O corvo e os gambás

Não costumo falar grosseiramente de pessoas, inclusive de adversários políticos.

Não sei se por herança de meu avô, com quem não se sentava à mesa de camisa aberta ou se falava palavrões, em sua casa no Iapi de Realengo.

Mas recordo-me de um dia, em que ele me levava a passear –  meus pais já moravam no Méier – e por um acaso havia um pequeno comício de inauguração da “Radial Oeste”, avenida que continuaríamos a chamar de Rua Hermengarda.

E no palco, falava Carlos Lacerda, governador da Guanabara, anos antes algoz de Getúlio Vargas.

Pela primeira vez vi os olhos de meu avô vidrarem-se e as palavras saíram entre dentes: Corvo filho da puta!

Hoje senti algo semelhante. Não por todos os que foram dar seu tiro na cambaleante democracia brasileira. 40 anos de política já não fazem novidade para mim os tipos assim.

Mas por dois homens que apoiei ou defendi em alguma época na vida: Cristovam Buarque e Telmário Mota.

O odor que se desprende de suas atitudes é nauseante.

E eles próprios encarregaram-se de mostrar, com seus votos, o quanto são falsos, sorrateiros, oportunistas.

E covardes, ao ponto de nem sequer assumirem os negócios e arranjos que justificaram sua sabujice.

Ao votarem contra a aplicação da pela de afastamento da função pública de Dilma Rousseff fizeram aflorar sua própria podridão.

Se Dilma não merece ser punida – como é razoável que fosse – com a pena a quem atenta contra a Constituição, como é que pode ser afastada do cargo que ocupa pela vontade do eleitor e que só naquele caso, legalmente, poderia perder?

Não tiveram “pena” da Presidenta, tiveram um gesto de suposta piedade por si mesmos.

O remorso põe a perder o traidor, o assassino, que acha que flores ao enterro podem mitigar sua perfídia e faze-los parecer doloridos ante o cadáver.

Veio à memória a sinceridade daquele “Corvo filho da puta” que ouvi aos seis, sete anos de idade.

Embora reconheça que amos não são corvos.

São e serão, para todo sempre, gambás.

Figuras nauseantes aonde quer que suas miseráveis existência os levem, seja aos confortos da Unesco, seja aos cargos de Roraima.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • O tempo trabalha a favor de dilma, Lula, do lulismo, de Lindbergh farias, Requião, Ciro gomes. Ate os coxinhas sabem disso. E o tempo no século 21 anda um bocado mais rápido do que no seculo anterior.
    E num pais grande, multifacetado, economia (para o bem ou o mal) conectada com o mundosó a repressão em escala resolve o problema deles.
    Porque mesmo a manipulação e empulhação midiática que advirá, é óbvio que tem limites.

  • Independentemente do candidato que eu tivesse votado para presidente me sentiria envergonhado neste momento, pois me roubaram o que tem de mais sagrado na democracia, o voto. Se nao houve o respeito a vontade da maioria, não há dignidade. Sem estes preceitos, voto e respeito a vontade da maioria, não há espaço para comemorações por quem é digno e honrado. O resto são firulas fiscais.

  • Independentemente do candidato que eu tivesse votado para presidente me sentiria envergonhado neste momento, pois me roubaram o que tem de mais sagrado na democracia, o voto. Se nao houve o respeito a vontade da maioria, não há dignidade. Sem estes preceitos, voto e respeito a vontade da maioria, não há espaço para comemorações por quem é digno e honrado. O resto são firulas fiscais.

      • Situações completamente diferentes. Ambos renunciaram. Nixon nem sofreu impeachment, pois renunciou antes quando ficou provado que havia mentido e viu que não tinha mais como se defender. Collor disse que não renunciaria porque senão seria admissão de ter cometido crime. Renunciou pouco antes da sessão de votação, por isso admitiu e até um fiel escudeiro dele, senador Affonso Camargo, votou a favor do impeachment alegando que a renúncia era confissão de culpa. Dilma foi derrubada por eleição indireta usando pedaladas que nunca configuraram crimes de responsabilidade como mero pretexto.

