Seca igual só em 3.378 anos ou imprevidência de três meses?

Os jornais dão destaque a um estudo, com foros de ridículo, divulgado pela Sabesp de que uma seca como a que estamos tendo só ocorre a cada 3.378 anos.

Seria digna de ir para o Festival da Besteira que Assola o País, do fantástico Stanislaw Ponte Preta.

Vejam o detalhe da precisão: 3.378, não 3.377 ou 3.779 anos. Nem o Datafolha conseguiria tal exatidão.

Claro que a seca que temos é a mais severa já medida e isso, aliás, não parece comover os tucanos quando falam em falta de planejamento do sistema elétrico que, com todos os seus problemas, ainda tem um patamar de acima  de 40% na sua capacidade de acumulação, contadas todas as regiões.

O Cantareira, como se sabe, tem 8,6%, segundo a Sabesp, e 8,5, segundo a Ana.

Só que o Cantareira poderia, hoje, com toda a seca, estar com o dobro de água, não fosse a imprevidência do governo paulista.

Se a vazão liberada para a região metropolitana de São Paulo, hoje em 21 metros cúbicos por segundo, em média – mais alguma água captada pelo reservatório Paiva castro, em Juqueri – tivesse sido reduzida nos meses de janeiro, fevereiro e março, quando ficou na faixa de 30 metros cúbicos por segundo, teriam sido poupados 70 bilhões de litros d’água, quase o mesmo que há hoje nas represas.

Isto é objetivo: 9 m³ por segundo durante 90 dias dá 70 bilhões de litros.

Mas a argumentação da Sabesp chega ás raias do ridículo:

“Com exceção da estação em Nazaré Paulista, onde fica a Represa Atibainha, todos os outros pontos registraram período de retorno do volume de chuva superior a 1.000 anos. Mais crítico da história do sistema, inaugurado na década de 1970, o mês de fevereiro apresentou um tempo de recorrência de 10.000 anos. Ou seja, um índice pluviométrico tão baixo só voltaria a ocorrer no ano 12.014.”

Vejam que precisão: 12.014, daqui a exatos dez mil anos!

Infelizmente, ninguém poderá cobrar essa previsão, não é?

Ou será que o PSDB pretende governar os paulistas até lá?

Fernando Brito:

View Comments (40)

  • Eles desmoralizam sozinhos.
    O "Boimate" da Veja, que se cuide, pelo não rolar das águas em São Paulo, vem aí um novo campeão para substituí-lo, o "SECADÃO MILENAR".

  • O Governador Aidenós é uma espécie de Noé às avessas. Se depender dele, daqui a 3.378 anos o Cantareira encherá de novo.

  • Pô, Fernando! Será que tu não sabe que, é óbvio, existe uma margem de erro de 2%? Te liga!!

    • Espero que pelo menos para votar eles tomem banho. Já pensaram a inhaca na fila de votação. E vão todos com bonés do PSDB, que é azul para lembrarem da chuva!

  • A grande mídia têm "especialistas" às dúzias, sempre prontos para endossar as idéias dos patrões com "estudos científicos".

  • Seca e uma das sete pragas de Sao Paulo. A proxima sera uma nuvem de gafanhotos petistas. Segura Xuxu!

    • Valeu Jeremias, esta deu pra rir muito. Imagina um bando de gafanhoto, todos com camiseta do Padilha e bandeirinha do PT, entrando nos estúdios da Globo, SBT,BAND, na Ed.ABril, na Folha, Estadão, e eles todos disparando pela av. Paulista gritando: ..."olha os vermelhos!...socorro...comunistas, reformistas, progressistas, vanguardistas, seria hilariante !"

  • Háháhá! Lata d'água na cabeça! Lá vai Maria! Lá vai Maria...O fim está próximo! O fim está próximo! O fim está próximo! É o Secadão Tucano em Sampa! Quanta incompetência e falta de planejamento! Vinte anos de administrações do PSDB que não ampliaram os reservatórios e agora a culpa é de São Pedro! Sei...PSDB nunca mais! Os tucanos vão partir agora para velha truculência e a censura aos meios de comunicação? E a liberdade de expressão? PSDB nunca mais! Vejam em http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/139191/PSDB-quer-barrar-pesquisa-sobre-falta-de-%C3%A1gua-em-SP.htm

  • De tanto os urubufólogos do PIG torcerem (lançarem os seus feitiços) pela seca para causar uma apagão no setor elétrico que ela veio mesmo, mas, o tiro saiu pela culatra, o que secou foi o reservatório da Sabesp, administrada pelo PSDB.

  • ALÉM do PSDB ser incompetente,é de um tremendo PÉ FRIO,depois de todo os anos,ter justo agora a seca,é muito azar,pudera,só tem ave de mau agouro,não falo do PÁSSARO TUCANO,mas lá só tem ABUTRES.

  • Geraldo Alckmin esta furioso com JORGE AMADO por causa de QUINCAS BERRO D’água

Related Post