Temer faz Itamar virar um gigante

Millôr Fernandes, frasista genial, dizia que muito mais importante que ser genial é estar cercado de medíocres.

A pequenez alheia transforma em gigante o mediano, o simplesmente correto.

O papel de Michel Temer na deposição de Dilma Rousseff e, agora, no exercício de um governo para o qual não teve votos tem feito isso com a memória de Itamar Franco.

Não conspirou contra Collor, embora já estivessem ao ódio. Não se associou a um quadrilheiro. Não se afetava um estadista.

Dos seus erros, e foram muitos, não há senão um que o tempo não tenha dissolvido.

O único que se pode dizer ser um erro irreparável de seu Governo – erro que ele próprio reconheceria e amargamente – foi ter aberto as portas às vaidades do aventureiro Fernando Henrique Cardoso.

Não era um balconista de governo.

Hoje, em seu blog, Marceu Vieira lembra que a morte de Itamar fará cinco anos, agora em julho. E fala dele com alguns exageros generosos – como merecem os mortos – e muitas verdades. Sobretudo, a de mostrar-se como era.

Simplesmente isso.

Itamar era diferente. Não leu os mesmos livros que Fernando Henrique Cardoso. Não teve a origem desventurada nem a inspiração intuitiva de Lula. Não dispunha do carisma nem amargou a desdita da infância de Leonel Brizola. Não ergueu uma Brasília como Juscelino Kubitschek. Não inventou uma grande era como Getúlio Vargas. Era um ser natural e comum. Tão natural e comum que não precisou se esforçar pra que essa fosse sua marca. Governou o Brasil com amigos. Obedecia, em primeira e em última instância, ao seu coração. E seu coração era bom.

Estamos sob o governo de corações maus.

Leia aqui a crônica da Marceu.

 

Fernando Brito:

View Comments (18)

    • ATENÇÃO!

      O foco.

      Não devemos perder o foco. Temos que de agora em diante se concentrar nos(as) senadores(as).

      Primeiro- Não adianta…
      Não adianta ficarmos exigindo mulheres no primeiro escalão. Não Adianta ficarmos pedindo negros no primeiro escalão. Não adianta protestarmos contra a demissão sumaria do presidente da EBC. Não adiante pedirmos a ressurreição do Minsiterio da Cultura. Não adianta exigirmos pessoa ligada a area da educação ser o Ministro da Educação. Não adianta pedirmos para Temer colocar um pessoa da área no Ministerio da Saude. Não adianta ficarmos xoromingando contra o fim da aposentadoria ao 60 anos. Não adianta ficarmos em xororo, contra a terceirização do trabalho que agora será implementada. Eta. Etc. Etc. Golpe é Golpe.

      Segundo – Manifestações via internet e de ruas.

      Não adianta nos ficarmos nos cansando em passeatas e protesto contra o golpista Temer nas ruas, praças e internet. Isso é perda de tempo. Não adianta querermos que as TVs, Radios, jornais golpistas cubra as manifestações contra Temer. Isso não vai acontecer.

      E por fim o FOCO.

      22 (vinte e dois) corajosos(as) senadores(as), votaram contra o afastamento de Dilma.

      55 (cinquenta e cinco) golpistas votaram a favor do Golpe.

      Portanto, para afastar Dilma em definitivo, nos proximos 6 (seis) meses, será necessário 54 (cinquenta e quatro)votos.

      Qual é o foco? O Foco e marcarmos posição serrada nos(as) senadores(as), para que no dia da proxima votação comanda por Lewandoisk, os senadores não consigam 55, votarem pelo golpe em definitivo.

      Obrigado.

  • Sim, é isso mesmo que sempre penso. Como é possivel ter-se reunido tantas pessoas maléficas em postos chaves de maneira assim tão sincronizada e coesa ? So' mesmo um vento de povo aguerrido e corajoso podera mudar a roda da vida. Axé !

  • Ótima ilustração da matéria. Itamar pediu a Volks ressuscitar o velho fusquinha.
    Temer também já, ligou para a montadora para fazer pedido semelhante.
    Voltar com a produção do GOL ... PISTA.

  • Gosto muito do Millôr, umas das coisas que me impressionou foi que ele sacou qual era a do Chico Buarque antes de todo mundo! Faz falta.

    • Que "todo mundo", cara pálida? Qualé. Você deve achar "genial" é Marcelo Madureira. Que tal procurar sua tchurma em outros blogs? Os limpinhos e cheirosos...

  • ESSE PAÍS SÓ TOMA JEITO QUANDO TIVER UM BANHO DE SANGUE DESSES TIPOS COMO EDUARDO CUNHA, CAIADO, AGRIPINO, GILMAR MENDES, AÉCIO, ETC

  • Ao invés de investir na Gurgel, na Agrale ou na Miura, Itamar preferiu uma montadora estrangeira.
    Parece que o entreguismo não está apenas no DNA privateiro do PSDB, está no PMDB também.

  • Incrível como este texto reflete o pensamento de muitas pessoas que viveram aquele período. temer, perto de Itamar, não passa de um anão de jardim.

    • Ah, sim: temer vai ressuscitar o DKW, o Aero Willys e as Veraneios que a repressão tanto gostava.

  • Temer o traíra, a cara do pmdebalha, o vaidoso, e eleito pelo Cunha, o chefe de Gedel, Moreira Franco, Serra e quadrlha, filhote do PIG, defendido pela possuída, abençoado por Mamafaia e Feliciano, o amigo da onca, o sem votos, o Brimo, perseguidor de pássaro sem contas na Suíça e sem crimes para proteger insetos e vermes que estão no seu lado e dentro do seu corpo, o desvergonhado. O ficha suja. Vou parar, pois estou com ânsia vômito.

Related Post