PSDB e DEM fazem apostas pós-Temer, diz o Estadão, informando que partidos debatem nome comum para o lugar do presidente capaz de barrar a possibilidade de eleição direta e o ‘risco’ de Lula voltar ao Palácio do Planalto.
Líderes da base aliada já se preparam para o pós-Temer, assegura O Globo.
Base aliada de Temer já prepara um plano para a sucessão do presidente , noticia a Folha.
Como na República Velha, as oligarquias se articulam em disputas e acordos para, à revelia do povo, exercerem o monopólio político e escolher o presidente da República.
Como é obvio, não será simples.
Este não é o Brasil de um século atrás, embora lhe sobrevivam os coronéis políticos e o General Nacional, a Globo.
As disputas políticas, tanto quanto as listas de delação, reduziram dramaticamente a possibilidade de, senão de consenso, ao menos de palatabilidade da maioria dos nomes.
Qualquer um será raivosamente contestado, impiedosamente esquadrinhado em sua vida, a menos que…
Lembro-me do que disse Leonel Brizola a Tancredo Neves, recém-eleito pelo repudiado Colégio Eleitoral, sem sucesso.
“A nossa legitimidade é a nossa transitoriedade”, falou ele, para a reação silenciosa da velha raposa mineira, que se recusava a proclamar que seu mandato serviria, essencialmente, para convocar eleições diretas.
Eleito numa ruptura em nome do direito de votar, foi mais forte nele a tentação de ter os cinco anos de mandato, do qual, ironicamente, nem um dia exerceria, deixando como herança maldita no Planalto, por isso, o energúmeno José Sarney.
Se Tancredo tivesse ouvido Brizola, o país teria sido poupado daquele lustro sem lustro do marimbondo, que nenhum mel faz.
Que teremos um presidente eleito pelo Congresso, há poucas dúvidas.
Mas que este, se quiser sobreviver por alguns meses, só tem um escudo e uma armadura que lhe protegeria: a iniciativa de propor eleições diretas antecipadas ao Congresso, por uma emenda constitucional que honre o princípio de que todo poder emana do povo.
Caso contrário, será um escravo de vários senhores: da Globo, do MP, do STF, das ruínas do PSDB e das do PMDB, do “Centrão”e, claro, do “mercado”.
E seu destino, mais rapidamente do que aconteceu a Temer, será virar um cadáver insepulto, donde se arrancaram nacos de governo quando vivo e, agora, mantêm em câmara ardente enquanto convém, até que lhe espalhem as cinzas.
View Comments (17)
O Congresso elegerá aquele que dará continuidade ao entreguismo e ao massacre da classe trabalhadora. E este não convocará eleições diretas. Se bobear, ainda terá mandato de 4 anos.
Sim, é isso o que vai acontecer.
2018 está ameaçado!
Só o povo nas ruas resolve isso.
Exato, é isso mesmo. E enquanto isso, tem blogueiro "sujo" oferecendo o espaço dele para o pit bull raivoso ex-veja publicar suas asneiras...
E o povo vai deixar os bandidos deitarem e rolarem em cima de nós assim, nessa facilidade.
Com fascigolpistas não se negocia!
Fascigolpistas, por óbvio [mega]bandidos, têm que ser derrotados!
ELEIÇÕES DIRETAS JÁ!
"O Brasil não conhece o Brasil. O Brasil nunca foi ao Brasil!" - Querelas - Elis Regina
https://www.youtube.com/watch?v=bkENNwwCqgM
Bom dia,
DIRETAS JÁ, FIM DO CONGRESSO, REDUÇÃO DE DEPUTADOS E SENADORES, FIM DE DEPUTADO ESTADUAL E VEREADORES!
Só não concordo chamar Zé Sarney de energúmeno. Os críticos de Sarney tendem a enxergar Sarney pelo prisma demoníaco da Globo e da Folha de São Paulo. Não vê o jovem deputado estadual que foi em eleito com o apoio popular, em meio à enorme pressão contrária do grupo dominante do Senador Vitorino Freire, que proibia os políticos locais de dar palanque a Sarney. Nós imigrantes nordestinos, boquiabertos com o atraso do Maranhão nos idos de 1960, mesmo em relação ao nosso pobre semi-árido nordestino, tivemos em Sarney um aliado e ouvinte de nossas queixas, principalmente contra maneira fascista como a PMMA era usada politicamente, inclusive invadindo à noite a casa dos adversários políticos para aplicar-lhes surras, inclusive nas mulheres.
PS: Não respondam aos trolls. Deixemneles falando ao vento. É a melhor maneira de nos livrarmos desses acéfalos.
Eu não sei porque não deletaram esse tal de Jony Diaz. Esse robô é um troll pago do site O Antagonista.
Estou gostando...que seja indireta, melhor assim. A direita que se vire e revire na lama! Que peguem a herança maldita do Temer.
Só para lembrar aqueles que repetem o discurso das classes dominantes que, este mesmo povo tão desqualificado, elegeu 2 vezes Lula, 2 vezes Dilma e garante a vitória do Lula, em qualquer cenário proposto em todas as pesquisas eleitorais. Será por isso que deram o golpe e tentam prolongá-lo indefinidamente?
Brito, esse Sponholz é um cartunista coxinha. Dê uma pesquisada em suas charges na internet.
Ele é um relógio parado que marca a hora certa duas vezes ao dia. Infelizmente, vejo que o senhor olhou para o relógio neste momento.