Sinal dos tempos de escuridão

O dedurismo é próprio das ditaduras.

O argumento “legitimador” da delação, que seria o bem comum, é simples fachada.

A motivação, como se viu abundantemente na Lava Jato, é a vantagem de pagar menos, com reduções de pena, ou pagar nada, com a liberdade de fruir do produto de sua ladroagem, apenas levemente incomodados, por algum tempo, com uma tornozeleira high-tech.

Agora, os neo-udenistas de toga, juízes e procuradores, além dos deputados “pelo amor de meus filhinhos” querem “desburocratizar”.

É dinheiro vivo, mesmo, uma “comissão sobre o roubo”, paga em dinheiro, para o delator.

Imagine que maravilha: você, gestor ou dirigente de qualquer órgão público ou privado, vigiado por seus auxiliares à procura de um deslize – ou algo que possa parecer um deslize – que lhes renda “algum”.

E, se não tiver, porque não “armar”? Afinal, que se rebaixa a calhordice de viver espionando, porque não descerá ao degrau da fraude?

Afinal, se você é de esquerda ou não concorda com o estado policial, certamente é um ladrão.

Se for de direita, passa batido, como passou a mala do Delfim Netto com R$ 240 mil de Odebrecht, isso para falar em um “paco” só.

Mas se você denunciar conspirações de governo, como fizeram Julien Assange e Edward Snowden, bem aí é o exílio, a perseguição, a morte em vida.

Na ditadura militar, o Stanislau Ponte Preta, resumiu o caráter do dedo-duro na história de Pedrinho, que quebrou uma vidraça jogando bola mas pôs a culpa no garoto vizinho. E, levado pelo pai para tirar a limbo a história, foi logo avisando a ele:

 – Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.

No civilizado Brasil de hoje, em lugar de tacar a mão, chamaria o japonês contrabandista e levava para Curitiba.

 

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Bom dia,

    tá melhorando, pois com Dilma não tava ruim! Agora tá começando a melhorar. Como dia Tim Maia: Que beleza...

  • Eu li direito?

    O que vai dizer Marco Aurélio Melo, o dúbio, sobre isso?

  • "Se for de direita, passa batido, como passou a mala do Delfim Netto com R$ 240 mil de Odebrecht, isso para falar em um “paco” só."

    Fernando, esse valor diante do que lí sobre o relatório SARAIVA é trocado para tomar uma caipirinha.

  • Basta ler em algum livro de história da segunda guerra mundial a ascensão de hitler na alemanha em 1933. É exatamente o que está acontecendo hoje no brasil. Não estivesse a cia por trás de tudo. Para os inadvertidos preparem-se para o que vem em seguida. Partido único, leis de excessão para os "inimigos", podem ter certeza que começarão a proliferar os campos de detenção (na alemanha nazista os presos estavam sob "custodia protetora"). Podem esperar mudanças no código penal para restabelecer o trabalho compulsório em "colônias penais". Expurgo de funcionários públicos, professores intelectuais e artistas "contrários" ou, simplesmente, fim do serviço público profissional. Voltamos para tempos anteriores à criação da clt pelo getulio onde o politiquinho que se pilhava no poder nomeava toda a família, "clientes" e apaniguados incluídos irmãos e irmãs das amantes. Haverá um reichstag nomeado pelo f?rer e legislação antiterrorista patrocinada pelos juizecos e procuradores do mp baseada na "jurisprudência americana" segundo o juizinho e seus miquinhos amestrados. A gestapo já temos na pf. Falta a SS cujo embrião na existe na força nacional de segurança ou seja qual for o nome bastando colocá-la sob controle direto do meganha que chefiarâ o novo sni a ser criado. Quem viver verá a chegada da besta. Preparem-se cochinhas para fazerem paradas compulsórias vestidos de uniforme verde amarelo segurando tochas furante a noite para saldar o f?rer. E ai de quem não for. Vocês pediram.

    • LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

      ...É importante lembrar um pouco acerca do protagonismo nefasto deste *"procurador" parcial (sic) *Rodrigo Janot.
      [*Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel 'O Sonso geral da nação [em frangalhos]'; "o líder do 'Alto Comando' do golpe", segundo o ínclito e impávido jornalista Luis Nassif.]

      Exemplo comezinho:
      quando os bandidos da máfia 'miniSTERIAL' da dupla 'TEMer-CUnha' estavam caindo em média um a cada menos de 24 horas, o mesmo Janot "sacou o sabre das bravatas, e esgrimiu":
      "pera lá, eu vou ter que amarrar as pontas soltas [das gravações do Sérgio Machado]"!
      Dito e acontecido:
      o "[ro]mero **'Esta PORRA' 'Jucá(i)'" não caiu na Papuda merecida; o congênere DEMoTucano 'Aécim dos Mega Esquemas' "que seria o primeiro a ser comido, foi transformado no último fantasma da fila", o usurpador 'disenterino' decorativo continua destruindo e envergonhando a nação em frangalhos...
      **'Esta PORRA' do famigerado nome [ro]mero 'Jucá(i)' é a Lava Jato!

      ***

      "Este procurador Rodrigo 'Janó' é um 'sujeitim' à toa, um ressacado sem eira nem beira, um fascista da pior extração."
      Por senador Fernando Collor de Mello - em discurso proferido da tribuna do Senado Federal

      https://www.youtube.com/watch?v=NIJr46jV-5g

  • Nos bons tempos de escola quando um "moleque" armava alguma coisa e alguém dedurava para professora, quando ele chegasse na rua nao escapava de um "babau". Traduzindo: os colegas se juntavam e o enchiam de bolachas. Claro isso é a repetição do que a humanidade faz desde dos tempos imemoriais com os traíras. Muitos diziam que isso era um ato pedagógico.

  • Brito, este é só mais um dos muitos sinais de que estamos caminhando a passos largos para repetir o nosso passado.
    Nada mudou.... A "recompensa" sempre foi a lógica da matemática usada pelo imperialismo. Para atingir seus objetivos, favorecimentos, mudança de regime etc, não basta somente corromper autoridade$, político$/parlamentare$ tornando-os reféns ; é preciso também corromper os cidadãos, a sociedade, para que também tornem-se reféns e colabore com o "sistema", afinal, para exterminar aqueles considerados hostis há que se criar mecanismos boas na aparência, palatáveis, mas imundas no objetivo. Será o bode na sala plantado no meio da sociedade. Foi assim no passado.
    Para os imperialistas, geopolítica é money; e money é o que eles usam para sair corrompendo gerall.
    De novo, a sociedade será usada contra de si mesma.
    Uma versão atualizada do CCC/2016 está a caminho..

Related Post