Temer, o pequeno, encolhe mais em todo o país. Leia José Roberto de Toledo

O que este blog fez, em parte, aqui – mostrar que a já baixíssima popularidade de Michel Temer estava declinando ainda mais – o jornalista José Roberto de Toledo (para mim, o melhor analista de pesquisas do país fez com todos os resultados das 15 capitais em que o Ibope incluiu esta medição nas pesquisas para a eleição municipal.

O resultado, indiscutível, você lê abaixo:

Tempo urge para Temer

Em lugares onde as opiniões de que Temer faz um governo ruim ou péssimo não aumentaram, suas taxas de ótimo e bom diminuíram, como em Sorocaba (SP), Porto Velho e Maceió. Nas exceções, onde o movimento foi inverso, como Porto Alegre, o resultado ainda está longe de ser favorável ao novo presidente: 13% de avaliações positivas e 36% de negativas (-23 pontos de saldo).

A tendência principal, porém, foi o crescimento significativo e quase universal dos eleitores que dizem não saber avaliar o governo. Na maioria dos casos, a migração foi da taxa de “regular” para o não sabe/não respondeu.

Não é possível afirmar com certeza que essa tendência seja ruim para Temer. Mas, combinada com o crescimento das avaliações negativas, é mais provável que o destino final dessa migração seja o ruim/péssimo do que o bom/ótimo. É como se esse eleitor que estava dando um voto de confiança ao governo dizendo que ele é “regular” não se sentisse mais confortável para opinar.

O aumento do ruim/péssimo combinado com a diminuição do bom/ótimo deixa ainda mais desfavorável um clima de opinião pública que já era ruim. Em todas as 41 grandes cidades cujas pesquisas do Ibope foram analisadas, Temer é impopular. Isto é: há mais opiniões negativas do que positivas sobre seu governo.

Nos melhores casos, o saldo é negativo em sete pontos, como em Joinville (SC) e Boa Vista. No pior, chega a 57 pontos negativos, como em Feira de Santana (BA). A impopularidade de Temer é pior – e crescente – principalmente no Nordeste. Seu saldo negativo supera os 30 pontos em todas as principais capitais nordestinas: -38 em João Pessoa; -44 em Fortaleza; -45 em São Luís; -46 no Recife; -47 em Teresina; e -48 em Salvador.
Como se ouviu nas vaias em cerimônias olímpicas no Maracanã, o sentimento contrário ao governo é grande também no Sudeste. No Rio, o saldo de Temer está negativo em 38 pontos (apenas 8% de ótimo/bom contra 46% de ruim/péssimo). Em São Paulo, faltam 33 pontos para zerar a conta (11% de avaliações positivas contra 44% de negativas). Eram -22 em agosto.

Embora a teoria das redes tenha tornado ultrapassada a teoria da pedra no lago – segundo a qual a propagação da opinião pública se daria em ondas homogêneas e concêntricas a partir dos grandes centros urbanos –, é sempre um mau sinal para o governo, qualquer que seja ele, quando sua imagem piora nas metrópoles.

Não é que o eleitor da cidade grande influencie o da cidade pequena. É que a crise econômica costuma ser sentida primeiro nas maiores cidades. Muitas vezes a agricultura e a pecuária conseguem minorar seus efeitos no interior. Se o humor do eleitor das metrópoles piora, é sinal de que a crise – ou ao menos a sua percepção – está piorando também. Uma hora ela acaba chegando nas menores cidades, e a rede negativa se completa.

O governo Temer acha que seu problema é de comunicação. Ministros palacianos disputam seu controle. Um possível novo porta-voz deve se encontrar com o presidente nesta semana.

Fosse só isso, Temer poderia mudar-se para o Palácio da Alvorada com a certeza de que iria dormir tranquilo em meio às emas. Infelizmente para ele e o PMDB, há humanos no processo. O tempo corre contra o novo presidente. Trocar de fuso viajando ao exterior não faz o relógio da impopularidade andar mais devagar.

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Se nosso povo tivesse culhão e não fosse banana, esse velho decrépito jamais teria assumido. E, na eventualidade de um golpe, o país seria incendiado e os golpistas caçados como na Turquia. Mas aqui eles passeiam pelas ruas e alguns até autógrafos dão, como a turma fascista de CÚritiba. Nosso país merecia um povo com mais coragem e atitude.

    • A despolitização causa estes absurdos, caro Maurício, vejamos três casos oriundos desta pesquisa:

      Rio de janeiro 46% de ruim/péssimo.......quem tá na frente na municipal ? Crivela .

      Salvador 47% de ruim/péssimo............ACM Neto praticamente reeleito.

      São Paulo 44% de ruim péssimo............Russomano X Marta Suplício na final.

      Ou seja , somos analfabetos políticos ou queremos mais arrocho, mais repressão e menos direitos sociais. Esse é o jogo daqui pra frente.

      • Não somos analfabetos políticos, por isso estamos indignados. Não estamos entre aquela parcela que é analfabeta política da população.

