Só a mobilização do povo salvará o Brasil do caos em que o lançam

As crianças más, mesquinhas e mimadas, preferem destruir um brinquedo a esperar a sua vez de usá-lo.

Embora o Brasil não seja um brinquedo e contenha em si  duas centenas de milhões de vidas humanas,  permitam-me a comparação.

A ambição de poder dos sem-voto – e Michel Temer é muito mais isso do que qualquer líder tucano, até – está detonando uma corrida de apetites que nem mesmo vergonha tem de se exibir.

Porque, é obvio, Temer pode ter a força para retirar um pilar do desgastado Governo Dilma, mas não tem, nem nas próprias forças, nem numa aliança que não seja totalmente subalterna, para erguer outro que não seja objeto de um loteamento faminto do Governo e uma chantagem permanente.

Pior, com várias portas abertas para que não seja o desfecho, mas o intermezzo de uma situação imprevisível.

Eduardo Cunha, depois de ser o principal operador da degola presidencial,  aceitará uma solução que implique cortar o seu próprio?

Os tucanos, agora tão silenciosos, trêmulos diante de sua rejeição na turba de classe média que exige o linchamento, vão se contentar em ter o comando da economia, fazer o serviço sujo de cortar os programas sociais e não ter a hegemonia que a vaidade que lhes assola? Olhem as personalidades de Fernando Henrique, José Serra e Aécio Neves, em ordem crescente de mediocridade e veja se são capazes de se conformar com algo que não o próprio trono…

O lixo geral dos pequenos (e de “boa” parte dos grandes) partidos terá de ser saciado imediatamente, com cargos, financiamentos e contratos. E às vésperas de eleições sem financiamento privado, imaginem…

Marina Silva, cujos apetites fizeram uma pessoa amarga e odiosa que a expressão vítrea dos olhos  mal disfarça, trabalha abertamente para pressionar o TSE, com ou sem impeachment – e com será muito mais fácil – casse o mandato de Temer pelas mesmas razões pelas quais – e apeada do poder e maldita politicamente – se aponta a Dilma e não poderá ela se defender.

Gilmar Mendes, por isso mesmo, tem o eventual “mandato” de Temer preso pela gravata, tal e qual fosse uma coleira e, ao mesmo tempo, é a espada de Dâmocles dos tucanos sobre a cabeça do ambicioso vice, agora tornado rainha desta nada Inglaterra.

Na extrema direita, os dentes do fascismo já procuram mais presas. O jovem energúmeno que foi promovido pela Folha a porta-voz da juventude “coxinha”, já anuncia hoje que se voltará contra Marina e seu “petismo verde”, a dar uma pista de que nova cor de camiseta poderá ser usada sem risco nas ruas.

Sobre Bolsonaro, “o mito”, dispensam-se comentários sobre seus compromissos e intenções.

E do outro lado, o que haveria?

Uma massa ferida e sangrando a destruição do maior líder popular das últimas décadas, que se pode erodir, demolir em parte mas cujos alicerces – e nem as pesquisas o negam – permanecem sólidos e, mais ainda, entranhados profundamente na alma do povão que assiste perplexo o que se passa.

Poderia colocar outros ingredientes explosivos, mas creio que já se viu que o caldeirão dos aprendizes de feiticeiro tem um conteúdo que não pode, em hipótese alguma, desembocar em qualquer situação de estabilidade.

Mesmo que os agentes econômicos possam manifestar certa euforia pós-golpe – pela possibilidade de abocanharem o pré-sal, as reservas internacionais do país (pela via dos juros) e arruinar os direitos trabalhistas e previdenciários -.  a crise política com que potencializaram os problemas da economia não vai cessar, mas agravar-se.

Os “investiment grades” das agências de classificação de  risco são nada perto de um país com as ruas conflagradas.

Contra tudo isso, diante da – tibieza já é muito fraca expressão – anomia do principal garantidor da Constituição, o Supremo, só o que resta é a mobilização do crescente sentimento legalista do país

O povo é a única coisa que nos separa do caos.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Totalmente correto. Só lembrando que Skaf já teve a cara de pau de se filiar a um partido socialista. Estaríamos nas mãos de homens sórdidos.

