Sergio Moro e o perigo dos holofotes

Estou fazendo um grande esforço para não deixar minha imaginação achar que a mídia, em conluio com setores golpistas incrustados no Estado, irá conseguir, novamente, transformar uma ação penal importante numa conspirata política.

Como fizeram com a Ação Penal 470, vulgo mensalão. Poderia ter sido uma ação esclarecedora para o Brasil mudar, de uma vez por todas, o sistema de financiamento eleitoral.

Preferiram transformar tudo num circo e promover inúmeras inovações penais, sempre em detrimento das defesas.

Parece que estão fazendo a mesma coisa com a Lava Jato.

A tática de apenas manter os acusados em prisão preventiva por tempo indeterminado, num sistema penal que tem presídios ainda associados à ideia de masmorras medievais, recupera a estratégia da tortura, mais recentemente usada em Guantanamo pelos EUA.

Estão fazendo na Lava Jato a mesma coisa que os americanos fazem Guantanamo. Prendem sem acusação formal e mantêm o sujeito encarcerado até que ele delate alguma coisa. Qualquer coisa.

Quer dizer, não exatamente qualquer coisa.

Os presos, que não são idiotas, não precisam de muito tempo para entender o jogo.

Tem que denunciar alguém ligado ao governo. Só assim serão bem recebidos por uma mídia terrivelmente agressiva, que persegue a família inteira do sujeito se ele não dançar conforme a música.

Contra todas as evidências, tento acreditar que não vão envenenar novamente a democracia com táticas penais e investigatições fascistoides, mas está difícil.

A situação lembra em muito o filme Z, de Costa Gravas, que conta exatamente essa história. Uma investigação que vai se desvirtuando, e, apesar de toda a aparência legal, se transforma numa insidiosa operação antidemocrática e golpista.

Minhas esperanças sofreram novo abalo hoje, ao saber que a Globo dará o Prêmio Faz Diferença a Sergio Moro. E que, pelo visto, ele já aceitou receber.

Esse prêmio é um acinte à democracia.

Um Judiciário isento não pode aceitar prêmios do setor privado, ainda mais de uma empresa de comunicação cujos proprietários são a família mais rica do Brasil. Poder e dinheiro consolidados na ditadura, e mantidos pelo regime de monopólio constituído nos anos de totalitarismo.

Uma empresa que usa seu jornalismo como ferramenta de poder com vistas a defender seus próprios interesses políticos e econômicos.

O Judiciário precisa tomar cuidado com os holofotes.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Não ligo se estão em masmorras. Roubaram o dinheiro do Povo. Merecem muito mais que uns anos de cadeia e ter seus bens bloqueados, além de ressarcir as perdas aos cofres públicos.

    • A questão não é essa, Pedro. E sim que, torturados, eles delatam o que a mídia espera que falem. E nem sempre é a verdade que lhes sai da boca. Eles entram no jogo.

  • brito acompanho seu blog ha muito tempo, com detida atenção e muita reflexao...

    nao seja inocente como alguns no PT, a ação penal 470 recomeçou e seguirá a mesma cartilha de golpe paraguaio através da PF, dos tribunais e principalmente da mídia....

    as declarações da oposição sempre foram sinceras nesse sentido, querem o golpe....articulam o golpe....e mais uma vez usam um ex operador seu, pois conhecem bem o esquema...

    e a dilma, assim como lula em 2003, perde o time na briga, demora a reagir e na verdade nem sabemos se vai apanhar calada...

    (sobre 2003, na minha avaliação, o lula tinha que ter ido pra cima da privataria e afins, deveria ter mostrado a lama do psdb e enterrado esses quinta coluna na própria lama deles, mas o lula não é bom de briga, sua qualidade é ser um exímio conciliador....mas não há conciliação com o mau)

    • Concordo plenamente.... 12 anos se passaram e nada, nada foi feito para desnudar este hipócritas... Muito pelo contrário, Lula/Dilma alimentaram a serpente que esta ai se preparando para dar o bote.
      Não vamos nos esquecer... foram até agora 12 anos.
      Um se dizendo "Paz e Amor" o outro "Republicano quebra-pedras"... e os canalhas articulando o golpe a luz do dia.

      • É estarrecedor ver que a desfaçatez chegou neste nível e que
        O descaramento é tamanho que nem se preocupam mais em dissimular a armação ilimitada.
        Não se trata apenas de sangrar o PT. Estão sangrando o desejo expresso do povo brasileiro.
        Estão rasgando nossa constituição, agindo à revelia das leis e ferindo os fundamentos democráticos.
        Inquisidores medievais.
        Cadê a OAB? Onde os juristas de bem? Temos um ministro da justiça? Se todos estão mudos, nós, o povo, não podemos nos calar. Caso contrário, quem irá nos defender? O Chapolin colorado?

  • Caro Miguel,

    É dura a vida de espectador.
    Por mais que em toda minha vida acompanhe a política sem me deixar ser pautado somente por uma fonte, sempre buscando fundamentar minhas conclusões aliando "noticias" e fatos...estou perdido.
    Quem banca e de quem e a estratégia?
    Me irrita quando falam que o "mercado" quer juros mais altos. Por que não damos nomes?
    E assim vai...inúmeras entidades sem imagem,sem nome, etc que estão por trás de tudo.
    E finalmente por que o governo não faz nada?...Se e que pode fazer!

