Soltaram os bichos, não reclamem

A irreverência carioca incorporou o provérbio português de que “Deus não da asa a cobra”.

Deram.

Por dinheiro e por política que, afinal, é dinheiro.

Como a comunicação é império privado onde não deveria ser – tem lá na Constituição que as emissoras, concessão pública, devem preferir “finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”, mas preferem é dinheiro fácil com o “mundo cão” – fomos assistindo ela se encher de personagens “solta o dedo em cima deles” ou até batendo de porrete na mesa e de pseudohumoristas onde gentileza – quando há – é só no nome.

A seguir, vieram os Ratinho togados, liberados para uma temporada de prisões midiáticas – o tal Japonês da Federal será até candidato a deputado, se a sua condenação por contrabando o permitir – comandados pelos curitibanos enviados de Deus.

Depois vieram os bichos da política, porque valia tudo para derrubar o legado de Lula, no Governo Dilma. Aécio Neves virou “estadista”, Eduardo Cunha tornou-se, sob aplausos e torcidas, o terrorista das pautas-bomba.

E do sombrio e suspeito Tribunal de Contas da união, pelas artes de um promotor assíduo nas marchas dos coxinhas, vieram as tais “pedaladas fiscais” – alguém se lembra delas? – para “justificar” a deposição do Governo eleito.

Ontem, Folha teve sua repórter barrada numa reunião do tal MBL, que tinha ingressos vendidos a qualquer pessoa.

Não reclamem. Não foi a Folha quem alçou o tal Kim Kataguiri a “um dos expoentes de um movimento combativo, jovem e emergente, adepto de ideias liberais e crítico da esquerda”?

Hoje, sai com um editorial em que – tal como Aécio diz de Luciano Huck – diz que Jair Bolsonaro é resultado da falência da política:

O postulante da direita radical beneficia-se, ao mesmo tempo, da degradação econômica e social do país nos últimos anos e da ausência de candidaturas definidas fora do campo esquerdista.

Mas ontem, dava-lhe manchete absolutamente infundada e propagandista ao dizer que o “Mercado flerta com agenda reformista de Bolsonaro”, quando é, na verdade, exatamente o contrário, como se demonstrou ontem, aqui.  Bolsonaro é quem se despe de parte do personagem que adotou e se oferece, despudoradamente, ao “mercado”.

Não é apenas a Folha que não tem autoridade moral para questionar o surto autoritário para o qual contribuiu e ao qual legitimou. Toda a mídia e as instituições judiciais foram cúmplices disso que agora chamam de “falência da política”.

No cenário deprimente que construíram, pior, ainda vêem com saída possível a aventura de um apresentador de sorteios da TV, habitué da turma que enoja o Brasil.

A imprensa brasileira, desde aqueles idos de 2010, quando se proclamou “a verdadeira oposição”, tornou-se um mal muito maior do que todos os que ela aponta.

Porque foi  seu ódio a Lula que a fez apelar para o “escândalo acima de tudo”, que amplificou e deu à estupidez o monopólio da fala neste país.

 

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • O ódio que eles têm, é de ver um pobre bem próximo a eles ! Simplesmente isso !

  • perdão ..mas e ANTES ??!!! ..parte da esquerda também não tratou de PROVOCAR o ressurgimento dessa MATILHA da direita ??? ..tenho cá minhas duvidas ..ups ..minhas certezas ..certezas fundamentadas em teses mirabolantes que MINORIAS barulhentas tentaram, e muitas vezes conseguiram, impor ou tumultuar a vontade da AMPLA MAIORIA brasiliera

    • Ué, se era maioria porque então não ganhava eleições? Precisaram de urdir um golpe junto ao vice "decorativo" cheio de mágoa para chegar ao poder?

