Sem emoção não há transformação

Uma análise – se é que isso é possível – “técnica e fria” do debate, segundo muitas pessoas que ouvi, pode ter sido favorável a Dilma.

Como eu sou um brizolista eterno, não sou técnico e frio. Certamente não serviria como “marqueteiro”.

Porque um debate entre uma representante do Brasil que veio depois de Lula e um pupilo de terceira categoria do governo Fernando Henrique Cardoso não poderia ter um resultado diferente de um massacre.

Porque é um confronto entre uma causa e um “sem causa”.

O convencionalismo, os dados , os números, isso é o que Aécio gosta.

Porque ele mente com a maior caradura e não haverá, na imprensa, alguém que o revele.

Não quero dizer que tenha sido ruim para  Dilma, ate porque não foi, tamanha é a fraqueza de Aécio.

Mas falta à sua equipe de comunicação mostrar-lhe que ela é mais que uma candidata a gerente eficiente do Brasil – e nem há comparação entre ambos em capacidade de gestão, porque Aécio é nulo nisso, tanto que “tercerizou” a Anastasia seus governos em Minas Gerais.

Dilma tem de aceitar que ela é, mais do que a profissional de administração pública eficiente e honrada que é, a portadora de uma bandeira.

Os marqueteiros não são capazes de ver quanto isso é grande.

Porque ter um país é o maior benefício que cada um de nós pode ter.

Como é, afinal, que os americanos são o que são, se não for pelo papel de liderança e de progresso que sempre foi o maior de seus valores?

Dilma foi bem, pelos moldes convencionais.

Mas não sou um “convencional” e a transformação do Brasil não o é.

Tanto que foi um nordestino,  operário, sem muitas letras, que iniciou a maior transformação que este país já viveu.

Torço para que a vitória “convencional” de Dilma no debate que a maioria enxerga, seja o suficiente.

Mas não é o que sinto e devo ser honesto com quem me lê, embora isso não me tire – nem deva tirar aos leitores – uma grama sequer na disposição de combater.

Eu sou partidário de que um candidato do campo popular tem de exalar orgulho.

De que tem de apontar as carências do Brasil como o resultado de 500 anos de domínio das elites, que só a muito custo tem sido revertido.

Acho que Dilma tem muito mais a dar, se sair do papel institucional de Presidenta e for o que ela é, uma mulher que dedicou a vida a tirar o Brasil da opressão e da injustiça que os cem Aécios presidentes nos legaram.

Talvez eu esteja errado, porque seja brizolista demais.

Daqueles que se preocupam menos em vencer do que em dizer verdades.

Ainda assim, que tenhamos nos aproximado mais da vitória eleitoral.

Porque, da vitória política, estaremos longe enquanto o Brasil e o povo brasileiro não forem uma causa que nos mobilizem, além do raciocínio, também o coração e a alma.

Tão linda, tão bonita, tão generosa que transforma em desprezivelmente medíocres todos aqueles que tentam barrá-la.

Fernando Brito:

View Comments (113)

  • Senti o peso da injustiça pesar nas costas da Dilma, a voz embargada pelo rebate cruel e mentiroso desse mané a tudo quanto ela dizia. Esse cínico falou que existem muitas empresas em volta da cidade de Cláudio. Ele sabe que ninguém conhece Cláudio. Dá vontade de chamar é a polícia para ele. Lá tem empresa de construção de ninho de tico-tico aos montes. Safado, se fosse eu me recusaria a discutir política com esse farsante, deixaria ele falando sozinho. Crápula.

    • Curiosamente, em Claudio Aécio Neves teve 79,27% dos votos. Tudo bem que a cidade é pequena e parte da família dele se encontra lá, o que me leva a pensar que a campanha eleitoral pró-Aécio deve ser intensa! Mas mesmo assim, pra uma cidade que sabe que ele está mentindo, 80% dos votos é muita coisa.

      • Não se esqueça das possíveis conveniências. Muitos de cidades pequenas votam por interesses.

      • Cláudio sim, é curral do aético. Eles se acham muito importantes por ter um conterrâneo, ainda que seja um gangster, disputando a presidência. Normal, uma avaliação séria, responsável e política??? Sem chance, ali só tem parentes e amigos!

