O Brasil vale isso, se vale.
Segunda de manhã, às 10 horas, na Cinelândia, eu vou fazer o que meu avô fez, meus pais fizeram, meus filhos e meus netos fazem e farão.
Vou defender o Brasil.
Porque este país precisa que, finalmente, suas riquezas sejam para seu povo.
Que o nosso petróleo não seja para os outros povos, como foram o ouro, as esmeraldas, os bilhões de toneladas de café e cana que o Brasil Colônia mandou para fora.
Porque é isso que será, se deixarem que fique lá, deitado em berço esplêndido, em nome de uma energia “limpa” que nunca foi a energia do mundo , porque a energia do mundo é suja.
Suja de petróleo e suja de sangue dos povos que, por ele, se arrebata e mata por todo o globo terrestre.
Eu vou estar lá e este blog tentará transmitir, para os que estão longe e só podem estar lá em olhos, pensamentos e coração, porque sou um brasileiro.
E sou um brasileiro porque sou um entre 200 milhões, e não sou melhor que os outros.
Porque quero para todos a escola pública que tive, a universidade pública que tive e, antes dela, o curso técnico público que tive.
Porque quero um país que não viva ajoelhado, recolhendo migalhas de “créditos de carbono” para se conservar como o Jardim do Éden da “humanidade”, humanidade que se compõe apenas de algumas centenas de milhões de habitantes dos países ricos, que queimam o sujo petróleo como quem acende charutos com pelegas de cem, enquanto a nós nos querem convencer a fazer fogo esfregando gravetos.
Porque sou um que compreende que o peso deste ser brasileiro atravessa os tempos e cai sobre nossas costas, como caiu sobre Getúlio e sobre Lula e consertou todos os erros que pudessem ter cometido.
Porque a história é um fio caprichoso, que nem sempre se guia por nossas vontades, mas sem nossas vontades perde o rumo e nos ata a um nó cego por muitas gerações.
Pelo passado, pelo presente e, sobretudo, pelo futuro que provavelmente nem viverei, vou lá.
Os homens, disse Hugo, conforme sua natureza, rojam-se ao chão, procuram abrigo.
Ou põem-se de pé. E criam asas.
View Comments (51)
Desculpa Fernando. Ele é foda!
Pois é Paulo, Fernando, lágrimas me descem dos olhos. Sinto a dor de nossa história roubada, escravizada, usurpada, chicoteada, massacrada pela mesquinha sanha de poder e de falta de cumplicidade com a nossa gente. Do outro lado do mundo abraço essa corrente (a dos grilhões) e com mãos fortes haveremos de quebrá-la e rompê-la para sempre. Obrigado Fernando por nos poder fazer participar, obrigado Lula por nunca ter desistido do Brasil. A gente vale a pena!
É!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É demais quando o Lula vai falar em público. Ele arrebata. Ele emociona. Não é um simples discurso. É Foda
É DILMA no primero turno, se reclamar, agente elege o LULA pra 2018 dilma vez!!
Parabéns Fernando .Infelizmente não poderei ir ,mas como você diz estarei lá em pensamentos ,coração porque sou brasileira e amo o meu país . Essas almas trevosas querem entregar o Brasil,mas nós não deixaremos. Salve Lula . É Dilma 2014.
InfelizmEnte não poderei esta presente no Rio, porque resido distante, torço para que este Blog, transmita ao vivo. Não quero perder.
Isso faz lembrar quando meus pais me falavam do movimento o PETROLEO É NOSSO que eles participaram nos anos 50.
Lula muita saude. Os brasileiros te querem bem.
Como gostaria de poder ir, mas preciso ir ao trabalho. Gostaria de levar também meu filho para ver esse homem, que já entrou para a história, pessoalmente.
Fernando.....perdão pelo palavrão, mas você é ........pqp cara ! Parabéns mais uma vez.
Eu vou sim, estarei lá na Candelária pelos 200 milhões, pelos outros milhões que morreram construindo esta Nação e pelo milhões que virão.
Vou pelos meus guris que nasceram ao longo destes 12 anos de luz em meio as trevas do neoliberalismo que pulverizaram almas na Europa e na América do Norte.
Vou pois creio que meus filhos merecem assim como os filhos de milhões de homens e mulheres desta terra, viver numa Nação Soberana, Altiva, Livre, Democrática e que reparta suas riqueza entre seus nacionais, sem por-se de joelhos ( como você bem acentua )diante dos abutres que escrevem a história do Ocidente a mais de 500 anos.
Vou pela LIBERDADE !
E de agora até a VITÓRIA A LUTA É NA RUA !
VAMOS DILMA, VAMOS LULA, nas palavras do inolvidável João Ubaldo Ribeiro, VIVA O POVO BRASILEIRO !
Fernando, parabéns pelo excelente trabalho de nos informar a VERDADE sobre todos os assuntos do BRASIL, em especial no momento crucial desta campanha Política Eleitoral. A verdade irá vencer a MENTIRA e iremos eleger DILMA PRESIDENTA DO NOSSO QUERIDO BRASIL!!!
Êta Rio de Janeiro!!! Tô longe mas tô nessa!!!! VIVA O BRASIL DO EMPREGO, DO AUMENTO REAL DE SALÁRIOS, DO DESENVOLVIMENTO COM DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS E DA INCLUSÃO!!!! VIVA LULA!!!! VIVA ZÉ DIRCEU!!! VIVA GENUINO!! VIVA DILMA!!! VIVA O PT!!!! VIVA O BRASIL PARA TODOS!!!! (tucalhas, seis sifuderam!!!)
Gostaria muito de estar lá, mas estou aqui no Nordeste, porém como disse, meu coração, minha alma e meu espirito estará também. Texto belíssimo, escrito não só com o conhecimento de causa, mas com o sentimento de um brasileiro apaixonado e fiel ao seu país, PARABÉNS.
Lulaço você é iluminado.