Temer preso e a festa por um país humilhado

Michel Temer, três anos atrás, era, na mídia e no Congresso controlado por Eduardo Cunha, um varão de Plutarco.

Deliciavam-se com cartas conspiratórias – verba volant, script manent – contra Dilma Rousseff.

Subiu ao trono num circo chocante na Câmara dos Deputados, com direito a alô mamãe, saudações aos cachorrinhos e papagaios e muito papel picado.

Era incensado pela fina flor da crônica política: “é até bonito”, escreveu Ricardo Noblat; “entende tudo de romance”, extasiou-se Eliane Cantanhêde. A cortes de machado nos gastos sociais, saudou-se o como o que faria a “retomada da economia” e que pilotaria, com Henrique Meirelles, a “enxurrada de dólares” que viria para o Brasil com o impeachment sustentado em vagas “pedaladas fiscais”, que dou um doce a quem ainda lembrar exatamente o que seriam.

Hoje, a prisão de  Temer e de outro que, há décadas, sabia-se outro abjeto, Moreira Franco, é saudada como prova da imparcialidade da Justiça e, especificamente, da Lava Jato, cuja franquia carioca, gerida pelo Dr. Marcelo Bretas, opera sem os constrangimentos que a saída de Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba e a gula dos procuradores paranaenses impuseram à matriz.

Como em quae tudo o que faz a Lava Jato, os efeitos que causa ao país são incomensuravelmente maiores que o dano que os atos suspeitos provocaram.

Por maiores que sejam os “méritos” de Michel Temer para pagar pelo que faz há tempos e pelo que o moveu ao golpe de Estado, não há motivos para comemoração, a começar pelo que escreve o próprio juiz na ordem de prisão.

Diz que Temer chefiava uma organização criminosa “há 40 anos” Ora, e como é que denunciado tantas vezes, como no caso do portos, em especial a Cia Docas paulista, nada ocorreu. Como não se dizer (e menos ainda fazer) algo sobre os esquemas de pressão e chantagem política que ele, à testa do PMDB, realizava sobre governos, ao menos desde o período Collor-Itamar Franco?

Li a decisão, na íntegra, e parece que será inevitável que ela seja duramente atacada nos tribunais. Primeiro, por conta da prova usada por Bretas para o crime de lavagem de dinheiro – a reforma da casa da filha de Temer, Maristela – ocupar, em outro inquérito, o mesmo lugar de destino das propinas. Depois, pelo argumento isado para afirmar a “continuidade delitiva” sem absolutamente vagos, dizendo apena que vivemos num tempo de transferências eletrônicas de recursos e que seria fácil dar-lhes sumiço, sem dizer nem quando, nem em quê baseava a conclusão.

Embora com o falso argumento de que a prisão de Temer serviria para liquidar o que chama de “vitimismo” do PT com a prisão de Lula – um é um molambo político, neste campo inofensivo, e outro era, simplesmente, o candidato favoritíssimo à Presidência – tenho de reconhecer que há verdade no que diz Merval Pereira, em seu comentário sobre o fato:

Diz que é “uma demonstração de força da Lava-Jato, depois da derrota que sofreu no STF.  É o modus operandi deles, dar o troco para deixar a sensação de que não são passíveis de controle. Cada vez que sofrem uma derrota, dão o troco alto.”

É a assunção de que se trata de um organismo estranho à administração normal da Justiça, que pratica atos para “dar trocos”, e troco alto, aos que considera seus adversários políticos e jurídicos.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • EU NÃO VOU COMENTAR A PRISÃO DE TEMER MAS A DE MOREIRA FRANCO,O ANGORÁ,SOGRO DO PRESIDENTE DA CÂMARA ENTERRA OU AO MENOS EMPERRA A DEFORMA DA PREVIDÊNCIA E ESSAS PRISÕES SÓ OCORRERAM DEVIDO A FAMIGERADA QUADRILHA LAVA JATO ESTAR SOB SUSPEIÇÃO.
    FICA A LIÇÃO;BANDIDOS DEGOLAM OS SEUS AMIGOS DE CRIMES PARA SALVAR A PRÓPRIA PELE.
    O PSICOPATA QUE FIQUE COM O CU NA MÃO;SUA HORA ESTÁ CHEGANDO!