        • Já fizeram vídeos da cidade? Eu não achei.
          Caso não haja, alguém teria disponibilidade de fazê-lo? Filmar tudo, pra que fique mais claro.
          O que se sabe é que é uma cidadezinha de 20 e poucos mil habitantes. Isso, por si só, já diz muito.

          • Tem do aécioporto de Claudio, com o repórter caracterizado como "Turista da Veiga" e outro, melhor ainda, sobre o Aécioporteo de Montezuma, no Viomundo, do Azenha.

      • Se a gente for fazer uma contextualização do aeroporto com os 453 quilos de cocaína apreendidos lá, com a refinaria de coca fechada pela polícia, o incêndio inexplicável na sede da prefeitura acho que explica sim.

      • Tiago só vou te perguntar uma coisa, você sabe o que é perseguição politica? se não sabe, passe a saber.

      • Eu acho que 20,73% dos moradores de Claudio não quiseram se vender.

  • Também preferiria mais emoção, mas, de qualquer forma, acho que Dilma melhorou bastante em relação a outros debates. Poderia ganhar por nocaute, pois o Aócio está repleto de telhados de vidro, mas não é o estilo dela. O importante, afinal de contas, é que ganhou, sem dúvida. Só não entendi porque ela não falou nada da falta d´água aqui em São Paulo, explicando o que isso tem a ver com a privatização da Sabesp e, portanto, com a política neoliberal defendida pelo Aócio. É um prato cheio para Dilma, no Estado onde ela tem de ganhar mais votos. E, infelizmente, isso não está sendo explorado como deveria.

    • Fatima.Isso se explora,na propaganda eleitoral no rádio e tv,onde não tem réplica

      • Concordo, Marco. É o tipo de ataque que deve ser feito no horário eleitoral, que certamente está muito mais assistido agora. As pessoas sabem que é a hora da verdade para o país, então assistem. Na minha opinião, o que falta aos "marqueteiros" é desburocratizar a Dilma, no debate. Como ela é uma pessoa muito técnica, séria, capaz, e sabe da imensa responsabilidade de tocar o Brasil - porque até onde eu saiba, nenhum governo na nossa história, tocou tantas obras e programas ao mesmo tempo como Dilma- então ela fica contida em números e estatísticas, que do ponto de vista da Dilma, é absolutamente natural, afinal ela é uma Mega-Gerente! Só que para um debate com um CHINELÃO IRRESPONSÁVEL, do porte deste playboy, ela precisa ser mais "artista" mais solta, talvez uma conversa com um bom Diretor teatral resolvesse. É só o que falta para ela trucidar este babaca num debate. Porque é simples gente, o que este merda tem pra mostrar, diante da magnitude do que a Dilma fez e está em andamento nos seus quatro anos de governo??? Nada! Este merdinha não tem nada gente...a não ser claro...globo, veja, uol, folha, estadão, isto era, etc...Minas Gerais está quebrada, com uma dívida da 80 Bilhões, que vai estourar nas mãos no PT Mineiro agora em janeiro. E como ficaria Minas se este bosta ganhasse??? Como ele vai ajudar Minas sendo governada pelo PT, já pensaram? Para mim é isto...se solta Dilma...faz duaz aulas de Teatro e trucida este playboy cocaineiro, ganha e eleição e nos deixa relaxar que eu também já estou de saco cheio!!!

        • Quando erramos, devemos sempre pedir desculpas. Eu, não vi metade do debate da Band, em virtude do transporte coletivo, atrasado e travado aqui de Florianópolis. Mas reconheço que vendo no programa de Dilma agora, a parte em que ela foi firme em esclarecer ao povo o Aécioporto do Titio e o de Montezuma, pra aterrizar bois...mais o trensalão de SP e o nepotismo da família Neves, sinceremente, que achei a Presidenta defendendo, como se quer o nosso povo. Firme, séria e incisiva e o playboy com uma cara de bunda de nenê cagada,como quem realmente não esperasse que ela viria com toda a garra. Gostei muito, me senti em batalha com Dilma. Parabéns Presidenta, que siga firme e forte nos próximos debates, para desmanchar este playboy, e mandar ele de volta ao Leblon...de onde não deveria ter saido!

