Sobre as pessoas que não sabem sentir a dor alheia. Por Sidney Rezende

Anteontem, escrevi sobre o absurdo da grosseira observação de Michel Temer ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, de que o câncer lhe “tinha feito bem”, o deixando “mais bonito”.

Ontem, retive minha vontade de dizer de novo uns desaforos, emocionados,  porque o câncer levou, neste mesmo domingo que passou, a diagramadora Eunice Ribas Sanches, minha querida colega, em 1982, na velha Tribuna da Imprensa.

Mas hoje não vou me podar de reproduzir o texto de Sidney Rezende, que dá o tamanho do drama humano que o palerma metido a gracejador, usou como piada.

Câncer, não. Obrigado.

Sidney Rezende

Não. Não foi a “dentuça”. Foi o presidente interino Michel Temer. E como foi ele, e não ela, o assunto já é de anteontem e não merece tanta repercussão. Mas, na minha idade, a memória fixa melhor quando o assunto é “antigo”. Se tivesse ocorrido hoje, talvez, assim como a grande imprensa, eu também não lembraria direito como aconteceu…

Como sabem, o governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, apareceu careca na inauguração da Linha 4 do Metrô carioca por conta dos efeitos colaterais da sistemática quimioterapia a que é submetido às segundas-feiras, no tratamento de um linfoma não-Hodgkin, um tipo comum de câncer.

Ao encontrá-lo e buscando demonstrar o quanto é afetuoso, Temer se superou: “Quero registrar a alegria de reencontrar o Pezão. Até dizia a ele que existem coisas que parecem maléficas que vêm para o bem. Vou tomar a liberdade de fazer um comentário pessoal: Pezão, você está até mais bonito. Acabou sendo uma coisa útil para o Pezão”.

Diríamos, no mínimo, que são daquelas “vantagens” que, à exceção de Michel Temer, todos os demais “declinam”. Os mais educados talvez sejam ainda polidos: “não, muito obrigado, câncer, não! Agradeço. Passo”. 

De acordo com o Inca, o câncer é a segunda maior causa de morte por doença no país (atrás apenas das cardiovasculares).

A estimativa de novos casos de câncer para o Brasil, em 2016 (válida também para 2017), aponta a ocorrência de 596.070 casos novos de câncer. 

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma (aproximadamente 180 mil casos novos), ocorrerão cerca de 420 mil casos novos de câncer (214.350 em homens e 205.960 em mulheres). 

O perfil epidemiológico observado assemelha-se ao da América Latina e do Caribe, onde os cânceres de próstata (61.200), em homens, e mama (57.960), em mulheres, serão os mais frequentes. 

O número de óbitos por câncer nos últimos 10 anos, de 2005 a 2014 (ano mais recente disponível), de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade, aumentou de 142.659 para 194.998 casos. 

A possibilidade de cura ou sobrevida do paciente depende de uma série de fatores, tais como o tipo e extensão do tumor, se há ou não metástase e o estado geral do paciente, assim como as doenças preexistentes. 

Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil, estima-se que este número seja menor, pelo fato de os diagnósticos serem feitos mais tardiamente. 

Em tempo, a Fundação do Câncer tem como um dos seus grandes desafios pensar um projeto para melhorar a assistência aos pacientes com câncer no Rio de Janeiro, que inclua desde o diagnóstico precoce até a cura ou os cuidados paliativos. Já sobre a brilhante folha de serviços do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca, de tão longa, não dá nem para listar aqui.

Talvez antes de ir até a novíssima plataforma do Metrô, o vice-presidente que caiu de paraquedas na cadeira de titular no Palácio do Planalto devesse ir mais vezes visitar aqueles que, no leito, lutam bravamente contra esta doença demoníaca. De preferência, em silêncio. Até em respeito aos parentes dos pacientes e aos seus compatriotas. 

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • As palavras falam por si. Qualquer comentário a esta aberração só vai diminuir a estrondosa falta de humor e o extraordinário senso de ridículo que só um Temer pode produzir. Me fez lembrar aquelas poesias sem pé nem cabeça que ele escreveu. Este é o presidente os coxinhas mereciam ter. E ainda falam em Temer 2018. É mole ou querem mais.

