Michel Temer está ou não está no comando do país?
Formalmente, sim. Administrativamente, apenas em parte. Politicamente, não.
Há pouquíssimas possibilidade, ao que se pode dizer hoje, de que ele seja, pelo impeachment, forçado a deixar a presidência. Mesmo que não se confirme a sua absolvição no TSE, mesmo que não se consume a debandada do PSDB, mesmo que, como é possível, surjam novas denúncias no caso Friboigate.
Sua base fisiológica, a ambiciosa pusilanimidade de Rodrigo Maia (que passou a existir politicamente graças a ele) e a parcela não-Alckmin do PSDB garantem-lhe blindagem, embora já não lhe assegure condições de manejar o rolo compressor parlamentar com a facilidade que manejava até algum tempo atrás.
Na administração, o quadro é de completa dissolução: os titulares dos ministérios, que eram pouco, agora nada são, com a desmoralização do governo. As resistências corporativas se avolumam e a paralisia administrativa se amplia. Tudo o que há de pior no serviço público está aflorando: prepotência, dedurismo, favoritismo passaram a campear por quase toda parte, embora bem menos nos setores que têm estruturas internas mais sólidas. Fora daí, os “indicados” dos deputados catam oportunidades, favores e, na sua natureza mesquinha, perseguem quem não lhes é da curriola.
Mas politicamente, o seu derretimento se tornou uma evidência e isso contamina tudo o que fizer e – mais importante – quem permanece junto a ele. Este último dado é, neste momento, o mais importante.
A confirmarem-se as informações de que será absolvido na ação do TSE, dia 6 – independente de considerações jurídicas razoáveis sobre a inacreditável “adaptação a fatos novos” que o processo tomou nos quase 3 anos em que tramita – vai arrastar para descrédito ainda maior não apenas o Tribunal Eleitoral como o Supremo, ao menos na parte ali presente.
Enquanto Michel Temer permanece neste limbo, o Brasil se equilibra à beira de três precipícios: o da crise econômica, o da crise política e o da crise institucional, com os apetites arreganhados que já nem se escondem no Ministério Público e no Judiciário.
View Comments (16)
Brito, ele não vai largar o osso, na Câmara não passa nada pelo "Botafogo", no STF 2 votos garantidos ele tem, e se ele sair ao seu Bel prazer, perde a imunidade... Enquanto houver lugar pra se agarrar, é aí que ele vai ficar...
Mas quanta coisa que nem sabemos em jogo. Não é ele quem distribui as cartas. Aécio acreditava realmente na própria imunidade. Gravações suas quando vazam a conta-gotas servem como recado para os que também tiveram conversas com o senador da república. Imagine como Brasília pisca mesmo longe do natal... Quem tem gravador e um revolver na cintura está em vantagem no jogo de hoje. Amanhã será outro dia.
O Brasil não está parado, ao contrário está indo em marcha ré a uma grande velocidade, com o desemprego aumentando, com a deterioração de suas instituições, com retrocesso no ensino nas conquistas sociais com a desintegração das leis de proteção ao trabalho, com a precarização do sistema atendimento à saúde, com a venda de nossas riquezas. É espantoso como em tão pouco tempo conseguiram degradar e precarizar o Brasil com tanto empenho. Realmente esse governo golpista se enquadra nas maiores pragas que já assolou a humanidade. Temer definitivamente se inscreve como o quinto cavaleiro do apocalipse.
Eh preciso discutir a cultura da boçalidade que tomou conta do Brasil. Esta na hora da pedagogia e da critica construtiva. Basta de focar em vampiros, canalhas e bandidos. Quando é que os blogueiros vão começar a focar sobre a cultura fascista da rede social e das midias alternativas ? Qdo é que sujeitos tipo ReiBosta
e Gentili serão colocados em seus devidos lugares ? Quando ? Quando ? Além de ficar so' xingando e constatando o que acontece ha muito tempo, pra quando o projeto pedagogico de construção e de recuperação dos fatos reais ? Quando é que teremos ações efetivas para combater essa barbaridade além de ficar so' xingando, relatando e banalizando as estorias dos golpistas ao infinito ? Quando ? Quando ?
http://www.brasil247.com/pt/colunistas/jeanvolpato/298542/A-banaliza%C3%A7%C3%A3o-da-idiotice-humana-e-a-propaga%C3%A7%C3%A3o-da-imbecilidade-alheia.htm
Os blogueiros estão falando da cultura fascista na rede social. Em todos os blogs humanistas isto foi comentado.
Acredito que nosso problema é muito maior que isto. A constituição de 88 deixou na mão da justiça todo o poder de prender quem eles quisessem, ou pensasse diferente deles, enquanto sentam em cima de processos dos amigos.
