Serra tira a fantasia: o negócio é fatiar e vender a Petrobras.

A entrevista de José Serra ao “dono da lista do HSBC” no Brasil, Fernando Rodrigues, é um strip-tease.

O vendedor da Vale – título que lhe foi concedido pelo próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – lista o que se tem de fazer com a maior empresa brasileira.

Vai falando meias-verdades, como a de dizer que a Petrobras está “produzindo fio têxtil”, vai circulando a presa, como um velho leão.

O “fio textil” é poliéster, derivado integral de petróleo, que é produzido em Suape, como parte da cadeia de valor gerada pela refinaria, junto com a resina PET, com a que se produz garrafas.

São plásticos, enfim, um dos frutos de maior valor da cadeia de refino de petróleo.

Depois, diz que a Petrobras “não tem que fabricar adubo”.

Parece que está falando de esterco, mas é, simplesmente, de um dos insumos mais importantes da imensa produção agropecuária brasileira: amônia, que é produzida a partir do gás extraído junto com o petróleo.

É o “N” da famosa fórmula NPK dos fertilizantes, que o Brasil, incrivelmente, importa às toneladas.

Depois, fala em vender as usinas termelétricas de eletricidade, que já foram das multis e que a Petrobras teve de assumir porque elas só queriam o negócio com os subsídios que lhes deu FHC na época do apagão de 2001, subsídios que, além disso, eram suportados por nossa petroleira.

A seguir, fala em vender a distribuição, os postos Petrobras.

Aqueles onde o dim-dim entra, sonante, chova ou faça sol.

E aí, finalmente, diz que a empresa deve se conservar na extração de petróleo, mas que este deve ser “aberto ao mercado”.

Como já é, deve-se ler isso como a entrega da parcela exclusiva, de 30%, das imensas jazidas do pré-sal.

Claro que, nos negócios da cadeia do refino de petróleo, a Petrobras pode comprar, vender, dividir, agir como age um empresa que busca concentrar recursos em suas prioridades.

Isso inclui, senador Serra, o tal “fio têxtil”.

É tão bom negócio que seus amigos da Chevron  o produzem em larga escala através da Chevron-Phillips, em oito países.

Assim como a Chevron produz adubo e está cheia de passivos ambientais pela forma terrível que o faz, antes como Texaco e agora  usando  o “codinome” de Ortho.

E, claro, a Chevron não vai abrir mão de seus mais de 8 mil postos de abastecimento só nos Estados Unidos…

Quer dizer, as receitas de Serra para a Petrobras são exatamente o contrário do que fazem seus amigos da Chevron…

Senador, mas o que é bom para os Estados Unidos não é bom para o Brasil?

Fernando Brito:

View Comments (76)

  • O outro, o 'amore', era o príncipe da sociologia (perdão, sociólogos brasileiros). Esse é o príncipe do deserto, não produz nada, só intrig, desemprego e falcatrua.

  • Caro Fernando,

    esta proposta do Sen. Ceha, nada mais é que o plano bolado para a privatização da Petrobrás na era FHC; lembremo-nos das tais UN, unidades de negócios! Não foi para a frente devido à reação clara que suscitou. O Sr. Ceha não traz nenhuma novidade, apenas explicita detalhes da "luminosa idéia", pensa que agora vai. Estamos carecas de saber... ele só pensa em Chevron e similares.

    Com um abraço e BFS.

  • Meus caros navegantes:
    Retirem da paisagem as Empreiteiras e a Petrobrás, o que resta de original da realização dessa nação de 200 milhões de indivíduos, como resultado de 500 anos de existência???
    Sr Senador, nos poupe. Mas o mais preocupante, como existe tanta gente que elege um crápula desses??? não é mesmo meu povo??

  • não vi ate agora um pronunciamento deste cidadao na tribuna do senado..nao o vi.....parece que nao tomou posse....!

    • Ele tá fazendo "oposição implacável" junto com o Aécio, direto pegam vôo que pousa lá no aeroporto de Cláudio

  • Canalha, não vale um ovo podre. Um dia a hora dele chegará e o Brasil vai acordar e ver quem é este bandido!

    • O antipetismo é tão burro...que eles preferem doar o país a ter que debater os equivocos do pt!

      • Isso mesmo. É impressionante. Eles não discutem o PSDB, já observou? E preferem destruir o Brasil, a Petrobras e a democracia ao invés de criticar, sugerir e fazer uma oposição responsável. Sinceramente, não sei o que têm na cabeça. Às vezes acho que são preguiçosos, como foram os administradores do PSDB, para os quais era mais fácil privatizar que lidar com os problemas e resolver.

        • Re, eu sei o que eles têm na cabeça, merda é o que compõe a maior parte o resto são substâncias impróprias para pessoas decentes. É isto. Não vamos falar de mau caráter,que seria elogiá-los, abraço.

  • Dois panacas se entendem. O Serra e o jornalista que o entrevistou. O jornalista é o mesmo que está escondendo a lista do HSBC e o Serra fugiu e se recusou a assinar a CPI do HSBC

  • Esse sujeito só abre a boca pra falar bobagens. Vocês já se esqueceram sobre o que falou da gripe suina? Era por causa de uns porquinhos.....

    • É muito facil perceber quando o Çerra fala bobagens: quando mexe a boca. Ao ler essas tonterias, me ocorreu o fato da gripe suina. E ele estava ministro do que mesmo?

  • Não estranho essa imbecilidade de Serra , afinal ele tem diploma de que?
    é formado em que matéria? apenas um rola bosta que a mídia golpista da orelha.

      • Ele disse que é economista. Manda ele mostrar o diploma em Economia. Não mostra porque não tem.

Related Post