Tendência de queda de Marina prossegue. Campanha de Dilma não muda o tom

Tive acesso a informações de pessoas com acesso aos levantamentos diários produzido pelo “trackings” de campanhas que, se não servem para dar com toda a precisão números  de intenção de voto – a coleta de opiniões por telefone, por melhor que seja, distorce um pouco a amostra, geográfica e em estratificação social –  têm o mérito de identificar e monitorar as tendências do eleitorado.

E todos os que eu ouvi foram unânimes em dizer que ao longo dos últimos dias, a tendência de queda nos índices de Marina Silva e de elevação dos de Dilma Rousseff continuou, com bem pouca alteração para o percentual de Aécio Neves, num terceiro lugar cada vez mais distante.

Um deles chegou a dizer que, como os institutos de pesquisa também tem seus “trackings” diários, a decisão do Datafolha de “esticar” a realização de sua nova pesquisa (registrada ontem, com “campo” dias 17 e 18 de setembro, um intervalo muito maior do que o das duas últimas: 28 e 29 de agosto e 1° a 3 de setembro) pode ser devida ao fato de, mais cedo, ter de registrar uma ampliação muito expressiva da diferença de apenas três pontos entre Dilma Rousseff e Marina Silva.

Como o Ibope será divulgado antes, registrando uma diferença maior – a última já foi de oito pontos – a ampliação da distância no Datafolha terá menos repercussão.

E repercussão de pesquisa, perto de eleição, é arma poderosíssima de campanha.

Outro integrante de campanha, sempre ( e ainda) cético em relação à decisão ainda no primeiro turno mantém sua posição, mas já admite – a contragosto, porque crê que isso possa levar a uma “acomodação” – que isso possa ocorrer.

Ele me chamou a atenção sobre sinais de mudanças – ainda que pequenas, crescentes – no quadro de São Paulo, como resultado de uma politização maior da campanha de Alexandre Padilha, depois do “sacode” promovido por Lula há pouco mais de uma semana no PT paulista.

Diz ainda que há uma decisão de “não tirar o pé” da polarização política, mesmo com a nova estratégia de Marina Silva de se fazer de “vítima”.

O que aliás, parece não resistir ao ódio que se destila nela e que, com estratégia ou não, transborda: como com a declaração que “o povo vai demitir” Dilma, hoje, em Ceilândia.

Como já frisei aqui, segundo as pesquisas, embora Marina seja, sem dúvidas, a candidata da oposição, quase 20% de seus eleitores consideram bom/ótimo o governo Dilma,  e outros quase 50% julgam regular a administração da petista.

Por isso, o discurso será, essencialmente, o da “nova turma da Marina” e não o da falta de experiência ou das deficiências pessoais da candidata.

Não apenas restabelece a posição de “quem foi que mudou de posição” como empurra a ex-senadora para o campo dos seus novos aliados: Fernando Henrique, Bornhausen & companhia.

A curva descendente de Marina, que começou no início deste mês e se acentuou a partir do dia 6 ainda é suave, mas é morro abaixo,  sem oscilação.

Só o que a pode manter nas alturas é estar em órbita da direita.

 

Fernando Brito:

View Comments (53)

  • Que sua escrita seja verdade em 5 de outubro.
    O Brasil não pode perder seu futuro, o atual governo e sua política devem continuar para o bem de todos.
    Até dos que são visceralmente contrários a Dilma.

  • Se 20% considera ótimo/bom e 50% regular e Osmarina ladeira abaixo os votos irão na sua maioria para Dilma .

    Roussef , no primeiro turno .

    Ou estou enganado ?

  • Se não fosse a revoada de alguns tucanos para a Rede de Marina, o Aécio poderia até ganhar um folego e chegar aos 20%.

    Tenho leve impressão que se Marina tiver a mesma performance de 2010, sera lucro.

    Cada vez mais o povo esta percebendo que as companhias dela como Malafaias, as Necas, FHC, Serra, os Agripinos Maias, Os Marcos Felicianos, os Bohhalsen, se ela ganhasse e colocasse por exemplo FHC para Embaixador na França o EUA.

