Temer virou um “buraco negro”, que desintegra a quem ficar perto

Como a Enciclopédica Britânnica está numas caixas, no alto do armário, por falta de estante que a comporte, vou mesmo de Wikipedia para definir o que é um “Buraco Negro”: “uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem na velocidade da luz, podem escapar. ´É o resultado da deformação do espaço-tempo, causada após o colapso gravitacional de uma estrela (…)que, logo depois, desaparecerá.(…). Um buraco negro começa a partir de uma superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar’.

Pois não é que o senhor Michel Temer, depois de pretender brilhar como estrela de 1ª grandeza, entrou num colapso que a metáfora cósmica descreve muito bem?

E logo ele, que nunca teve luz própria e passou a vida a orbitar outros planetas e sóis , até opaco, sem sequer refletir o brilho alheio, achou que, nos seus maus versos, era mesmo “flamejante/labaredas de fogo”.

Não percebeu que seu falso brilho provinha apenas da “Estrela da Morte”, aquela metáfora global que algum deus oculto no Universo fez brotar na cabeça do George Lucas, em seu Stars War.

Um ano – um nada no espaço – e aí está, desintegrando-se e assistimos a luta desesperada dos asteróides e até do cometa Doria para fugirem, rápido, da gravidade mortal de seu colapso.

Um ano antes, aquele nada, prever isso era repetir os versos de Bilac sobre ouvir estrelas: “decerto perdeste o senso”, pois começaria uma era de luz para nosso planeta diário.

O que vamos assistir agora  – e já se vê – é a aceleração de seu desmanche, os mudos gritos dos que com ele vão ser tragados e o desespero por limpar-se da poeira do caos pelos que se associaram ao “homem que ia unir o Brasil”.

O “horizonte de eventos” aproxima-se vertiginosamente e, a partir dele, ” não se pode mais voltar”.

Mas se todo este delírio espacial estiver confuso para você, podemos trazê-lo bem ao rés do chão, com uma expressão que todos nós podemos entender muito bem: chegou a hora do salve-se quem puder!

Fernando Brito:

View Comments (13)

    • Vicente, também:
      O HOMEM QUE UNIU O BRASIL.
      Deverei neste fim de semana comer coxinhas de mortadela.

    • Esta na hora de todos os brasileiros entrarem em campo para cancelar o jogo e exigir que o pais eleja um presidente JA ! Esta na hora de todos concentrarem seus esforços, mentes e objetivos para levantar e reconstruir esse pais em bases solidas. Chegou a hora de nos responsabilizarmos pela presença do vampiro em nossas vidas; esta na hora de pararmos de seguir o script da platinada e todos seus amigos oligarcas; esta na hora de deixar nossa vida de "GADO" (ver Zé Ramalho : "VIDA DE GADO, POVO MARCADO, POVO FELIZ", publicado por alguém aqui); enfim, somos gado ou somos brasileiros querendo construir um pais que vale a pena ? Os ratos abandonando o navio estão deixando outros ratos para o comando, VAMOS ACEITAR e depois ficar resmungando e chorando ?

    • A queda de Temer é importante para o Brasil entrar no caminho correto. O momento é concentrar forças para derrubar o Temer, e não atacar o Maia como a esquerda fez no início da crise com Mereiles. Senão a direita muda as peças e vai ficando difícil. Até porque seja quem for entrar no lugar do Temer vai se do nível dele.
      Até as eleições a esquerda não vai ter como ser protagonista nesse jogo, tem que ser participativa mas sabendo que não tem forças para influir na escolha do sucessor de Temer nesse momento, o pior que pode acontecer é o Temer não cair.
      Porque daí, como diria o Jucá, se delimita aonde esta, e só a esquerda vai perder.
      A queda do Temer é o recibo, autenticado e registrado em cartório que o afastamento de Dilma foi um golpe.

    • Não mesmo!!!
      Ver o Temer provar do seu próprio veneno, não tem preço.
      Só de ver este Nosferato ser apeado do poder que conseguiu através de muitas traições, fico menos amargurado.

