A reação da Polícia Federal ao pedido do Procurador Geral da República para que não se divulgue, em off, detalhes da apuração sobre possível corrupção no Mato Grosso e apenas durante o curso da coleta de provas é, no mínimo, estranha.
Uma investigação policial é, necessariamente, uma ação muito mais focada na apuração de fatos do que na divulgação de suspeitas.
O caso Lunus é, aliás, a pior ilustração do que acontece com uma investigação policial quando ela passa a se prestar a interesses políticos e eleitorais.
Para não ficar falando em tese, vou contar algo que eu mesmo vivi, pessoalmente.
Uma situação em que, se eu tivesse alguma posição política serviria para explorações de toda ordem.
Imaginem só: Secretário de Brizola é indiciado por estelionato.
E eu fui.
A história?
Um belo dia, em 1988, fui tirar meu extrato bancário no Banerj e aparecerem cheques de bom valor, que eu nunca passei.
Fui ao gerente, sentei no banquinho, esperei, esperei, esperei, até que veio uma mocinha.
Um carro forte do banco havia sido roubado e nele havia um malote com 29 livros de cheque.
Um deles, em meu nome.
Que, meses depois e já com uma identidade falsa, confeccionada com meu nome, foi passado na praça.
Um ano depois, uma intimação para depor apareceu em minha casa, já num processo judicial.
Fui à delegacia de onde tinha se originado a denúncia doo processo, para saber do que se tratava.
No cartório, o escrivão falou: senta aí, 171.
Não é preciso dizer que quase fui preso por desacato.
Bem, daí em diante, advogado, perícia grafotécnica e o diabo.
Arquivado o processo, não podia entrar com uma ação de dano moral.
Afinal, o Banco era do Estado e eu, Secretário de Imprensa do Estado.
Se eu ganhasse, nem minha avó acreditaria que era honesto.
Tive de esperar terminar o Governo para acionar – e ganhar, sem receber até hoje, claro – uma indenização por dano moral.
Agora imagine se um policial fizesse uso daquela informação?
Secretário de Brizola está indiciado por estelionato.
No jornal, assim.
Meses depois, uma notinha de cinco linhas dizendo que “alegou que o cheque foi furtado”,não é?
Hoje, a matéria mais lida na Folha é “PF diz haver suspeita de atuação de ‘organização criminosa’ na Petrobras”.
E tudo o que faz é citar o ex-diretor Paulo Roberto Costa, nenhuma informação objetiva de como, com quem , para quem.
Obvio que não coloco nem a ponta do dedo mindinho no fogo por um cidadão que, apesar de funcionário de carreira da empresa, foi instalado numa diretoria por pressões do PP.
Mas acho curioso que não se aponte “a atuação de uma organização criminosa” dentro do Metrô ou da CTPM paulistas.
Embora, ali, se possa ver um esquema continuado e concreto de nbeneficiamento a empresas que, aliás, já foram condenadas no exterior.
Os delegados da Polícia Fderal deveriam, também, e não o fizeram, repudiar o fato de um policial federal fazer a Presidente da República de “alvo” em seus treinamentos.
Não o fizeram por que razão, com tamanho apego à instituição?
Desnecessário apelar para argumentos “esquerdistas”.
Basta comparar com o FBI.
Ou será que lá seria preciso que o “attorney- in- law” peça ao juiz que o FBI seja discreto?
View Comments (16)
MESMO SEM A EMPOLGAÇÃO QUE MARCAM OS DISCURSOS DO PRESIDENTE LULA, O DISCURSO DA PRESIDENTE DILMA DURANTE A ABERTURA DO ENCONTRO DE EMPRESÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GOIÁS FOI EXCELENTE. O QUE ELA ANUNCIOU EM TERMOS DE OBRAS E AÇÕES EM ANDAMENTO, EM PROCESSO DE ANDAMENTO OU EM PROJETO NÃO É BRINCADEIRA. CONCLUÍDOS MAIS 4 ANOS DO SEU GOVERNO, NÃO TENHO DÚVIDA, O BRASIL CHEGARÁ AO TOPO DAS GRANDES ECONOMIAS DO PLANETA. VIVA O BRASIL! VIVA DILMA/LULA!
