O voto proferido pelo Ministro Teori Zavascki diz, com elegância, o que é possível ser dito sobre a atuação do juiz Sérgio Moro:
(…)não consta ter o paciente (do Habeas Corpus concedido ontem) se disposto a realizar colaboração premiada, como ocorreu em relação aos outros. Todavia, essa circunstância é aqui absolutamente irrelevante, até porque seria extrema arbitrariedade – que certamente passou longe da cogitação do juiz de primeiro grau e dos Tribunais que examinaram o presente caso, o TRF da 4ª Região e o Superior Tribunal de Justiça – manter a prisão preventiva como mecanismo para extrair do preso uma colaboração premiada, que, segundo a Lei, deve ser voluntária (Lei 12.850/13, art. 4º, caput e § 6º). Subterfúgio dessa natureza, além de atentatório aos mais fundamentais direitos consagrados na Constituição, constituiria medida medievalesca que cobriria de vergonha qualquer sociedade civilizada.“
O Dr. Teori, todos sabem, é homem dado à economia processual. Não é de se estender em arroubos ou rococós retóricos.
Poderia, se o quisesse, terminar o parágrafo sem o último período, o que grifei.
Não o incluiu, como dizem os advogados, de forma despicienda, própria de juiz novo, ansioso por ir além dos autos.
Nem “caprichou” no adjetivo “medievalesca” ou no “cobriria de vergonha qualquer sociedade civilizada”.
Para bom entendedor, Teori escreveu o suficiente para abrir o exame do tema em juízo, ao menos como componente circunstancial.
E, antes disso, conter o furor aprisionante da República do Paraná.
Como eu não tenho a elegância formal a que se obriga o Ministro, lembro que há um ditado latino que diz: “quid pectunt qui non habent capillos?“.
Que traduzido em carioquês quer dizer, mais ou menos: “careca não gasta pente à toa”.
View Comments (39)
Merval (afiliados) e o editorial do O Globo definiram bem o objetivo das ações do Moro. Na verdade nunca foi erradicar a corrupção do país, pois se assim fosse deveriam ser investigados governos anteriores. O OBJETIVO era, criminalizar Lula e Dilma e inviabilizar a candidatura à presidência. Terão que bolar, como sempre fazem, junto ao judiciário ou talvez com o congresso um novo estratagema golpista, daí a sua lamuria de hoje. O DNA do Lacerdismo é intrínseco da sua natureza.
quando o Daniel Dantas foi preso sem qq prova juridicamente válida, e mesmo as provas ilegalmente obtidas pelo Delegado Protógenes viriam a ser desconstruídas no mérito, houve essa revolta toda aqui?
cito o Dantas por ter sido o mais famoso, mas o circo do Thomaz Bastos, das prisões sem provas q terminavam em liberdade concedida "por absoluta falta de motivo de prisão", finalmente chegou ao PT, hein?
Realmente a sua sede de vingança sem propósitos, já passou dos limites. Vá pra casa!!!!
Nenhuma prova válida? E a montanha de dinheiro usada para tentar subornar os policiais, inclusive com filmagem para comprovar o crime? Meu Deus!
Este Dantas esta preso?
Não estou entendendo...
AHA! ele esta com cinta ou tornozeleira..
E isto incomoda..
Senão, qual o problema, a PF levou mais de
tres vezes para prender o Youssef..
Se ele estiver vivo, vai chegar a hora dele..
Não se preocupe Guilherme, entendo sua revolta
contra a Justiça..
O juiz levou seis, longos meses para chegar a esta
conclusão e deu a deixa para os caras recorerem sobre
Abuso de poder e coação!!
O Yosseff vai sair logo..
E cade o dinheiro que roubaram...9 milhôes,resgatados????
Sr. Guilherme, permita-me lembra-lo mas, a Operação Satiagaha (não sei se é que se escreve, peço desculpas)ainda não transitou em julgado. Ou seja, a decisão do STJ não invalidou a sua essência e propósito. Fazendo exercícios interpretativos (analogia), se aquele quem mantem sob sua guarda o recurso especial, o Ministro Fux, provê-lo, este oriundo do MPF, aí sim, em seguinte, haverá JULGAMENTO DO MÉRITO.
