Para quem acha que é invenção de esquerdista cego, a visão da vetusta BBC.
Os grandes protestos contra o governo realizados neste domingo em várias partes do Brasil ganharam destaque na imprensa estrangeira nesta segunda-feira. Muitos jornais enxergaram um “protagonismo da classe média branca” nas manifestações.
“Centenas de milhares de brasileiros predominantemente brancos e de classe média tomaram as ruas ontem” para pedir o impeachment da presidente e, alguns, um golpe militar, publicou o britânico The Guardian.
Já o espanhol El País noticiou, na capa do periódico, que “os protagonistas das marchas pertencem às classes médias mais educadas”. Foram, segundo o jornal, “médicos, professores, advogados e estudantes bem preparados e informados”.
Na argentino Clarín, destacou-se que o deputado federal Paulinho da Força (SD-SP) foi “o único que levou grande número de manifestantes que não são nem brancos nem ricos para a manifestação”.
O diário destacou, porém, que Paulinho – líder da Força Sindical e um dos únicos a defender abertamente o impeachment da presidente- foi hostilizado por manifestantes que apenas “toleram” a camada social de trabalhadores representada por este político.
Os jornais noticiaram também a baixa popularidade da presidente e associaram o fato à crise econômica e à operação Lava Jato, entre outros.
O New York Times seguiu esta linha e destacou os desafios que o governo enfrenta com a “estagnação da economia, um escândalo de corrupção e uma revolta de algumas das figuras mais poderosas de sua coalizão”.
No domingo, diversos manifestantes protestaram com cartazes em inglês com o objetivo de obter atenção da mídia internacional.
View Comments (52)
É óbvio que os protestos de domingo foram protagonizados pela classe média tradicional... Não tenho a menor dúvida disso, acho que ninguém tem, aliás!
E a classe média "tradicional" (vai saber o que significa isso), não tem direito a protestar? Seria menos legítimo?
Direito a protestar é uma coisa. Defender golpes de estado é outra bem diferente, não?
Desde quando reinvidicar o fim da democracia, volta da ditadura militar e apoiar uma sociedade escravocrata é legítimo?
Querida, a senhora não estava na manifestação para garantir o seu argumento!
Claro que há excessos, inclusive na esquerda, mas não representa a maioria! Por favor, não use meia dúzia de gatos pingados para desqualificar a manifestação ou reforçar o seu argumento.
Não vi ninguém na manifestação de 13/03 gritando palavras de baixo calão, pedindo a volta do regime militar e muito menos cartazes com suásticas e ofensas morais a quem quer que seja.
O direita no brasil é formada basicamente por gente grossa, mal educada e que acha que tem mais direitos do que os outros.
Vamos fazer o seguinte, na próxima manifestação da CUT ou do MST, o senhor se passe por um partidário do PSDB e grite palavras de ordens da oposição ou mesmo um simples "Aécio" ou algo do gênero. Vais ver quem é a massa que se manifesta. Veja os comentários desse blog no facebook e terá uma extrato de quem se diz a favor desse governo! O que eu vejo aqui é uma tentativa vã de desqualificar a oposição! A oposição, por sua vez, faz a mesma coisa... Chegaremos onde sem debate?
Claro que tem ué... Inclusive foi essa que protestou! E classe média tradicional é aquela que na verdade é uma classe rica para os padrões brasileiros, não essa classe média nova que ganha menos de 5 pratas por mês...
Se o senhor se informar, dados da SAE, 47% da classe média alta é composta por pessoas oriundas de outras classes. Essa pecha de classe média tradicional não cola!!
Caso ocorra outra manifestação corte o sinal da globo, Dilma converse com seus eleitores e com urgência, todavia, em SP converse exclusivamente com os pobres e seus filhos, vá mais vezes ao Nordeste, converse com o povo de MG, classe média de SP não vota no PT e acabou sempre foi assim em SP.
Este paulista endente pertinente a seguinte frase: “se você estivesse na Freguesia do Ó ou na periferia da cidade e não ligasse na GloboNews nem ia saber que tinha protesto na Paulista”
Que atitude mais sem sentido!!
