O Miguel começou, eu pego o mote e sigo adiante.
O site AsClaras, mantido pela Transparência Brasil – organização que tem muita gente até simpática à oposição – consolidou todas as doações, por empresas e partidos.
E eles próprios separaram as doações das cinco maiores empreiteiras – as protagonistas da Lava-Jato – e os quatro maiores partidos políticos em 2014.
O que fiz, no gráfico acima, foi apenas apurar o percentual doado a cada partido por elas. O original está no link.
É difícil crer, olhando os valores, que contratos com a Petrobras fossem o determinante para saber a quem doariam.
E impossível imaginar que as acusações que se faz ao PT não pudessem, da mesma forma, ser feitas ao PSDB, que recebeu até mais dinheiro das maiores empreiteiras acusadas pela investigação da Vara do Dr. Moro.
Porque é impossível suspeitar de quem recebe R$ 58 milhões e não tratar da mesma forma quem recebe R$ 65 milhões, mesmo sem ser, até a beirinha das eleições, favorito, não é?
São valores, é certo, imensos e que, declarados ou não, doados legalmente, ou de qualquer outra forma conspurcam a política.
É dinheiro demais e, sobretudo, como ocorre com os bancos, que ganham com os juros do BC, são empresas que têm boa parte de seu faturamento derivado de obras públicas.
O dinheiro privado, nas eleições, vem do dinheiro público.
Mas é essa a regra da política real, para todos os partidos e que acaba, inclusive, de se encaminhar para colocar na própria Constituição, sem que haja protestos daqueles que se apresentam como arautos da pureza.
A qualquer momento, qualquer dirigente de qualquer destas empresas, preso por seis meses e ameaçado de muito mais pode alegar que foram dadas por coação.
Aí está porque além de todas as violações jurídicas, os procedimentos coercitivos, a partir de um certo ponto, comprometem a verdade que a investigação deve buscar.
Porque o arbítrio, na administração da Justiça, é como a corrupção na administração pública: você viola as regras do poder que lhe foi confiado para satisfazer seus apetites, ambições e razões.
E, no caso da imprensa, o dever de raciocinar, em lugar de funcionar como simples amplificador de versões sabidamente discricionárias.
Do contrário, vira simples instrumento de propaganda, como ocorre nas ditaduras.
Infelizmente, estamos trocando a possibilidade de moralizar o processo eleitoral – e em grande parte, sua sombra sobre as administrações – pela implantação da imoralidade praticada em nome da justiça.
View Comments (32)
Infelizmente, o PT tem culpa porque sabe que desde começou a investigação da lava jato, assim como foi no mensalão, Dilma fazendo com que as coisas não é com ela. Sabe que esse juiz não que combater corrupção, apenas destruir o PT. Por que se é uma investigação sigilosa se faza tanta informação seletiva sempre com intuito de expor somente o PT, não é feito nada para coibir isso, pois o Ministro da Justiça não toma nenhuma providência. Para que serve um ministro da justiça?
Amigo, procure conhecer as atribuições e poderes de cada ente ou pessoa em cargo público e pare de dizer besteiras. O procurador geral NÃO PODE interferir nas ações, mesmo safadas e criminosas dos procuradores no Paraná; O ministro da justiça NÃO PODE interferir nos atos, mesmo safados ou criminosos dos delegados no Paraná; NEM o presidente do Supremo Tribunal PODE interferir nas ações, mesmo safadas ou criminosas do juiz Moro. A presidencia, então, NÃO PODE, nem deve se manifestar quanto a ações policiais ou judiciais. Seja menos burro ou mal intencionado!
De fato a lei impede, porém eles procuradores e juiz mais mídia vão destruindo o Brasil, o governo e a democracia. me poupe.
Enquanto uma porção de descerebrados comemora todas as (sic) derrotas do governo, nós, o povo, vamos pagar toda a conta de todas as irresponsabilidades das políticas adotadas por todos os atores da oposição, seja em que cargo estiver, que preferem lançar o Brasil ao fundo do poço, à compartilha-lo com todos os brasileiros.
