Aproprio-me das imagens das capas das três “grandes” revistas semanais, reproduzidas no Facebook de Fernando Morais. Salvo por duas pequenas notas na capa da Istoé e da Época – “nadica de nada” na Veja – o leitor que tiver passado algum tempo em Marte, olhando os córregos que a Nasa descobriu por lá, haverá de pensar que Eduardo Cunha, que era o todo-poderoso “dono” da Câmara, não existe mais.
Ele não é mais o homem que vai derrubar o Governo, colocando o impeachment a ser votado?
Não, ele é um cadáver insepulto no meio da sala da oposição e que não vai sair de imediato dali, como rapidamente o retiraram das capas de suas revistas.
E não há lençol que lhe esconda o fedor.
Embora o Fernando Morais – com toda a razão, aliás – chame a atenção para o fato de que as capas atacando Lula serem ” a merecida paga que o PT recebe por ter, durante doze anos, chocado o ovo dessa serpente com verbas publicitárias do estado”, eu prefiro destacar outra forma de olhar.
As contas de Cunha na Suíça – mais que as delações de sua propinagem, que se arrastariam num processo necessariamente longo no STF , nada parecido com os rallies de Sérgio Moro no Paraná, foram o prego no caixão da tentativa de depor, imediatamente, Dilma Rousseff , por conta da composição com o PMDB, que dá arrepios aos puristas que não se pejavam em aliar-se e bajular o presidente da Câmara, um homem, naturalmente, de trajetória limpíssima e ideias humanistas e modernas como as dos jovens rapazes de sua redação, amém.
O que vejo é que se transferiu a mira dos canhões para mais acima: Lula 2018.
Não que vão abandonar as escaramuças, pelo contrário. Com a ajuda luxuosa de quem não percebe que, na guerra ninguém sai de uniforme impoluto.
E como qualquer curioso sobre táticas de guerra sabe, mais importante que uma grande precisão dos tiros no “fogo de barragem” é o terror e o encolhimento que ele provoca nas forças de defesa.
Que faz ser a hora, antes de tudo, de “tocar reunir”.
View Comments (27)
A covardia da polícia armada contra cidadãos desarmados também não existe para a mídia-empresa:
https://youtu.be/JJoEut8T-rg
Caro Fernando Brito.
Será que te aborreço muito fazendo uma crítica? Nao é pelo estilo e qualidade de sua escrita. Indiscutiveis. É pela dificuldade de ler mesmo. Acho que você usa períodos longos demais e fica difícil manter o sentido das frases correntes e ainda intercalar o sentido do aposto. Cervantes tem períodos - se me lembro - de umas cem palavras.Mas quem escreve para expressar e talvez influenciar ou educar deve facilitar.
Abraço,
Maria, você tem toda a razão e eu me policio - pouco, é verdade - para evitar isso o quanto posso. Mas é como me sai o texto, fluindo como falado, e não tenho nem tempo nem vontade de refazer cada um dos muitos que escrevo todos os dias, sem folga ou final de semana. Critique, sim, sempre. E obrigado tanto pelas críticas quantos pelos - aí, sim, imerecidos - elogios.
Concordando - em partes - com o comentário da Maria, que gosta de um texto fluido, eu do meu lado, prefiro um texto onde as aposições são colocadas, pois nos obriga à reflexão e ajuda do raciocínio ao invés da absorção direta pelo cérebro, que é péssimo conselheiro.
É admirável o tom gentil com que o Fernando respondeu a crítica. Não é humildade. É grandeza. Eu sempre me enriqueço em ler este blog. Sempre descubro aspectos humanos fantásticos em todos, redatores e leitores. Coisas típicas do espírito aberto de quem tem um pensamento de esquerda.
Esta mídia porca que não venha reclamar das consequências no futuro. Eles destruíram os canais para diálogo. A mídia é o inimigo a ser derrubado. Não precisa ser inteligente pra entender que se descobrissem que contra Dilma, Lula, ZD ou qualquer petista 10% do que se descobriu de Cunha estaria agora acontecendo um escândalo de enormes proporções. Mas está claro que os maus elementos cúmplices dos barões gozam de proteção total. Enquanto não se derrubar a bastilha-mídia, o Brasil não vai consolidar a democracia.
