STJ retira Alckmin de Lava Jato; “bucha” tucana será só Aécio

A notícia do dia – menos na Folha, que a reduziu a uma pequena chamada na capa e a uma cobertura “sem sal” do seu interior, além de pé de um editorial mais insosso ainda – foi aquilo que Bernardo de Mello Franco, em O Globo, definiu com muito espírito no título de sua coluna, referindo-se ao “apelido” do ex-governador de São Paulo na “lista da Odebrecht”: Salvaram o Santo: Alckmin está livre da Lava-Jato.

O altar blindado é obra de uma concordância providencial entre a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, através de um de seus auxiliares, e a Ministra Nancy Andrighi, do STJ, que, juntas, produziram um pequeno milagre: é provável que, assim, Alckmin fique livre, ao menos durante a campanha eleitoral, de acontecimentos “inconvenientes”, deixando a Aécio Neves e a Michel Temer a encarnação dos personagens destinados a fazer-nos quer que “a lei é para todos”.

Como diz Franco, em seu artigo:

Na prática, o “Santo” ganhou um salvo-conduto eleitoral. Poderá fazer campanha tranquilo, sem o risco de uma visita indesejada da polícia. Se ainda quiser produzir algum fogo no PSDB, a Lava-Jato terá que riscar fósforos queimados, como o ex-senador Eduardo Azeredo ou o ainda senador Aécio Neves.

Os já “sem-serventia”.

Boa notícia para Jair Bolsonaro, que sabe que a “reserva” de votos do tucano em São Paulo, ainda que ande pelo “volume morto”, é importante para que não apareça alguma novidade no cenário eleitoral.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (64)

  • Aécio não será incomodado, não há perigo. Ele é um tucano bem mais simbólico que o próprio Alckmin, tem mais plumagem, e nessa condição estará livre, leve e solto, esperando sua descriminalização pela mídia, que virá aos conta-gotas.

    • Tempos atrás concordaria com sua opinião, mas já agora que ele não é mais candidato a nada mesmo acontecendo não conta mais nada. Agora o Blindado da vez é o Alkmin. Moralistas sem moral!

      • Também acho que no final, o Aécio vai acabar sendo preso. Mas vai ficar uns 3 meses (só pra coxinhada falar que não havia perseguição ao PT), em alguma delegacia aqui em SP, sob os cuidados de algum Delegado que xingava a esquerda pelo facebook. Vai ficar com a cela aberta, com TV, frigobar, visitas íntimas, internet, e muita COCA. Coca da boa mesmo. Porquê ele tem o bico muito grande, precisa de muita coisa para satisfazê-lo.

  • Já falei...solução Erdogan para tucanos e judiciário....eles fecharam todas as portas da civilização....não podemos contemporizar com eles.....não poderá haver anistia para eles ...é só verificar a fala de FHC sibre a prisão de LULA. É um escárnio contra a democracia....civilização e o Estado democrático de direito.....Solução Erdogan.

      • Pois é. Precisariamos de um ou mais generais legalistas com saco roxo para enfrentar essas corjas... mas acho que não temos nenhum no país.

  • alckmin é o candidato que os chefes do golpe querem fazer presidente para continuar o trabalho iniciado por temer. "Grande acordo, com o supremo, com os militares, com tudo..." Judiciário, psdb e mídia estão juntos nesta "missão" para legitimar o golpe.

  • Esse deve ser meu centésimo comentário sobre o "mineirinho":
    AÉCIO será inocentado porque as provas das malas de dinheiro não provam nada. Nem coxinha acredita que a lava a jato é para acabar com a corrupção. À exemplo do mensalão, que só existiu para tentar derrubar o Lula no início do século, a lava a jato só existe para tirar o PT do governo e impedir que ele volte a governar o país. Um exemplo: nunca falaram mal do Celso Amorim. Mas, se impedirem o Lula e o Amorim for o candidato, no dia seguinte a midia passará a atacá-lo. A mesma novela de sempre. Pelo fim da rede Globo! Fora canalhas!

    • É ridículo o PT ficar chorando por causa dessas arbitrariedades. Todos já sabemos que estamos numa ditadura. Tinha é de ter enfrentado ela no sindicato de São Bernardo, ou então levar Lula para uma embaixada. Entregar-se foi lamentável.

      • "Para quem queira ver, há luz suficiente; para quem tenha disposição contrária, há bastante obscuridade." (Blaise Pascal)

      • Caro Antonio, essa decisão partiu do próprio Lula que acredita que possa ajudar muito mais preso dentro do país, do que de fora (sendo considerado foragido pelos coxinhas da rede bosta de tv).
        E como ele que está sendo preso, a decisão coube ao próprio Lula, uma decisão de foro íntimo.

    • E' fato, que muitos deles acreditam e abençoam a ideia de a lava-jato é para tirar a esquerda do pareo. E esta ideia é suficiente, para se ter criado tal instituiçao. Ainda dizer, "os fins justificam os meios".