Na constituição não foi colocado nenhum freio na atuação dos juízes, MP e PF, nem mesmo um julgamento externo ao meio jurídico oficial.
Tudo isto foi feito baseado na hipótese que juiz é honesto, tem caráter e não tem lado político. Já no mensalão foi demonstrado, com sólido embasamento nas atitudes e sentenças estapafúrdias, que a justiça (STF), que deveria guardar a constituição, não tinha nenhum compromisso com ela.
Agora o país não tem para onde correr. Só com sangue na calçada, conforme Mino Carta, ou uma nova constituição, que tenha uma mão pesada sobre o braço da balança da justiça, impedindo que ele se incline na direção escolhida pelo juíz.
Com certeza, se tivéssemos justiça, ou pelo menos a punição de juízes corrompidos pelo poder, não teríamos a imprensa imunda que temos e junto não teriamos Gentilis.
Jotage, vc escutou o que disse Requião essa semana no seminário do PT? Estamos falando de tudo que vc listou ha mais de um ano, como se fossemos baratas tontas. Tudo ja foi comentado, analisado e revelado de maneira exaustiva. O stf, pf, mp, globosta, pig, todos os golpistas, os erros do pt, os fascistas de plantão, o canalha do rei bosta, gentili, etc. etc... Pra QUANDO UM DEBATE visando as soluções; visando se organizar para combater isso tudo; o que fazer efetivamente e concretamente além de comentar exaustivamente a mesma pauta definida em geral pela mídia nativa ? Onde, como e quando os blogueiros se unirão para compor uma voz progressista forte e capaz de aglutinar idéias e ações de todos esses leitores que passam horas e dias a repetir os mesmos comentários sobre as mesmas pessoas e os mesmos fatos novelisticos ? Ufa ! Chega né ?
Acho que Requião e Mino deveriam ser convidados para entrevistas, discussões entre os blogueiros. Os leitores poderiam participar de várias formas. Enfim, o que todos esperam ? Que o mundo caia do lado de la e se acalme e se acomode ? Ou vamos encontrar outra maneira de combater a crise que é internacional tb.? Qual é o modelo de mundo progressista que queremos ? Como construi-lo ? Com quem ? Quem pode financiar ? Como podemos todos contribuir com ideias mas tb economicamente? Como desenvolver o espírito crítico verdadeiro e construtivo ? Está na hora de investir nas PERGUNTAS visando desconstruir tudo que não funciona, e acima de tudo com o intuito de criar e abrir novos horizontes.
Basta de vampiros canalhas ! É um vômito cada vez que esses caras aparecem ...
Lenita concordo com seu posicionamento. Na verdade, qdo se diz que não temos lideranças, esta-se questionando isso. O diagnóstico está feito. Soluções, cronograma, execução, distribuição de tarefas, recursos a ser captados. É por aí . Estamos sempre reagindo. Falta ação. Nossa ação.
Então, tem uma entrevista do Mino na TVT muito boa onde ele fala dessa falta de chão da mídia alternativa. A revista Carta Capital vive na corda bamba. Imagino que para os blogs sujos então deve ser impossível. Mas se houvesse união em cima de um projeto comum todos ganhariam. Poderiam ter um site-portal onde cada membro guardaria seu próprio blog mas seria dentro de uma rede transversal que pudesse ter alcance vertical e horizontal em termos de público. Não existe gente progressista milionária que deseje investir num projeto desses ? Alguém ja procurou saber ? Tem que se reunir, insistir, botar a cabeça pra funcionar, ir à luta para conseguir que membros da sociedade civil, pessoas que gostariam de ajudar de alguma forma, possam participar desse projeto. O mundo da Internet está aí ainda para ser explorado de maneira mais construtiva e focada. Muita gente poderia participar desse projeto cidadão.
Por exemplo: Aldo Fornazieri e Mino Carta identificam Boulos como o líder mais original e capaz de mobilizar a base política popular dos movimentos sociais hoje. E temos ainda Stédile que é um dos maiores líderes dos movimentos sociais (o MST tem uma historia riquissima de luta e de transformação dos movimentos sociais populares). Estes líderes deveriam ser convidados a participar de debates na mídia alternativa para que suas políticas fossem conhecidas por todos os brasileiros. Pois, o que vemos são blogueiros independentes mas desconectados entre si, sem nenhum projeto jornalístico para o Brasil. Se cada um continuar somente a cuidar do próprio umbigo será impossivel combater a mídia nativa que tem seu umbigo na Globo. Eh preciso explodir o umbigo do PIG criando um umbigo plural e diversificado onde mídia ninja, jornalistas livres e blogues sujos pudessem representar as vozes progressistas com projetos claros e definidos, pelo menos em um primeiro momento. Do jeito que está será impossível.
