Subnotificação de Covid-19 é escândalo pronto para explodir

Quando, nos próximos dias, explodir o número de pessoas infectadas no Brasil pelo novo coronavírus, não se iluda.

Não é que a doença, que se expande velozmente, tenha dado um salto no ritmo já acelerado de contágios.

É que vão começar os testes, com a prometida chegada, até amanhã, de 450 mil reagentes moleculares, infelizmente o precaríssimo critério adotado pelo Ministério da Saúde para dimensionar a incidência de casos de infecção pelo vírus.

Até agora, sem eles, está se formando um imenso estoque de casos suspeitos que, amanhÃ, vão ser despejados nas estatísticas de “casos confirmados”.

Considerando apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave que resultaram em internações hospitalares (veja tabela acima, do boletim epidemiológico oficial do MS) há praticamente sete vezes mais eventos suspeitos que os confirmados.

28 mil internações hospitalares é mais que a dobra dos registros atuais da pandemia e isso não inclui os casos leves, diagnosticados clinicamente que são mandados se isolar em casa

É evidente que, como as demais hipóteses infecciosas são pouco significantes diante do total – estão abaixo de 3% das internações totais – a imensa maioria destas internações em investigação são de problemas causados pelo vírus Sars-COV2.

O fato de Luiz Henrique Mandetta estar sendo uma barreira a que Jair Bolsonaro coloque um “terraplanista” na Saúde não o exime do dever de alertar a população para uma escala epidêmica que vai muito e muito além do que os números estão anunciando, numa subestimação inexplicável.

A manchete de O Globo, hoje, dizendo que Cientistas estimam que número de infectados no Brasil é 15 vezes maior que o oficial pode atÉ ter algum exagero, aceitável em estimativas, mas não está mais distante da realidade que os números oficiais estão.

Pode ser até que alguns jornais e jornalistas achem que isso é politicamente ruim, pois enfraquece Mandetta.

Não é verdade, ele é quem se enfraquece ao não comunicar à população o tamanho do desafio que temos a enfrentar.

E isso é mais uma razão para não se deixar Bolsonaro colocar um “terraplanista” na Saúde.

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Pois é, o Brasil chegou num ponto em que um médico, privatista, defensor do desmonte do SUS, representante dos planos de saúde e filiado ao DEM está a ponto de ser despedido por ser "muito de esquerda", e está sendo defendido até pela esquerda por ser a alternativa menos pior no horizonte.

    Se a gente contasse isso pra alguém que ficou em coma durante 10 anos e acordou agora, ele acharia que estamos brincando. Uma pegadinha de muito mau gosto.

      • Já tava ruim, cheio de subnotificação, com o Mandetta. E agora que vão colocar um terraplanista qualquer no lugar, imagine o surto que vai ter de mortes por explosão de pneus.

  • É claro que a verdade é fundamental sempre. Mas não vai mudar nada na minha opinião. É lógico que existam muitos mais casos e isso é no mundo inteiro. Os casos que forem agora identificados, continuarão recebendo o mesmo tratamento e procedimento. E o PIOR, o povo não vai mudar seu comportamento, porque o monstro-presidente vai inventar outra fake news para desacreditar a ciência.

    • Tá. E daí?
      Alguma sugestão?
      Começa com uma cantilena a respeito da verdade ser fundamental e depois recai na mesma ladainha de sempre?
      Como na sua opinião nada vai mudar com relação aos procedimentos, o povo tampouco vai mudar seu comportamento e o Bozzo vai inventar outra fake, o que sugere?
      Suprimir os testes, como já deu mostras aqui de ser seu desejo?

    • Mas a verdade é sempre verdade, pode ser provada eternamente. Toda FAKE pode ser provada ser FAKE. Verdade se sustenta na ciência com provas e contra-provas. FAKE se sustenta no charlatanismo, egoismo, narcisismo, vaidade, omissão...

      • E logicamente se sustenta em novas FAKEs... assim estamos desde 2016... um fake atrás de outro ... um bandido atrás de outro mandando no país ..

        • Concordo com você. Mas, embora seja trabalhoso e arriscado, um por um dos canalhas serão desmascarados como já aconteceu com muitos. Hoje, muita gente já sabe quem é o juiz ladrão, patrono e capanga dos milicianos. Muitos fingem não saber, simplesmente por conveniência, principalmente por canalhice mesmo.

      • E logicamente se sustenta em novas FAKEs... assim estamos desde 2016... um fake atrás de outro ... um bandido atrás de outro mandando no país ..

  • Terra não é só um "terraplanista",se fosse somente isso ,sería digno de pena ,ele é pior muito pior do que isso,É UM DELINQUENTE NAZISTA.
    Um porco reacionário ,do pior que os gaúchos já ofereceram ao Brasil.
    Um canalha.

  • Fernando, que sejam 10 vez mais os contaminados pelo novo coronavirus. Os números ainda se mantêm assustadores. Mamdeta acerta quando briga pelo isolamento e contraria "Bolsonero". Errou feio, no entanto, quando não batalhou pelos testes massivos.

  • Infelizmente no Brasil está difícil acreditar nas informações que chegam até nós. São muitos especialista falando ao mesmo tempo e o que é pior os discursos não batem, tem muita incoerências de um discurso para outro.
    Eu pergunto em qual mídia confiar a tradicional, ou as alternativas?
    Em relação ao idiota que uma parte dos brasileiros colocaram como presidente, não tem nenhuma estratégia para combater está pandemia, mesmo porque ele não suporta o ser humano, principalmente se for pobre, preto ou mulher.

  • Infelizmente, não estamos sós nesta manipulação de dados.
    Já era público no Equador do traidor Lênin Moreno a notificação era de apenas 355 mortos, a despeito de no final de semana passado, apenas em Guayaquil, terem sido retirados quase 800 mortos de dentro das casas.
    Agora ficamos sabendo que no Chile os mortos são computados como recuperados pois, segundo Sebástian Piñera, deixaram de poder contagiar a restante população.
    A desfaçatez destes delinquentes não tem limites.

  • parece q 15 x maior esta ateh otimista pelas informacoes de gente conhecida espalhada por ai

Related Post