Foi possivelmente o maior erro do Lula, não ter estruturado um contraponto midiático ao PIG enquanto estava por cima. Dizem que ele confiava na Rede Goebbels. Se foi isso, grande ingenuidade.
Começa que, exceto pela Veja ou um ou outro, a imprensa alivia demais para o PT ou é francamente petista, em parte por ideologia, em parte para receber as verbas públicas que o partido usa como se fossem suas. Mas, afora essas pressões, o que o Lula poderia fazer? Criar uma revista ou uma TV que diga "o Mensalão não existiu", "Dirceu é inocente" ou coisa similar. Ele fez isso, estão aí a TV Brasil e a Carta Capital. Só que ninguém lhes dá atenção porque, ao defenderem o PT abertamente, perderam a credibilidade. Não esqueça que o eleitor petista típico é o mais ignorante e desinformado, muitas vezes semianalfabeto. Entre os que sabem ler, que compram revistas, só uma pequena minoria é petista ou cai na conversa furada do partido. Entre os que sabem pensar, quase nenhum.
Se me permite, gosto é algo muito subjetivo. De minha parte acho muito prazeroso ler os textos do Brito, que consegue fazer uma boa síntese em poucas linhas. Por mim pode continuar assim que está muito bom!
O problema é que o PT não paga com a mesma moeda, é fácil fazer um BONECÃO DO CIVITA com o POLICARPO e o CACHOEIRA não faz, é Fácil fazer um BONECÃO com com a seguinte frase: A ÉPOCA DE SONEGAR IMPOSTO E ROUBAR PROCESSO NA RF é agora, não faz, o PT é medroso tem rabo preso com essa turma também, paga BILHÕES em publicidade para encher a barriga dos barões da mídia e seus escravos pseudos jornalistas, só o que pagou a GLOBO não precisaria cortar nada, manda milhares de estudantes para fora das faculdades e manda o dinheiro para globo pagar seus asseclas. o Problema não é a capa é o medo, é lei de mídia que não sai por medo, por covardia, por não honrar o voto recebido.
As páginas marrons da Folha, Globo, Veja, Estadão e outros marronzinhos Brasil afora, estão nitidamente explorando a antipatia, o ódio, a violência em tudo por tudo. Estão defendendo o terror, incentivando o ódio de classes no país.
Estão contra toda e qualquer brasileiro que se manifeste em defesa de qualquer obra em benefício do seu país, seja de que natureza for,
Se uma criança for vista na janela de uma casa do Programa Minha Casa Minha Vida, a manchete é logo criada e estampada: "Menor é abandonado tentando assaltar casa do programa". Exemplo recente da Folha: "Padilha é hostilizado em SP ao tomar cerveja vestindo camisa da prefeitura".
A violência é a grande pedida, subliminar e direta. Em especial se for contra o partido da presidenta do Brasil, e dos seus eleitores, que somam mais de 54 milhões de cidadãos consumidores.
É bom lembrar a essa imprensa, que a presidenta Dilma, não revogou nenhuma medida contra a corrupção, o que aliás a mídia atual defendeu e defende, como foi o caso dos 8(oito) anos do govêrno do Fernando Henrique Cardoso, mais conhecido como o FHC do PSDB, o Professor Aposentado que numa só penada, acabou com a Comissão de Investigação.
E tudo para que?
Milhares de consumidores encontram as respostas em livros como A Privataria Tucana, O Principe da Privataria e no Quarto Poder.
Ou seja, os ROUBOS praticados durante 8 anos no mandato de FHC estão documentados em LIVROS e que até o momento acobertados.
Curioso, que até em colunas sociais dessa mesma imprensa, publicou até com certo orgulho, que o professor aposentado (mas não me chamem de vagabundo, e ironicamente debochando que tenho pé na cozinha, uma subliminar racista) comprou por 11 milhões de euros, um apartamento na Av. Foch em Paris. É uma BELEZA!!!!
Mas a mídia sempre alivia os títulos das notícias quando se trata por exemplo do terror externo.
Chamam terroristas de “colonos”, quando na verdade são terroristas e assassinos de orientação nazista.
Um exemplo recente para os que acompanham o noticiário.