Quando as pessoas falam de JUSTIÇA...é bem esta daí, ambas...
Imagina...só imagina...com um mínimo de esforço...se alguem
do lado 1 da Justiça, aponta para um sujeito do lado 2 da
JUSTA.
E daí perguntam porque existe tanto bandido, Robin Hood,...
NÃO...é o lado dois armado e sabendo o que faz, ao modo deles..
Quem se F.....E, o coitado do lado de lá e do lado de cá...
Aquele que acredita na JUSTIÇA!!!!
A verdade tem que ser dita a Polícia Federal quer por o pé no bucho do governo por causa da copa, o agente quer ganhar 15 mil e o delegado equiparação ao salário do ministério público.
Fernando, por favor. Repita essa informação. Então um funcionário público - da PF - treinando tiro, munição paga por nós tendo como alvo a Presidente? Não tá preso, nem demitido? Quem comanda(sic) a PF?
Leia e comprove a informação:
http://jornalggn.com.br/noticia/caricatura-de-dilma-serve-de-alvo-para-treinamento-de-policial-federal
Parece que a PF perdeu totalmente seu CARÁTER,como aceitar um policial fazer do RETRATO da PRESIDENTA tiro ao alvo.Sem que nem uma notinha apareça pedindo desculpa.Este elemento que fez isso mão poder portar uma carteira de policial federal, mas de MERCENÁRIO.A PF não pode ser uma instituição política,tem que ser POLICIA FEDERAL é por isso que RECEBE DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO.
Imagine nos EUA ou Rússia, ou qualquer outro país, um agente do FBI ou de qualquer polícia, treinando tiros no retrato do Obama, do Putim, ou de qualquer outro mandatário.
Não é só demissão não, é cadeia por um bom tempo.
As grandes "corporações" dentro do Estado (juízes, MP, polícia federal, etc.) estão incomodadas porque desde o governo Lula deixaram de ser os feudos riquíssimos. Lula distribuiu e recuperou a carreira e salários de todas as demais carreiras. Não é que as "corporações" estejam ganhando mal, porque, afinal, ainda detém os maiores salários, mas é que deixaram de ganhar as fatias especiais do bolo de antes. A PEC do Joaquim está aí pra recuperar a condição (dos magistrados) de "Príncipes". Se essa gente ganhasse o que querem ganhar, alguém acha que o processo do mensalão teria prosperado?! A sociedade precisa reagir a isso ...
O Governo deve estar atento a possiveis abusos do demais Poderes e controlar o orcamento, dizendo nao pago e ponto final.
mais uma vez, fernando, se mostra a inércia do zé cardoso, min da justiça.
não há uma só ação desse rapaz para punir os vazamentos "espetaculosos" de processos, operações e diligências da pf. até quando, hein? e a pres dilma nessa estória? vai suportar esse sujeito? só queria entender.
Ei povão, não desanimem. Não há conquista fácil. O caminho para cima é muito mais difícil do que aquele que nos leva para baixo. Mas existe um fato que a Sra. não está considerando: - Dilma tem como mostrar os seus feitos. E a oposição? Só tem de bater na mesma tecla e criar fatos rebatíveis facilmente.
Vamos bater sim. Mas não agora. Como se diz na guerra: "Deixe aparecer o branco dos olhos. Só então atire". Lembre-se que Globo et caterva se basearam em 2010 no fato que começando a campanha antes, a desconstrução mórbida, teriam mais efetividade.
Sabe o que vai acontecer? Na hora a informação mais fresca se sobrepõe aquela batida, já surrada.
Continuemos lutando, pois à partir de julho, seja qual for o resultado da Copa, a coisa esquenta e a luta passa ser aberta. A jornalhada tem que declarar o voto, ainda que não o faça. As máscaras caem.
Grande abraço
A Dilma é uma boa presidenta e é nela que eu vou votar, mas o seu ministério é algo abaixo da critica, principalmente aqueles ministros que são da cota do Lula e que ela ainda não conseguiu dispensar, como o zé da justiça. E por falar nisso, onde está e o que faz o Mercadante no cargo mais próximo e importante do governo? Estas denúncias todas não dizem respeito a eles? Eles não tem que tomar providências?