    • ei ..epa epa ..não defendo golpistas ..leia com calma ..a eles só dou o direito a defesa e CADEIA

      Sobre minorias de esquerda ..alguns exemplos

      - defensores de COTAS RACISTAS pra, veja você, combater o racismo ...dããã

      - revisão da lei de anistia

      - dia da consciência negra passando por cima dos 66% que são de outras cores (brancos e índios por ex)

      - linchamento, depois de décadas, dos caras da direita ..por seus excessos ..fazendo vistas aos da esqeurada

      - defender o casamento GAY (e não a união) em ambientes religiosos

      - pintar a mulher como vitima e lhe ddando direitos exclusivos no ASSASSINATO ..despresando que 95% dos crimes contra a vida pegam JOVENS do sexo masculino

      - jogar sul contra norte ..olhos azuis contra castanhos ..paulistas contra nordeitinos

      - até aqui em SP com o prefeito NUGGET (haddad ..pois ninguém sabe mesmo o que ele pensa) impondo a CICLOVIA, a industria da multa, criminalizando motorista e carro sem dar alternativa, dando bolsa pra viciado, travesti, pichador e invasor por ex)

      - o MTST quando invade e FAVELIZA as cidades ..ajdando a perpetuar a mise´éira e a destruir o pouco que já se conseguiu erguer

      - querer impor regras pros pais educarem seus filhos

      qual seja ..um bando de MALUCO que acha que "por estar fazendo aquilo que lhe parece mais sensato" ..não percebe e acaba por atropela a MAIORIA que em cada tema se opõe a suas querências

      agora reflita ..vê se a maioria é contra a transposição, mais médicas, bolsa família, pagto do FMI, crescimento e NACIONALISMO ?! ..não né ...

      verdade é que essas minoria, com o tempo, fizeram tanto barulho que DEU NO SACO da ampla maioria que hoje fica vendo passivamente o circo pegar fogo

      tipo meio que Luciana Genro ou HeloÍsa Helena dizer que fala em nome da esquerda ..se assim ..e se só elas ..JESUS, socorro ??!!! ..então sou de direita extrema

      • desculpe pelos erros de grafia e concordância ..é que além da dislexia que me acompanha ..acabei enviando sem rever os apontamentos do corretor ..mas tenho comigo que, tirano isso, VOCÊ entende muito bem o que eu e MILHÕES pensam

        O BRASIL, por sua formação CRISTÃ ..tende a ser solidário aos mais necessitados ..a NUNCA lhes negar apoio e socorro ..doutra feita, a maioria percebe muito bem quando INFILTRADOS radicias se valem destas bandeiras, pra se aproveitar e impor as suas querências

        • Em todo o continente americano, não só no Brasil, predominou a formação cristã. Suas duas maiores correntes, a católica a prometer o céu depois de tudo, e a protestante já antecipar o paraíso não impediram, como raras vezes deixaram de se associar e partilhar a pilhagem e massacre da população originária, a exploração e reprodução da escravidão como fonte de energia barata e renovável. Solidariedade, prezado Romanelli, só acontece quando há identificação de classe. Entre classes sociais distintas só há na realidade submissão, dominação ou luta. O financista George Soros disso nunca ignorou a importância. E consegue destacar tal evidência, quando sua diversas "fundações" "ongs" aliciam e financiam grupos de pobre origem econômica , de pouca educação formal, e desprovidos de qualquer consciência social autóctone, para servirem aos interesses do sistema dominante que periclita. Quer melhor negação do ócio que o negócio cristão? Quiça a música.

        • Paulo ..entendo o processo escravocrata como "uma necessidade" sócio econômica da época ..e que pra se "explicar" valeu-se de ações propagandistas pra época (negro não tem alma, por exemplo)

          Mas nada é imutável ..há que contextualizarmos ..convivi próximo com católicos que deram por DÉCADAS abrigo a padres e freiras homossexuais ..a sociedade absorveu rapidamente o conceito de que todos somos filhos de Deus ..até Jesus foi vendido com o maior comunista que já existiu ..veja o papa Francisco hoje ..os jesuítas tb

          ..afinal, negros da áfrica escravizavam os seus ..o MAIOR contrabandista de escravos no BRASIL foi um negro tb (Francisco Felix de Souza)

          ainda, por nossos valores, quem ainda duvida que por não preservarmos tanto o "mérito e esforço", acabamos sim por mergulharmos num assistencialismo ENXUGA GELO (..e não que este não seja necessário em diversos momentos, como o BOLSA atualmente, hein ??!!)

