Só há uma regra: a verdade. Aécio, você conhece isso? Ou devo chamá-lo de A.N. da C.?

O ex-presidente Lula acaba de divulgar uma nota dizendo que é mentira a afirmação da Folha de que teria dito que foi “um tiro no pé” a declaração da Presidenta Dilma Rousseff  sobre  as falhas do relatório que levou à aprovação da compra da Refinaria de Pasadena ela Petrobras.

Aliás, opinião igual a de um empresário  – e que peso pesado! – privado que integrava e integra o mesmo Conselho de Administração da empresa, Jorge Gerdau Johanpeter e a de outros empresários que participavam do órgão decisório. Inclusive o presidente do grupo Abril, dono da Veja, que estava lá e prefere se calar (embora, por ser função pública a que exercia ali, tenha a obrigação de falar e seu voto favorável esteja consignado em ata).

Até agora, ao que se saiba, o que se discute é a conveniência e a oportunidade do negócio, não qualquer “desvio”.

O que, para ser analisado, exige um conhecimento que foge completamente à capacidade de análise dos que têm falado disso.

Primeiro, porque deve ser abatido do valor da negociação (os primeiros 50%) os US$ 170 milhões em estoques que vieram junto com a refinaria.

Segundo, porque é preciso verificar as margens de lucro, àquela época, do tipo de refino de Pasadena (maya oil, óleo pesado, de 22 graus API ou menor), a mais alta entre todas.

Que sofreria, anos depois, um abalo imenso.

Quem quiser saber de quanto, leia esta matéria da Bloomberg, de 2009:

A margem de lucro para uma refinaria operando com óleo maya  foi de 2,67 dólares o barril ontem, quando era de 18,67 dólares no ano passado, de acordo com um modelo de refino Ensys Energia.”

E não era com a Petrobras, mas com a Valero Energy Corporation, uma empresa norteamericana de refino.

Mas isso demanda um detalhamento técnico do negócio de petróleo que não é possível fazer aqui, senão de forma simplista.

Só quem não teve a experiência de participar de um conselho de empresa – eu tive, na Dataprev, sob o comando do atiladíssimo Carlos Gabas, por quem era difícil passar um mosquito que fosse – é que pode achar que as decisões são tomadas na base do programa do Chacrinha: “vai para o trono ou não vai…”

Nenhum contrato chega lá sem dezenas de pareceres e análises, escritos e assinados por funcionários de diversos níveis diferentes.

Não é um diretor ou diretores que a aprovam: há uma longa cadeia de responsabilidades.

A discussão se o negócio foi bom, mediano ou ruim nada tem a ver com a integridade jurídico-comercial da operação.

Curioso é que ninguém está atribuindo culpa ou desídia aos demais conselheiros, como ninguém atribui a Pedro Malan e Rodolpho Tourinho, nem a Elen Gracie, ex-presidente do STF e cotadíssima para vice de Aécio, culpa pelos negócios que levaram à debacle do grupo OGX, de Eike Batista, do qual foram, até há pouco, conselheiros .

Quem quiser conhecer melhor a compra da refinaria, leia o bom post de meu parceiro Miguel do Rosário, n’O Cafezinho.

O mais importante, em tudo isso, é que, havendo ou não conveniência política, a Presidenta Dilma não faltou com a verdade e não deixou que o eleitoralismo a impedisse de se mostrar abertamente à população.

E quanto aos seus críticos, fazem isso?

Olhem a imagem lá em cima.

A.N.DA C. é Aécio Neves da Cunha.

Oculto por um vergonhoso sigilo judicial para pedir que se censurem o Google, o Facebook e outras redes sociais nas menções a boatos sobre sua honra.

Esta é a diferença entre dois tipos de procedimentos na vida pública.

Um, aberto, pronto a enfrentar o que vier, seja ou não vantajoso eleitoralmente.

Outro, o que tenta  “abafar” pela censura o que se comenta, a partir até das suas próprias atitudes pessoais e dos recursos sujos que a turma do Serra, seu colega de partido, usou contra ele.

Nem todo mundo entende de negócios de refino de petróleo.

Mas todo mundo entende de sinceridade e discussão aberta sobre os problemas.

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • Concordo, Fernando! A Dilma é uma das que não entende de negócios de refino de petróleo. Mas entende muito bem de outros problemas: como fazer uma Copa horrorosa, como tentar explicar o inexplicável, como fazer uma lambança no setor de energia, como tirar a Petrobrás da lista das 100 maiores empresas do mundo, como ser uma péssima comunicadora (até o Lula sabe se comunicar de forma excelente!), entre outras mazelas que eu poderia ficar até amanhã escrevendo.

    • Salvatore? por um acaso o sr. é italiano ou parente de Salvatore Cacciola?
      Então está explicado o porquê de tantas asneiras escritas em poucas linhas....

    • ué ,a Copa já foi?

      não era para ser em junho/julho?

      como é que aconteceu isso e não percebí.

