Somos um governo de torturadores?

As celas da Polícia Federal são dependências do Poder Executivo federal e, portanto, sujeitas à autoridade do Diretor da Polícia Federal, do Ministro da Justiça e da própria Presidenta da República.

O relato repugnante enviado a Paulo Henrique Amorim (veja o vídeo ao final do post) sobre as condições em que estão sendo mantidos há três meses os detentos -sem condenação ou julgamento – da Operação Lava Jato se configura em um escândalo de proporções internacionais.

Não porque, infelizmente, a situação possa ser semelhante da de milhares de outros presos nas reconhecidamente precárias prisões brasileiras, o que não é o caso da detenção da Polícia Federal em Curitiba, instalada num bom e moderno prédio que você vê na foto.

Mas porque isso é feito de forma deliberada, para extrair-lhes, verdadeiras ou falsas, delações premiadas – como as que estão sendo feitas às dúzias – e atingir sabe lá que píncaros em envolvimentos supostos de pessoas.

Maus-tratos deliberados, com este fim, têm um nome: tortura.

E tortura é inadmissível contra quem quer que seja, do pedreiro Amarildo a um diretor da Mendes Júnior.

É um princípio, um crime hediondo, que não deixa de sê-lo se é feito com um chicote ou com pressões psicológicas.

Não se use o torpe argumento de que para eles se quer regalias, porque são homens poderosos e ricos.

Pimenta Neves e Roger Abdelmassih também são e a eles, com razão, não se fez isso, embora tenham feito outras coisas, sem razão, bem mais gentis.

É um absurdo por serem  seres humanos e por sermos, nós,  seres humanos, que não nos comprazemos com o sofrimento desnecessário de outrem, seja quem for.

Talvez os mais jovens não saibam que foi o ferrenho anti-comunista Heráclito Sobral Pinto que, em defesa de Luis Carlos Prestes e de Harry Berger, comunistas, invocou contra Filinto Muller  o artigo 14 da Lei de Proteção aos Animais, que proibia “manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhe impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz”.

Se a denúncia enviada a Paulo Henrique Amorim  é falsa – tomara que seja! – tanto melhor para todos, inclusive para os responsáveis por aquele cárcere: pela ordem, o delegado local, o Diretor da PF, o Ministro da Justiça  e a Presidente da República.

Mas exige explicações e apuração.

Já, para que não se façam cúmplices todos os que têm responsabilidades por aquela dependência do Estado brasileiro.

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • fernando brito, fugindo do tema, segue informaçao:
    http://br29.com.br/advogada-de-delator-corrupto-e-prima-de-desembargador-nomeado-por-aecio/
    Advogada de delator corrupto é prima de desembargador nomeado por Aécio

    Está tudo dominado no judiciário! E não é de hoje! Vejam só como o PSDB tem gente em toda parte para se proteger e para poder acusar seus inimigos políticos. E esse povo tem muito dinheiro para pagar advogados, delações e outras coisitas mais…

    Paulo Roberto Costa é o mais novo peão que foi introduzido no xadrez dessas eleições. Era funcionário de carreira desde os anos 70 da Petrobras. Ingressou na Petrobras em 1977. Nos Governos de FHC, de 1997 a 2003 exerceu a função de Conselheiro da TGB – Gasoduto Bolívia Brasil S.A., quando foi inserido na convivência com gestores internacionais da Enron e El Paso, tendo exercido a função de forma cumulativa de Diretor da Gaspetro com mandato de maio de 1999 a dezembro de 2000.

    Ou seja, o envolvimento dele com o partido de Aécio é patente e sua dedicação a eles bastante eficaz. Dizem que era intermediador de propina na Petrobras e fazia isso para vários partidos. Teria alguma participação na compra de votos para a reeleição de FHC? Não sabemos, e, pelo que parece isso não vai aparecer no seu depoimento, mesmo que possa ter acontecido.

    Seria coincidência que o partido que o nomeou em cargos de gestão não aparece em momento algum nas reportagens vazadas para a mídia corporativa da sua delação que deveria estar sob segredo de justiça?

    Outra coisa interessante também é que Paulo Roberto já confessou ter um contrato com a Globo para vender uma ilha. Sua Consultoria Costa Global teria entre seus contratados as organizações Globo. Quantos e quais outros contratos teria Paulo Roberto e que pessoas estariam por trás desses contratos?

    Alguns podem afirmar: Mas o que esse homem estava fazendo num governo do PT? E eu respondo. Os Governos do PT, diferente do que a mídia corporativa afirma não aparelharam a Petrobras com gente do PT.

