Temer só engana quem finge ser enganado

Por mais que se esmere, a grande imprensa ainda não conseguiu extirpar de muitos jornalistas a capacidade de olhar e ver. É sempre o caso de Bernardo de Mello Franco, na Folha, que consegue reunir os fatos e coloca-los em um só contexto. O que ele faz, hoje, com grande capacidade de síntese, com o comportamento só aparentemente errático de Michel Temer que, ao contrário, tem rumo perfeitamente definido.

Novo Temer, velho Michel

Bernardo Mello Franco, na Folha

Em campanha para se efetivar no cargo, o presidente interino adotou uma dupla personalidade. Para o público externo, ele tenta se vender como o novo Temer, um líder austero e comprometido com o ajuste fiscal. Para os políticos, continua a ser o velho Michel, especialista em barganhar cargos e verbas em troca de votos no Congresso.

O novo Temer buscou o apoio de empresários do agronegócio na segunda-feira (4), em São Paulo. Ele prometeu limitar o gasto público, pregou uma era de “muita contenção” e se disse pronto a anunciar “medidas, digamos assim, mais impopulares”.

Faltou explicar o que isso significa, mas a plateia se deu por satisfeita com a manifestação de desprendimento. “As pessoas me perguntam: mas você não teme propor medidas impopulares? Não, meu objetivo não é eleitoral”, recitou o peemedebista.

Nesta terça (5), em Brasília, o interino voltou a atuar como o velho Michel. Abriu o gabinete presidencial para um comitiva de nove senadores e prometeu abrir o cofre para concluir um pacote de obras a serem escolhidas pelos próprios políticos. O objetivo da generosidade é claro: assegurar votos a favor do impeachment.

Fora do mundo da propaganda, o velho Michel está ganhando do novo Temer de goleada. Seu pacote bilionário de bondades já incluiu aumentos para o funcionalismo, alívio nas dívidas dos Estados e uma ampla liberação de emendas parlamentares.

O economista Gil Castelo Branco, crítico da gastança no governo Dilma, aponta uma ação “completamente contraditória” com o discurso de austeridade. “Desde que ele [Temer] assumiu, o que temos, na verdade, é o crescimento de despesas”, disse, ao jornal “El País”.

A dupla personalidade do interino também se manifesta na ocupação da máquina. O novo Temer promete conter indicações políticas e combater o “aparelhamento” da era petista. O velho Michel acaba de descolar uma chefia regional do Incra para o filho do deputado Paulinho da Força.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Uma ignomínia. E a população anestesiada.... Ainda ha ixxperrtos achando que terá privilégios. Mas uma República de Capivarianos não atende ninguem que tenha propósitos decentes. Só o lixo está sendo contemplado como temos visto.

    A esperança é que mais alguns senadores não queiram deixar o Sobrenome Golpe para os descendentes.

  • Pra mim a dupla personalidade de Temer será outra: antes e depois da votação definitiva do impeachment no Senado.

  • Nota:
    Agora são 3 os re-presos e Cunha não foi nem preso.

  • Quando o Pato do Skaf paga Pato, digo, paga Mico. Os direitista são doentes e o mundo inteiro está vendo, um mais histérico e mal educado do que o outro. Esse traço do coronelismo brasileiro é difícil de se esconder em tempos de redes sociais.

    Ver no Cafezinho : "Diretor da Fiesp da chilique na Áustria pra defender o golpe".

    • Pior é que todos se expressam mal em inglês... Difícil entender tanta arrogância qdo se é tão pequeno e medíocre, bom, na verdade aí está a explicação. E tem coxinha que aplaude...

  • Este sujeito
    engodo o falso o traira o amigo da onca nunca me enganou.

  • Quisera poder responder ao ameba Marcelo Guedes no face mas os filhos da Puta me suspenderam novamente,minha suspensão terminou ontem as 14 horas e hoje acordo novamente suspenso por três dias.
    Se Temer tiver três personalidades e nós 2 culhões exterminaremos as três e volto a repetir enquanto formos moleirões covardes seremos eternas vítimas de golpes de estado,o Brasileiro precisa ter coragem de pegar em armas e estar disposto a morrer pelas parcas conquistas o resto é coisa de bundão, hastags e teclados raivosos não vencem golpes.

  • O B.O. dos trouxinhas tá feio, gente. Eles vão falar que a culpa é da Dilma

  • ... Interessante senão fosse golpe!
    E o golpe mais vagabundo &$ descarado da história mundial!
    De forma recorrente, o "juiz" sérgio 'mor(T)o' (DEMoPSDBosta/'Guantánamo do Paraná') afirma com a boca cheia de ódio figadal:
    "Lugar de corrupto é na cadeia!"
    Traduzindo a premissa acima:
    desde que os(as) corruptos(as) não sejam da Casa Grande do PSDBosta, do DEMo, do PMDBosta, do Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista (o PIMG), do 'Judi$$$iário', dos [mega]empresários sonegadores && lavadores de dinheiro sujíssimo...

    Não é não, TEMERário/TEMERo$$$o?
    Não é não, 'famiglia' 'CU(nha)'?
    Não é não, 'Aécio1/3 El Chato 3% da OAS Principado de Liechtenstein Furnas Forever'?
    Não é não, "[Ro]mero *Esta Porra 'Jucá(i)'"?
    *"Esta PORRA" é a Lava Jato, segundo o mesmo [mega]corrupto crônico 'Jucá(i)' dos congêneres José SAIney, Réunan Calheiros, Eliseu Quadrilha et caterva...
    (...)

    E viva o Luiz Mattos!

  • Deve estar tudo muito bom para os coxinhas. Burrice é incapaz de ver a realidade.

Related Post