Essa turma, que na década de 70/80 tinha o over-night como mecanismo de atualizar os valores de seu patrimônio diariamente, indo contra todos os demais, terá desta vez, tantos quantos outros mecanismos de se defender de uma crise.
Mas não vamos assistir a rudo calado!
Bando de lesa-pátria!
A PERGUNTA DA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI, a nossa contemporânea pré-Idade Média da direitona fascigolpista 'braZ$ileira'!
... E, afinal, quem é o tesoureiro do partido que mais recebeu doações das empresas investigadas na Operação Lava Jato?!
Dileto(a) (e)leitor(a), só não pergunte ao atual "juiz do 'braZ$il'"!
RESCALDO EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS: os fascigolpistas/terrroristas, antinacionalistas, aloprados e [mega]corruptos da [eterna] oPÓsição ao Brasil DESMORALIZARAM o STF, o 'microSTÉRIO' Público do 'Rodrigo Moro Brindeiro Gurgel', a ala Tucana da Polícia Federal, a 'Guantánamo do Paraná' [risos] e, óbvio, 'as penas amestradas' &$ os barões da grande MÉRDIA nativa!
NOTA: soltem o João Vaccari Neto, imediatamente, seus escrotos imorais e IMUNDOS!...
Revenger, mas a conta já caiu no colo da Dilma e do PT. Por que se convardam e não denúnciam tudo isso que estão fazendo principalmente com o povo, perdendo seus empregos. Nas entrevistas de hoje eles deveriam ter falado em alto e bom tom que o PSDB recebeu muitos mais dinheiro da UTC do que o PT.
Há evidente nexo causal entre a diretoria corrupta da Petrobrás, partidos, políticos e doleiros. Na apuração do delituoso Petrolão percebe-se variadas e 'criativas' modalidades de desvio, uma balaio de 'doações', acerto de contas,extorsões, chantagens, intimidações, distorções, cortinas de fumaça, ladrão gritando 'pega ladrão'!
O que não se pode perder é o foco, o foco é o Petrolão e não as 'doações eleitorais'. Essas 'doações' são também criminosas e tem que se aplicar as sanções previstas em lei, como perda de mandato, suspensão do fundo partidário e cassação do registro do partido seja lá de quem que seja. Mas isso é assunto para outros processos, outros Moros. Prática comum ou não ão deia de ser crime e enquanto for crime tem que ser combatido.
Agora, o foco é o Petrolão, esquema de rapinagem da Petrobrás com diretores e presidentes apaniguados de Lula de Dilma. A Petrobrás que foi roubada pela quadrilha dos Cerverós, Baruscos e Duques, e Gabrieles e Fosters, colocados por Lula-Dilma que lubrificaram os contratos com empreiteiros, que saíram por aí distribuindo 'doações' para partidos,palestras, e Instituto Lula, seja dentro e fora do período eleitoral. Dinheiro que faz fala ao sofrido povo brasileiro.
porque dão trela para o bobão? Deixem falar sozinho, é apenas mais um troll cujo intestino grosso passa pelo cérebro.
Sou pago pelo Instituto Lula.... vamos escafeder com a maldita sigla PT, impitimar esse acidente chamado de Dilma e é claro preservar a boa reputação do nosso Padroeiro, São Lula.
Enquanto você fica aí matraqueando frases feitas da petralha, fazendo sim papel de bobo ao responder a um troll... tão jumento.... tão petralha!
Olha...não leve á sério.. isso é ironia...procure saber oque é ironia.
Você deve ser financiado pelos direitistas do Think Tanks, os ricaços americanos que não tem o que fazer e tramam derrubadas de governos mundo afora.
Tolo, quem quer derrubar Dilma é o próprio Lula...assim X9 feito escorpião agiu desde os tempos de bandoleiro sindical. Entregar Dilma ás piranhas no afã de se safar do martelo pelas suas delinquências.