      Obrigado pela informação valiosa Luis Felipe!

      • Pois é, o Luis Felipe, parece fazer parte daquele grupo de iluminados cuja especialidade, para usar uma tirada lusitana, é mandar barro para a parede e ver o que acontece. O barro pode ser substituído por aquela outra matéria e a parede por ventilador.

    • Você é um ridículo ignorante! Vá estudar, informe-se antes de publicar suas asneiras sr. Luis Felipe Gonçalves Salvatore.

    • Você pelo jeito é leitor da veja e telespectador da Globo. Sendo assim, esse tipo de ladaínha fica bem no âmbito do mundinho mentiroso e imaginário do PIG. Se a gente quiser ouvir ou ler esse tipo de papagaísse midiática, basta ligar a TV ou comprar o jornal.

    • Luis Felipe Gonçalves Salvatore, plac, plac, plac,... em poucas palavras disse nada. Soberbo!!!

    • Felipe, não fique nervoso. Mesmo que ela fosse néscia assim, você continuaria insuperável...

    • Ei, "insuperável", se for escrever até amanhã sobre a Dilma, avisa antes, que viajo e volto somente no domingo...

    • Felipe,não se preocupe, só eu entendi seu sarcasmo...ou coisa parecida..
      Vamos lá ...DILMA 13 2014, para finalizar o papo..
      Vamos ..vamos...você consegue..

    • Luiz Felipe, tenho percebido que voce tem dados suas opiniões com um pouco de frequencia neste blog. E na maioria das vezes contraria à matéria. Muito bom e, principalmente sem ofensas pessoais ou palavrões. Mas de tudo isto tem uma coisa importantíssima que temos( nós aqui do blog e o senhor) de admitir: O IMPORTANTE A LEITURA DO CONTRAPONTO TANTO DO FERNANDO BRITO COMO DO MIGUEL DO ROSARIO. Continue lendo. É sempre importante a gente saber a verdade. Abraço

      • Obrigado, Everaldo. Nem todos são educados, e nem todos conseguem debater visões diferentes sem ofender.

  • Achei que ANDAC era um projeto da oposição para o planalto, a ser apresentado em um debate, de uma Agência Nacional de Desenvolvimento e Análise de Censura!!!!! ehehehehehhe

    • Excelente! ANDAC também significa: Eu não suporto oposição.

  • E alguém ainda lê a Folha Falha? Para mim, o lugar dela é a lata do lixo.

  • Luis Felipe, se você não gosta da Dilma, nos diga então em quem vai votar. Vamos analisar o seu candidato e vamos fazer uma comparação com a Dilma.

      • Se você conseguir rebater os meus argumentos, eu voto na Dilma. A Petrobrás saiu da lista das 100 maiores empresas do mundo; ano que vem o governo vai aumentar a conta de energia (mas a Dilma disse em 06/07/2012 que a conta ficaria mais barata); e convenhamos, ela não consegue se expressar de maneira simples: ela se enrola pra caramba quando não está lendo!

        • Ela, a Petrobras, saiu desta lista, para a qual voltará até 2015, com teu candidato no governo, e, que eu lembre, sem jamais abrir a boca para dizer nada em contrário. Por 11 anos. Ou seja, se uma se expressa mal, o outro não se expressa. Enfim, se de uma podemos esperar uma explicação, ainda que precária, do outro podemos esperar exatamente o que?

        • Você não entende nada de tarifa de energia elétrica, também. A tarifa já foi reduzida, porque o Governo não aprovou a continuidade do processo de cobrança de remuneração já amortizada no prazo de concessão. Ora, se não tivesse havido redução os reajustes aplicados posteriormente elevariam as tarifas a valores muito mais elevados. Os custos da energia gerada com combustíveis fósseis tem que se paga. Isso é necessário para evitar racionamento num sistema hidrotérmico como o brasileiro. Sr. Salvatore solicito que estude um pouco mais o assunto.Quanto ao Dudú, vai me perdoar, me recuso a falar de traidores.

        • Luis Felipe, vote na Dilma por favor, pois se vc não votar ela vai pro 2º turno.

  • Duas pulgas...uma em cada orelha minha???

    1ª - Os Irmãos Metralhas Marinhos têm AÇÕES da Petrobras???

    2ª - Porque a Petrobras e sua Agência de Publicidade (que deve faturar milhões com um cliente destes) ainda mantém os ANÚNCIOS NA GLOBO???
    Será o BV - Bonus por Volume ???

  • Salvatore Cacciolla triste lembrança, levou 1,5 bilhões de dólares do Proer, aquela ajudinha do FHC com dinheiro publico e ambos estão soltos.

  • Luis Felipe, o refino de petróleo mencionado pelo autor remete a outro tipo de refino que, pelo visto,você não entendeu.

  • Luis Felipe,não era melhor você ter ficado calado?

    Quando pensar que esteja filosofando, vai no sanitário e despeja tudo lá e não esqueça de dar descargas. Duas, no mínimo!

Related Post