A cena é bem menor e de aparência mais respeitável.
Em lugar de quatro centenas de deputados e algumas dúzias de palhaços com buzinas, confetes e “alô, mamãe”, serão apenas três senhores e alguns auxiliares, de trajes discretos e comportamento adequado.
Mas, na essência, poderão fazer o mesmo: aplicar o castigo sem a evidência do crime e desconstituir a vontade popular, ainda que desta vez “preventivamente”.
Não vão citar “a minha senhora, a minha mãezinha e os meus netinhos” nem invocar Nossa Senhora, decerto. Mas, se referendarem a mixórdia sentencial de Sérgio Moro, estarão fazendo, com falsa erudição, absurdo maior.
Não apenas porque há centenas de juristas reconhecidamente capazes – “de nomeada”, no jargão forense – a dizer que não há ali nem regularidade nem consistência para condenar alguém – como as “pedaladas fiscais”, o triplex do Guarujá é um “não-fato” – como nem mesmo poderão alegar que as ruas se enchem de massas pedindo deles a execução de um inocente.
Os palhaços na Câmara e o Pilatos no Credo tinham, ainda, esta justificativa.
Tinham, também, outra atenuante: não havia ali o Bolsonaro às portas, esperando que a cidade desmonte as suas forças e lhe abra as portas. Desmontem-se as eleições livres e é o que teremos.
Será que suas excelências imaginam como será o Judiciário num país chefiado – porque governado não será – por uma figura feroz assim?
E então, teremos de relativizar o papel de seres primários, como o deputado da tatuagem de hena, a quem a ignorância e a boçalidade ainda podem servir de atenuantes.
Ou até mesmo o de Sérgio Moro, sobre quem ainda se pode considerar a possessão pelo ódio e a obsessão pela mídia, que transbordam dos seus olhos rútilos, que o rosto frio e pétreo não consegue disfarçar.
Não é o caso de senhores bem preparados, ilustrados e aparentemente discretos.
Portanto, seus atos nem mesmo têm o transtorno mental a explicá-los.
Serão tudo o que não combina com a figura de um juiz: servilismo, medo, varas verdes a se curvar à onda avassalante que exige do Judiciário que se preste ao papel de praticar a cassação de direitos que não têm coragem de confessar serem seu objetivo. Ao avassalante, cedem os tendentes a vassalos, a servos.
Há neles, decerto, muito saber, mas haverá neles a coragem do simplório moleiro que esperava existirem juízes em Berlim, contra a majestade?
Poucos homens, na vida, têm uma hora exata a escolherem sua estatura, se gigantes ou anões.
Se escolherem o segundo papel, só o que conseguirão é aumentar o tamanho do gigante a que pretendem acorrentar.
Porque, afinal, medir é comparar e isso a humanidade sabe desde seus primórdios.
E os brasileiros saberão fazê-lo amanhã.
View Comments (35)
Perfeita uma das frases finais deste brilhante texto. Os julgadores de Lula poderão se transformar em anões ou gigantes a depender do resultado. Uma coisa está mais do que certa, qualquer que seja o veredito, o verdadeiro gigante jamais se acovardara e muito menos poderá se transformar em anão. Continuará a ser mais gigante do que já é.
No ultimo discurso em São Paulo, Lula disse que duvidava que os seus julgadores estivessem mais tranquilos do que ele. Como será que anda o batimento cardíaco dos desembarcadores da democracia brasileira que irão julgá-lo amanhã?
Devem estar numa depre de dar dó. Vão ter que ser justos e inocentar LULA ou suas carreiras e honestidade serão desacreditadas. Para condenarem LULA, terão que condenar todos nós. SomostodosLULA
Façam com eu: Rasguem o cartão das lojas Riachuelo.
As três incertezas de Moro
*Por Alex Solnik
23 de Janeiro de 2018
(...)
Todas as acusações têm, portanto, sujeito oculto.
A partir de três incertezas fundamentais Moro constrói a certeza de que Lula recebeu o imóvel, de que alguém o deu e que Lula deu alguma coisa em troca.
Não há possibilidade, em qualquer tratado de direito de qualquer país democrático de condenar uma pessoa a 9 anos e meio de prisão e à perda de direitos políticos sem a sentença apontar concretamente que o crime foi cometido, quando, como, por quem e por que.
(...)
*Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/338311/As-tr%C3%AAs-incertezas-de-Moro.htm
O “fessô” ‘mor(T)o’ da “Escolinha da Panela de Curitiba” “ensina” que ‘DELAÇÃO TEM QUE TER PROVAS’!
“Ensina”!
No final do mês, o “fessô” ‘mor(T)o’ passa na tesouria da faculdade PRIVADA e…
Lá isto é Justiça, sô?
https://www.youtube.com/watch?v=BBojFg-8v5s
O que lhe assusta no crescimento de Bolsonaro, Fernando? Se ele for eleito, não será com o voto do povo?