    • Fatima, no primeiro turno inteiro Padilha e Sakf falaram da falta d agua e Alckmin ganhou. Essa seria a resposta do Aécio, colocando a culpa em S. Pedro. Não teria efeito eleitoral. Depois é um assunto localizado e Aécio ainda poderia dizer que ele não é o governador de SP. Dilma acertou em focar na gestão em MG onde ele perdeu.
      Infelizmente tem muito paulista que precisa sentir a falta d agua na própria pele para acreditar (e quem sente não é a maioria do eleitorado contando o interior, onde se faltar água ainda não sabem se a culpa é do prefeito ou da Dilma). Se é gente do PT que fala eles acham que o problema não existe, que é ataque político.

  • Puxa Fernando concordo integralmente com o que vc escreveu.

    Dilma foi bem,até pq ser pior do que a nulidade que é Aécio é impossível.

    Mas realmente faltou deixar mais claro pro povão o que significa ter de volta no comando um partido como o PSDB,que governa para poucos.

    • Fernando e Gabriel,

      Tambem concordo com vocês, nao dá para ser tecnica quando do outro lado temos uma ator cheio de cinismo. Que esse debate sirva de lição para os proximos, principalmente o da Globo, onde a audiencia e maior. Nao da para ser gentil numa guerra, principalmente nessa, onde o adversario e esse moleque apoiado pela midia. Aecio é mais sujo do que pau de galinheiro então tem jogar no ventilador, onde ja se viu um cabra como ele arrotando etica e moralidade. Que a equipe da presidenta reflita pois o que está em jogo nao e só a vitoria de um partido e sim o destino de milhares de pessoas e de um pais que a duras penas tem crescido e se transformado.

  • Caro creio que Dilma se saiu bem,tirou o cafajeste do sério ao perguntar o que achava da lei Maria da Penha.
    Deixou o cara sem chão ao acusa-lo de nepotismo,acredito que achou a linha que desmanchará o novelo.

  • Acho que seria incrível se a Dilma fosse a Claudio e Montezuma e gravasse parte de seu programa por lá, mostrando a realidade dos aeroportos intercalando com as explicações do Aécio...rs

  • Concordo contigo Fernando.
    A Dilma foi bem no debate, diante das circunstâncias.
    Ela é dedicada, boa gestora, faz um bom governo, mas seu ponto fraco é a oratória.
    Mas diante de um Aécio apavorado, nitidamente nervoso, sempre esperando uma cacetada, deu para o gasto.
    O semblante dele piorou quando Dilma lhe perguntou o que ele achava sobre violência contra as mulheres.
    Achei que Dilma fosse se referir sobre a agressão que ele cometeu em sua namorada numa boate e que até Juca Kfouri comentou e disse que era verdade com a alegação de uma fonte que estava no local.
    Como na réplica Dilma não seguiu essa linha vi Aécio aliviado.
    Acho que ela deveria explorar mais sobre esse tema para desestabilizar ainda mais o Aécio.
    Acho ate que ela pensou em falar, mas desistiu.
    Se ela fosse uma craque na oratória, teria liquidado Aécio nesse momento.

    • Acho que Dilma manteve a classe necessária diante da baixaria. Todos parecem achar que ela deveria ter ido mais longe no tema da violência contra mulheres. Eu penso que ela foi estratégica, afinal o caso da agressão que Aécio impetrou contra a namorada em uma boate, é de repercussão nacional; não hà quem não saiba do assunto. Ao não ir fundo, ela deixou margem para que o ouvinte pudesse ver nisto uma certa elegância e capacidade de semear sem precisar se expor-se ao que me parece ser um gesto grotesco: ela estaria se igualando ao seu oponente, o que seria lastimável. Por outro lado, parecia que as vezes faltavam palavras ou ela tinha dificuldade em pronuncia-las e a impressão que tive é que isto esta relacionado ao cansaço. Ela, apesar do esforço, pareceu cansada, mas nunca confusa e insegura. Alias, insegurança era o que mais se percebia nas atitudes do oponente que chegou a marejar os olhos de água diante de certos assuntos. Nestas horas, a impressão era de que ele estava apavorado e olhava constantemente para a sua equipe no intuito de ver se ele estava tendo aprovação.

      • Lamento não concordar contigo Luciano.
        O episódio do espancamento da namorada é de repercussão nacional para quem procura.
        Tem muito eleitor jovem que não conhece essa história.
        No facebook a juventude está mais interessada em fazer poses, beicinho para selfies.

