A liderança mais conhecida do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, um dos palestrantes neste sábado no Encontro Nacional de Blogueiros, anunciou que diversos movimentos sociais acertaram, na última sexta-feira, a realização de uma caminhada até a sede do STF em Brasília, no dia 29 de maio, para protestar contra a decisão de Joaquim Barbosa de proibir o trabalho externo de José Dirceu.
Ele convocou a todos a participarem da manifestação.
“Os movimentos sociais finalmente viraram reacionários, nós vamos fazer uma manifestação para que se cumpra a lei”, ironizou Stédile.
“Faremos uma manifestação para que o imperador Joaquim Barbosa respeite as leis da Constituição Brasileira”.
A decisão dos movimentos sociais serve como um marco divisor para definir Joaquim Barbosa, definitivamente, como um instrumento da direita reacionária.
Não um juiz, mas um marionete de um setor político e midiático que faz oposição não somente ao governo, mas ao interesse nacional, ao povo e, agora, à Constituição.
View Comments (49)
Sábias considerações. Total apoio.
Prezado Fernando Brito,
Temo por esta manifestação do MST dado o momento político atual de nosso País onde a busca da retomada do poder pelas forças antinacionalistas da oposição e da mídia aliadas aos trustes de sempre do exterior, possam criar algum simulacro contra a integridade da instituição ou mesmo, de algum de seus membros e jogar a culpa neste movimento. É tudo que a direita quer!
A esquerda consciente, vivida de muitas lutas, tem que ter paciência e sangue frio para enfrentar este jogo de provocação motivado por esse julgamento de exceção que foi a AP-470.
Caso contrário, a centelha do golpe viria por aí, na certa.
Ai que meda... Larga de ser covarde Seo Zardinni. Foi por causa de atitudes assim que são simulacros de bom-senso, mas que escondem um medo pânico do enfrentamento, que a situação do pais chegou onde está: uma verdadeira baderna , um pais sem lei, violento, de gente descrente de valores, pessimista e que nega a política. Você está bem ao gosto do comodismo do PT e dos interesses da direita que querem gente bem boazinha para não se interpor aos seus projetos de poder.
Sr. Romero,
Boa Tarde.
Lendo seu comentário penso que um pouco de civilidade e boa-educação não lhe fariam mal algum no trato com as pessoas.
De modo gratuito o Sr. me ofende grosseiramente ao chamar-me de covarde sem sequer me conhecer ou a minha história de vida.
Respeite a mim e a minha opinião neste espaço democrático proporcionado pelo Jornalista Fernando Brito.
concordo totalmente com o Sr. Carlo Zardinni. O MTST esta agora puxando manifestacao contra a copa em SP, ontem atacou Emir Sader como governista e petista. O que eles estao fazendo e seguir a linha de provocacao do Barbosa e vai ter confusao. Barbosa ja denunciou que petistas o estao ameacando. Vai ser o repeteco do "tiro no pe do Lacerda". Outra manipulacao como a do global BBB Wyllys, que levou uma cadeirante do PSDB para visitar Dirceu, melhor, para se aproveitar da situacao e piora-la. Eu gostaria muito de estar errada, mas …. Inocentes….
Sr. Carlo Zardinni, concordo em gênero, número e grau com o Sr. Penso que a Presidenta Dilma está fazendo redistribuição de renda mas não está fazendo nada para resgatar valores de civilidade e boa educação. A educação que eu falo não é a educação fornecida pelos bancos escolares, mas sim, aquela fornecida em casa, que os antigos chamavam "educação de berço"... As escolas fornecem uma educação no sentido de informação, de preparo para se ter uma profissão. Agora isto que está faltando ao Sr. Romero não se aprende na Escola. Vem de berço.
Dona Cristina, pelo que entendi do texto, o MST e não o MTST, irá fazer um ato público contra o Ministro do Supremo Joaquim Barbosa e não contra a Copa.
Concordo! Mas o movimento tem mais é que se espalhar pelos demais municípios brasileiros. Não somente as capitais, mas todos os municípios. Afinal é a luta pelo estado democrático de direito, pela social democracia, pelo fim da corrupção (especialmente as denúncias de corrupção que nunca foram investigadas, ou que são suspensas, arquivadas e engavetadas, haja vista que o ministério público só denuncia o pt, tudo q é contra o psdb (PIG) é engavetado-arquivado, e os magistrados só condenam - e muitas vezes, injustamente - quem é do pt. Tratamento com isonomia para todos. Que se passe a exigir que o MP, a PF, os magistrados, dentre outros, cumpram com isonomia o papel q lhes cabe.
