“Situação fiscal dramática”, diz Miriam; Meirelles “fervido”, fala Gaspari

Michel Temer, o presidente sem-caráter, talvez por isso mesmo tenha se saído melhor do que esperavam com o parlamento igualmente desprezível do ponto de vista moral e com o “mercado” com a mesma falta de princípios.

Então, vai ser preciso bater não apenas na sua honradez – que não existe – mas também no precário equilíbro na queda com que ele conduz o Brasil em crise.

Miriam Leitão vai para a manchete de O Globo com o alarme: País já corre risco de enfrentar um apagão fiscal.

O risco de o governo não conseguir cumprir a meta é real. A situação é dramática. Para não parar, o governo precisa de, no mínimo, mais R$ 10 bilhões e receber tudo o que programou. 

Bem, quem acompanha este blog sabe que isso é “pedra cantada” faz tempo: bastava olhar os números dos resultados do Tesouro Nacional e ver que, pelo menos depois de maio, seria impossível cumprir a meta de déficit de R$ 139 milhões.

Diz Miriam Leitão que o arrocho no Orçamento está em vias de paralisar setores essenciais para a própria arrecadação – sem falar nos serviços essenciais à população, este item “irrelevante”:

O mais importante é que o governo não aguenta manter esses cortes. Não dá para sustentar o nível atual de contingenciamento sem comprometer o serviço público, afirma-se na área econômica. Há ministérios que têm dotação orçamentária para dois meses. O Serpro, que faz toda a parte de informática para o governo federal, está sem condições de atender aos pedidos. A Receita Federal é o maior cliente do Serpro, mas o órgão não pode fazer novos pedidos ao Serpro porque não tem como pagar.

A equipe econômica dos sonhos, o “dream team” de Meirelles, portanto, passou a viver um pesadelo, como apontou-se aqui, ontem e escreve hoje o nada esquerdista Elio Gaspari:

Não se diga que estão fritando Henrique Meirelles. Ele é um queridinho do mercado, entende-se bem com Michel Temer e vocaliza as ortodoxias de gênios que sabem como consertar o Brasil, mas não conseguem conviver bem com seu povo. Meirelles está sendo fervido.

Como a água da panela está secando, fervura vira fritura num instante.

Temer deu a Meirelles quase toda a autonomia que ele pediu, mas o ministro não entregou os empregos e a perspectiva de crescimento que prometeu. Entrou no governo oferecendo um aumento de 1,6% para este ano e elevou o balão para 2%. Tudo fantasia, hoje o FMI espera 0,3%.

Estamos em pleno caos fiscal. As bobagens saltam uma atrás da outra, desde juiz de primeira instância anulando o “salvador” aumento de impostos até economistas sugerindo que Temer reverta os reajustes que concedeu, em meados do ano passado, para cooptar a elite da máquina pública e conseguir algum parco comando sobre a máquina administrativa.

É este o “front” que a Globo vai mirar diante das dificuldades de derrubar Michel Temer pela via “moral”. As pesquisas que dão a ele 3% de aprovação mostram que neste campo, o atual ocupante do Planalto não tem muito o que ser ainda demolido.

Não se surpreenda com uma mudança rápida do tempo no “mercado”.

Ao contrário de Henrique Meirelles naquela reunião do quase finado Mercosul, o dinheiro nunca dorme.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Parabéns a todas as siglas de esquerda que mostraram nos anos entre 2003 a abril/2016 que sabem administrar o dinheiro dos contribuintes (imposto) coisa que a direita não sabe e nem quer fazer temos uma quadrilha traidora, golpista com corruptos e corruptores desgovernando to Brasil comandado pelo "Michel Temer". Parabéns a todos que deram suas contribuições nas boas gestões Lula e a também mãos limpas presidente do Brasil ate 2018 Dilma Rousseff.

  • Euj só compro o essencial e pra mim esses empresários meritócratas tem que se ferrar de verde e amarelo.
    E também não vou pra rua consertar cagada de coxinha não. A gente conserta, eles cagam de novo. Fodam.se todos eles.
    E quanto a invasão de fazendas desses corruptos, quero dizer que isso é só o começo. E não vai demorar muito a começar os saques aos Supermercados e também roubo a bancos.
    Viajar, nem pensar, porque quando voltar tá arriscado vc encontrar outros moradores na sua casa.
    Chupa coxinhada, seu sossego acabou.

