIL? Será que na Unocamp ninguém conhece o Brasil que fomos e o que hoje somos?
Show de bola, ou melhor show de informações, fechou a boca do coxinha. Acho que agora ele vai pra Miami, ou direto ao diretório Tucano. Quincas tens o, ou os lincks da pesquisa para nos passar, obrigado.
Dados excelentes para se contrapor á midia anti-brasileira que domina o país.
A globonews, transferiu a seca do sistema Cantareira para as hidrelétricas Paulistas. Em SP não haverá racionamento garante o pinóquio.
Chegou a hora! Hora de tapar a boca dos conversa fiada. Pra cima deles! Dilma na cabeca!
Chegou a hora de, ao invés de deixá-lo ainda mais desorientado, magoado e perdido, ajudar Dudu a achar o caminho de volta para casa, pensando-se na hipótese de segundo turno. Vovô Arraes, merece.
O PSDB já está partindo para o plano B. Fiquei sabendo que que o diretório nacional que saber da NASA, quanto tempo vai levar para ter a primeira viagem para o planeta parecido a terra descoberto recentemente.