    O PT priorizou o conhecimento técnico e a competência das pessoas, além do político. Mas, entre esses técnicos vários eram ligados a vários partidos, inclusive ao PSDB que cooptou pessoas para seu projeto de poder e aparelhou a Petrobras com muitos deles. O PT achou que não teria problemas com isso. Aí está no que deu. Coube a Dilma demiti-lo em 2012 quando já havia uma investigação sobre o assunto.

    A Petrobras é uma grande empresa e está sendo achincalhada pela mídia por conta dos próprios associados dessa mesma mídia golpista, dona de contratos comerciais na Petrobras. Mas, tudo sempre tem um fim. Chegou a vez do Paulo Roberto. Sua delação está acontecendo exatamente durante as eleições. Coincidência?

    Cito abaixo algumas informações de uma reportagem do site Jornali9 de Campo Grande/MS que passou desapercebida de muitos sites. As informações dão conta das relações de Aécio Neves com um certo escritório de advogados de Minas Gerais especialistas, segundo a reportagem, em delação premiada e que atualmente são os defensores de Paulo Roberto Costa. A reportagem diz o seguinte:

    “A advogada Beatriz Catta Preta, que assumiu a defesa do ex-diretor e “delator” da Petrobras, Paulo Roberto Costa, foi quem conduziu o acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, e Polícia Federal. Beatriz é prima do desembargador José Mauro Catta Preta nomeado pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). Anastasia é pupilo do candidato a presidente Aécio Neves.Irmão de desembargador nomeado pelo governo do PSDB, figura como doador da campanha de Aécio Neves para o governo de Minas em 2006. Acompanhe:

    Beatriz Catta Preta é especialista em delação, principalmente se os clientes forem “testemunhar” contra os desafetos do PSDB, como: (PMDB, PP, PT, PR).Entre os anos de 2002 e 2003, Catta Preta conseguiu à delação dos réus Lucio Bolonha Funaro e José Carlos Batista.Segundo consta no processo na justiça federal, em associação com o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), eles “criaram estrutura criminosa voltada à ocultação de recursos” – permitindo o repasse de valores ao então líder da bancada do PL, advindos de pagamentos por ordem do PT, em troca de apoio político.

    Reportagem na íntegra 1

    Reportagem na íntegra 2

    (…) percebe-se que os “Catta Preta” especialistas em delação, são subservientes à um único partido, o PSDB… A família Catta Preta de Belo Horizonte (MG) é uma espécie de Família Trad de Campo Grande (MS), tem tentáculos na política, advocacia (OAB), magistratura. São considerados como “os intocáveis”…
    Catta Preta (MG)

    O sobrenome Catta Preta já dicionarizado por Mansur Guérios em seu Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes(página 89 – Editora “Ave Maria Ltda”) segundo esse Dicionarista e nossos estudos, CATTA PRETA é sobrenome brasileiro, originário do topônimo Vila das Catta Preta, no Estado de Minas Gerais, antigo Arraial do Infeccionado, entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, hoje Município de Santa Rita Durão(o nome da Vila das Catta Preta foi mudado para Santa Rita Durão, em homenagem ao famoso Poeta Santa Rita Durão, nascido na Vila das Catta Preta).As terras das Catta Preta pertenciam aos irmãos Fernandes de Oliveira que passaram a ser chamados de os Fernandes de Oliveira das Catta Preta.Os irmãos incorporaram esse apelido Catta Preta ao seu nome e a família o adotou definitivamente. A palavra CATTA PRETA tem origem em CATA (escavações feitas para mineração de ouro e PRETA o ouro envolto em ganga preta, era o ouro conhecido como ouro preto).O ódio alimentado pelo escritório de advocacia “Catta Preta” por políticos e partidos como : Lula e Dilma (PT) e José Sarney (PMDB), e a exaltação do nome do Ministro do STF, Gilmar Mendes.

    Em que pese os malfeitos que Paulo Roberto Costa tenha feito na Petrobras, não é muita coincidência que sua defesa esteja sendo feita por pessoas ligadas à Aécio Neves e ao PSDB? Não é também muita coincidência que a delação esteja se dando em plena campanha eleitoral? Não é mais uma coincidência que a Revista Veja tenha tido acesso a à delação feita em caráter de segredo de justiça? Outra coincidência interessante é que não aparece nesses “vazamentos” nenhum político do PSDB, logo o PSDB, considerado pelo TSE o partido mais corrupto do Brasil?

    Queremos que atos de corrupção sejam punidos sim, mas, não queremos que esse caso, assim como outros sirvam somente aos interesses de um partido que se acha acima da lei, por ter conivência com interesses comerciais, financeiros e midiáticos.