  • Vocês tem visto manifestação do sindicato dos petroleiros? Não escrevem mais....

    Estarão se ocupando em pressionar os deputados contra o impitim?

    • DE UMA CANETADA SÓRDIDA SÓ O PROCURADOR JANOT PERPETRA DOIS CRIMES HEDIONDOS, E UM TERCEIRO

      Crime hediondo I –
      covarde e irresponsavelmente, acusa publicamente a presidenta da República de ter cometido flagrante dolo no exercício do cargo.
      Natureza do dolo: desvio de função, estelionato, peculato, etc., etc., etc.
      Deblatera, procurador Janot, “líder do Alto Comando do golpe”, segundo o catedrático e destemido jornalista Luis Nassif:
      “Porém, em virtude da atuação inusual da Presidência da República em torno da nomeação, há elementos suficientes para afirmar ocorrência de desvio de finalidade no ato”.

      Crime hediondo II –
      recomenda ao STF a aceitação Legal da nomeação do ministro Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto – e em inédito apensado – determina que o foro privilegiado do novo ministro-chefe da Casa Civil seja a ‘Guantánamo do Paraná’ do DEMoTucano com ares de nazifascista psicopata militante “juiz” sérgio ‘mor(T)o’! Ou seja, e pasme, o procurador geral da República encaminha parecer pra lá de esdrúxulo [ou inusual para resgatarmos termo caro ao senhor ‘Janót’] orientando a [suposta] Corte Suprema a rasgar a Constituição Federal.
      Neste sentido, data venia, a Corte [em tese] guardiã da Constituição é instada pelo atual procurador da República a, simplesmente, afrontar a Carta Magna, rasgando-a de morte…
      E com as cinzas do incêndio, asperge-se a nação benzida que aflora pós-golpe de Estado!

      E um terceiro crime –
      o arrazoado calhorda do procurador parcial (sic) da República presta-se ainda para legitimar os crimes perpetrados pelo mequetrefe militante de primeira instância de uma comarca qualquer da província das masmorras miasmáticas da ‘Guantánamo do Paraná’!
      No uso de suas atribuições funcionais, o procurador ‘Janót’, entre outras obrigações, ao invés de denunciar, sobretudo, o crime de atentado à Lei de Segurança Nacional perpetrado pelo “juiz” ‘mor(T)o’, contrariamente, dedica-lhe mais um prêmio: “O Suprema Personalidade Remida Vitalícia do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos facínoras golpistas DEMoTucanos”!

      “INDO E VOLTANDO(!)”:
      foi no que deu o republicanismo do ‘[tíbio – ou seria ingênuo?!] PT da Governança’!
      De modo diametralmente oposto, por duas vezes consecutivas o ‘FHC Príncipe da Privataria DEMoTucana’ entronou “o sétimo Geraldo Brindeiro da Lista”!
      Ou talvez melhor ainda: “o Geraldo Brindeiro sétimo da lista”!
      E, “de quebra”, no apagar das luzes dos descarados e delinquentes “engavetamentos”, o FHC fez de tudo para emplacar ‘O engavetador geral da nação em frangalhos’, ‘miniSTRO’ do *”supremoTF”!

      *”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!
      Portanto, ‘nois’ podemos inferir que, no ‘braZ$$$&l’, a [suposta] Corte Suprema é absolutamente ÍNFIMA!
      O que não deixa de ser um constante e iminente risco à nossa (sub)democracia de fachada, republicanismo de araque a la “Zé Tucano ex-da Justiça, agora, pasme, na AGU”!