  • Sr.Britto.Eu tinha admiração pelo Dr.Leonel,não ao ponto e ser brizolista,mas admirava a capacidade de oratória que tinham ele e muitos de sua época.Devo contudo arrazoar-lhe que,embora não tenha assistido ao debate,pois acho que todo o debate,em face de suas formulações serem feitas,não pelos marqueteiros dos candidatos e sim pelos marqueteiros do PIG,cujos conteúdos sempre trazem,armadilhas para os opositores,nesse caso para aqueles que não pertencem à direita,no caso a Presidenta Dilma,os considero inócuos.Mas segundo relatos lidos nos blogs CAF e A.Borges,ambos saudaram a vitória da Presidenta.Ao demais,o centro dos debates no momento,se restringem às teses da direita,que instadas pelos marqueteiros do PIG,centram hoje na moralidade e na corrupção,com acusações de toda ordem,sem prova alguma e em cima de factóides criados pela imprensa,toda ela contra o atual governo,e falam sós durante anos a fio,não tendo a população que os assiste,o senso crítico que somente a interlocução e o exercício do contraditório conseguem.Tem sido assim,desde o século passado,quando começou-se no Brasil,a disputar-se eleições,notadamente em meados da década de quarenta do século passado.Naquela época,já se constituia o PIG,liderado pela mesma canalha representada hoje,pelos mesmos udenistas que invectivavam com " O MAR DE LAMA " para achacar todos aqueles que defendiam no Brasil,a maioria da população do país,constituida pelos mis pobres.Inda hoje,estamo assistindo o velho embate entre a New-UDN e os patriótas do nosso país.E no meio disso tudo,uma pequena-burguesia mais numerosa,mas que sempre deixa transparecer suas frustações,não com os ricos,que lhes tira a pele,e sim contra o povo,que não dizem,mas acham ser o causador de suas mazelas.Então,pra mim esse tipo de deate,favorece sempre,os donos do poder,que amanhã vão dispor de toda a sua máquina de propaganda,para difundir o que lhes interessar mais do debate.

  • BOMBA! EXTRA!...

    'A MENTIRA MAIS DESLAVADA MAIS RECENTE' DO 'NEVER'!

    Primeiro, 'a mais uma mentira mais deslavada' do "Ô candidato" [RISOS]: "A Senhora candidata é leviana: 'NEVER' - perdão, ato falho -... [mais risos!] [o "Ô candidato" inspira novamente!]... "A Senhora candidata é leviana: minha irmã Andrea Neves 'NUNCA' (!) [NUNCA(!)] exerceu algum cargo em meus governos em MG!"

    Agora, 'A MENTIRA MAIS DESLAVADA MAIS RECENTE' DO 'NEVER'

    NOTA: a fonte [sem aspas!]:

    http://ultimosegundo.ig.com.br...

    ENTENDA

    Andrea Neves cuida de cada passo da trajetória do irmão Aécio: ela vale por um departamento de Estado

    'Os 60 mais poderosos do país'

    (...)

    EM TEMPO: segundo a matéria, 'ela' é a 42a [personagem mais poderosa do país!]!

    AH: o país é o Brasil!

  • QUANDO o "Ô candidato" [RISOS] FALOU A VERDADE!

    … “Prometo que faria um governo que uniria a todos os brasileiros e brasileiras!”

    Interpretando a lenda!

    É verdade, depois que a turma dos ‘coxinhas’ da entidade ‘ (IN)dignidade Médica’ “castrasse quimicamente todos [todos!] e todas [todas!] nordestinos(as) - e nortistas também!

    RESCALDO: e, depois, 'elles'/'ellas' querem voltar!…

    • Messias, você desvendou a função do "dignidade médica", o grupo vai ser o braço armado do moderno de "O Presidente Negro" (Monteiro Lobato), que faz exatamente isso com a população negra, como eles são mais moderninhos, vão exterminar todos os nordestinos.

  • QUANDO O “Ô candidato” [RISOS] CONTOU MAIS UMA LENDA!

    … Após o debate, em entrevista a um repórter da Band!

    “Eu aproveitei o tempo precioso (sic) para apresentar as minhas propostas ao povo brasileiro!”

    A LENDA: ‘Quem encontrou uma proposta [do 'Never'] que me conte outra!”

    Pausa para rir!

    A esta altura do nocaute, O DIABO está dizendo aos quatro ventos(!): ['Never'] “bem-vindo!”

Related Post