Temer-Meirelles: a chapa do “presidente decorativo”

O anúncio da filiação de Henrique Meirelles ao (P)MDB, combinado à entrevista de Michel Temer assumindo sua candidatura a Presidente coloca com provável uma dobradinha entre ambos, embora em matéria de recuos, o ocupante do Planalto seja pródigo, em seus jogos de dissimulação.

E, se isso ocorrer, não é difícil antever algumas consequências.

A mais ampla é que o “mercado” vai ter, ao menos, três candidatos pelos quais se dividirá: Jair Bolsonaro, Michel Temer e Geraldo Alckmin, penso eu que nesta ordem, sem contar o insólito dono da Riachuelo, Flávio Rocha.

Com Meirelles, Temer pode assumir seus ares decorativos (decoração kitsch, claro).

Os espaços para a candidatura Rodrigo Maia, que existiam mais em sua imaginação do que em qualquer outro lugar devem ceder lugar a uma tardia articulação por apoio no Rio de Janeiro e na Bahia e em uma ou outra coligação.

Ele não tem – ao contrário de ACM e de Álvaro Dias, sequer alguma expressão regional.

Já o MDB vai ter em muito sua vida dificultada. No Sul e no Centro-Oeste, é certo que parte migrará para Jair Bolsonaro, como no Nordeste irá para Lula ou para o candidato por ele apoiado. No Sudeste, variedade: no Espírito Santo, agarrar-se a Paulo Hartung; no Rio, desaparecer, praticamente, a depender do destino de Eduardo Paes, dividir-se em São Paulo entre Alckmin e Temer e, em Minas, entre este e o PT ou seu candidato.

Apesar de provavelmente beneficiado pelas defecções peemedebistas, Bolsonaro ganha mais um bloqueio para crescer: Temer, com ou sem Meirelles de vice, não vai deixar de ter algo perto de 10% dos votos, tal como Geraldo Alckmin terá isso, também. 5% mais dos outros mosquitos de direita, e seus 20% ou pouco mais, tem-se metade do eleitorado, quase.

O que deixa a outra metade (ou pouco mais da metade) pronta a levar um candidato progressista ao segundo turno.

Por enquanto, a direita continua num mato sem cachorro

Ou melhor, no mato apenas com um mastim feroz.

 

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • A direita até agora só apresentou um time de oportunistas querendo se aproveitar do momento de caos nacional... qualquer idiota serve....

    Nenhum dos candidatos tem projeto de Brasil ou preparo para o cargo... estão apenas apostando na alienação nacional: "vai que no meio dessa loucura eu ganho... ou então consigo atingir uns 10% e vendo meu apoio em troca de uma boquinha no governo..."

    É sempre bom lembrar que Meirelles tem uns belos 180 milhões recebidos da JBS para financiar as campanhas... até o momento é mais que as propinas na Suíça do PSDB de Alckmin e que o apartamento de 51 milhões do PMDB.

    Faltam entrar no jogo os milhões do Edir Macedo e dos Pentecostais...

    Essa eleição vai ser decidida numa mesa de "poker"... quem ganhar vai levar o prêmio maior: cocaína, prostitutas e o Brasil de lambuja!

  • O campo está aberto para as forças progressistas. O tiro do golpe saiu pela culatra.

  • O temer é aquele marido mega vagabundo, beberrão e putanheiro que chega em casa de madrugada e espera um café na cama.

  • Não canso de repetir: meu Deus, meu Deus se eu chorar não leve a mal.

  • É A CHAPA DOS LADRÕES REAIS.
    IMPOSSIVEL CALCULAR O QUE OS DOIS JUNTOS JÁ ROUBARAM DO BRASIL, ALEM DOS EMPREGOS E DAS EMPRESAS DESTRUIDAS.

  • Fernando Brito, há vezes que concordo, outras aprendo e algumas vezes discordo dos conceitos emitidos nos seus artigos Ultimamente, algo me incomoda demais: alguns de seus artigos, apesar de bem elaborados, me dão a sensação de que há uma "normalidade" democrática. Bem, ano de eleição, analisemos os candidatos... Há um golpe, querem limpar o golpe mas parafraseando Jarbas Passarinho: Às favas, todos escrúpulos de consciência, logo tudo é possível.

  • A única coisa que esses dois bandidos golpistas conseguiram até agora foi jogar o país no mais fundo poço de desesperança.nao trouxeram nada que preste ao país. Se demorar mais um pouco eles vão conseguir trazer de volta o “”jeca tatu” só que agora vai ser urbano tbm.e como sempre vão chamá-los de vagabundos.

  • Nenhum desses candidatos além de Lula vai conseguir reverter esse quadro horroroso em que o país está.esses dois bandidos golpistas o máximo que conseguiram é trazer de volta o personagem “jeca tatu” agora tbm urbano.

Related Post