Temer, o porto e o aeroporto. Com a pimenta de ACM

O novo escândalo sobre as relações entre Michel Temer e Joesley Batista é, agora, as supostas viagens dele e Marcela Temer no Learjet 45 PR-JBS do empresário.

É desvio de ordem ético-moral que só tem importância por demonstrar a longa intimidade com o homem que, agora, alega tê-lo subornado. E, no caso de ser provado que utilizou e o negou como fez ontem o Planalto, ser desnudado como o vil mentiroso que já demonstrou ser em outras questões, como a da “boa índole” de Rodrigo Rocha Loures.

Para a apuração dos atos de corrupção de Michel Temer, porém, muito mais relevante são os temas que vieram à tona sobre seus negócios (históricos e de amplo conhecimento nos meios políticos) no Porto de Santos.

É deles que trata hoje a coluna de Bernardo de Mello Franco, na Folha, valendo-se do testemunho de alguém que, em matéria de sordidez, sabia de muito: Antonio Carlos Magalhães.

Na estrada de Santos

Bernardo de Mello Franco, na Folha

Em junho de 1999, o senador Antonio Carlos Magalhães disparou: “Se abrirem um inquérito sobre o porto de Santos, Temer ficará péssimo”. Dezoito anos depois, a profecia de ACM volta a assombrar o presidente. O tema aparece em 9 das  perguntas que a Polícia Federal enviou ao Planalto.

“Vossa Excelência tem relação de proximidade com empresários atuantes no segmento portuário, especialmente de Santos?”, questiona o item 54. O interrogatório também trata do decreto dos portos, que Temer assinou no mês passado, renovando as concessões do setor sem licitação.

Os jornais registram a influência do peemedebista em Santos desde os anos 90. No segundo mandato do tucano, a Codesp passou ao comando de Wagner Rossi, um dos homens mais próximos do atual presidente. A estatal administra o porto e regula a atuação das empresas da área.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito sobre Temer por suspeitas de corrupção na gestão do afilhado. O então vice-presidente foi investigado, mas a corte arquivou o caso por falta de provas.

Desta vez, há novas pistas sobre a atuação do peemedebista. Seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, preso na semana passada, foi gravado quando conversava com um empresário interessado no decreto dos portos. Os investigadores apuram as relações do homem da mala e de seu chefe com a concessionária Rodrimar, que já recebeu uma visita da PF.

Pelo teor do interrogatório, policiais e procuradores que investigam Temer parecem convencidos de que todos os caminhos levam a Santos.

Ao levantar a lebre, ACM afirmou que “as coisas morais nunca foram o forte do senhor Michel Temer”. O presidente devolveu de bate-pronto: “Em matéria de moral, dou de dez a zero nele. Comigo ele não vai avacalhar”. O senador baiano respondeu com outra provocação: “Eu não poderia avacalhá-lo, porque avacalhado ele já é. Não me impressiona sua pose de mordomo de filme de terror”.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • O problema eh que o PT aliou-se a isso tudo. Nao aprendeu nada com o Bob Jefferson. Quem sabe agora...

    • É verdade, o PT recusou compor governo com a bancada de 150 deputados da esquerda "pura" e preferiu compor com a bancada de 70 deputados da direita safada #SQN

      • Com 150 deputados de esquerda não se governa. Não foram apenas os 70 deputados do PMDB, foram também os senadores que compõem a maior bancada do senado. A aliança não foi só com o PMDB, foi com outros não menos fisiológicos como PP, PSD e PTB.
        É como Lula disse em um depoimento: "eu não escolho com quem negociar, quem escolhe é o eleitor".

        • Se a esquerda tivesse pelo menos esses 150 deputados, ficaria mais fácil para Dilma ou Lula, pois bastaria negociar com os deputados progressistas ou nacionalistas que tem nos demais partidos que não são de esquerda. Acho que as esquerdas são menos de 110 deputados.

          • Espero que o povo aprenda e eleja uns 200 deputados de esquerda, mas tenho dúvidas, com o atual sistema eleitoral se as esquerdas vão eleger pelo menos 100 deputados.

  • Quem disse que o mundo é governado pelos mortos estava, pelo menos, no caminho certo. ACM deixara o "eliseu
    quadrilha" e vem nos oferece o usurpador em bandeja de prata e guarnecido por seus circunstantes de boa índole.

  • ... E sobre o tal Edgar do MT?

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Quem é o misterioso Edgar suspeito de receber propinas em nome de Temer

    Pofr emérita e impávida jornalista Cíntia Alves
    06/06/2017

    Polícia Federal não faz ideia de quem seja Edgar, usado por Rodrigo Rocha Loures para receber propina em espécie da JBS, em nome do governo Temer. Pelas informações da Lava Jato, trata-se de alguém próximo do presidente e que trabalha de São Paulo. Na década de 1990, Temer dividiu escritório de advocacia com um Edgar
    (...)
    Uma reportagem de 2001, da Folha, mostra que Temer também tem um Edgar em seu circulo de amizades desde os tempos de deputado federal. Trata-se de Edgar Silveira Bueno Filho. Não necessariamente o Edgar buscado pela força-tarefa. Mas um especialista em "agências reguladoras e concorrenciais", justamente o assunto que dá dor de cabeça à JBS.
    Edgar Bueno é desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal de São Paulo e foi presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais) em 1993. De acordo com a Folha, "dividiu escritório de advocacia com o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP)".
    O advogado chegou a palestrar sobre a revisão judicial dos atos administrativos de órgãos reguladores e de defesa da concorrência em 2003, em seminário organizado pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.
    O ex-sócio de Temer aparece ligado a escândalo envolvendo a desapropriação de um prédio pelo TRF, em 1990. O Ministério Público considerou a expropriação indevida porque o imóvel teria sido superfaturado (valia 10% do valor cobrado por ele).
    O caso, segundo o jornal, gerou à União um prejuízo de R$ 200 milhões. Após a investida do MP contra a desapropriação, o poder público recuou, mas não sem a família dona do imóvel entrar com uma ação bilionária de indenização. Edgar Bueno teria feito a defesa da família, contratado por Roberto Elias Cury. Leia mais aqui.
    Pode ser apenas coincidência de nomes. Pode ser que não.
    A prisão de Rocha Loures deve elucidar a dúvida sobre a identidade de Edgar.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/quem-e-o-misterioso-edgar-suspeito-de-receber-propinas-em-nome-de-temer

  • qualquer coisa que o aludido FINADO,disse,e não diz agora por morte,é identico à GLOBO.Tudo o que diz e faz e fez,é SUSPEITO.Mesmo que com razão.

  • Ver o Jornal Nacional e a Central do Golpe da Globonews falando de MT e Cunha faz lembrar do título daquele filme "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". Mas caberia o subtítulo "só não quis contra pra ninguém antes"...

  • Está danado, assim teremos que lembrar que o ACM chamava o eliseu de eliseu quadrilha. Temer. eliseu, henrique alves, gedeel, moreira fanco, loures, "aécio", etcéteras.
    Perguntinha: que vale esta tal julgamento do tse de hoje, se lá, perdendo, ele recorre fácil? Inutil.
    Aliás começou para cassar a Dilma por um pedido moleque do aécio, que eles levaram, que coisa, a sério. Inútil.
    Coloquem a Dilma de volta e peçam desculpas senhores que burlaram 54 milhões de votos.

Related Post