      • O mundo inteiro sabe sobre o Brasil. "Para quem queira ver, há luz suficiente; para quem tenha disposição contrária, há bastante obscuridade." (Blaise Pascal)

  • Os golpistas, cortes judicias à frente, acham que oferecendo a cabeça de Aécio Neves, um moribundo político, estarão compensando terem reduzido a confete a Constituição de 1988 e como resultante imediata a vergonhosa injustiça e perseguição ao Lula, estão muito enganados. Resistiremos e das rus não sairemos. O mundo inteiro já sabe onde se encontram os bunkers golpistas, seus nomes e sobrenomes: Michel Temer, Rodrigo Maia e Cármem Lúcia, cabendo à Globo o trombone de guerra e ao General Villas Bôas, o tacape. #LulaValeALuta

  • E qual a novidade nisso tudo, caros Fernando Brito e leitores do Tijolaço?

    Até mesmo o mais ingênuo dos cidadãos, mas que não seja mau-caráter, fascistóide, cego, surdo ou portador de grave doença mental deficiência cognitiva, sabe que o PSDB controla completamente o sistema judiciário (polícias, ministério público e juízes). Quando digo completamente é porque em TODOS os estados da federação essas instituições do sistema judiciário é controlada pela maioria tucana nelas presentes. O "santo das planilhas de propina da Odebrecht" está agora nas mãos daqueles fiéis escudeiros que o blindam há 20 anos. Basta observar que o MP-SP e a burocracia do sistema judiciário estão presentes em quase todas as secretarias do governo paulista, a começar pela da segurança pública.

    Mas há um erro nessa notícia e nessa análise de Bernardo Mello Franco, ao supor ou tentar nos induzir que, se os inquéritos contra Alckmin fossem mantidos sob as asas da ORCRIM Fraude a Jato, ele fosse lançado ao mar. Para os que acompanham a política e o modus operandi dessa ORCRIM institucional, fica claro que o tucanato paulista seria não só preservado, mas teria um dos seus caciques selecionado com candidato do establishment. José Serra, o mais vil e perigoso, o maior dos ladrões da política brasileira (olhem que competição é dura, já que nomes como Paulo Maluf, Sarney, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral Filho, Eduardo Paes, Aécio Cunha, Beto Richa, João Dória, Geddel, Temer, Angorá e muitos outros dessa estirpe dispensam comentários) foi mantido no limbo porque se abrirem a tampa do esgoto, o PSDB inteiro vai junto. O opus dei com cara de padre bonachão, mas que manda a polícia espancar professores e manifestantes, reprimir com violência movimentos sociais reivindicatórios, assassinar pobres na periferia, etc., esse por ser mais dissimulado, com cara de caipira, fala mansa... é tudo o que sobrou para a direita oligárquica, golpista, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista que não seja o nazifascismo entreguista de Bolsonaro e quejandos.

    As ORCRIMS midiáticas e judiciárias não poderiam, e não podem, rifar Geraldo Alckmin por um motivo muito simples: eles não têm outro candidato e não conseguirão fabricar outro, até setembro. O fiasco que foram os vôos de galinha de João Dória e Luciano Huck deixaram claro que a direita não tem candidato, além de Alckmin. Se fraudes e outras manobras é muito difícil colocar o picolé-de-chuchu no 2º turno, apesar de toda a máquina estatal trabalhar com ele e contra candidatos da Esquerda e centro-esquerda.

  • Judiciário garantindo a impunidade das facções demo tucana esse é o verdadeiro crime organizado que opera no Brasil . Facções de direita tem que ser varridas do poder

  • notícias do front: o mercado prepara recuperar o teco teco de Doria, operam em modo desespero.
    Mais um trabalho para o Tijolaço

    • João Trabalhador? Kkkkkkk... Prefake de São Paulo, prefeito de mídias sociais.

  • O Santo é massom tucano , e ou não é. Não vai dar em nada.

  • NÃO CAIAM NESSA ARMAÇÃO DA MÍDIA!!!

    SALVARAM UM TUCANO DA LAVA-JATO??? QUE PIADA!!!

    Como se existisse alguma possibilidade do Moro condenar Alckmin... já ficou anos investigando sem jamais fazer ABSOLUTAMENTE NADA contra Aécio, Alckmin, Serra e FHC... com seus operadores e familiares sem foro privilegiado sendo delatados... e nada!

    Só existiu ação contra Aécio e a irmã pois os dois foram pegos em FLAGRANTE nos grampos da JBS!!! Não porque foram delatados na Lava-Jato.

    Essa matéria reforça a falsa ideia que se Alckmin fosse julgado por Moro seria condenado! Que piada!!!

    O único motivo para tirar Alckmin da Lava-Jato é diminuir o desgaste de Moro, que precisa ser fortalecido para manter a prisão de Lula.

Related Post