      RESCALDO FÚNESTO:
      além do ‘Beiços do Cão’, o lendário engavetador!
      Nas festivas sessões da tarde do STF!
      Cumpre lembrar o pesadelo de que ainda tem o ‘Luiz Mato no Peito Fux’!
      E sem contar “o tal supremo decano”!
      “As supremas tibiezas cheirosas” **’Rosa Maria Weber Idiota da Roça’, segundo o à época senador Demóstenes Torres, e a Cármen Lúcia!
      Esta última maquiada no Projac dos Marín(ho), cada vez mais a cara da da ‘Urubóloga Miriam Suína’!
      **Do original do batismo Rosa Maria Weber Candiota da Rosa

      EM TEMPOS NAZIFASCIGOLPISTAS:
      sim, ‘nois’ estamos ‘fritinhos da Silva’!
      E o óleo que unge a frigideira do degredo não é o do pré-sal!
      O óleo do pré-sal é exclusivo dos gringos!
      ‘O [infame] Triunvirato Nacionalista/Entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!
      Preferencialmente, em alto e bom som, para que não paire dúvida alguma sobre a nação conflagrada!
      Nação conflagrada e postada em ***genuflexão?
      A conferir a natureza da nossa reação!

      ***O sentido etimológico da palavra genuflexão, vem do latim “genuflexione”, oriunda de “genuflectere”, que significa dobrar o joelho, ajoelhar; numa forma figurativa bajular, adular, reverenciar. Pode ser tomada, também, como um ato de respeito, submissão. No aspecto religioso, adorar.
      (…)

      FONTE [SAGRADA!]: http://www.padrefelix.com.br/cur_a_genuflexao.htm

      Messias Franca de Macedo
      Feira de Santana, Bahia
      República de 'Nois' Bananas?
      A conferir a nossa lídima reação contra 'o golpe jurídico-midiático-policialesco' ainda ora em curso, e que se arrasta desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão!

      • Desvio de finalidade do ato? Quem és tu, ó Janot, para afirmar que há indícios de "desvio da finalidade do ato" na nomeação pela presidente de um ministro seu? Não temos leis, seguimos pelo instinto dos Arcontes? Não é mais obrigação de um presidente governar o país com leis e à sua maneira? Tem gente que não conserva um mínimo de razoabilidade diante dos horizontes dourados que se lhes oferecem em miragens. Não sabem mais até onde podem ir seus arbítrios e seus sonhos.

      • Retificação:

        RESCALDO FUNESTO:

        (em vez de 'RESCALDO FÚNESTO':)

      • ajuste imperioso:

        ‘O [infame] Triunvirato Antinacionalista/Entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!

  • É óbvio o golpe parlamentar, sedimentado pelo judiciário e alicerçado pela mídia que necessita urgente de amparo para sobreviver. SE NÃO É GOLPE, #RENUNCIATEMER , o PMDB não está rompendo com o Governo deixando pastas? Tenha caráter, honre o partido e seu mandato.

    • ... A propósito, quantos votos o TRAIDOR-mor da nação em frangalhos obteve nas últimas eleições presidenciais?!...

      É ou não é um abjeto canalha sacripanta?

      • QUAL DIA O TRAIDOR-MOR TEMERoso NÃO ESTARÁ MAIS NA FOLHA DE PAGAMENTO DA UNIÃO?

        ... Golpe na lixeira da história, até quando o imoral sacripanta TEMERoso continuará na folha de pagamento dos servidores públicos federais, 'bolsa alcova' e as demais porras da indecência &$ tudo mais?!

        Com a palavra a Controladoria Geral da União!
        A conferir!

  • Mais uma vez o JN faz uma recorcagem sem limites e escrúpulos. Ontem noticiaram a confusão na câmara da entrega do pedido de impeachment da OAB. Na realidade, um grupo de ADVOGADOS contrários a arbitrariedade da OAB, estariam impedindo a entrega do documento, alegando que a entidade deveria fazer uma consulta ampla aos profissionais para tomar al medida. O safado do jornal não ... simplesmente falaram os CONTRÁRIOS DO IMPEACHMENT. Mentira, não citaram que eram advogados, e ainda por cima filmaram alguns deputados do PT e PCdoB no meio da confusão para passar a impressão que eram os "petistas" que estavam privando o direito de liberdade ... de democracia (golpe para os coxinhas é democracia). Ridículo.

    • Thiago, não assisto nenhum noticiário da Globo há mais de ano, tomo conhecimento de algumas atitudes deles através de artigos nos blogs ou comentários. Não vale a pena se envenenar com a parcialidade, a manipulação e as mentiras do jornalismo global.

