Simpatia pelo PT é do povão vai a 29%. E não vai transferir para Haddad?

No UOL, a chamada incontestável: “PT é preferido de 29% dos eleitores e supera 34 partidos somados, diz Ibope“.

É mais do que o registrado historicamente, e 50% maior, quase, que os 20% registrados pelo Datafolha em abril passado.

É óbvio que esta identificação tem um nome: Lula.

É ele quem está transferindo ao PT este grau de simpatia.

E se está, porque não transferiria a um candidato que o tenha de substituir, se o impedirem de concorrer?

Não é “ser do PT” que funcionará como legitimador de candidaturas, para Haddad ou para qualquer outro candidato, é “ser do Lula”.

Leiam o detalhamento dos resultados, descrito pelo UOL:

A pesquisa apontou poucas discrepâncias entre as escolhas de homens e mulheres, que não chegaram a variar fora da margem de erro.

O mesmo ocorreu, em geral, quando se levaram em conta as faixas etárias dos eleitores. O único partido fora da curva foi justamente o PT, que tem mais força entre aqueles que têm entre 16 e 34 anos de idade (32%) e menos entre os maiores de 55 anos (23%).

O Partido dos Trabalhadores também foi o único a variar de acordo com a formação acadêmica do eleitorado, perdendo preferência à medida que o entrevistado tinha mais anos de estudo.A variação foi de 15 pontos percentuais entre os que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental (34%) e os que declararam ter ensino superior (19%). Entre os que fizeram da 5ª a 8ª série do ensino fundamental (31%) e ensino médio (30%), a diferença foi mínima.

Considerando a renda familiar, apenas o PT teve variação atípica. Dentre os que dispõem de até um salário mínimo, a preferência é de 36% –o dobro do índice dos que têm mais de cinco salários (18%).

Segundo a pesquisa, católicos representam 31% dos eleitores que escolheram o partido, evangélicos, 24%, e adeptos de outras religiões, 27%. O levantamento não apontou a participação de ateus ou agnósticos.

(…) Entre as regiões do Brasil, Nordeste garantiu um índice de 46% ao PT, que teve 20% no Sul. No Sudeste, 24% dos entrevistados disseram preferir a sigla. O instituto divulgou os dados do Norte e do Centro-Oeste juntos (20%) .

A lucidez do povão é muito, muito maior do que é capaz de imaginar a nossa elite.

Lula, como desde a fundação, é a cara pública do PT, até contra a vontade de muitos de seus integrantes e a prova é a extensa lista de defecções que o partido sofreu.

A esquerda de verdade, a que conta, a do povo trabalhador, está unida em torno de seu nome e muito porque ele aceitou o caminho que lhe era imposto, neste martírio.

O resto é o elitismo e a empáfia – as quais não faltam, aliás, em alguns quadros do petismo – dos que querem dar ordens ao povo.

Não tendo sido, jamais, filiado ou militante do PT, por isso não estou longe dele, por desejar estar onde o povo trabalhador está. Só por isso você viu que este blog jamais se equivocou sobre os caminhos a seguir.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • O Lula vai concorrer e ganhar a eleição. Em ultimérrimo caso, o Andrade leva também, e fácil. Nem a deflagração oficial da Terceira Guerra Mundial evitará este desfecho histórico.

  • Ha 36 anos atras eu votei a primeira vez no PT e no Lula para governo do estado de SP sabendo que iriamos perder a eleiçao.
    Nunca mais deixei de votar 13 e agora vou votar mais uma vez na certeza de ganhar pela quinta vez consecutiva.

  • Ansioso pela autocrítica da blogosfera que, na primeira crise, entra em barata voa.
    Ansiosíssimo!
    Mas, claro, a hora não é essa ainda.

  • As pessoas estão percebendo muito mais claramente a diferença entre os tempos de LULA e de Dima, do PT no governo e desse desgoverno tucano golpista, e de quanto está piorando para os mais pobres...daí a lembrança saudosa e forte desejo de ter LULA e o PT de volta a governa-los, para voltarem a ter esperança de futuro melhor...Quanto mais tentam esconder LULA, quanto mais tentam desqualifica-lo, mais fica claro que isso é um golpe contra aquele que tantos benefícios proporcionou para os mais pobres, então naturalmente que estes amem mais LULA e o PT....
    É 13 !!!! É TREZE !!!! É LULA !!!!
    É 13 por LULA !!!! É 13 pelo PT !!!!

  • Mira cega e velocidade em repouso
    É cansativo e repetitivo, é aborrecido, todo dia ler a mesma cantilena que o PT passou que o PT murchou que o PT não existe alem de Lula.
    Não basta apresentar dados, apontar a pujança do PT nos Movimentos Sociais, sua inserção social e enraizamento no imaginário popular.
    Sempre aparece uma legião de sábios de si mesmos e uma malta de carpideiras decretando a obsolescência do PT.
    É batata, escreva que o PT é o partido mais representativo do Brasil que pululam os videntes de anteontem afirmando que o PT passou e é passado.
    Pois bem, o que é pretérito ressurge como brasa na fogueira adormecida.
    Na ultima pesquisa sobre a preferencia partidária o PT contava com 20% de aprovação popular, hoje saiu nova pesquisa sobre o tema e o morto que volta sempre ao coreto desfruta de apenas 29% das preferencias populares.
    Insignificante soma que representa quase o triplo dos 34 partidos restantes.
    Os jornais e os birrentos é que estão corretos o PT não vai para o segundo turno

  • Fiquei sabendo que o ciro vai visitar o lula. Talvez ja pensando em uma aliança no segundo turno?

  • Vai transferir sim. A não ser que haja uma quantidade grande de petista que, na hora do vamu ver, arrega fogo e não vota na legenga, como sempre fizemos. Ainda que sem grandes simpatias pela pessoa qur está lá na cédula...

Related Post