          enfim ..a coisa é complexa ..e pegar George Soros, ou a sociedade americana, pra tentarmos entender a nós mesmos ..acho um sacrilégio

  • ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Nem huck, nem bolsonaro!
    A direitona irá apostar todas as fichas sujas (sic) na candidatura de um rábula 'psicoPATO'!
    Não, não é o juizeco de piso da província agrícola do Paraná'!
    O nome que está sendo gestado é o de 'joaquim Mossack Fonseca Ostracismo barbosa'!
    VIVA!
    A oportunidade de o Brasil do bem 'DESmoroLIZAR' o farsante do Mentirão!
    O mesmo juizeco que gestou o 'mor(T)o'!

  • O Maior Inimigo da Democracia no Brasil é a Mídia ( Globo e seus satélites) eles são as elites do atraso , propagadores de ódio como forma de preservar seus impérios, difusores e incentivadores do escravagismo, e para isso se aliaram a parte do judiciário e ao empresariado patrimonialista e com os políticos mais corruptos, o que conseguiram em pouco tempo foi tornar o Brasil um países mais atrasados e de maior desigualdade social.

  • Capiau Venha Chupar Meu Pau
    Aquele Sérgio lá em cima não sou eu.
    Não pense que eu desisti de você, filho da puta !
    Xibungo !

      • Capiau Venha Chupar Meu Pau
        Não seja covarde. Não lhe faltava mais nada :falsidade ideológica!
        Coisa de XIBUNGO. Sua verborragia é inconfundível.
        CORNO !

  • Romanelli: o que você acha dos paises que adotaram o casamento gay? Isso é coisa de comunistas? A Inglaterra, por exemplo, é comunista? Engraçado que tudo é culpa da esquerda, mesmo que algumas leis "controversas" sejam adotadas por paises liberais. O que lhe falta? Inteligência?

    • EVIDENTE que SOU A FAVOR da União CIVIL ..já tentar impor aos evangélicos e católicos que realizem a parte ritualística desta União ..aí sou radicalmente contra

      e o que tem a ver o país da rainha com isso ?

      que tal cuidarmos do NOSSO UMBIGO ..acredite, somos capazes disso ..de darmos andamento a solução de problemas que dizem respeito a nós mesmos, embasado nos nossos valores e conceitos

      ..ou você acha, por exemplo, que foi inteligente, ao invés de adotarmos COTAS SOCIAIS PRA POBRES, copiar COTAS RACIAIS dos EUA, Austrália e Africa do SUL, países que buscaram compensar negros VIVOS por pecados e crimes cometidos por BRANCOS VIVOS, por suas políticas segregacionistas até bem pouco em andamento ?

      cada país em a sua história ..há que termos MUITO cuidado com este tal DIREITO COMPARADO ..ou já já estaremos praticando (por A_gilmaU Mentes) valores anglo-saxões por cima duma sociedade de predominância afro-indígeno-latina

      • Romanelli, com licença, o sistema de cotas brasileiro é aplicado segundo às necessidades das populações BRASILEIRAS: negra, parda e indígena, e segundo os processos históricos de escravidão, discriminação e exploração. E, em território brasileiro e de acordo com suas instituições, etc. O sistema da África do Sul também é específico, assim como o sistema da América do Norte. Você precisa ler sobre isso com atenção pois falar assim por cima de questões complexas não é muito respeitoso para com aqueles que estão informados e envolvidos no processo. Aliás, há alguns anos atrás um pesquisador americano dizia que o Tio Sam deveria adotar o modelo brasileiro de cotas. Só para ter uma idéia que a tua fonte de informação é suspeita. Até na Alemanha ja teve cotas para mulheres nas empresas. Merkel fez parte desse momento. Você esquece também da Índia: uma luta muito específica. Boa sorte com tuas leituras. Tente alguns sites mais especializados ou alguns livros sobre a questão.