    Toca o barco

    Abraco,

    Eder

  • Macartismo. Estamos passando pelo período de caça as bruxas. Só que as bruxas sempre serão ligadas ao PT, assim como as bruxas estadunidenses eram "comunistas". Há "sangramento" e desconstrução do partido nascido dos sindicatos, e que deles se afasta a procura da luz "do mercado" e só encontra trevas. O PT tem que mudar. Voltar as suas bases. Falar com o povo, deixando gabinetes e conversas ao pé de ouvido. O PT tem que ir pras ruas. O governo está dependente dos piores partidos políticos para ter base de sustentação no CN. Veja que quem manda é a prostituta das prostitutas, o PMDB. É o que eles querem, o PT refém e sem autonomia. O início foi o tal mensalão, que durou exatos 3 governos de apurações, denuncias e o julgamento final, com tudo e mais alguma coisa (domínio do fato...excrecência jurídica) até a condenação. "Vamos sangrar o PT"(FHC).

  • " Tomar cuidado com os holofotes ", caro Fernando! É isso mesmo que eles querem. O judiciário, com pequenas exceções, quer mesmo os holofotes, e já sabem muito bem como chegar à eles. É ferrar o PT. Alguma dúvida? Os bonzinhos que estão no governo, não tem coragem nem sabedoria para impedir o golpe. Já estou cansado de ver tanta incompetência e covardia. Tá tudo dominado.

  • Estes prêmios, honrarias, medalhas, etc etc são uma forma de corrupção conhecidissima. Elas são usadas para "comprar" o homenageado. Organismos internacionais, ONGs e mesmo governos usam isto com maestria. Se o juiz fosse um homem sério mesmo, não aceitaria esta isca.

  • Pode guardar o que eu irei dizewr: se porventura o Dr. Moro aceitar em receber esta premiação toda a sua postura como Juiz cvairá por terra. Onde a Globo poe a mão o povo desaprova. Recordo daquele lutador anderson silva, quando passou a ser queridinho da globom, sendo até jurado no programa do Faustão a sua belissima carreira acabou. Perdeu uma luta de forma vergonha. O ego prejudicada a imagem de uma pessoa.

  • A operação "lava a jato" está ultrapassando os limites do ridículo. O doleiro "ladrão profissional" receberá uma pena de reclusão de 5 anos, que com a progressão, poderá ser reduzida talvez para 3. Agora um novo acordo esta sendo noticiado, Folha de SP 24/01/15: se o criminoso colaborar na recuperação de desvio de valores supostamente atribuídos à Petrobras, receberá uma comissão DE 2%. Caso a recuperação atinja p.ex. R$500 milhões, ganhara R$10 milhões. Ou seja poderá sair "a jato da cadeia" com um montante equivalente a um prêmio da mega-sena. Que País é esse? É importante lembrar a possiblidade dos executivos das empreiteiras terem feito contratos falsos, com as empresas do doleiro para, também, desviar dinheiro paras suas próprias contas. Portanto caixa 2, distribuição disfarçada de lucros e sonegação do Imposto de renda. Aproveita-se que o ex-diretor, ladrão confesso, extorquiu dinheiro das empreiteiras, joga-se tudo na vala comum, na conta da Petrobras. A Petrobras está sendo vilipendiada, portanto tem o direto e o dever de contratar advogados e consultorias independentes para acompanhar este processo.

    • Se não fosse a degradação total do judiciário, poderia ser uma piada.

  • Eu acho que quem deve entregar o prêmio da Rede Bobo ao Juiz Moro é o Secretário da Comunicação da Presidência da República (SECOM-PR). Afinal é ele que mantém o Bolsa PIG e, assim, financia por tabela esse prêmio. Nada mais justo.

    • Acho que deve ser o Joaquim Barbosa quem deve entregar o prêmio. Afinal, em termos de egos, cara de um focinho de outro. Também pode ser o efeito Orloff, com Moro ouvindo Joaquim dizer: "Eu sou você amanhã". Ou seja, nada. Passa a faixa , mister EGO, eco, eco, eco!

  • O PT tem 12 anos de governo, e em nome da dita governabilidade, nunca expôs os anos de negociatas do PSDB, como por exemplo, o gasoduto Brasil-Bolívia, mantido por FHC, e que Paulo Roberto Costa era um dos coordenadores. Em nome da governabilidade, o dep. Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara de Deputados, engavetou a CPI da Privataria Tucana. Então, fica difícil de reclamar. Onde estão os deputados e senadores do PT? Calados, mudos, paralizados? Onde estão esses deputados e senadores que não falam abertamente que esse juiz Moro é o mesmo que fechou os olhos para o escândalo do Banestado, que roubou 150 bilhões de dólares do país, e que tinha DNA, digitais e ficha criminal de tucanos com bico grande, alguns gordos, outros carecas. O PT não responde nada, não fala nada, não ocupa o espaço, então não tem o que reclamar.

    • CPI do BANESTADO que tinha as contas CC5 que enviam dinheiro da propina das privatizações foi abafada pelo PSDB porque comprometia a família do José Serra futuro candidato a presidente em 2002.

Related Post