A quadrilha Lula-PT-Dilma se desmancha por ela mesma, não precisou de oposição ou conspirador. E olha que a Rose tá chegando aí para explicar o depósito de 25 milhões de 'pixulecos' feitos em Portugal na conta do Barba, ou Brahma.
A República da Tulipa, da Caneca (veja a metáfora etílica) tá caindo de trôpega e bêbada. Eu de camarote, a ressaca da Era Pinguça.
Cloves, você é um analfabeto, por que você não fica indignado com o desvio realizado no metro de são paulo, a reeleição de FHC, com a privataria tucana, aeroporto de Claudio e tantas roubalheiras do PSDB? Você vive em que mundo?
Como você mesmo disse já temos 'notícias' de crimes do PSDB que não viraram sequer processo. Hoje temos o Petrolão com evidentes e robustas materialidade e autoria, graças a delação premiada e a tenacidade e preparo de uma nova geração de operadores do Direito que raiou lá no Paraná. Não podemos deixar passar em branco, são milhares de provas pertinentes e lícitas, dessa vez vão dançar... já estão dançando... afinal, bem que o PT dizia que iria trazer ética para a vida pública, fazer diferente do burgueses e carcomidos políticos e partidos, sem medo de ser feliz.
Apedeuta aqui é o seu líder, sua luz, sua razão de viver,sua divindade hindu, o Brahma! Tão petralha... acusa ao outro vício de que padece... tão petralha... ainda bem que não me chamou de ladrão... vc só é analfabeto... ainda bem.
Este é um dos grandes defeitos da democracia. Vá qualquer um, que tenha opinião diferente, fazer um comentário nos blogs daqueles baba ovos da veja, ou do PIG em geral e tente ver sua crítica publicada. Aqui, ao contrário, vem um energúmeno destes e vomita todas estas besteiras e elas estão aí, democraticamente publicadas. "Não viraram processo"! Não viraram processo porque, como disse Dilma Roussef, que ganhou as eleições, que é a presidenta do país, que vai entregar o cargo ao melhor presidente que o Brasil já teve, ninguém se interessou em investigar. Investigação, só se falar de PT. Vá procurar os teus, lá no site da Veja!!!
Um dos grande defeitos da democracia é injuriar o Poder Judiciário e ficar por isso mesmo.
Veja que o TRF-4ª Região confirmou a prisão do presidente da Odebrecht, o Marcelinho, negando habeas corpus impetrado pelos seus caríssimos advogados.
E aí... a prisão foi ilegal..?
Fala Marcelo, Marcelo fala!
Forçados ufanismos não alteram os autos penais.
Deixe de ser trouxa e mal intencionado se o Aécio estivesse na frente disparado nas intenções de votos essa operação lava jato tinha deixado de existir, há um forte componente político nisso.
PORQUE O PT É FROUXO, SÓ ISSO.
Os gigantes americanos da chevron querem comprar todo o petróleo do brasil, sem investir um tostão (já vi isso antes com vale, embrar e teles ?), pagando a compra com 10% do lucro … Eu tb quero comprar desse jeito !!!
Vamos falar de justiça [brasileira]??