    Que a justiça seja feita! E que esse caso não sirva mais uma vez para esconder o PSDB e fazer uma cortina de fumaça para encobrir as necessidades urgentes de uma Reforma Política que acabe com essa farra dos partidos junto com a mídia corporativa dentro do funcionalismo público e das empresas estatais. Farra essa que acontece de forma mascarada desde a ditadura civil militar.

    Os Governos de Lula e Dilma que deram autonomia de investigação e aparelharam a Polícia Federal e outros entes da república para fazer fiscalização e investigação, merecem nossos aplausos pela dedicação e firmeza com que enfrentaram e vem enfrentando todas essas máfias instaladas na máquina administrativa não é de hoje. Não é a toa que querem tirar o PT do poder!

  • quem poderia imaginar que a presidente da república, chefe de estado e de governo, mas com vocação para 'maria antonieta', diferentemente daquela, se acovardasse de forma tão vil; tão baixa.
    todavia, as ruas, ocupadas pelos cidadãos, armados também com seu orgulho de brasileiros, garantirão, não 'maria antonieta' nem os esbirros do pentágono, mas o expurgo necessário de uns e outros pelo bem e futuro altivo do brasil.

  • ... Insisto:

    no contexto intra-muros, há muito pouco a se fazer contra o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso!

    Para a Casa Grande nativa e DIREITONA transnacional não há recuo!

    Desde os antanhos do MENTIRÃO!

    Portanto, insisto: temos que recorrer às Instâncias Internacionais vinculadas ao Direito, à democracia e aos Direitos Humanos!

    Denunciar o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso a todas as agências noticiosas internacionais!

    Não através de, digamos, editoriais!

    E, sim, mediante todo o acervo documental e comprobatório que se dispõe!

    Denunciar o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso a todos os chefes de Estado!...

    Os fascigolpistas são capazes de desmoralizar o Poder Judiciário!

    Os fascigolpistas são capazes de qualquer coisa!

    Qualquer coisa!

    Imagine consolidar o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso!

  • Cadê o STF? O recesso não justifica a sua omissão. Ou será que está com as calças arriadas para a Globo?

  • Caro PHA, se o ministro da justiça não for demitido amanhã eu desisto da Dilma Rousseff.

    • Deputados e senadores do PT, parem de serem covardes, monte uma comissão e visite in loco esse lugar de orrores, em pleno seculo 21.

  • No que está sendo transformado este país? Estamos promovendo absurdos inimagináveis diante dos olhos da comunidade internacional. A população brasileira, reconhecida pela alegria, está se tornando odiosa, preconceituosa e violenta. Onde iremos parar? Nossas instituições não funcionam mais, sejam elas executivo, legislativo e, principalmente, o judiciário em todas as suas esferas e instâncias. Nuvens muito negras se aproximam e quem tem a capacidade de afastá-las não o faz. Que Deus nos proteja.

    • Absurdos legitimados pela imprensa.
      É a opinião publicada que importa.
      País sem justiça, pior com justiça submissa.

  • O povo brasileiro não se importa e até apóia se aqueles que são acusados de dar golpe na Petrobras de 88 bilhões (acho que de dólares segundo a desastrada Graça Foster), estiverem em péssimas condições carcerarias, se o povo souber disto o juiz pode ser até Presidente da República, mas se o povo souber que o doleiro Youssef saia da carceragem em viatura da Policia para frequentar requintada delicatessen no Bairro do Batel onde moram os ricos de Curitiba ai o Dr. Moro pôs o golpe a perder, alguém pode provar isto? há fotos ou filmagem?Cadê o Zé Frouxo do Ministério da Justiça. Fernando há como provar que o Youssef saia nas próprias viaturas policiais em incursões gastronômicas requintadas?

  • que me desculpe , depois nao querem que criticamos a pres. que se dizem pres.do brasil. como ela nao tem culpa. se o min. da injustiça , um cidadao tucano que diz ser min.da justiça é subordinado a ela e em consequencia os delegados da policia federal é subordinado a ele. se ele nao presta e esta conspirando contra o brasil junto com a maioria da policia federal. entao ela tem culpa sim , por omissao e covardia, porque ela nao faz uma limpeza geral desde o min. da justiça ate a policia federal e mostra para eles quem manda aqui. se ela nao faz é conivente sim com a situaçao. se cala consente , isso aplica ao pt tambem se que calou e bundalizou e nao faz nada , tem culpa no cartorio. nao tem essa de coitada nao, nao da conta do recado pra que que entrou.

  • Em qual gaveta será que se encontra aquela denúncia de caixa 2, do Governo de MG, onde uma lista de recebedores e doadores, num total de R$ 166.000.000,00, endereçada ao senador Aecio Neves, feita uma semana antes das eleições no blog ConversaAfiada?
    Onde Dr. Janot?

Related Post