Temer e Cunha, as caras do golpe, são também seus frágeis joelhos

A pesquisa Datafolha, se alguém duvidava, mostra a carência de legitimidade Michel Temer, o homem que está em vias de assumir: nem mesmo nas manifestações pela derrubada de Dilma, que escancara as portas dos fundos pelas quais chegará ao poder, conta com a tolerância, sequer, da turma dos pró-golpe.

Disse ontem que a consumação do golpe, de fato, se dará com a tomada efetiva do governo, espremido entre os compromissos com Eduardo Cunha e a maré fisiológica que se formou no Congresso e as pressões empresariais que lhe exigem – e rápido – cortes de despesas públicas, que a Folha hoje já resume em poucas e explícitas linhas:

Os empresários acham que o novo governo terá de acabar com a obrigatoriedade dos gastos fixos em saúde e educação, fazer reformas da Previdência e das leis trabalhistas, e talvez seja preciso recriar a CPMF.

Não é o momento de discutir os erros de Dilma (e, antes dela, de Lula e do PT) que levaram à corrosão evidente de bases mínimas de sustentação. Nem mesmo seria útil fazê-lo, porque ninguém mais do  que eles, a esta altura, é certo que estão refletindo sobre isso e a ninguém se atropela ou critica nos momentos de dor e perplexidade.

Estende-se a mão.

O foco do combate a um golpe de muitas cabeças – e repito que o golpe de fato é o exercício do governo e sua transformação em algoz dos direitos públicos e sociais –  são suas caras públicas: Cunha e Temer.

Esqueçam os coadjuvantes asquerosos, por mais que mereçam este asco, como Bolsonaro, que se prestam apenas para promover distração dos objetivos reais.

É a Temer e Cunha que devemos nos voltar, porque não são a ameaça de golpe.

São a cara do golpe que avança e são, também, seus joelhos, seu ponto mais fraco.

Se a legalidade, sob a tolerância cúmplice de um Supremo que, com a estupidez dos rábulas, fixa-se em alíneas e incisos e não na ideia de Justiça e equilíbrio, se foi, fica o seu fundamento: a legitimidade.

E essa, o povo brasileiro, juiz de si mesmo, vai julgar – está julgando – em Temer e Cunha.

 

