“Sigam o dinheiro” das contas de Cunha. Mas o crime político não precisa de mais provas

 

 

A revelação, publicada por Jaílton de Carvalho em O Globo, de que Eduardo Cunha fechou – um mês após a prisão de Paulo Roberto Costa –  duas das quatro contas  que mantinha no Banco Julius Baer, na Suíça, torna óbvio que as investigações sobre o dinheiro que estava ali tem dois caminhos evidentes e necessários.

 

De onde veio e para onde foi.

 

Quem foram as pessoas e empresas que nela depositaram e quem recebeu seus saldos, se em moeda, ordem de pagamento ou transferência de valores.

 

Não há sentido em não se dar a público as informações, até porque o essencial, do ponto de vista político, está confirmado pela manifestação do Procurador-Geral, Rodrigo Janot, ao confirmar que há contas não-declaradas no exterior.

 

É o suficiente para caracterizar evasão de divisas e falsa declaração ao TSE e, depois, à própria Câmara dos Deputados.

 

É ridículo que um promotor de Justiça, o líder do PSDB, Carlos Sampaio, ainda diga que o caso Cunha “dependa de provas”.

 

O procurador Janot produziu-as, hoje, ao responder ao requerimento de informações do PSOL, nestes termos:

 

“Vossa Exa. confirma a existência de contas bancárias em nome do Deputado Eduardo Cunha e dos seus familiares  na Suíça?”

 

E Janot: “A resposta é afirmativa”.

 

Assinado embaixo.

 

A investigação criminal é outra coisa e esta pode e deve ser longa, detalhada e equilibrada.

 

Cunha não operava sem o concurso de uma rede.

 

Que tem tudo para mudar de nome para quadrilha.

 

A situação de Eduardo Cunha é a de uma bola de neve que desce montanha abaixo.

 

Quem a tentar “segurar” será tragado por ela.

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Carlos Sampaio ridiculo? Pouco.
    Ele é irresponsavel, despudorado para um lider partidario. Nao tem auto-respeito e nao respeita seus eleitores.

    Bom para o Brasil que vai descartando as figuras ....

    O Tijolaço tem mandado bem!

  • Maria,
    O nome mais apropriado do sujeito é: Carlos BOÇAL Sampaio
    Tal é o número de boçalidades praticadas e difundidas pelo sujeito em questão.

  • Muito claro que há uma máfia operando no congresso, nas assembléias, nas camaras, em todas instâncias do judicário , ministério público, na PF, na imprensa. O desespero para derrubar o governo, atribuir-lhe toda a culpa e encerrar as investigações é patente. Os mafiosos sabem que se continuar com as investigações todo o esquema deles será descoberto.

  • Acho que só no Brasil é possível estas coisas.
    O partido da ética apóia o cara que comete os mais graves delitos e fica por isso mesmo.
    Uma vergonha a imprensa compactuar com isso e não fazer aquele oba oba periódico.
    Mas é isso aí , uma horabo jogo vira...

    • Tá sendo bonzinho de chamar o PSDB de "partido da ética". Mais adequado seria dizer "partido do me-engana-que-eu-gosto", ou "partido da moral seletiva".

  • MORTE e EDUARDO CUNHA.

    No livro "Sorria, você está na Rocinha", de Julio Ludemir, este é o nome dado a um pistoleiro vil e cruel, que agiu ali a soldo do tráfico.
    Permanentemente armado, temido por todos, ninguém ousava por-se no caminho de MORTE. Aconteceu, porém, que um dia ele discutiu com alguém, por bobagem, e em plena via pública sacou da pistola. Os chefões do tráfico souberam e passaram um esporro no Morte, o que o deixou borrado. No monopólio da matança na comunidade, só os capos, bem entendido?
    EDUARDO CUNHA é o Morte do Congresso Nacional. Agiu sempre a mando dos seus chefes maiores, quase invisíveis. Enquanto serviu, arrotou e tratorou os inimigos. Mas, não servindo mais, corre o risco até de virar carne para urubu. No final, terá valido o pulha ter gerado filhotes capazes de exercer semelhante papel para seus
    capos.
    Aproveito a canção: é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer O Morte

  • Na convenção do PMDB que vai decidir ou não pelo estupro a democracia brasileira(apoia golpe ou não,fica ou sai) só quero ver o discurso de Marta Everhart Smith em defesa da ética e em favor de Cunhas.

    Espero que esteja lá também os coerentes Cristovám,Heloísa Helena(junto com os amigos do PSDB de Alagoas),Marina Silva(que segundo Randolfe Rodrigues o Rede quer ser o PT dos anos 80,esquecendo que Marina Silva foi o PFL dos anos 80 e 90 no segundo turno em 2014) e cia.

    Se Dilma ficar(e vai ficar!) a nossa democracia é caso sem volta querendo ou não os Nardes,Gilmar,Cunhas, Aécios,Serras, Globos,Skafs e cia.Se tiver golpe o Brasil mostra que não tem vocação para democracia e ser país de primeiro mundo e será sempre o país do sabe com quem tá falando.

  • Só agora que o jornal veio falar sobre as obras do dito cujo. Deu corda, deu corda o ano inteiro. Desestruturou um governo legitimamente eleito e puniu o povo. Levou o país a perder tanto na economia. Não acredito que haja uma imprensa assim no mundo inteiro.

  • Janot pede uma sentença dura para esse deletério CUnha.maisde 180 anos. Como deve ter feito coisas incalculáveis. Parece coisa do Demo.

  • O desenrolar dessa teia de corrupção depende da vontade de investigação da justiça Brasileira, e do Ministério Público. Aí reside o problema, pois sabemos que isso afeta grandes interesses. A direita brasileira tem atores poderosos no meio jurídico e na Mídia empresarial, ela tem uma grade de proteção que garante a impunidade, por isso não acredito em punição. O Brasil teria que passar por outros processo para se reinventar como nação, livre da corrupção herdada por 400 anos de escravidão.

Related Post