Teles só ligam para as matrizes e mandam cada vez mais para o exterior

Ótima matéria de Bruno Rosa, hoje, em O Globo, mostra que, apesar do chororô que vivem fazendo, as multinacionais de telecomunicação – que ganharam o Brasil de presente de Fernando Henrique e ainda levaram a “garantia estendida” dos ministros das Comunicações dos governos petistas – vão passando á tripa forra no Brasil e enchendo as burras de suas matrizes no exterior, que cambaleiam com a crise europeia.

Diz Bruno que “as subsidiárias brasileiras de telefonia vêm aumentando o envio de seus lucros para fora do país, impedindo um avanço maior nos investimentos aqui. Em alguns casos, a alta na remessa de dividendos atingiu 150% entre 2009 e 2013. E há empresas que “exportaram” até 95% de seus ganhos anuais.”

O ministro Paulo Bernardo, em lugar de apertar as empresas a cumprirem suas obrigações com o Brasil – como as matrizes as apertam para aliviar sua situação no exterior com os lucros daqui, continua dizendo acreditar na “boa vontade” delas em investirem espontaneamente.

E, para isso, lhes desonera impostos e anistia multas.

Salvo por uma ou outra matéria como esta de Bruno Rosa, a imprensa brasileira as trata – grandes anunciantes que são – como empresas “modernas e enxutas”, embora os usuários de telefonia se desacabelem com seus maus serviços.

Raro ver o que ele escreve na reportagem:

Na TIM, 67% dos dividendos vão para o caixa da Telecom Italia. 

A Telefônica (dona da Vivo) destina 73,8% de seus dividendos para a Espanha. 

Até 2012, os lucros das empresas de telefonia, desde 2005, crescia a uma média de 8,3% ao ano.

E os investimentos, apenas 3%.

O Ministro Paulo Bernardo tem gordos motivos para ser considerado “um petista que presta” pela mídia.

 

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • O Bernardo está lá porque a Dilma quer que esteja. E são coisas desse tipo no Governo Dilma que fica sem explicação. Concordo quando se diz que é melhor o que temos do que qualquer tranqueira dessas que se apresentam na oposição, mas, muito do que se vê neste Governo começa a ficar inaceitável.

  • Também acredito que a Dilma concorde que este Bernardo é um pastel de ar.
    E também não entendo como ela mantém estes zers à esquerda, como ele e o Zé Cardoso...
    Desanima de defender seu governo...

    • Certamente ele lá permanece porque não contraria as orientações dela, isso é óbvio.

  • E o caixa para a campanha no Paraná continua engordando . . .

  • Não há lei contra isto.
    Afinal onde há muito dinheiro?????
    Mas assim como as drogas, quem consome
    não vai parar..
    E ninguém segura...não inventaram o gato
    para celular..Ainda...

  • Gente fui telefonico e hoje ou reles desempregado(este mercado nao aceita pessoas com mais de 50 anos ,cancei de levar cartas de autorizacao de pgamento para professores e pms do rgs(carta bancaria) saido do csixa da crt gaucha hoje vemos eta situacao bela privatizacao.:

  • Qualquer cidadão sabe da qualidade dos serviços de telefonia.
    Por que ninguém usa esse fato à seu favor na política? Porque todos, independente do partido político, são cúmplices dessa palhaçada toda e provavelmente todos já encheram e ainda enchem os bolsos de dinheiro (às custas da qualidade - inexistente - dos serviços prestados!)

  • A coisa não é linear assim, deve ter alguma compensação sobre isto aí. Qual é o superávit comercial entre Brasil vs Portugal e Espanha. Poderá ser melhor deixar para lá do que entrar num embate comercialmente pior para o Brasil.

Related Post