  • Luciano M Silva, não diga isso! Você não tem idéia do que é alguém acometido de câncer. Você não sabe o sofrimento de um portador deste mal, o quanto a família sofre, o quanto esta dor massacra a quem o venha ter, tem ou teve. Não SE INTITULE que é alguem mau, sem coração, sem afeto, sem amor pelo próximo. O fato de não gostar de 'a', 'b' ou ''c', NÃO LHE DÁ O DIREITO DE DESEJAR a quem quer que seja, tal mal. Não faça isso! Tenho certeza que disse o que disse em momento de raiva. Não transforme o seu coração em poço até aqui de mágoas e a partir disto, desejar, publicar tão baixos desejos. A propósito, que tal fazer uma visita a um hospital que tenha pacientes intermados acometidos de câncer? Vá lá, solidarize-se com estas pessoas, leve uma palavra de conforto de conforto, de carinho. Reze com eles a sua reza, a sua prece. Peça, a Deus, enfim, que você e os seus NÃO SEJAM ACOMETIDOS DE TAL MAL, pois, esta doença - assim como outras de tal letalidade - destroçam corpos, vidas e famílias. Quiça, sonhos!

  • Recentemente perdi um amigo de trabalho por causa do câncer. E vi o sofrimento da família, que adoece junto. Meu irmão também está com câncer, amanhã começa a quimioterapia. Eu sei na pele como é este sofrimento familiar. Este bosta e traidor Temer já está velho demais e só fala besteira.

  • Será que é o convivio com o Serra ou o Traíra sempre foi assim? Vou responder para mim mesmo: acho que as duas alternativas estão corretas!!!!

  • luciano m. silva - no minúsculo. Pensei que você era apenas um coxinha deslumbrado. Mas você é muito, muito mais do que isso. Você é o mais desprezível dos seres humanos. Em toda a minha vida nunca ouvi alguém dizer que desejasse a outro ser humano que morresse de câncer ou de outra doença, principalmente as que causam extremo sofrimento. Você, hoje, mostrou sua personalidade perversa e odiosa. Mas a vida tem uma certeza: a lei de ação e reação. Desejo que você NUNCA tenha essa ou outra doença. Mas, se alguma delas vier, lembre-se do que você proferiu hoje.

  • Primeiramente, FORA VAMPIRO USURPADOR !!!

    De onde sairam esses seres abjetos para usurpar e assaltar a nação brasileira ? De onde veio esse vampiro monstruoso que nos assombra todos os dias ? Como é possivel ter-se reunido os piores capetas (fhc,aécio, alckmin, temer, cunha, renan, gilmau, etc.etc. mais PIG) de uma so vez ? Esse filme de horror parece não ter fim mas esses canalhas podem esperar porque o backlash vira', pode demorar, mas vira' ! Eles serão varridos, expelidos e enviados diretamente ao inferno. Sorry ai FB, não ha palavras, nada mesmo que possa descrever essas pessoas e esse momento de horror que o Brasil vive. Que o Universo consiga conspirar contra essas excrescências e nos libere para um mundo de plena cidadania, de solidariedade, de inclusão, de respeito pelo outro e de muito amor.

    #VOLTAQUERIDA !!!

  • Ao ler alguns comentários de trolls coxinhas eu fico aqui pensando que, ao contrário do câncer "benéfico" que o "poeta" golpista mencionou, o golpe contra a democracia deve ter feito mal aos coxas. Era de se imaginar que tivesse feito bem, que estivessem tão satisfeitos a ponto de esquecer seus famigerados inimigos e nos deixassem em paz com a nossa dor. Vai ver eles tem medo de seus próprios blogueiros e fogem pra cá, sei lá.

  • Como tem pessoas com tanto ódio, quem deseja omal para o seu semelhante, sabe o que acontece? Respondo. Esse ódio seu Sr. Luciano vai te corroer primeiro por dentro de você, depois essas vibrações negativas vai de encontro a quem você odeia e retorna para você triplicada.

Related Post