Sai hoje, no Estadão, mais um “retalho” da delação premiada de Nestor Cerveró.
E outra vez, um comentário sobre Lula serve para que se lancem suspeitas sobre o ex-presidente.
De novo, também, sem qualquer indício que possa ligá-lo ao que se diz, a construção de um prédio para ser locado à Petrobras.
Exceto, claro, o “ouvi dizer”. Neste caso, porque outro diretor, numa reunião de diretoria da empresa, teria dito: “olha, o Lula quer que seja a imobiliária tal”.
Jesus Cristo, passa na cabeça de alguém, algo deste tipo servir como base para um acordo de delação?
Alguém, no meio de uma reunião de diretores de uma grande empresa, todos muito bem remunerados e vários, como Cerveró, servidores de carreira, diria algo assim?
E se, por absurdo, disse, não causou rebuliço? Não teve ninguém para dizer: “Como assim, fulano, como é que você soube disso?”
Ninguém checa datas?
Cerveró diz que ” “Por 3 vezes esta comissão apresentou alternativas de aluguel de prédios próximos a Petrobrás e que foram recusadas por decisão de Gabrielli, que levantou uma série de questões para obstar a escolha. Até que foi finalmente aprovada a proposta da WTorre já construída e em operação na rua do Senado, no Rio de Janeiro”.
Como a comissão foi constituída, segundo o próprio delator, em 2006 e em 2008 Cerveró deixou a diretoria, supõe-se que isto date de 2007 iu de 2008. Não havia, entretanto, nada “construído e em operação”, até porque o prédio alugado pela Petrobras começou a ser construído em 2010, com início de operação em 2013, segundo registra o jornal O Globo, ao alcance de uma “googlada”.
O que aconteceu em 2008, aliás publicado também por O Globo, foi a celebração de um “termo de entendimento” entre a Petrobras e a construtora para avançar no projeto, para a locação. Alguém se deu ao trabalho de verificar em que condições? O contrato foi assinado em 2010 e o dinheiro para a obra foi captado no mercado pela própria Wtorre no mercado, não veio da Petrobras, como publicou o Estadão. Só o que a Petrobras deu, para obter um equipamento adequado às suas necessidades foi a garantia do aluguel.
Modalidade de negócio que há muito tempo se tornou comum e chama-se built-to-suit , onde uma empresa garante a locação e a incorporadora capta dinheiro para a obra com esta receita assegurada. Quem quiser conhecer um exemplo, olhe aqui o contrato da própria Wtorre para fazer o mesmo com o Banco Santander.
O que diz Cerveró é pouco ou nada para supor favorecimento à empresa e menos ainda em troca de propinas e menos ainda para lhe valer redução de pena.
É assim, no “vai falando de qualquer jeito”?
É um escárnio que a o Ministério Público e a Polícia Federal produzam um documento nestas bases e mais ainda que isso seja aceito como “pagamento” para a redução de pena de um ladrão. E mais escandaloso que um juiz e um ministro do Supremo homologuem tal coisa, sem mandar voltar e “apurar direito”, como mais de uma vez, a gente, jornalista, já ouviu de nossos chefes.
Para informações deste tipo, francamente, bastaria – na Petrobras ou em qualquer empresa – dar ouvidos à “Rádio Corredor”.
View Comments (19)
Cerveró põe a Dilma no rolo, para gáudio do PiG, dos setores golpistas da Justiça e da oposição golpista:
http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/cervero-cita-dilma-e-planalto-ja-teme-influencia-da-lava-jato-no-impeachment-1.372376
A origem de todos os males tem nome: GLOBO.
Generalizar para a mídia inteira é um erro. Serve apenas para tirar o foco. Sem a Globo, o resto da mídia não terá força.
O Estadão só faz barulho se a Globo amplificar.
A Globo é o câncer do Brasil. É a Globo que deseduca, desinforma, distorce, esconde, inventa e manipula. Induz e conduz. Faz e desfaz.
No Brasil, não haverá ESTADO DE DIREITO enquanto existir a Globo.
Se a Globo é a causa da existência de TODOS os males, como diz o comentarista, tudo está resolvido. Porém, acredito que o comentário hiperbólico não se sustente. Não que a Globo seja boa coisa, mas com certeza não é a principal responsável pelas mazelas brasileiras.
Enquanto isso? Aprivatizacao vai a 100%.
Aldemir Bendine
Petrobras coloca fatia na Braskem à venda
Realmente a globo fez do brasileiro um vegetal...
Jenial. Braskem e Petrobras são duas das empresas nacionais que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Não por coincidência, ambas são estatais. No Rio Grande do Sul, a Braskem chega até a ofertar bolsas de doutorado completo para realizar projetos de pesquisa de interesse... Certamente ao ser adquirida pela burguesia nacional (que tem tudo menos vontade de investir), isso vai acabar.
A empresa está literalmente de pires na mão; tem que se desfazer dos ativos mais rentáveis. Seria isso também culpa da mídia golpista?