    Marcos Feliciano Lider do Governo. Serra cuidaria da pasta das privatizações. Malafaia, o super Ministro na casa Civil. Neca presidente do Banco Central. Agripino Maia Ministro do Inerito. Bonhalzen Ministro da Agricultura.

  • Porém os eleitores da Prsidente Dilma, tem que ficar atento, pois a oposição estão utilizando todas as armas, como exemplo cito este fato: ao assistir hoje (14/09/2014) como de costume o programa evangélico da IBC Barra na BAND, fui surpreendido pelo Pastor Josué em sua palavra direta, fazer campanha enfática contra a Presidente Dilma e a favor da candidata Marina, usando argumentos infantis e mentirosos, como as indicações dos Ministros do STF pelo PT nestes últimos anos, dizendo que seria bom o rodizio e dando entender que tais indicações estariam beneficiando o PT, teoria facilmente desmontada, bastando para isto ver as posições destes Ministros indicados no julgamento do Mensalão, quando condenou integrantes do PT sem provas, além do mais acho que como a BAND é sabidamente contrária ao PT, e a lei eleitoral não permite estas posições em TV nem a favor ou contra qualquer candidato, seria o caso de solicitar ao TSE que se investigue tais procedimentos estranhos, deixando dúvida quanto ao contrato entre esta emissora e este seguimento evangélico

  • A fOdinha da floresta vai cair nas pesquisas que nem um balão apagado tão rápido quanto subiu! Pelo menos aqui no Rio de Janeiro! Isso aqui é jogo pra gente grande “MariNeca”! Se você não sabe “brincar”, então por que desceu para o Playground? Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando com segurança, justiça social, distribuição de renda, tolerância religiosa e com RESPEITO aos direitos civis das minorias!

    • gostei. Vamos sim de Dilma ela é competente, inteligente e valente.

  • Eu acabo de ler no site terra, sobre a família de Marina,não gosto de julgar, mas fiquei impressionada com a ingenuidade de uma das suas irmãs, quando diz que a candidata ajuda a todos. Fiquei imaginando que se a consideração que ela tem com os seus é essa, imagine com seus eleitores. Definitivamente, quem consegue ganhar tanto dinheiro como senadora, ministra e palestrante e ter parentes vivendo como se a irmã Marina não tivesse tido a honra de nascer nesta família de seringueiros e por amor filial e fraternal tentar melhorar condições de moradia com conforto para sua PRÓPRIA GENTE. "Me caiu os butiás do bolso" Que frieza e que projeto pessoal de poder. Que medo!.

    • Ela não é humana, por isso age assim. É só observar as suas expressões faciais. Se é que ela as tem... Dá medo sim! A melhor solução é deixá-la falar bastante. Assim ela entrega o que está oculto nela e todos vêem.

      • Perfeito, Paulo é isso mesmo. É só deixar ela defecar pela boca que ela entrega a rapadura e cai a máscara. A jogada dela é velha. É usar os trouxas que apostaram nela, encher o rabo de dinheiro e que vão se danar, velha, nova política. Ela não tá nem aí. Basta ver as atuais parcerias dela...Jorge Soros, recém patrocinou o golpe na Ucrânia; o bilhionário genocida do Amianto (Eternit) que a contratou pela sua ong para as tais "palestras" no Chile, Argentina etc...É só dar uma olhada nesta matéria sobre a derrubada do Avião na Ucrâni o vôo MH 17 e ver o "time" que está envolvido para tirarem as conclusões. O Plano da OTAN (USA/UE) é detonar o BRICS, começaram pela Rússia e a Falsa Fada é a carta deles para o Brasil.
        O jogo é pesado, não é brinquedo não. Mas a cada declaração dela, ela morre um pouco politicamente. É como o escorpião, se mata com o próprio veneno...e isto ela tem bastante, não vai faltar.

        "MH-17 - CUIDADO COM O CAMALEÃO!"

        Traduzindo o título da matéria abaixo, que mostra quem está por trás da derrubada do MH 17, na Ucrânia. Podem crer...Putim escapou por um triz. Mas mataram 298 inocentes.

        http://www.strategic-culture.org/news/2014/07/21/mh-17-beware-of-the-chameleon.html

Related Post