Tarifa do leite em pó: o protecionismo não era um “lixo ideológico”

Os jornais noticiam que Jair Bolsonaro desautorizou Paulo Guedes e mandou repor a tarifa antidumping às importações de leite em pó da União Europeia (de 14%) e da Nova Zelândia, (de 3,9%).

É só uma pequena mostra do quanto a “abertura selvagem” do Brasil pode nos trazer de prejuízo.

Em meados da década de 90, com a liberalização das importações, o Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores de leite, era o terceiro maior importador de produtos lácteos, com um déficit, na virada do século de quase meio bilhão de dólares.

A proteção tarifária enfrentou isso e em 2004 o Brasil passou a ter superávits crescente em produtos lácteos.

A produção não é concentrada, abarca boa parta da agricultura familiar e envolve 1,17 milhão de produtores de leite, quase todos eles micro, pequenos e médios.

A pressão assustou Bolsonaro, porque atingiu um setor simpático ao ex-capitão.

Vai demorar até isso ser reposto, porque as regras para o estabelecimento de alíquotas de importação exigem um trâmite burocrático.

E é uma derrota prática dos que defendem o escancaramento do país às importações, que planejavam cortar tarifas indiscriminadamente. Os que, na linguagem do ministro olavista das  Relações Exteriores, Ernesto Araújo, fazem no comércio exterior “sem ideologia” .

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Ironicamente, me lembrei daquele anúncio da Parmalat na virada dos anos 2000:

    - Tomou?

  • Um tanto off-topic, mas como pode um país com a iminência de um conflito próximo a suas fronteiras (Venezuela) estar sendo governado por um paciente no hospital?

    • Num governo formado por pessoas em razoável estado de saúde mental, isso seria, de fato, impensável.
      Contudo, lembre-se, estamos sob um governo cujo integrante mais lúcido seja a Doidamares, aquela que viu Jesus numa goiabeira. E ainda tem o presidente-miliciano.

      • Acho que o mais lúcido é aquele que vai tomar cerveja no bar vestido de astronauta.

    • Iminente só se for para as potências. O Brasil entrar nessa furada não tem o menor sentido. Seria Marcos matando Pedro, Pedro matando Lucas, Lucas matando João, João matando Mateus e assim sucessivamente se concretizaria a chacina Apostólica Romana!
      E para quê, se nem com o nosso petróleo conseguimos ficar, entregamo-lo todo!? Estamos na idade do petróleo, e estar na idade do petróleo sem petróleo e como estar na idade da pedra sem pedras!
      E digo mais: o petróleo não é passado: é o futuro!

      • Mesmo que o Brasil não se envolva (o que acho que deveria ser o caso), uma tensão desse naipe em países que fazem fronteira conosco é algo que não se vê há muito tempo.

    • Ele não governa, evidentemente. O controle é da ala selvagem da banca internacional e, aqui dentro, para lidar com os nativos, quem manda é meia dúzia de milicos estilo Heleno e Mourão. O resto é palhaçada pra distrair a platéia, incluindo as asneiras do Guedes. Ele é só um pau mandado bem medíocre.

  • estou adorando isso
    o povim medonho que elegeu esse traste, agora tem que reclamar muito pra reverter o desastre,, hoje está rolando no Twitter, um vídeo do cara que recentemente apareceu pedindo que fosse revertido, na época da campanha falando maravilhas de bolsonaro

    agora a sinistra do agro negócio tbm reclama
    pega fogo cabaré
    só resta saber até quando o traste vai aguentar tanta pressão, vai ser muita gente reclamando de tudo, a cadeira já está fervendo

    • ele será só o marionete, o Heleno já está com tudo em cima, comandando o Brasil na sombra do moleque, só não vê quem não quer, portanto, já estão e plena ditadura sem dizer que estão. Pensam que o mundo não está vendo isso? Agora estão mexendo no leite, isso abram a porteira, agora nós da europa estamos mandando leitinho em pó para o Brasil que era grande produtor ahahahaha

    • O que me impressiona é como tem gente que não tem o menor pudor em se passar por ridículo: Num primeiro tempo, apoiando o Boçal Nato; num segundo, se passando por corno, como o caso desse produtor de leite.

      • e lembre que ainda estamos em fevereiro, e o traste está internado desde janeiro, aguarde o resto....

    • Os apoiadores de campanha de Bolsonaro são, tomados dois a dois, como gregos e troianos, sempre com interesses díspares e cada um olhando para o próprio umbigo. Seus ministros seguem o mesmo padrão.
      Um dia, o presidente miliciano vai descobrir que não há como agradar a gregos e troianos.

      • Resumindo: só idiotas apoiaram os bozos. Gentalha imbecil que não raciocina. Mentecaptos.

    • Mais uma confirmação de que o Guedes não se conforma em destruir apenas a indústria brasileira: Ele também quer destruir o agronegócio.

      • eles querem destruir o Brasil com tudo dentro
        é uma cambada de ogros devoradores
        é muita grana envolvida

  • A IDIOCRACIA segue seu curso irreversível e imponderável, como um Titanic governado por macacos.

  • Bozo faz a manobra do gato : dá o tapa, esconde a mão. É a República do faz de conta ...E fica por isso mesmo...

  • Éh. Nós avisamos quando a vaca mirava seduzida os caminhos para o brejo. Agora que ela (vaca) se afundou no brejo, vamos consumir leite em pó oriundo de Nova Zelândia, Europa e sabe-se mais de onde... Miniun, já TOMASTE teu leitinho, comeste o teu queijinho hoje ?

  • Vai querer mostrar pra canalhas o que é ou não é "lixo ideológico" ou ainda falar para os seus (nós) das virtudes do progressismo ? ...

    Mas... mudando de cassetete para mau...

    O canalha malafaia (sic, minúsculas) é mesmo phoderoso: Boechat mandou ele, o canalha, malafaia, ir caçar rola e vejam só o que aconteceu...

    :.:

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Elles (Ou Mal lutar é lutar mal)

    Nunca se viu povo tão idiota
    militando contra a própria sorte!...
    Mesmo toda paciência se esgota
    quando os "fracos" idolatram o "forte".

    E ainda esperam alguma cota...
    Coitados! Que o tempo não lhes corte
    a memória em meio à tal rota
    da vida indo ainda mais para a morte...

    .................................. Cláudio Carvalho Fernandes
    .................................. (Poeta (anarcoexistencialista))

    Poema dedicado ao eleiTORADO brasileño, no pós-eleições de 2018...
    (Se é que não houve participação ativa da maquininha caixa-preta do TSE nos resultados de 2018...)

    :.:

    Poema "Z"

    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto

    :.:

Related Post