Se os policiais agiam por ordem de Renan, Renan fica fora da investigação?

Antes de tudo, desculpem os problemas técnicos no servidor que, apesar de não terem tirado o site do ar, nos impediram de postar por toda a manhã.

Menos mal que ontem, logo após noticiar-se a prisão dos policiais do Senado pela Polícia Federal se tinha destacado não apenas as duas consequências do, mas também suas razões.

Esta é a indicação, corroborada pela Veja deste sábado, de que Renan se tornou a “bola da vez” do Ministério Público, dentro de seu projeto de avançar até o núcleo do poder republicano, numa simbiose autoritária com o Poder Judiciário.

Aquelas, o agravamento da crise interinstituicionais, não apenas pela intervenção do Judiciário no Legislativo (sobretudo por esta ter sido feita por um juiz de primeira instância), mas pela inevitável aceleração do projeto contra atos de abuso de autoridade de juízes e promotores.

Pode-se até discutir se a medida não é “de encomenda” para – como disse o temeríssimo Romero Jucá, “estancar esta porra” da Lava Jato. Mas está evidente que ela nasce na esteira das omissões do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça em colocar qualquer freio legal à sua ação.

Caminhou-se, desde a PEC 37, aprovada sob o bombardeio da mídia, para uma hipertrofia dos poderes dos promotores, dos quais espera-se – o que geralmente ocorre – que este simplesmente homologue pedidos de prisão a rodo, vazamentos irresponsáveis e outros atropelos deste tipo.

Desapareceu completamente o equilíbrio entre acusação e defesa nos tribunais e, agora, é o acusado  que deve fazer prova de sua inocência, mesmo que não haja provas concretas daquilo do que o acusam.

O fato de a ação ter se restringido a dirigentes e agentes da Polícia do Senado, que evidentemente cumpriam ordens, deixando de fora os senadores que solicitaram e Renan Calheiros que autorizou a varredura dos apartamentos dos senadores, é uma evidente chicana jurídica para alegar que a decisão poderia ser tomada em instância inferior.

Depois,k é cristalino que uma pessoa que suspeita de estar sendo investigada, se dispõe de meios, pedir tal varredura.

O confronto está chegando e, nele,os adeptos da ditadura judicial entram em franca vantagem.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Opa, antes tarde que nunca. Até que enfim o nobre blogueiro descobriu que o Renan também é bandido.

    • O caso aqui não é se Renan é bandido ou não mas, sim os abusos do judiciário, MP e PF.
      Se o senado pode ser devassado, quem protegerá os simples mortais do estado policial.

  • Algumas semanas atrás sonhei que Temer era deposto e que, não sei por que, FHC era eleito indiretamente presidente da República. Mas, agora, unindo os pontinhos, pela sucessão e pela lógica, se Renam cai fora e o Maia é provisório, então sobra aquela que um comentarista, respeitando a reclamação da própria, nominou-a como a "novo presidente' do STF, Carmem Lúcia. A mesma que já entrou em negociações com os chefes militares para garantir a 'ordem interna' brasileira. Ou seja, uma grande ironia do destino, já que CL é uma fervorosa fã de FHC. Papel carbono de Ayres de Britto e agora de FHC.

  • Falar em golpistas.

    Lógica gilmariana:

    Vote em quem te maltrata, caso contrário é porque, com a coisa boa que te fizeram, tão comprando teu voto.

    Governos não façam boas políticas públicas! É compra de votos, viu!

  • Agora sim, começou a tocar o "Samba do Crioulo Doido". Alguém está entendendo alguma coisa? Prendem os caras que colocaram (ou tiraram) os grampos, mas nem perguntam quem mandou grampear e quem mandou "desgrampear". Isso já virou uma casa de putas, comandadas por um sacana. Ninguém mais sabe onde isso vai parar. E tem mais: justiça estadual brigando com justiça federal, sob as barbas do acovardado STF. Eta país de merda.

    • Eita STF de merda! STF covarde e canalha! Não se salva ninguém desse órgão desacreditado e submisso ao Moro e Rede Golpe de Televisão, pois todos se acovardaram.

  • A próxima etapa será as forças das armas uma vez que a justiça desapareceu ou achincalhou ou apodreceu, quando a prepotência sem razão se estabelece e não se tem mais a quem recorrer, todos os recursos de empatar o jogo passam a ser válidos. Vamos entrar no estado de vale tudo da mais completa selvageria como já ocorre na guerra das facções pois não se pode mais considerar que temos pessoas honradas a nos dirigir.

  • Renan poderia demonstrar que tem "bolas", fazer uma reunião reservada com ministros do STF e colocar a bomba atômica (impeachment de Ministros do STF) sobre a mesa. Caso precise, vou detonar este brinquedinho!

    O grande problema é que senadores do PSDB e DEM devem ter garantias no STF que a "Lava-Jato" ou qualquer outra investigação não chegará a eles. Isso dificultaria que Renan viesse a detonar a bomba atômica contra os abusos do Judiciário.

    Podem estar errados. A ascensão do nazismo mostrou como o autoritarismo vai engolfando a tudo e a todos na sociedade. Se não pararem com isso a tempo, serão "comidos", como diria Romero Jucá.

    Como o Ditadura vem primeiro como "lambada no lombo" do povo. A Carmen "Cruella de Vil" Lúcia, que não pode ver uma lâmpada acesa que já pergunta se "é pro Jornal Nacional" anda estreitando laços com os militares para colocar tanques nas ruas contra o povo, caso os golpista considerem que a PM não dá conta da repressão.

    A nós cabe resistir!

  • o fato é que tem tanta gente envolvida nesse golpe que ninguém respeita ninguém ,é a vaidade falando mais alto, hoje um policial federal corrupto , amanha aposentado ,ontem um jornalista medíocre , hoje um best-seller autografado pelo herói da lava jato , num instante um promotor corrupto ,logo o deputado mais votado ,são tempos de aflição ,nestes dias tão estranho ,fica a poeira se abaixando ,ninguém vê onde chegamos ...que país e este ???

  • CONTRA O GOLPE, PAPA DESISTE DE VIR AO BRASIL
    [Agora a informação é oficial]

    O Papa Francisco não virá ao Brasil em 2017, no tricentenário da aparição da imagem de Aparecida; extraoficialmente, sabe-se que Francisco cancelou a visita por discordar do golpe ocorrido no País contra Dilma Rousseff, mas, de acordo com o doutor em Ciências Sociais e professor da PUC Minas, Robson Sávio Reis Souza, será noticiado que ele se dedicará a receber os bispos do mundo que vão a Roma na chamada visita "ad limina" no próximo ano; o papa Francisco havia pedido, em uma oração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que ela proteja "todo o Brasil e todo o povo brasileiro neste momento triste"

    22 DE OUTUBRO DE 2016 ÀS 17:46

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/261740/Contra-o-golpe-Papa-desiste-de-vir-ao-Brasil.htm

Related Post