Quer dizer que a Dilma deve conversar apenas com a dita "massa" pobre?
Pelo amor de Deus, se vc fosse algum assessor seria um completo desastre!
A "massa" podre já apoia a presidente! Vai conversar o que com essa dita classe? Não se preocupe, a massa como vc mesmo grifou não está antenada aos protestos e nem está nesse momento sofrendo pela estagnação da economia. Por exemplo, no Rio, enquanto a Globo News televisionava a entrevista coletiva dos ministros, na Globo, que a "massa" assiste, estava passando "Faustão"!!
Boa tarde,
até quando vamos aguentar esse coxinhas enchendo o saco? Vai chorar na cama, lá que é lugar!
Dilma, vamos para as ruas também! Chega de ficar encastelada! Se esse coxinhas de merda te ameaçarem a gente desce a porrada neles! Como diria Cazuza: "porcos no chiqueiro são mais dignos do que estes burgueses medíocres e alienados"!
Aqui em JF , segundo a Polícia Militar,
foram 3 mil golpistas que protestaram.
Todos Brancos!
E, traziam à frente da passeata maçons.
Parecia que tinham saído de uma loja de grife
para a passeata.
Caminharam um pouquinho , e ,cansaram.
Estava muito ridículo.
Hoje conversando com o povão,ninguém deu maior
valor o ocorrido sob a alegação que sobrava elite e
faltava o principal protagonista, o povão que define eleições.
Errata: deu valor ao ocorrido.
Considerando que MG é o Estado mais politizado do país,
a passeata golpista deu xabú por aqui.
Em BH , terra em que Aébrio reinou por 12 anos,
a passeata ,segundo a PM contou com 24 mil coxinhas.
MG não compactuará com golpe.
Comer coxinha de frango é a especialidade dos mineiro.
O PT tem que voltar a ser o PT das bases.
Os sindicatos estão nas mãos de gente bitolada e despolitizada ou, em geral utopistas de um socialismo inexistente, ligados ao PSOL e PSTU.
O PT tem que voltar a atuar nas comunidades de bairros.
Na zona Norte e Ostes da cidade de São Paulo, o PT saiu de cena e abriu espaço para um deputado oportunista do PSDB que aproveitou a brecha, participando de movimentos que prometiam moradia a sem terras e faculdade para pobres.
Se elegeu com essa bandeira de uns anos para cá.
Parece que ao ganhar as eleições para a presidência em 2002, esqueceu que veio do povo.
Hoje paga pelos erros cometidos.
Incrível a capacidade desse lixo produzido pela mídia rebaixar ainda mais sua capacidade de raciocínio, nunca vi tamanha demonstração de subserviência demonstrada pela chusma que empunhava cartazes em língua inglesa.
Realmente a maior e mais poderosa arma do opressor é a mente vazia e servil do oprimido, como se vende por pouco a classe média branca e "escolarizada" !
Dilma, vamos por o povo nas ruas, vamos descer dos morros , favelas, palafitas e guetos o verdadeiro espírito guerreiro da alma brasileira e ai veremos afinal quem enche mais praças, ruas e avenidas.
Por fim, com a Globo, record e meia dúzia de subcelebridades do porte intelectual de Danilo Gentilli pode-se conseguir fazer a coxinhada juntar 200 mil pessoas na Paulista, quero ver é conseguir juntar mais de 54 milhões de eleitores nas urnas para destruir o País.
Ue, por que não aproveitaram o dia 13 para engrossar a manifestação, que em última hora decidiu apoiar o governo? Muito curioso ver que todo mundo por aqui posterga o engajamento para uma próxima oportunidade!!
Ulysses, aqui não alimentamos trols, peninha amestrada do PIG.
Em Jequié - BA, foi desse jeito. Veja no link:
http://www.jequieeregiao.com.br/blog/index.php/noticias/47-home-1/7342-manifestacao-em-prol-e-contra-governo-dilma-foi-um-fiasco-em-jequie