        • NÃO existe discriminação do bem ..pergunte a Hitler que cobrou de reparação histórica, escolheu algozes e a quem resgatar primeiro (os deles) e reflita

          USAR critérios racistas pra recompor injustiças sócio econômicas é RACISMO explícito, sinto muiito

          O BRASIL desde há muito NÃO era institucionalmente racista (pelas leis, constituição e Instituições) ..deixou de se-lo pelas COTAS RACIAIS ..vergonha !!! ..e isso não que dizer que entre nós não existem esta fascinoras

          Nosso compromisso é para com os POBRES (e evidente, pra a IMENSA maioria de negros que compõem estes extratos)

          Praticássemos as COTAS SOCIAIS, por exemplo, reservando vagas nas escolas e universidades públicas, de acordo com a origem do aluno (publico x privado) e o sistema, aliado a ajuda de custo e currículo NACIONAL (que ninguém até hoje foi capaz de impor), o modelo estaria equilibrado ..pobre x pobre ..rico x rico ..com vagas maiores para os primeiros

          ..mas não, preferiram adotar o disco de cores de Newton ? francamente ..só porque os EUA fizeram...

          Nossa divida é com o BRASIL de hoje, e o compromisso é com o futuro ..a história é para os livros

          ..reitero, NOSSO sistema de cotas penaliza inocentes (brancos pobres por exemplo) por crimes praticados por BRANCOS MORTOS contra NEGROS falecidos ..e isso pra não lembrar dos MALANDROS que sequer precisando se valem deste instrumento pra ganhar uns pontos

          e olha que nem falo da reserva de vagas em concurso público ..justamente um modelo pra se escolher os melhor preparados ..aí então que é um escarnio ..e depois não entendemos porque o Estado conta com servidores sofríveis

          ps - por favor , não citem exemplos de outros países pra mim ..cadum cadum ok ?!

          • Parece que é você que está imbuído de ideologias de outros países e não consegue ver o Brasil. O Jessé Souza poderia te informar. E calma porque sua opinião não é nem sequer baseada em fatos empíricos portanto melhor tentar refletir para poder enxergar sem desespero passional.

          • desespero passional rsrsrs ..eu e outros países se falo pra só falarmos de BRASIL ..jogar a discussão pra outro ..mandar eu me informar ..tipico de quem não tem argumentos

            Aposto que você é RACISTA e nem tinha percebido ainda

            abraços

          • Você parece também não saber que as cotas são também SOCIAIS: alunos de escola pública e sem condição financeira são uma das variáveis para as cotas. Por favor se informe e fique calmo. Reflita e traga estudos sobre o assunto antes de discutir assim de orelhada.

          • Por que eu seria racista se estou totalmente a favor das cotas para negros e pardos ? Você define essa posição de racista ? Deveria se informar e não tentar impor sua opinião de forma autoritária. A grande maioria da população brasileira é a favor das cotas. Traga então dados concretos. Eu os tenho porque tenho acompanhado um pouco o debate desde 2006 por interesse político e engajamento pessoal. Sou branco e toda minha família também é branca e a favor das cotas.

  • O que eu penso de mais escroto na sociedade brasileira e ver quem apoia e aplaude os canalhas que usurparam o poder,incluoai tucanos,dens,pps e asseclas,
    quererem esconder o que eles queriam quando apoiaram collor,aecio e agora bolsonaros e hucks.
    Depois de verem a besteira que fizeram vao procurar pelo em ovo para culpar quem tirou o Brasil do fmi e do mapa da fome e fez mais do que os oligarcas fizeram em 500 anos.
    Esses analfabetos politicos nao conseguem ver que sao parte de uma engrenagem que moe a todos que nao fazem parte dela e com pouco tempo sao defenestrados por nao serem mais uteis.

  • Para os burros de plantão, à título de informação, 22 países do mundo legalizaram o casamento gay. NENHUM (NENHUM mesmo) é comunista ou de esquerda. Isso lhes diz alguma coisa, seus pseudo-antas? (nem anta conseguem ser).

    • Boa tarde Oliveira !

      Favor enviar me link do artigo do Tijolaço sobre o recente atentado na Somália, que vc diz ter sido publicado !!

      Obrigado !

Related Post