Os blogs tão aí pra ajudar a criar essa corrente pela justiça e pela PAZ. O momento é oportuno devido as eleições. Pois uma bandeira pode puxar outras, como a mais importante pra mim: investigações centradas nas drogas. A luta contra as drogas vai diminuir a violência. Com certeza tem gente no congresso nacional, nas assembleias e nas câmaras de vereadores garantindo o esquema cruel das drogas. É espantosa a história do helicóptero... e só prendem e julgam os mequetrefes...
Carlo,
Realmente você tem razão enquanto se preocupa, pois os golpistas estão atrás de uma "centelha". Ocorre que, no Brasil do Hoje (eu vivi 64), o cenário é totalmente adverso a quem pensa que pode enganar o povo: a VERDADEIRA INFORMAÇÂO está presente na Aldeia do Acre, na cidade de Oiapoque, no Rio Grande do Norte e no no Rio G. do Sul, fronteira com o Uruguai. O Brasil de hoje (quase 12 anos de mudanças no nível de Instrução e Informação dos mais jovens)é mais preparado para a Democracia. Em tempo: O Judiciário vai sofrer um terrível revés, para melhor, em função desse conhecimento de mundo do povo brasileiro. É pagar pra ver !!!!!
Eu concordo com você, Carlo Zardinni!
Acho que os movimentos sociais estão caindo no jogo da direita.
Essa "deixa" que o JBarbosa tanto espera, será mais visibilidade para ele, os meios de comunicação irão deturpar toda a manifestação, irão passar a ideia de que o MST está defendendo bandido condenado e preso. HOje em dia a sociedade, tangida pela mídia, quer fazer justiça com as próprias mãos, vão dizer: Estão vendo? Esses vermelhos lutando para liberar bandido. Vai ser por aí.
No dia 29 ele deverá arranjar uma palestra na França, bancada com nosso dinheiro, para evitar o constrangimento.
Ainda que seja uma primeira manifestação, necessária, para esse problema sério que se tornou o STF ao país, é preciso muita gente para sensibilizar aqueles juízes que, mesmo sem provas, condenam. E a pergunta a se fazer a eles é: condenam sem prova por qual motivo? Quem os constrange a praticar esse atentado ao Estado de Direito?
Nada de recuar. Os movimentos sociais não podem ficar acuados com medo de efeitos eleitorais negativos. É com movimento popular nas ruas com bandeiras claras que a direita fica acuada. Ninguém vai pedir para soltar Zé Dirceu, o que, aliás seria o justo, mas apenas para o imperador deixá-lo trabalhar, cumprindo a lei. Medo de quê?
Na verdade a manifestação deveria ser na porta do Patrão , a quem manipula e determina o que JB deva fazer. Sabemos que ele é um pau mandado da PIG. Os coxinhas vão dizer que o movimento é bancado pelo gov e que estão defendendo bandido. A liderança deve pensar melhor a respeito dessa manifestação . Pode ser o combustível ,para uma crise política É tudo que os coxinhas junto com a pig midiático. ACORDA BRASIL.
Agora ditador Barbosa a sua vez chegou. Será desmascarado pelo povo. Pode pedir a sua aposentadoria e sair pela porta dos fundos do STF, enquanto a tempo. Caso contrário verá o seu impeachment. Chega de tanta arbitrariedade, arrogância, prepotência. O povo quer Juízes imparciais, serenos. Ministro Barbosa o senhor é arrogante, não sabe nada de leis. O senhor é uma farsa jurídica.
JN - Jornal Nacional; JB - Jornal Banal (subsidiária do JN). Tomara que o MST - único Movimento Social que consegue sobreviver - consiga uma expressividade grande com esta mobilização. Sem dúvida, a mídia golpista não repercutirá tal notícia. Mas, a blogosfera cumprirá seu papel de informar. Viva a blogosfera!
Fernando, parabenizo o MST pela iniciativa de protestar na porta daquele que um dia se chamou SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. A sociedade brasileira precisa apoiar esse protesto, que certamente será para o bem de todos e felicidade geral da Nação. Eu defendo o "impeachment" imediato de Barbosa, Fux, Gilmar e Weber. O "notável saber jurídico e a reputação ilibada" são requisitos indispensáveis e não preenchidos por tais ministros. Gostaria de sugerir ao MST que agende um protesto na porta da REDE ROUBO DE SONEGAÇÃO antes da abertura da COPA.