Pedro Álvares Janot está redescobrindo o Brasil, como o poder é distribuído pela base aliada do PT, porque na base aliada do PSDB os cargos são doações de sacrifícios individuais em nome do bem do povo, é case de sucesso absoluto de mídia.
Talvez o artigo a seguir explique o que está acontecendo: http://blogdobolche.blogspot.com.br/2016/01/policia-federal-brasileira-recebe.html
Será isso o tal republicanismo?
nao tenha duvida.
O condomínio policial-jurídico-midiático estaria fora da lei? E porque ninguém os incomoda? Não pode ser só o PIG que está defendendo isso, tem algo maior nas instituições jurídicas alimentando essa patranha. E o que será e quem é, ou quais são e por que? Uma coisa é certa já vivemos na anormalidade jurídica, seletividade não existe na constituição. Se não cumprem a constituição, são também foras da lei e devem ser punidos, mas quem os punirá se não existe mais um sistema jurídico em operação? Só existem teóricos do nada, dos domínios da fato da amizade, e politicagem jurídica rasteira, só. E milhões de trabalhadores e a nação indo para banca rota em nome de justiceiros mascarados, mascarados no sentido futebolístico, tipo aquele jogador que não faz nada em campo, só dá entrevista e pose. O País perdeu o estado de direito, estamos realmente em maus lençóis, ou melhor, em más togas.
Voltando de férias de um balneário onde a luz vem e vai e a Internet ainda está para chegar, me deparo com cada uma. Talvez seja a mania das novelas. O Globo podia dividir por 7 o valor de capa de seu diário que na verdade é um semanário. Ou juntar os exemplares de segunda a domingo pagando o valor de apenas um para concluir a série numa leitura única. Aguardo as cenas dos próximos capítulos.
Desde 2013 da espionagem do planalto da Abin da petrobras veem sucedendo coisas estranhas neste pais.
Persiguicao politica ataques nas industrias nacionais estatais privatizacoes sem necessidade e outras barbaridades como rebeliao de manipulados nas ruas racismo, fascismo, odio em geral, Banco Central trabalhando contra os brasileiros .
Ha planos feitos por Ilustres como senador requiao, e outros economistas que podem salvar a Petrobras e as outtras Industrias (empresas) e o governo nao presta atencao porque?…
Não bastasse o mistério de Zé Cardozo continuar "ministro da justiça", temos que constatar ainda, a cada dia, a cada ataque da camarilha jurídica-midiática do golpe paraguaio, que Fernando Brito e seu "Tijolaço", "de grátis", sozinho e sem recursos, é infinitamente muito mais capaz, eficiente e eficaz, que toda cambada paga no governo para cuidar de sua imagem e defende-lo, junta, sem esquecer a outra cambada, a de incompetentes com paúra, em postos orgânicos do PT, comandados pelo amorfo mor, Ruim "Notinhas à imprensa" Falcão, extremamente competentíssimos em deixar o partido e seus militantes levarem "pauladas", diuturnamente, calados ou bissextamente emitindo notinhas ridículas "do tempo do Onça", para contraporem-se.
Se "abandonados", Azenha, Fernando Brito, Nassif, Miguel do Rosário, PHA e tantos outros, já causam "estrago enorme" ao inimigo golpista, imaginem se a politicamente devagar quase parando, de repente, recorde-se da coragem que a vida quer e nomeie, mesmo que no tranco, Franklin para o comando da SECOM e "reagrupação da tropa da informação" e alguém minimamente competente para o MJ ? Aí seria divertidíssimo apreciar os "paraguaios do atraso", acoitados na República de Curitiba, postos para dançar o tempo todo, todo o tempo.
O mais triste de tudo isso é ver o imobilismo do governo e da direção do PT com tantos ataques que estão sofrendo. Dá a impressão que estão com medo e se acovardaram. Não reagem.
Com raras exceções, estamos presenciando um conformismo covarde das forças politicas progressistas que tiveram um papel de destaque na redemocratização do pais. Será que o encanto do poder, agora lotados em gabinetes acarpetados e de olho no empreguismo, anestesiou os (ex) valorosos petistas?
Pra quem tem memoria e acompanhou todos os fatos politicos ocorridos nas últimas décadas sabe bem o quão foi dificil superar o entulho ditatorial e o atraso economico do pais. Será que estamos retornando àquele passado tenebroso?
O pais está refém de uma midia golpista, mancomunada com a direita fascista, e apoiada por segmentos do Judicário, do MP e da PF. É um cenário ideal para derrotar um governo popular, que optou por fazer justiça social contrariando os interesses da elite burguesa
Direitos individuais e coletivos estão sendo pisoteados; autoridades do governo vem sendo desrespeitadas e atacadas acintosamente; a midia destroi e arrasa a reputação de pessoas produzindo um combustível perigoso para a disseminação do ódio e da histeria coletiva.
Enfim, resta-nos lamentar e tentar reagir a essa onda golpista que se avoluma a cada dia que passa.
Fora Zé Cardoso.