      Quanto à OAB, ela é uma piada de mau gosto no que toca combate à corrupção: quantos de seus membros, ou dos autores do novo pedido de impeachmente, declaram para a Receita Federal seus REAIS rendimentos anuais? Quantos de seus membros fornecem recibos de prestação de serviço aos clientes?
      Mas um monte deles bate panelas contra a corrupção...

  • Uma boa análise que saiu no 247 :
    ‘Na Operação Lava Jato, a perícia é instalar uma máquina inquisitória interminável, a serviço dos mesmos poderes que já comemoram a próxima derrubada do governo e a destruição de seu oponente mais difícil. Aqui não se ouve, prende-se. Aqui não se solta, extrai-se delação. Aqui não se ajuíza, panfleta-se. Que o timing concatenado de seu vazamento fabricará a "verdade" do dia’, diz Francisco Foot Hardman, responsável pela cátedra em história da cultura brasileira na Universidade de Bolonha, na Itália

  • O que resta ao governo é atrasar ao máximo o desfecho que, a essa altura, parece inevitável, caso o processo seja instaurado no senado.
    Infelizmente, o republicanismo da presidente continua, com ela se comportando como o capitão do Titanic ao solicitar que a orquestra continue tocando.
    É uma guerra e o que está em disputa é o poder, que precisa ser exercido na plenitude para manter o sonho de emancipação do povo ou sua submissão aos doutos 1% endinheirados.
    A batalha judicial precisa começar já! Previamente! Visando atrasar o desfecho do processo de impeachment.
    A declaração de ministro Barroso de que o STF não entrará no mérito de ter havido ou não crime de responsabilidade é a demonstração de que esperar mais para começar a guerrilha judicial é bobagem.
    O STF apoia o golpe! As excelências estão cansados dessa brincadeira, pois têm interesses maiores e melhores a defender.
    Fachin, Barroso, Fux, Rosa, Carmen, Tofoli, Mendes e Celso, uns sinalizaram e outros afirmaram que apoiam o fim da turbulência o quanto antes. Para alguns, com os golpistas, para os demais, com quem quer que seja, desde que cessem a aporrinhação de saco das excelências.
    Quanto mais tempo o governo resistir - e não há mais a fazer -, mais próxima estará a próxima eleição, em 2018.
    Se com todos os recursos ordinários possíveis o impeachment pode se arrastar até outubro de 2016, com estratégia minimamente competente e atitudes tempestivas, será possível estender essa batalha final por até um ano, até o último trimestre de 2017.
    Será que os pemedebistas ficarão na oposição por todo esse tempo?
    Será que o prêmio interessará aos golpistas a um ano da eleição?
    Será que os deputados federais arriscarão tudo por um impeachment?
    O dinheiro recebido dos financiadores do impeachment é bom, mas insuficiente, certamente, para bancar uma campanha à reeleição.
    A demora no desfecho é que trará a discórdia entre os membros do consórcio golpista.
    Enquanto isso, Eduardo Cunha verá sua situação se deteriorar mais e mais.
    E Lula terá tempo e espaço para posar de vítima e contribuir com o que for possível, pois que a presidente já jogou a toalha.
    Agora, encarar essa batalha judicial com o preguiçoso republicano José Eduardo Cardozo será muuuuuuuuuito difícil.
    O jeito é ignorar as duas rainhas da Inglaterra, Dilma e José Eduardo, e colocar gente motivada e competente para atuar.

  • #RENUNCIATEMER - Se vai deixar o governo, tem que renunciar seu golpista corrupto e canalha. Aproveita e leve a sua clack junto!

  • O PMDB sairá da base do governo. Ora, que base? O PMDB elegeu o vice presidente e detém 7 ou 8 ministérios. Logo, não é base. É governo. Se o PMDB vai sair do governo, o vice Michel Temer também não deveria sair? Que palhaçada é essa? Ou seria canalhice, mesmo?
    Se derrubarem a Dilma, o que parece serem favas contadas, o país deveria mudar o nome de República Federativa do Brasil para Sindicato dos Ladrões do Brasil. Nojo!

Related Post