Sergio Porto, eles voltaram. Sem farda, de toga… É o “dedo-duro do milhão”

Qual  a diferença entre denunciar e “dedurar”, é uma boa questão para os filólogos ajudarem a deslindar.

Cá pra mim, associo denúncia como um ato de coragem, de indignação, de quem corre risco e se expõe diante do que sua consciência não lhe permite aceitar.

E  sobre “dedurar”, fico com a clássica definição de Sérgio Porto, o imortal Stanislaw Ponte Preta, transcrita pelo Jaguar:

“Pouco depois da ‘Redentora’ O golpe de 64), cocorocas de diversas classes sociais e algumas autoridades que geralmente se dizem ‘otoridades’, sentiram a oportunidade de aparecer, já que a ‘Redentora’, entre outras coisas, incentivou a política do dedo-durismo (corruptela de dedo-duro, isto é, a arte de apontar com o dedo um colega, um vizinho, o próximo, advindo daí cada besteira que vou te contar).”

Dedurar passou a ser bom para fazer carreira, subir no gosto dos donos do poder. Ah, claro, a deduragem só valia, por lei não-escrita, para seus inimigos. Porque, como se sabe, por dentro muita gente mamou e engordou – alguns até ficarem do tamanho do globo – com as mais grossas e finórias falcatruas.

Pois remexa-se na nuvem aí onde está, Sérgio, porque os cocorocas voltaram.

Está lá, escrito com todas as letras que as nossas “otoridades” querem, agora, instituir o “Bolsa Dedo-Duro”, pagando entre 15 e 20% do que for recuperado graças a informantes que o que disserem ser malfeitos alheios.

Na Folha:

“Autoridades federais que atuam no combate à corrupção propõem a criação de mecanismos para permitir o pagamento de recompensas para os denunciantes de crimes contra os cofres públicos.

A ideia é que a remuneração aos informantes seja de 10% a 20% do valor recuperado para a administração pública ou saia das multas aplicadas aos autores dos delitos.”(…)

A coordenadora das ações para concretizar a proposta é a Associação dos Juízes Federais (Ajufe). O magistrado Márcio Antonio Rocha, representante da Ajufe na Enccla, diz que a experiência bem sucedida dos EUA de incentivo aos denunciantes (denominados “whistleblowers”) pode servir como base para a iniciativa brasileira.”

Só não dá para rir porque é capaz de Sua Excelência me mandar prender por desacato, mas dá (ainda) para perguntar ao doutíssimo magistrado, o quanto ganhou de “incentivo” o mais famoso whistleblower da atualidade, o Edward Snowden, que denunciou as escutas universais da NSA norte americana.

Deu certo, excelência?

E aquele soldado, Bradley Manning (que virou Chelsea) ganhou o que, além de uma sentença de 35 anos de prisão, por mostrar atrocidades das tropas dos EUA. E o whistleblower do Wikileaks, o Julian Assange recebeu algo além de ter de viver escondido em embaixadas, por um suposto estupro de duas moças suecas (logo na Suécia, pobre Garrincha…).

Então é assim, meus senhores. Quer ganhar uma boa grana? Espione, finja-se cúmplice, conheça ou monte uma história e monte algum suporte de verdades, nem que sejam pela metade e aí…torne-se um dedo-duro premiado…

Quem sabe se com este novo futuro que nos espera, graças à honradíssima sabedoria dos juízes federais, amanhã não surja um novo Stanislaw para reescrever seu “Garoto Linha Dura”:

– Então, meu filho, o que você vai ser quando crescer?

– Já decidi, pai…

– Vai ser engenheiro, médico ou advogado?

– Não pai, vou ser dedo-duro, o João, meu coleguinha na escola falou que o pai dele é e eles vão pra Disney agora nas férias…Você nunca me levou lá, sempre diz que o dinheiro não dá…

Como ainda não apareceu, deixo os meninos da Bibliotecademia do Sagrado, na sua pureza, narrem o conto, atualíssimo…

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • O Fernando Brito, quem diria, dessa vez se igualou ao Eduardo Cunha, no uso da camisa do Flamengo.

  • Quantas saudades do Pasquim. Então se eu digo que alguém é ladrão e agrada as otoridades tem valor, mas se os desagradam não tem valor algum. Delcídio ou estava louco ou quiz aparecer, colocou ministros do STF, vice presidente, presidente da Câmara, Zé Serra etc. Por uma questão isonomica todos ou terão que ser presos ou no mínimo investigados. Que saudades de tia Zulmira e eu ou da velhinha de Taubaté, Vamos subir o nível dos comentários

  • A diferença de " deduragem" e denúncia é que a primeira ´feita por oportunistas que querem sair de uma "fria" dão nomes e situações que incluem nomes que interessa a quem está perguntando, mesmo que este seja o próprio Jesus Cristo na santa ceia e denúncia é para pessoa que vê algo errado que atinja ele como cidadão ou a comunidade, esta atitude requer caráter.

  • Fernando, uma correção: dedo duro profissional é X9.

  • O Dedo Duro e o bate pau nunca passarão de canalhas merecedores de desprezo.Na ditadura sempre foram desprezados e alguns "justiçados".

  • Tristeza. Mas há exceções. Por isso que se fundou a As. dos Juizes para a Democracia. Deve ser um inferno ser excecao nesse mundo.

  • Quer melhor incentivo do que ter pena reduzida pela delaçao? Agora dar dinheiro eh brincadeira, ainda mais um montante alto desses. Quanto disse me disse nao virao disso?

  • Engraçado! Quando Dilma Roussef sancionou a lei da delação premiada, e o PT não se imaginava "premiado" pela mencionada Lei, não vi nenhum blogueiro estatizado falando mal.

  • Perguntar não ofende: 1) A denúncia de Snowden ajudou a recuperar quantos bilhões? 2) Ajudou na condenação de algum criminoso?

  • Pois finalmente constato,que o CAF, e o Sr.P.H.dos Santos Amorim,publiciza matéria dando conta do GOLPE DA CLASSE MÉDIA.Ora,classe média!Por que média e nao PEQUENA BURGUESIA? Será de MEDIÚNICA,MEDEIA,MENTIROSA,MEDÍOCRE ou o que? A PEQUENA BURGUESIA,desde seu aparecimento na história recente,nasceu para fazer o SERVIÇO SUJO DA MANUTENÇÃO DO PODER,pela BURGUESIA.Não ganham nada por isso,senão afagos e serem recepcionados nos ALOJAMENTOS DA CRIADAGEM.Se orgulham disso,e VERGONHA NA CARA,é um produto que não querem consumir.Somente afagos.E hoje,alguns publicizam matéria,dando conta que a PEQUENA BURGUESIA,que gentilmente chamam de CLASSE MEDIA,deu o golpe.Ora,a PEQUENA BURGUESIA,tem o poder em todos os países capitalistas do mundo,por mera delegação da BURGUESIA,que ao menor sinal,que estejam " MIJANDO FORA DO PENICO ",incontinente os substitui por outros,da mesma PEQUENA BURGUESIA,mas mais raivosos.Isso acontece no mínimo,nos últimos 250 anos.Somente não vêm,os néscio,os de intelecto não muito brilhantes e os cínicos,que usam isso,como disfarce de sua cumplicidade.

Related Post