É costumeiro o “murismo” que se encontra atualmente nas manifestações da ombusdman da Folha de S. Paulo.
Sendo assim, não era de esperar que saltasse, com a indignação que deveria ser própria aos jornalistas, frente à manifestação censória de Sérgio Moro à Folha diante do artigo do professor emérito da Unicamp Rogério Cézar de Cerqueira Leite onde este traça um paralelo entre o juiz e o frade Jerônimo Savonarola.
Manifestação censória é um exagero? ” A publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveria ser evitada por jornais com a tradição e a história da Folha” é, objetivamente, uma sugestão – e sugestão da mais poderosa autoridade hoje neste país – de que não se publique aquilo que Sua Excelência julga ser assim.
Sob qualquer ponto de vista que se examine é, cruamente, censura.
Deixo que outro articulista da Folha, insuspeito de esquerdismo, Elio Gaspari, o explique: “Não foi uma carta, mas uma sentença” (…) “A publicação de opiniões panfletárias-partidárias […] deveria ser evitadas”. Como? Savonarola publicava seus sermões e queimava os dos outros.”
O que a “critica interna” do jornal faz é ainda pior.
Só mesmo uma mente atrofiada pelo exercício exclusivo da tal “cognição sumária” tão empregada pelo juiz Moro poderia ver na metáfora com as fogueiras da Inquisição – devo explicar o que é uma metáfora? – uma incitação à violência.
Infelizmente a Ombudsman endossa essa visão mesquinhíssima:
A meu ver, a Folha acertou em publicar o artigo, em nome da pluralidade, mas talvez tenha falhado em não propor que o autor evitasse formulações que poderiam ser entendidas como estímulo à violência.
Francamente, Dona Paula, fiquei em dúvidas se a senhora – como se brincava com os desatentos nos tempos em que comecei numa redação de jornal, “lê o jornal em que trabalha” (talvez deva explicar, dada a “cognição sumária”, que isto não é uma afirmação literal, mas uma ironia (“figura que se caracteriza pelo emprego inteligente de contrastes literariamente, para criar ou ressaltar certos efeitos humorísticos“, maiores informações no Houaiss)
E o que é humorístico?
É que a Folha, como é de seu direito – e gosto não se discute – publica figuras como Reinaldo Azevedo, que a si mesmo chama de rottweiler, e Kim Kataguiri, que usa a exposição de seu traseiro como forma de argumentação política.
E sua Ombudsman vem falar de propor que se evite “formulações que poderiam ser entendidas como estímulo à violência”.
O jornal, na sua visão, deve se rebaixar à “cognição sumária” dos comentaristas que inundam suas páginas com o “mata e esfola” atual e com a beatificação – beato talvez lhe seja pouco – do Dr. Moro?
Ou pelo menos, para lembrar aqueles tempos inquisitoriais, propor que se mexa aqui e ali num texto autoral para que ele ganhe o “nihil obstat” e, afinal, o “imprimatur”.
Em matéria de lembranças, porém, talvez seja mais útil recordar de outra mulher, Evelyn Beatrice Hall, biógrafa de Voltaire, autora da frase que é a ele frequentemente atribuída: “eu desaprovo o que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”.
Sem “propostas” para dar uma “aliviada”…
View Comments (13)
Temer diz em Goa que está apelando aos empresários brasileiros para que conheçam os projetos existentes na Rússia, na China, na África e na Índia, para que possam investir nesses países. Ué, não foi por isso que a "justiça" golpista queria condenar o Lula?
No seu português sumário, Moro escreveu: "A publicação (...) deveriam ser evitadas por (...)”. A ombudsman da Folha corrigiu a concordância verbal, virando revisora do jurisconcurso Sérgio Moro, e o Tjlço reproduziu... a correção e não a burrice do jurisconcurso.
O QUE ESTA EM JOGO EH O DESMONTE DO BRASIL; LULA PRECISA SER PRESO PORQUE ELE REPRESENTA O BRASIL DE TODOS E NAO O BRASIL SO DE ALGUNS. Com licença, FB, mas f...-se a Folha e seus jagunços !!! Muito cansativo esse pseudo-jornalismo de ir atras da fofoca e da novela; vc não percebe mesmo como é abelha do tipo que eles desejam, o importante é ficar sempre atraido pelo mel podre que eles exalam enquanto o Brasil é pulverizado e os zumbis-atomizados ficam aqui competindo pra ver quem faz a analise mais parcial e rasteira da "hora"...
http://www.brasil247.com/pt/blog/emirsader/260577/O-que-est%C3%A1-em-jogo-%C3%A9-o-desmonte-do-Brasil.htm
"A publicação de opiniões panfletárias-partidárias […] deveria ser evitadas”.
Essa frase foi dita pelo Moro? Engraçado, quando ele chama a imprensa para documentar todas as ações (prisões mesmo) contra o PT, ele não tem esta visão. O que confirma que a PF e a 1a. Instância de Curitiba trabalham com "dois pesos e duas medidas". Alguém ainda duvida que estamos vivendo numa ditadura policial/judiciária/midiática?
Esse é um país em que policial com tornozeleira eletrônica participa de prisões de "supostos" criminosos. Valha-nos Deus!
Não por acaso a Folha é a Folha.
Perfeito, Brito.
A ação deletéria dos republicanos de Curitiba agora se espalha também na censura prévia.
Ah, aquela saudade dos tempos coloniais, o tronco, a chibata . . .
Logo a tv Golpe apresentará o seriado: Os imparciais contra o dragão vermelho. Mas só após o BNDES liberar o financiamento.
Afinal, eles fazem a diferença....
Assino embaixo, Visconde de Sabugosa !!!
Moreira Franco, vulgo "gato angorá", foi ministro duas vezes no governo da presidente Dilma !!
Alguma manifestação FORA TEMER marcada para hoje ????
Bom, parece não haver dúvidas sobre esse verniz que Folha oferece a seu público ao instituir a figura o Ombudsman. Parece haver um acordo pra "pegar leve".