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Nós temos agora uma oportunidade de ouro de informar ao trabalhador brasileiro coisas tais como: A Bolsa de Valores é termômetro dos ricos. Quando a temperatura dela sobe é porque a temperatura do trabalhador seguramente vai esfriar. Simplesmente porque quem especula não está investindo nos meios de produção, e se não está investindo nos meios de produção, não tem geração de empregos para o trabalhador. Além disso, é nela que a elite investe e multiplica o dinheiro fruto de crime e sonegação fiscal.
    Agora, eu desafio Michel Temer a fazer os corruptos do Congresso a aprovarem uma CPMF. Ora, a CPMF é isenta para os pobres. Além disso, a CPMF é ínfima. A aversão desse congresso corrupto que está aí a aprovação de uma nova CPMF tem explicação: CPMF mostra a sonegação fiscal e o dinheiro ilícito. Tanto os corruptos quanto os sonegadores tiram literalmente do caixa do povo. Só que a sonegação fiscal é mil vezes mais perniciosa que a corrupção quanto aos seus efeitos práticos no caixa do povo. Portanto, a CPMF não interessa aos ricos, nem aos corruptos, nem aos sonegadores. Então, se não se conseguir aprovar uma CPMF para melhorar a situação do Brasil neste momento, no sentido de obrigar os ricos que não pagam impostos a efetivamente fazê-lo, Michel Temer com certeza terá que tirar dos direitos sociais. Sim. Porque rico não aceita perder absolutamente nada. É esse o real motivo da perseguição ao PT: a distribuição de renda feita nos mandatos petistas. Neste sentido, no bojo da nossa mobilização, temos que fazer uma campanha urgente pela aprovação da CPMF.
    Outra coisa: digo que a historinha de novas eleições é para solapar de vez a democracia no Brasil. Ora, com essa historinha levada a termo, os golpistas matam dois coelhos com uma cajadada só: poderão eleger ‘legitimamente’ um dos golpistas usando o poder econômico – ta aí o pato da Fiesp que não me deixa mentir - , fazendo uso das maracutaias informacionais da mídia com suas mentiras, omissões e escândalos fabricados, e usando da maquiagem dos institutos de pesquisas que pertencem a eles, dentre outras coisitas. Pois eu digo a vocês com absoluta convicção: com ou sem novas eleições, nenhum governo será legítimo sem que Dilma Roussef esteja sentada na cadeira presidencial até 2018. Portanto, PT caía a ficha : novas eleições NÃO. Trata-se de uma armadilha. Se eles usurparem o poder de Dilma Roussef, que então sejam machos o suficiente para enfrentarem a nossa aguerrida oposição. Tudo tem um preço. Que eles paguem para ver. O país não está parado por nossa causa não. O país está parado porque a oposição não aceitou o resultado das eleições e tem um bando de políticos investigados ou não, comandados por um gangster dentro da Câmara dos Deputados, impedindo Dilma Roussef de governar e aprovar medidas para solucionar a situação econômica do Brasil. Na verdade, a coisa toda na prática, está assim : eles não deixam Dilma governar e a crise econômica só vai se aprofundando. Por outro lado, caso eles consigam usurpar o poder dela, vão cobrar a estabilização da economia nas costas do trabalhador. Portanto, lamento dizer a vocês: por mim, que o país continue parado até 2018, já que a questão é ‘se correr o bicho pega e se ficar o bicho come’. O fato é que eu não entrego a democracia deste país de jeito nenhum. Eu sou brasileira: não desisto nunca. Sou como a presidenta: não jogo a toalha de jeito nenhum, até porque eu sou mulher e ela - Dilma Roussef - foi a primeira mulher a ascender ao poder máximo deste país, e eu não vou aceitar que ela seja derrubada injustamente por um bando de políticos acusados e investigados por corrupção.

    • Também acho que será preciso recriar a CPMF. Não podia criar com a Dilma no poder porque estaria ajudando quem criou o problema e só faria agravá-lo, seria como investir mais numa empresa sem antes trocar o gerente que a quebrou. Mas o estágio em que o PT deixou o país é tão crítico que será necessário mais um sacrifício da população. É a herança maldita do petismo, da qual levaremos muito tempo para nos livrar.

      • Típico discurso C.A.N.A.L.H.A !!!!! Aliás a essência dos coxinhas , sua essência !!!! Tenha certeza, a internet te protege, senão sua cara seria hoje um monte de carne moída.
        V.A.G.A.B.U.N.D.O !!!!
        A história não acabou, ela te espera na esquina .

    • Assino contigo! CPMF não é imposto, é instrumento fiscal. Nada de validar o golpe com uma "eleição " de faz de conta. Que assumam de forma ilegítima e paguem o preço.

      • Sim, é verdade!
        O teste foi feito com Joaquim Barbosa que se prestou ao papel.

    • Sandra, concordo com voce. Dilma deve lutar até o último minuto e nos tb. Não dá pra aceitar governo de bandidos !! Simples assim !!

  • O STF deve estar se regozijando com o "espetáculo" patético de 17/04/2016 ( data que coincidiu com aniversário da chacina em eldorado dos Carjás/PA) que proporcionou ao proteger Cunha e não a CF/88.
    O Povo é resistência!

  • Pauta "bomba" - MPs da Dilma antes de cair, com: Imposto sobre grandes fortunas e grandes heranças, criminalização da sonegação e da evasão de divisas, desapropriação para fins de reforma agrária das propriedades dos traidores e opositores, regulação da Mídia e secar o desejado cofre do BNDES ...BUMMM!