Em nome da justiça [aos credores da dívida pública, a maioria bancos] estao enfiando goela abaixo o ajuste fical radical só nas costas do trabalhador para aumentar o tal superávit primário;
Em nome da justiça [para tentar pegar o Lula e tirá-lo do governo] condenaram sem provas o Dirceu e Genoino ;
Em nome da justiça [para preservar o PSDB, DEM e outros, de ver seus pupilos na cadeia] engavetam respectivos processos comprometedores e ignoraram as provas;
Em nome da justiça [para destruir a maior empresa brasileira, a Petrobras] barram acordos de leniencia e impedem as maiores empresas brasileiras de infraestrutura de licitar com a Petrobras, apesar de nao estarem de impedidas de com ela contratar;
Em nome da justiça [ para prejudicar o governo e o PT] permitem o vazamento seletivo de delaçoes da lava jato direcionadas á um único partido político e prisoes arbitrárias com vistas forçar delaçoes também seletivas;
Em nome da justiça [para destruir a economia do país e muitas de suas maiores empreiteiras, além de quebrar a Petrobras para entregá-la à Petroleiras estrangeiras e mandar para o espaço a política de conteúdo local] aceitam que um juiz de 1° instancia limpe o c* com a Constiuiçao da Répública e dê uma banana aos princípios norteadores do Estado Democrático de Direito - o direito do devido processo legal, o direito de ampla defesa e a presunçao da inocencia;
Em nome da justiça [para limpar a barra do Aécio para as eleiçoes em 2014] encarceraram sem provas nem acusaçoes legítimas o jornalista Carone, de MG, que denunciava a Lista de Furnas, a censura da imprensa em Minas e as arbitrariedades e irregularidades cometidas por Aécio e sua tropa;
Em nome da justiça [para impedir a eficácia da decisao do stf que proibia o financiamento privado de campanha] o próprio stf nao fez nada contra a arbitrariedade de um de seus ministros, G.Mendes. que pediu vistas ao processo e, num atitude desafiadora, nunca mais o devolveu;
Em nome da justiça [ para livrar a pele de Tucanos] as operaçoes Castelo de Areia e Satiagraha serviram apenas para punir, promover afastamentos e tranferencias dos que se dedicaram com esmero nas investigaçoes, como delegados, policias etc, e foram igoradas todas as provas contra os acusados, apesar das formalidades processuais estarem perfeitas", tendo como único destino o arquivo demonstrando, com isso, o alto grau de comprometidmento da justiça com políticos, autoridades públicas e empresários de destaque;
Em nome da justiça [para nao contariar interesses internacionais geopolíticos, e de bancos e rentistas nacionais e estrangeiros] está parado até hoje no MPF o relatório final das denúncias apuradas pela CPI da Dívida Pública, feita em 2009, onde no relatório conclusivo, apurou-se, com base em documentos oficiais, várias ilegalidades como fraudes e inconstitucionalidades; Maria Lúcia Fattorelli, no site da auditoria cidadã, publicou todos docs para quem quiser ver. Se o MP, que é o guardiao da Constituiçao, atua dessa forma diante de denúncias tao graves e importantes para o país, entao à quem devemos recorrer para intervir de forma decisiva no interesse nacional??
Se eu fosse enumerar as barbaridades cometidas pela justiça brasileira passaria bons anos da minha vida tendo o que escrever, infelizmente;
A nossa justiça nao tem dado exemplo de servir aos interesses nacionais ou às Leis Brasileiras. Ela tem sido muito eficaz em garantir seus próprios interesses e aos daqueles que que com ela parece ter feito um pacto, seja de silencio ou garantia de privilégios.
O nosso poder judiciário merceia é ser autopsiado. Há um cancer dentro dele que está em metástase e faz tempo. Esta [in]justiça ainda vai nos levar à morte.
E o povo, nós,....seguimos a vida sendo os bobos da corte dessa gentinha toda.
Boa noite Fernando, mas se formos ao 'site' do Às Claras (http://www.asclaras.org.br/arvores/partidos.html) e "passarmos" o 'mouse' sobre as LINHAS das empresas doadoras, verificaremos que a UTC doou R$ 8.722.566,00 para os tucanos e... R$ 13.452.271,00 para o PT.
Acho que o Edu se equivocou.
Mas não é só a UTC que está sendo acusada na vaza a jato, e o texto acima, diz claramente que o levantamento destaca as "doações das cinco maiores empreiteiras – as protagonistas da Lava-Jato" aos maiores partidos em 2014. E o PSDB foi o partido que mais recebedor de doações dessas empreiteiras, mesmo não sendo Aécio o favorito nas pesquisas.