  • Então vem ai Armínio Fraga, para erguer a ponte do futuro. Sendo que o Pato da Fiesp, símbolo do golpe, foi preso em Brasilia
    (em um galpão e para ser liberado terá que pagar a multa por obstrução de via). Esse é o Brasil, sendo que quem provocou o caos no Brasil. Mídia- CIA- Congresso-STF e coxinhas que nos jogaram no Caos. Estão todos soltos recebendo propina do governo e o Lula é o condenado.

  • Se o pessoal ficar sem ter o que comer, tem que buscar o seu provento no parlamento, pois Temer ta colocando todo o dinheiro dos nosso impostos no bolsos dos deputado para se livrar da cassação é la que está casa da moeda e foi assim que derrubaram a Dilma. Saquear os saqueadores é justo e moralmente defensável.

  • Mas a cegonhóloga não dizia que o oais estava crescendo? Por que ela mudou o discurso? Nem ela aguenta mais as mentiras que ela própria dizia todos os dias? O pior é que só coxinha acredita nesse "crescimento" utópico.
    Salve os coxinhas, os campeões da estupidez.

  • A ausência de reconhecimento de "maternidade" e "paternidade" quanto ao atual quadro político/econômico, por parte da Globo, Mirian Leitão, Gaspari et caterva não surpreende, mas é reveladora do nível de compromisso que mantém com o país. As recomendações que fizeram (sempre inspiradas e ditadas pelo Deus mercado) foram seguidas à risca, mesmo às custas de um golpe político, do rompimenro do equlíbrio entre os poderes da República, da destruição do pacto social de 88, e o resultado aí está, nem um pouco diferente do que qualquer um com um mínimo conhecimento de Economia e História, podia prever. Apenas os "revelados", profetas do neoliberalismo afirmavam o contrário.
    Pior que a terra arrasada que produziram sequer lhes servirá de lição, uma vez que a fé profunda que caracteriza os prosélitos, impede que aprendam com a realidade; pior ainda, valendo-se da estreiteza de seus dogmas, é muito provável que a insolvência da Nação, lhes sirva para propor a anexação do Brasil pelos EUA, remédio recentemente encontrado para "salvar" Porto Rico.

  • Arminio Fraga trabalhou com o George Soros, o maior especialista mundial em quebrar economias. Se esse incompetente vier, quebramos de vez, sem direito a nos reerguermos, pois só restará terra arrasada. Vão vender até o nosso ar para os gringos.

  • O Cúmulo da hipocrisia, é esta rede dos empregados da Leitao, fazer matérias de denuncias das mazelas, que o pais esta' enfrentando, desde o golpe executado. Fazer matéria denunciando a volta da FOME, globo!? Mesmo!? Tenha vergonha na cara! Falta de qualquer principio nobre.

  • "Situação dramática", diz a ex-urubóloga. Mas ela, como comentarista (sic) de economia, não sabe que sem consumo não existe arrecadação? Isso é básico em Economia. Ela esperava que um país que ZERA investimentos poderia crescer? O primeiro ato do Temer foi congelar investimentos por 20 anos. Mas agora sabemos que, na realidade, não existem mais investimentos. Foram ZERADOS! Neca de pitibiriba! Qualquer economista mais sério sabe disso, mas a Globo insiste em nos vender gato por lebre. Definitivamente, os patinhos verde e amarelo estão pagando o pato. Quero mais é que piore o quadro econômico. Eles vão sentir na pele o que fizeram ao Brasil.

  • Eu não vejo por aí o propósito de piorar as contas públicas , vejo um propósito maior e mais inconsequente desta busca proposital do aumento do deficit , bem como não alcançar as metas fiscais . 1º alterar a lei de responsabilidade fiscal , 2º lançarem do fundo soberano . É o que Meireles quer carta branca para manejo do fundo soberano ,por enquanto Michael Temer não deu essa carta a Meireles . Acredito após a votação da autorização ou não para processo no STF , caso ganhe vai autoriza lo . E o Brasil retornará há 20 anos .

Related Post