  • Colidiu na atmosfera da delação (a "delatosfera"), resultando numa Estrela "de-cadente"(Gss)

  • O buraco negro "suga" até a luz. Como não sugaria essas trevas da política? Temer é a personificação das trevas, portanto, é natural que arraste todos que tem a mesma sintonia, para o buraco. A história não perdoa os canalhas.

  • Como sempre palavras palavras palavras,e a verdade é uma só ninguém faz nada enquanto os trabalhadores estam uma grande parte desempregados sem rumo sem poder cumprir com seus compromissos,por causa de meia dúzias de poderosos que acham que podem tudo mas na verdade não enxergam um milímetro na frente do nariz.Onde já se vio fazer um País ir para frente,encolhendo salários aumentando taxas de juros .só na cabeça de jumento .Quem compra os produtos produzido em um País? É os patrões,ou a massa o povam ,Não os patrões vam comprar seu próprio produto para estocar kkk com está política ridícula País nem um chega a lugar nenhum os Estados Unidos e os Europeus tentaram e não conseguiram ,Porque insistir .É mesmo que bater em ferro frio .E quem sai prejudicando os pequenos que sao obrigados a pagar está muntueira de impostos embutido em tudo que vai ser comprado,E o que ganhamos com isso segurança zero saúde zero educação também zero ,na verdade estamos presos dentro das nossas próprias casas,E desarmados .Porque só marginais podem ter armas. E o Sr.Deus nos protejam desculpe o desabafo...

  • Umas da flechas do Janot que vai contribuir com a total desintegração do Temer deve ser a delação do Rocha Loures, o que talvez explique a decisão do Fachin de soltá-lo, e o tempo recorde, mesmo com dezenas de outros presos na fila, com que conseguiu a tornozeleira eletrônica.

    Vendo a festa que virou as delações contra o Temer, o Loures deve falar até mais do que o Janot exigir.

    Todo fim é meio patético, mas do atual governo, além do desânimo natural, há o medo da prisão logo após a perda do foro privilegiado pelos principais ministros, algo inédito até mesmo no Brasil.

    Tão inédito quanto a situação vexatória de ser o único país no mundo com um presidente denunciado por corrupção, formação de quadrilha e obstrução da Justiça.

    Mesmo os bandidos no Congresso, aparentemente, diante da avalanche de provas, diante da pressão dos agentes econômicos, da Globo, não têm como salvar quem, apesar de já viver como morto, insiste em não morrer.

    Final mais do que merecido, principalmente para o PMDB, que vai apenas se prejudicar e terá um grande prejuízo eleitoral no próximo ano, marcado como o partido do Temer - para um partido que até ontem não tinha cara, fisiológico ao extremo e inescrupulosamente pragmático, ter tal cara vai ser quase um apocalipse.

    E ainda vão perder o governo com sensação de terem sido feitos de bobos pelo PSDB, com toda articulação do Sarney para salvar o Aécio no Conselho de Ética.

    O PMDB, que sempre foi governo, com a presidência caindo no colo do Rodrigo Maia, terá de aprender da maneira mais cruel a fazer oposição, pois, mesmo sendo canalhas oportunistas, vai ser uma aberração política aderir quem os depuseram.

    Todo o cenário desenhado cada dia se mostra mais desolador para a direita, obrigada a destruir a si própria e se dividir, sem nenhuma alternativa viável.

    O que resta ao Temer, depois da visita a União Soviética, agora, na reunião do G20, é defender a reunificação da Alemanha.

    • Em Cuba, Cuba, Cuba, andou na contramão vai descansar no paredão; Ao paredão, ao paredão!

  • Esse é o Temer o esquisitão que apareceu na frente do Trump. O Lula o Obama foi cumprimentá-lo e gritou - esse é o cara!!!. Que diferença de tratamento. Naquele tempo tinhamos orgulho do nosso Presidente.Hoje só resta: vergonha...

Related Post