    • Tá, concordo...mas as MPs não têm que serem aprovadas no Congresso de "deus"??? E aí...só pra tumultuar...até que seria engraçado e escancararia mais os golpistas! Não é uma má idéia!

  • A luta ainda não acabou,minha gente! Quem tem ideais não esmorece. DILMA e LULA estão sendo atacados (e o POVO junto) porque lideram o Bom Combate. ë pide tara irmos com tudo para cima desses calhordas vendilhões da Pátria. A Esquerda está unida e deve tomar este "round"como gás para se fortalecer e travar todas as batalhas necessárias.
    O Capital Selvagem vive do trabalhador - que produz e que consome! GREVE GERAL !!!!! Parem o País e quero ver se eles não se ajoelham rapidinho!

  • Cazuza , o Brazil mostra sua cara: ALI BABANDOCUNHA e seus 367 ladrões!

  • A luta ainda não acabou,minha gente! Quem tem ideais não esmorece. DILMA e LULA estão sendo atacados (e o POVO junto) porque lideram o Bom Combate. É para irmos com tudo para cima desses calhordas vendilhões da Pátria. A Esquerda está unida e deve tomar este “round”como gás para se fortalecer e travar todas as batalhas necessárias.
    O Capital Selvagem vive do trabalhador – que produz e que consome! GREVE GERAL !!!!! Parem o País e quero ver se eles não se ajoelham rapidinho!

    • Concordo. Não esmorecer! E, como bem dito por alguém, NENHUM MINUTO DE SILÊNCIO! Nada de renúncia ou diminuição de mandato. Que o golpe se caracterize por completo. O combateremos mostrando ao povo toda a sua feição! Os que estão na frente e por trás dele!

  • Frnando.

    Concordo, não é momento de apontar erros, até mesmo por termos feito todas as ponderações ao longo do tempo e sermos sempre ignorados.

    Dilma, confirmando-se a deposição, sai pela porta da FRENTE da HISTÓRIA, ao passo que os ratos que passarão a ocupar o Planalto, embora ungidos pela mídia GOLPISTA e pela turma dos endinheirados, serão a escória do mundo, como eram nos anos 70 os ditadores africanos.

    Avante !! Até a VITÓRIA !!!!! Algum dia , ainda que longínquo ela virá.

      • Greve geral do MST e de outros vagabundos que não trabalham?! Conta outra.

        • Trabalho para fascistas como você é se deixar escravizar. Você não passa de um monte de estrume, sai apenas a podridão do preconceito de seu encéfalo descerebrado.

  • Mais uma vez se apresenta à nação em frangalhos a de sempre 'Solucionática' Blábláblárina [Silva?!]!
    E quem sabe, o vice na chapa fria (sic) poderá ser o 'Aécio 1/3 El Chato Principado de Liechtenstein Furnas Forever'?

    Ah esta arrivista 'malandrina' tirada a espertinha 'Fadinha da Floresta Oca'!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    MARINA CONDENA GOVERNO TEMER E PEDE NOVA ELEIÇÃO

    "A solução passa pela Justiça Eleitoral, que investiga o uso de dinheiro da corrupção para a campanha de Dilma e Temer. A Rede Sustentabilidade confia que o Tribunal Superior Eleitoral julgará com a celeridade possível as denúncias de fraude eleitoral da chapa Dilma/Temer nas eleições de 2014, devolvendo à sociedade o poder de decidir o futuro do país", diz, em nota, a ex-senadora Marina Silva; "Há clareza na sociedade de que o partido do vice-presidente Temer é tão responsável pela crise política, ética e econômica quanto o partido da presidente Dilma. Também há clareza de que Eduardo Cunha não pode continuar na presidência da Câmara dos Deputados", afirmou ainda

    18 DE ABRIL DE 2016 ÀS 12:00

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/226840/Marina-condena-governo-Temer-e-pede-nova-elei%C3%A7%C3%A3o.htm

Related Post