    • E, a propósito de bandidos e modus operandi, os rapazes não se afastam do método consagrado, o do espetáculo, a fim de receberem o elogio dos néscios. Qual a necessidade de tamanho aparato, aquele tipo ridiculamente ostensivo, portando arma de assalto, tatuado e fantasiado de militar americano de filme de ação barato, para conduzir um homem quase octogenário, que, além de manifestar-se qualificando o espetáculo como "barbaridade", não se insurgiria contra a ordem, independente do que se pense sobre ele. Eles ainda vão fazer mais dessas, mas, mesmo sob as orientações de seus patrões do norte, a canoa desses canalhas começa a se desfazer e encher d'água. É hora desse stf, acovardado e omisso, mostrar que ainda guarda um pouco de vergonha.

  • Quem dá troco é organização criminosa....Lava jato se tornou fora da LEi....ou que seria aquele áudio de OROM fazendo ameaças veladas no outro artigo seu Brito?

  • Quem dá troco é organização criminosa....Lava jato se tornou fora da LEi....ou que seria aquele áudio de OROM fazendo ameaças veladas no outro artigo seu Brito?

    • "(...)Quem dá troco é organização criminosa(...)"

      Não surpreende que um miliciano tenha chegado ao poder como consequência da Farsa a Jato.

  • O STF hoje bebe do veneno que ajudou a fabricar no seu caldeirão de vaidades e do " esquecimento" dos princípios fundamentais da Constituição. Ao postergar a votação da insconstitucionalidade da prisão em segunda instância, permitiu este bloco de fundamentalistas, justiceiros medievais e traidores da pátria este estado de coisas. Cada vez que postergam mais, mais as sucuris famintas engolem os bois no pasto.

  • MILHÕES DE BOSÓS, À ÉPOCA AINDA EMPREGADOS E ADIMPLENTES, QUEBRARAM E RASGARAM O ALUMÍNIO DAS SUAS PANELAS PARA APOIAR A ASCENSÃO DO TEMERÁRIO!
    AGORA, ENFIAM O RABO ENTRE AS PERNAS!
    E, O BRASIL AFUNDA!

  • A Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional, por sinal a mais nefasta em atuação no País. Não há nada em comemorar prisões ilegais, mesmo que contra corruptos notórios como o gato angorá e o vampirão. O crime organizado domina os três poderes da república, mas as quadrilhas e ORCRIMS judiciárias, cooptadas/corrompidas/compradas pelo alto comando internacional do golpe - o Deep State estadunidense, a banca e as oligarquias - são o mal maior e devem ser combatidas, com vigor, em 1º lugar. Mesmo com todos as mazelas que conhecemos, é preciso que a política prevaleça sobre o arbítrio e o crime de Estado cometido por aqueles carreiristas e mercenários do sistema judicial.

      • Quem está doente é você, que não foi alfabetizado política, histórica e sociologicamente. Se não tem argumentos para criticar, cale-se.

  • Se algúm desavisado ainda tinha dúvidas a respeito da moralidade deste grupo ,ela acabou-se.
    ESTAMOS DIANTE DE UM PODER PARALELO QUE USA A LEI PARA SEUS JOGOS POLÍTICOS ,CLARAMENTE ,NÃO A FAVOR DO BRASIL ,E SIM EM PROCURA DE BENEFÍCIOS PESSOAIS E OBVIAMENTE DE OUTROS QUE NÃO SÃO BRASILEIROS.
    Do outro lado da QUADRILHA GOLPISTA ,estão os que sabedores da origem dos fatos ( USA) aliaram-se aos sabujos empregados do tio sam na procura enganosa de se manter poupados pelo tsunami comandado de fora ,mas,a realidade mostra que estavam enganados (políticos e togados). Porém existe um lado que ora joga para uns,ora para outros, a pata armada e de pressão do GOLPE,os fardados.
    O Brasil atual dará muito trabalho aos historiadores e sem dúvidas se a justiça popular fosse aplicada deixaría muitos furos no muro.( nem todo mundo acerta o corpo do infeliz)

  • Ou o STF fecha a Lava Jato ou a Lava Jato fecha o STF. Se o STF fechar a Lava Jato, deve prender o juiz Bretas e seus "cúmplices" do MPF.

  • Eles se julgam acima de todos, são os Príncipes de República

Related Post