Ahahahah Crescimento pra baixo? É melhor jair se acostumando, bolsonaro já era! O fanatismo cega, ainda mais quando o fanático não é lá muito inteligente. A coisa chegará a um ponto em que ele avaliará se deve mesmo arriscar que uma eleição revele seu verdadeiro tamanho. Robozinho de internet não vota. E você ficará sem saco pra lamber.
Eta ofensazinha inteligente. Acho que a vara se voltou contra ele e o cara deve ter achado bom. É o que eu penso. Desculpe se ofendi.
na verdade o nome dele é missó. mas ele tem vergonha.
é mais um da turma dos 1200/mês
Se...disse bem, se...que se apresente: nem os Marqueteiros do Trump querem saber do Bolsoasno, para se ter noção da mediocridade do sujeito!
Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra
Você se acha muito engraçada, porém, não passa de uma palhaça otária.
Olha quem tá falando de “trabalho pago”. Babaca !
Você não se cansa ? É sua obrigação diária ?
Pare de escrever TANTA merda, xibunguinha.
Suam mãe tá boa? Sua mulherzinha ?
Lembranças.
Se fosse o Tiririca, eu até tava preocupado.
BOMBA H
[A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, tem que esclarecer ao honesto povo trabalhador brasileiro…
A ‘canoa da ‘Farsa a Jato’ está virando!]
6) Bomba-H: a nulidade dos acordos de delação/ leniência da Odebrecht / os crimes – continuados! – da Lava Jato
A informação da fonte de que, grosso modo, dois terços das contas foram ocultadas das “investigações” causa, por um lado, a nulidade dos acordos de “delação dos 77 executivos”/ acordo de leniência. E, por outro, suscita graves suspeitas de obstrução da justiça, prevaricação, falsidade ideológica, fraude processual e perjúrio, conforme o caso, por parte da Lava Jato e da Odebrecht.
E em colusão!
Ou seja: com formação de quadrilha!
Complicador explosivo: foi a Presidente do STF (e do Judiciário!), a Ministra Carmen Lúcia, quem homologou, de forma leviana e displicente, por pressão da Globo, o pacotão das delações, que agora cai por terra. Pior: num recesso! Sem ser a relatora do caso!
Tsc… tsc… tsc…
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.duploexpresso.com/?p=86425
... O estropício militante não domina nem o vernáculo!
Sabe como é que é que o juizeco 'mor(T)o' pronuncia a palavra gratuito?
'gratuÍto'!
E em público!
Coitados(as)!
Dos(as) alunos(as)!
OS RÉUS SÃO A "JUSTIÇA" BRASILEIRA & o 'miniSTÉRIO' PRIVADA!
ENTENDA
... A PORCA-tarefa -lesa-pátria - deliberada e criminosamente - não investigou o mega escândalo Braskem... E mesmo após o Nestoer Cerveró ter...
Prezados(as) leitores(as), por favor, analise este depoimento de Nestor Cerveró!
Nestor Cerveró se diz indignado pelo fato de o escândalo da Braskem não ser investigado… Braskem, empresa criada em parceria da Petrobras com a Odebrecht no governo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso.
E observem, também, as atitudes dos procuradores que participam da oitiva…
https://www.youtube.com/watch?v=WVzQQ5Bb82o
VEJAM O VÍDEO DESSE VERME: https://youtu.be/Ph-dcmfv6GM
... "Mas, os(as) 'coxinhas' mmeeeerrreeeeeceeeeeeemmm", diria o GÂNGSTER, mito desta gentalha, eduardo CUnha!
Enfim quando se apela para consciência e o remorso futuro por um erro , significa que a justiça , a moral e ética já foram pro brejo . Ás vésperas da condenação anunciada como "irretocável" e "irrepreensível" , sem se ter lido em parte ou na integra , por quem não devia se manifestar desta forma neste e nem outros casos , é um convite ao agravamento da anarquia jurídica em andamento no país . Se quem deveria defender por meios legais e operacionais do direito a ,democracia e o próprio estado de direito está cometendo estes absurdos e sendo imparciais e manifestadamente com atuações politizadas , está dando todo direito ao povo a se manifestar fora dos padrões de comportamento socialmente aceitos , com forma de trazer para eixos o equilíbrio de forças que é uma sociedade organizada e ordeira . Está se abrindo a caixa de pandora à brasileira .
... Tudo pode acontecer!
O que certo é que estamos sob ataques hediondos numa guerra "não declarada"!
O certo é que estamos sob ataques hediondos numa guerra “não declarada”!
... Tudo pode acontecer!
O que certo é que estamos sob ataques hediondos numa guerra "não declarada"!
Certas sentenças tem preço, estamos diante de uma venda de sentença. Só não vê isso quem é muito bitolado ou inescrupuloso.
Esse juiz é um belo mal caráter como muitos aí no Brasil.
Boa tarde,
tudo pode acontecer, menos Lula inocentado! Tão cagando para o povo e com a reputação do Brasil lá fora.