        • O comentário que eu respondi dizia que quem venceu a eleição não pode ser retirado de modo algum. Só que isso aconteceu nos três casos.
          A única diferença é que dois deles admitiram que não tinham mais condições e renunciaram. E a Dilma também sabia, mas, por vaidade e rancor, tentou atrapalhar o país até o fim.

          • Raciocínio de coxinha é uma gangorra mesmo! Para provar que o Lula e o PT são corruptos dizem: " Se aliou ao Collor". Depois diz: " Dilma é menos digna do que Nixon e Collor, pois estes tiveram a "grandeza" de renunciar quando conheceram que estavam atrapalhando". Ok. O que todos sabemos, e a coxinhada mais que qualquer um é que o Collor não renunciou por um gesto de "grandeza", mas para evitar um processo, um vexame (de ter sido apeado contra a vontade do cargo que ocupava). Mas o binarismo coxinha não aceita o que não compreende, vale dizer, não aceita que alguém lute com todas as forças por aquilo que conquistou bravamente. Dilma lutar por aquilo que acredita (a preservação do mandato conquistado democraticamente nas urnas e com ele a democracia) é tão ignominioso para quem vive a rastejar que chega a ser mesmo, "incompreensível". Vale dizer, para os que têm espírito de porco, ou viralata.

          • Leia-se: " ... é tão incompreensível para quem vive a rastejar que chega mesmo a ser ignominioso."

      • Nao se faça de canalha, pois você sabe exatamente o contexto do meu comentário. Falta-lhe dignidade e honra para aceitá-lo.

        • O cerne do seu comentário é que o importante é o voto da maioria e o resto é o resto. Se isso vale para a Dilma deve valer para o Collor, por que não?

      • ernesto
        Seus serviços de golpista já não são mais necessários.
        Passe no caixa para os seus últimos honorários.
        Gratos por tudo
        KOCHinhas Bros.

        • Rsrs ... realmente, a primeira parte do trabalho já foi. Mas ainda falta prender o Molusco. Enquanto os manos pagarem a gente está aí. É nóis mano.

  • Respeitemos a mãe destes senhores. Tenhamos dó dos seus filhos e netos. E não esqueçamos seus nomes.
    Mas ainda fica no ar uma dúvida: o que ganharam para tanta traição?

  • Vendo essas figuras lembrei da frase da Elke Maravilha que infelismente nos deixou.
    "O Brasil me parece, há muitos anos, um grande edifício minado na base, que é a moral. Você sabe que a moral não está no meio da perna, no c* ou na b*, não é? Não tenho o menor problema com quem vende o corpo, mas com quem vende a alma. Eu, que sou imigrante, o Brasil foi minha ressurreição. O que fazem com nosso país física e espiritualmente é uma coisa triste. E o povo ainda vota nesses filhos da puta. Não sou partidária. Meu ideal está no coração. Não posso te deixar ignorante, não posso te explorar, enganar, só para salvar um partido e fazer a merdalhada que fazem".
    Cristovão e os demais golpista são do mesmo naipe que o Cunha.

  • Os ratos e capivaras maiores roubaram o voto com inestimável ajuda de Aécio.

    Tinha razão a delação de Machado e a fala de Renan, o novo traíra. "Eles estão putos com a Dilma". Devia ter dito estamos putos porque somos putos. Porque Dilma nos atrapalha os planos.

    Agora, todos estarão soltos e livres para a corrupção desde que contribuam com o partido Rato que ja são dois irmãos siameses PSDB e PMDB. Se separaram só por um tempo....

  • Paradoxo jurídico do dia: Traíra assume sem poder concorrer às eleições em 2018. Dilma, que acabou de ter seu mandato cassado, pode.

  • Lula e Dilma em 2018, chapa puro sangue , por esta os golpistas não esperavam

  • EU QUERO MEU VOTO CAMBADA DE LADROES, AGRIPINO ARENA DAS DUNAS, AECIO DE FURNAS , ALUISIO DOS 300 MIL ECUNHA LIMA DO DINHEIRO NO VOANDO .CANALHAS.

Related Post