Vamos falar mais de Boulos e do movimento dos sem teto, do MST, das mudanças do PT, das traições internas nos partidos de esquerda para poder selecionar, etc. Quantos ai conhecem a história e a trajetória desses movimentos ? Qtos ja ouviram as experiências dessa população guerreira ? Eu só os conheço através dos trabalhos publicados sobre eles. Enfim, quantas outras vozes não poderiam contribuir nesse momento ? Ou alguém acha que ler esses posts sobre o vampiro acrescenta algo em suas vidas ?
Olá Lenita, adoto totalmente o seu "recado" muito realista. Dentre os líderes que têm projetos citados por você, peço que você se inclua entre eles. Tudo o que você esclarece é tudo o de que precisamos. Realmente eu tenho dito e sentido tudo isso, mas nossas vozes soam isoladas e os mbls da vida estão muito bem organizados com grande capacidade de comunicação de massas. Eles são financiados e muito bem financiados. Nós dependemos desse financiamento para nossa movimentação. Eles estão nas ruas desde o ano de 2013 unidos, concatenados e com ação conjunta. Nós estamos parados, com muitos escrúpulos e medo de enfrentar não só os "inimigos" declarados, mas também de sairmos da toca e das meras palavras como comentários. Penso que estamos até atrasados de por em prática, na realidade, com coragem, tudo o que você citou. Temos que reagir à altura, sem necessidade de violência como princípio da Constituição de 1988, que prega a conciliação pacífica, mas não covarde. Porque não passamos para a ação imediata, constituindo novo grupo através de nosso contato na rede e iniciamos nosso "trabalho" com tratativas presenciais para uma iniciativa real?
Rosa, eu so' gostaria de ter esse dinheiro de gente milionária para investir nesse projeto de mídia progressista nacional/intenacional. Estaria agora mesmo depositando numa conta conjunta encabeçada pelos 10 blogs sujos mais influentes com a colaboração de Mino Carta como editor. Mas o editorial seria tb rotativo, cada jornalista seria editorialista de blocos definidos por um colegiado. Creio que deva ter muita gente milionária que estaria disposta a investir numa causa que significaria a criação de uma mídia alternativa forte o suficiente para poder informar a população brasileira atacando o pos-verdade e visando um jornalismo de excelência, uma verdadeira escola do bom jornalismo. Mídia Ninja e Jornalistas Livres formariam blocos de debates com os jornalistas independentes, etc. Precisamos de uma revolução mediática e o Brasil poderia buscar seus melhores jornalistas e intelectuais para fazer isso. Todos nós poderíamos contribuir alguns minutos de nosso dia passando a informação, alimentando a rede de novas idéias e sugestões para poder criar essa rede cidadã. FB teria seu exército de leitores que poderiam trazer seus conhecimentos e partilhar suas iniciativas individuais ou coletivas. Veja que é algo realizável se todos se uniram. E este é o momento de construir algo novo e alicerçado pela Sociedade Civil e não pelo Mercado Financeiro.
… E ainda falando no fantasmagórico MT!…
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Alexandre Moraes e Moreira Franco dividiam a mesma mesa no tempo do Planalto
Temer criou o Seguro Angorá
Por jornalista Bernardo Mello Franco
02/06/2017
(…)
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardomellofranco/2017/06/1889581-temer-criou-o-seguro-angora.shtml
Não entendo como se pode falar desses canalhas todos os dias e não abrir espaço para questões urgentes ?!!! Mino Carta esta certo de parar com seu editorial ja que ficar escrevendo o mesma coisa todos os dias é bem cansativo mesmo. Ficar comentando então, é ainda mais dificil de entender se não fosse a cultura das novelas que formatou, banalizou e naturalizou as barbaridades no Brasil.
O temer ainda não caiu de vez pelo simples fato de o ministro Henrique Meirelles não usar de sua sensatez para deixar a pasta da economia de um governo golpista, falido e acabado moralmente. Isso acontecendo o Temer afundaria na própria fossa.
O temer não caiu de vez pelo simples fato de o ministro Henrique Meirelles não ter tomado simankol e ainda não ter usado da sua sensatez que lhe resta para deixar a pasta da economia de um governo falido e acabado moralmente. Isso acontecendo o Temer afundaria na própria fossa.
O temer não caiu de vez pelo simples fato de o ministro Henrique Meirelles não ter tomado simankol e não ter usado da sua sensatez que lhe resta para deixar a pasta da economia. . Isso acontecesse o Temer afundaria na própria fossa.