Seis meses presos até depoimento ser marcado? É a justiça célere ou celerada?

Nunca é demais repetir que sem nenhuma simpatia pelos empreiteiros, tanto os detidos quanto os não-detidos, os métodos do sr. Dr. Juiz Sérgio Moro são incompatíveis qualquer noção que se tenha de garantias num Estado de Direito.

O Estadão anuncia hoje que, finalmente, o juiz marcou o interrogatório judicial dos empreiteiros presos na Lava-Jato. Serão ouvidos nos dias 4, 6, 8, 11 e 13 de maio.

Quando se completarão seis meses de suas prisões, efetuadas no dia 14 de novembro!

Seis meses!

Até agora o Dr.Moro sequer os ouviu!

E aí, um amigo maldoso diz-me:

– É de propósito, para que o Supremo, diante deste absurdo, libere-os da cadeia…

– Como assim?

– O Moro prende e o Supremo solta, igual aquela historinha que a polícia conta…

–  …

O cana-dura, cara, o cana-dura faz diferença… Você não lembra do Nélson Duarte?

– Não…

– Era um delegado  que ia no programa do Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, contar suas proezas. Era um dos “homens de ouro” da polícia, que fundo a Escuderie Le Cocq, que virou o “Esquadrão da Morte”.

– E o que ele fazia?

Ah, ele contava que tinha um método científico de investigação, copiado de um delegado cana-dura, o Deraldo Padilha. Como, naquela época, malandro andava com calça de boca apertada, ele jogava uma laranja, se não passasse, cana…

– Sei, mas porque você está lembrando disso?

– Porque o Nélson Duarte acabou condenado por extorsão e abuso de autoridade. E o juiz que o condenou, Carlos Augusto Lopes Filho, disse que ele era uma   “personalidade deformada, exibicionista, vaidoso e sofrendo de complexo de superioridade” .

– Sei, mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

– Nada, nada…

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Fernando, na foto do bando, aí em cima, estão faltando as metralhadoras. Como a foto está meio borrada, não dá pra ver se os caras têm cicatriz na cara.

  • Está claro, límpido. O homem de "bem" do Paraná, o homem que prende e arrebenta, mas o sistema, esse sistema democrático é perverso. Muito perverso.
    Já há desilusões com o homem de "bem" do Paraná. O jurista Luiz Flávio Gomes já está desgostoso com o final dessa empreitada do homem de "bem". Ele sentiu o cheiro do chorume. Castelo de Areia, Satiagraha. O STF vai barrar "tudo".
    Aí teremos o "povão" desiludido com a Democracia. Um belo caldo para cozinhar "coxões" adeptos da "intervenção militar constitucional".
    (aí eu mando um salve pra eles: - vai pro Complexo do Alemão ou pra Maré.)
    E o PIG? Bem, o discurso pronto. Culpa da Dilma e do PT. Feito. Benfeito. Fazendo a diferença, pra pior.

  • Extinção do Ministério-Público-Privado,instituindo-se eleições para eles,por voto popular e também para o JUDICIÁRIO-BURGUÊS!Com mandatos previamente regulamentados,e com datas para inicio e fim!

    • Apoiadíssimo! É inacreditável que ninguém, nenhum órgão possa dar fim a esses descalabros e tentar (re) conduzir as investigações dentro da lei. Os atos do dr. moro são absolutamente insanos, embora desconfie de seus propósitos. Ele não cabe num estado democrático. Nem esse MP

      • É pena que o BRASIL não tenha um MINISTRO DA JUSTIÇA ...

        "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • Ouvindo A Voz do BraSil e postando:
    *1*2*13*4 *************
    Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
    .
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente

    Ley de Medios Já ! ! ! !

  • Estes sujeitos são tão poderosos? A coisa beira o absolutismo, a ditadura pura e simples. Uma única pessoa, o juiz paranaense, pode fazer o que bem entende em conjunto com sua patota? Que raio de democracia é esta? Alguma coisa está muito errada. O Brasil não precisa apenas de reforma política, antes talvez precise de uma reforma no judiciário. Pra mim parece que a trinca judiciário-mídia-oposição age como deviam agir nobreza-clero-justiça antes da Revolução Francesa. É difícil crer que num regime democrático uma meia dúzia possuam poderes ditatoriais como estamos vendo. E os ricaços presos que aprendam: é melhor a democracia do que regime de exceção porque ninguém, absolutamente ninguém tem o respeito aos seus direitos garantido.

    • É isso, o documento que embasa essa prisão chama-se "lettre de cachet"

  • A prisão por mais de tres meses sem sentença condenatorio é expressa ilegal, se o stf não desfaz essa arbitrariedade tambem é fiador dela, existe o duplo grau de jurisdição justamente para coibir os desequilibrios quando existem; o stf tambem não se está saindo bem nessa caso.

  • Eu pergunto: em Curitiba existe Juiz com “personalidade deformada, exibicionista, vaidoso e sofrendo de complexo de superioridade” ?

    • Tem quem que passou de estagiário a juiz em menos de 8 anos, serve ?!?

      "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • Uma instituição como a JUSTIÇA, não pode dar-se ao luxo de pisar na bola.
    Quem esta acima dela, para cobrar possiveis falhas??????

Related Post