Já quando a manchete é sobre muçulmanos, estampam “terroristas islâmicos”.
Quanta PARCIALIDADE.
Assim estão fazendo aqui no Brasil. Quem apoia o atual govêrno brasileiro não é gente.
Desde que Dilma Rousseff assumiu seu segundo mandato, não passa uma semana ininterrupta sem que o ex-presidente tucano dê alguma declaração atacando-a, ou ao seu partido ou a Lula.
FHC disse que a corrupção no Brasil foi inventada pelo PT.
Quem inventa é inventor FHC. Quem inventou a compra da reeleição não foi Dilma, Lula e muito menos o PT.
Mas isso faz parte da pacialidade e do interesse de grupos que tem seu testa de ferro, o FHC que doou mais de 150 empresas estatais. E querem mais. Querem a Petrobrás (vide o Serra no senado lutando para doá-la), querem o Banco do Brasil, querem a Caixa Econômica e querem e querem.
Essa é a tal TEORIA DA DEPENDÊNCIA escrita pelo Faletto que FHC adotou.
Na batida das doações e da dependência, caminhamos para o NADA.
Vamos ficar de tanga e sem camisa.
Corremos o grande risco de perdermos até nossas casas e nosso território, vamos ser desalojados com as bombas dos terroristas porque não temos recursos para bancar as desvalorizações cambiais que praticam, porque na verdade a Standard&Poor´s já esta anunciando que estamos em crise. https://www.youtube.com/watch?v=0-vol4wIzdA
Fora de Pauta, mas imperdível.
O nome do livro é A Justiça na Sociedade do Espetáculo. Veja o que diz o seu autor, Professor de Direito Constitucional da PUC-SP, Pedro Estevam Serrano.
A entrevista em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ciW5PBH9rHY
Chega a ser interessante a cara de pau dos que propõem que o governo petista use as verbas publicitárias, que são públicas, para forçar as empresas a noticiarem o que o PT quer. E como se o PT já não fizesse esse tipo de pressão. Basta ver que, afora a Veja e uma ou outra exceção, a imprensa é totalmente petista ou dá uma no cravo e outra na ferradura, não deixando de noticiar totalmente os crimes, mas não deixando de agradar à chefia dos criminosos. Pegue o exemplo do Cunha, se ele roubou o que dizem foi como membro da "base aliada" do PT, que lhe permitiu dar ordens na Petrobras e outros órgãos. Ele pode ser o gangster, mas a imprensa deve tomar vergonha na cara e lembrar do Al Capone. Que todos sabem quem é.
Ô ingênuo!!!
Ah, claro, os não ingênuos são os que acreditam que o Cunha enganou os inocentes Lula e Dilma, que nada sabiam do que acontecia na Petrobrás. Mas até que ele não roubou tanto. Somando uma única "consultoria esportiva" do Lulinha com o valor do triplex do Lula (que está à venda) já dá tudo que ele pegou.
Enquanto os brasileiros acharem normal estrangeiros serem donos do PIB nacional, estaremos sujeitos ao comando de ações estrangeiras golpistas e desnacionalizantes. Não temos montadoras, indústrias de alimentos e bebidas, linha branca quase nada, fraldas (rararra) equipamentos de som e vídeo, indústria farmacêutica quase tudo grande virou de Gringo. Ver as netttflitzz e murdoch no EI mostrando joguinhos e seriezinhas de merda americanas é o fim, caro Fernando. Não quero o fechamento da Globo só por isso. Quero a traidora Globo jogando pró-Brasil, pois sei que a estrangeirada vai esmagar o que ainda nos resta de brasileiro. Vamos em frente! Nossa luta é diária e para sempre. Nossa luta histórica vem de Prestes, Getúlio, Jango, Niemeyer, Teixeira, Furtado, Brizola, Saturnino, Darcy, Lula e Dilma, viemos de longe, direita traidora e não desistiremos NUNCA!
Qual o preço do apoio e cobertura do PIG aos entreguistas? Sem falar que todos constam em listas, de sonegadores, donos de contas milionárias em paraísos fiscais, envolvidos em tortura e morte de brasileiros. Nossa sorte é que o MP e Judiciário da Suiça e dos EUA consegue pegar alguns inimigos do Brasil, assim que saem de território sem lei.