      • A Dizimolândia vai tomar conta do pais. São Paulo e Rio na mão do Edir Macedo. Fiquem tranquilos, eles vão transformar o IPTU, IPVA e todos os outros impostos em simples contribuição dizimal. Em compensação você ganhará o céu quando fechar os olhinhos. Que maravilha, tchê!

    • Moro está incendiando o país, por mais pacífico que seja o brasileiro, esse cara está brincando com fogo. Esse negócio pode não sair do jeito que ele quer.

  • O que eu vou dizer. Só uma coisinha, o fracasso do governo do Temer significará o fracasso político de todos os parlamentares e partidos que o colocaram lá. Deram o golpe para resolver o problema de, segundo eles, incompetência da Presidenta Dilma. E, um golpe é sempre um golpe. Ainda mais afundando o país do jeito que estão. Sinto muito Aécio, Serra, Aloysio Nunes, Jucá, Padilha, Lobão, Sarney, Marta, Romário, PSDB, PMDB, PP, PRB, Globo, Band, Record, Veja, Estadão, Edir Macedo, Malafaya e todos que assinaram sentença de morte para si mesmos. A minha gargalhada vai para todos os anteriormente mencionados. . Ahahahahahahahahahahahahahaha.

  • Impopularidade não derruba presidentes, para tanto é necessário o concurso de Washington - DC !

    Não me anima estes dados, na verdade , trata-se do GOLPE continuado, desgastar Temer e o PMDB ao máximo, chegando ao clímax após a prisão do Lula com a interesse explícito de entrega do PODER efetivo ao grupelho transnacional sob a batuta de Fhc/Serra, tendo Aécio Neves como o bufão da turma, anal moral que é .

    A possível queda de Temer e o fracasso absoluto do Meirelles na Fazenda somente irá impor mais desgraças ao POVO e ao trabalhador, Temer é o que é, um náufrago a procura de um bote, seu escudo é Lula, enquanto não destruído força parte da facção do GOLPE a poupa-lo, derrubada a figura icônica do Presidente Lula abre-se definitivamente a fase PMDB da Vaza-Jato, como uma espécie de higienização do GOLPE, semelhante ao ocorrido com Cunha.

    Águas revoltas passarão pela ponte ainda, resta saber se continuará o POVO inerte e os sindicatos operários presos tão somente aos seus interesses cartoriais, se assim permenecerem , merecem os primeiros os grilhões e as jaulas , quanto aos segundos, paredão do capital financeiro, serão varridos do mapa.

  • Esses que ainda dizem não saber avaliar o (des)governo revolucionário, vão aprender quando o seu couro começar a arder com os primeiros de infindáveis aumentos da gasolina, como acontecia no governo dos tucanos entreguistas entre 1994/2002.

  • Brito e amigos, viram a proposta ridícula de reforma do ensino médio? Acham mesmo que o problema é só tempo de aula e as aulas de educação física e artes?

  • Fernando, veja o vídeo(matéria excelente da a Cintia Alves) no Nassif sobre o depoimento do EIKE. Ele precisa ser enviado para os principais jornais do mundo. A que ponto nós chegamos. Cadê os deputados do PT para levarem isso aos órgãos internacionais e aos principais jornais do mundo?

  • Quem é o PT pra falar da popularidade do outros, não é mesmo?

    • Porque então não nos enfrentam agora nas urnas? Vamos ver como anda a popularidade desta tua direita de Araque. Falando nisso, quem é o teu candidato?

  • Oxente, Fernendinho DQ Brito! Quando o assunto começa a ficar bom você muda de assunto?

    Que tal falarmos do teor do depoimento de Eike Batista que revelou o modus operandi dessa notável organização criminosa e comprometeu Guido Mantega?

    Não???

    Que é isso, meu amigo?

    Vamos ter coragem, falar do teor da coisas, do que realmente interessa ao Brasil.

    • Capiau, nao importa o que os podres do PT(partido abismalmente MENOS corrupto do que psdb, pmdb, dem e pp) façam, nos vamos votar em Lula ou em quem Lula indicar. Nao perca o seu tempo.

  • Há quem diga que, por uma certa teoria sobre golpes, passado o momento do choque do Golpe deve-se contar até seis meses para implantar todas as agendas de maldade que estariam prontas para serem implementadas. O tempo passa e Temer não consegue implementar tanta maldade. A paciência do PSDB, o verdadeiro dono político do golpe, está se esgotando. Guerra política interna ao golpe? Cunha deve estar decepcionado porque sua delação sobre Moreira foi solenemente desprezada pelas autoridades judiciárias e pelo MP. Ele tem de aprender que sua delação só vingará se ele falar diretamente para a imprensa e com riqueza de detalhes que não possam ser desprezadas pelo MPF e nem pela justiça de Curitiba.

    • Talvez a delação sobre Moreira tenha dado uma sobrevida a Cunha sem prisão, já que os golpistas do judiciário viram que ele poderia estraçalhar o governo corrupto do Temer se realmente abrisse o bico.

Related Post