Se não estou enganado, contra DAntas havia uma prova factual de que ele estaria atrapalhando as investigações, tentando até mesmo obstá-la por meio de suborno. Havia vídeo de pessoa da turma dele fazendo isso. Prova concreta.
É que naqueles tempos o Gilmar Mendes ainda não conhecia a teoria do domínio do fato. Ou seja, o pobre Dantas decerto não tinha nada a ver com o que os seus assessores faziam.
Se, para "bom entendedor, Teori escreveu o suficiente para abrir o exame do tema em juízo", então Aecio Neves devia se cuidar mais, pois Teori, também "para abrir o exame do tema em juízo", já havia advertido Rodrigo Janot sobre a Lista de Furnas, em despacho ao pedido do PGR para livrar a cara e não investigar o vociferante tucano mineiro.
MAS CONTINUAM PRESOS.... EM CASA!. O JULGAMENTO DE TRÊS À DOIS MOSTRA QUE O MORO TAVA CERTO! PRISÃO DOMICILIAR É TAMBÉM PRISÃO... OU NÃO:
Certo no remedio, nao na dose.
Resgatado um minimo do estado de direito.
Prisão preventiva tão longa que os presos progrediram para regime aberto. Kkkkk
Pior que os caras seguem presos! Apenas em casa, onde terão ao menos o conforto de um vaso sanitário, mas presos. Que diabos de prisão seria essa? "PREVENTIVA DOMICILIAR"? Tamo mermo no país da piada pronta. E querendo gosar os portugueses. Prisão antes da sentença?
Talvez esse jogo de xadrez, entre o Juiz batman II e o STF, explique o desespero de alguns jornalistas(?) e colonistas do velho PIG.
E é compreensível até, sobretudo diante da iminência de desemprego que permeia esse campo da DESinformação.
É possível até notar que os nossos "imparciais" analistas, comentaristas, colonistas e quetais estão disputando, se não no tapa mas na baixaria, a qual deles será dado o privilégio e a honra de ser o último a apagar as luzes da sala onde todos se esforçam fielmente a desempenhar seus trabalhos .
Minha tradução para o que o Teori
escreveu é:
"Tortura Nunca Mais".
Será? Apesar do vaso sanitário que terá em casa, os caras além de presos sem sentenca nem de primeiro grau, a ainda terão de explicar aos netos a porra da tornozeleira no calcanhar. Isso, prisão domiciliar, continua sendo prisão sem culpa provada!
A sua interpretaçao está correta.
Apesar de Teori ser economico naquilo que tem a dizer, achou ele por bem se alongar um pouquinho nas palavras porque até ministro já está ficando envergonhado com o estado das coisas na "justiça" brasileira. Partindo de um ministro, o peso das suas palavras quer dizer muito.
Moro está invertendo a ordem das coisas. Às favas a segurança jurídica. Presunçao da inocencia, entao, essa parece ter sido revogada.
O impasse no Brasil parece ser o seguinte: o que vamos jogar no lixo primeiro? - a Constituiçao da República Federativa do Brasil ou a CLT ?? Ao que parece estamos fazendo as duas coisas juntas e misturadas. Dá para descer mais? Sempre dá. Do jeito que as coisas vao é só uma questao de tempo.
O SUS nao demora muito vai pro saco, para a felicidade das operadoras privadas, porque já há burburinho nesse sentido. E quer saber? - vai passar nas duas casas[camara e senado]apesar de veto, que será derrubado. Mas o joguinho de cena será mantido para dar a ilusao da luta em defesa dos direitos. O povo levará a pior, como já está levando com a terceirização.
E vou mais longe - com mais de 50% da nosso orçamento sendo destinado ao pagto dos juros, só dos juros, da dívida pública, o Brasil, uma das naçoes mais ricas do mundo, morrerá pobre e será ainda mais miserável.
E o povo achando que política é assunto só para políticos.
Que encruzilhada..
A propósito, os investigadores já encontraram o "careca" que entregou os tucanos?
Nem vao encontrar mais. Esse daí nunca mais será visto.
Os tucanos estao acima das leis no Brasil. Quando surge um tucano na parada, todos pulam no mato.
O PT sabe bem o que é isso..
Era arquivo vivo.