Serão os juízes do TRF-4 maiores que o anão da tatuagem de hena?

A cena é bem menor e de aparência mais respeitável.

Em lugar de quatro centenas de deputados e algumas dúzias de palhaços  com buzinas, confetes e “alô, mamãe”, serão apenas três senhores e alguns auxiliares, de trajes discretos e comportamento adequado.

Mas, na essência, poderão fazer o mesmo: aplicar o castigo sem a evidência do crime e desconstituir a vontade popular, ainda que desta vez “preventivamente”.

Não vão citar  “a minha senhora, a minha mãezinha e os meus netinhos” nem invocar Nossa Senhora, decerto. Mas, se referendarem a mixórdia sentencial de Sérgio Moro, estarão fazendo, com falsa erudição, absurdo maior.

Não apenas porque há centenas de juristas reconhecidamente capazes – “de nomeada”, no jargão forense – a dizer que não há ali nem regularidade nem consistência para condenar alguém – como as “pedaladas fiscais”, o triplex do Guarujá é um “não-fato” – como nem mesmo poderão alegar que as ruas se enchem de massas pedindo deles a execução de um inocente.

Os palhaços na Câmara e o Pilatos no Credo tinham, ainda, esta justificativa.

Tinham, também, outra atenuante: não havia ali o Bolsonaro às portas, esperando que a cidade desmonte as suas forças e lhe abra as portas. Desmontem-se as eleições livres e é o que teremos.

Será que suas excelências imaginam como será o Judiciário num país chefiado – porque governado não será – por uma figura feroz assim?

E então, teremos de relativizar o papel de seres primários, como o deputado da tatuagem de hena, a quem a ignorância e a boçalidade ainda podem servir de atenuantes.

Ou até mesmo o de Sérgio Moro, sobre quem ainda se pode considerar a possessão pelo ódio e a obsessão pela mídia, que transbordam dos seus olhos rútilos, que o rosto frio e pétreo não consegue disfarçar.

Não é o caso de senhores bem preparados, ilustrados e aparentemente discretos.

Portanto, seus atos nem mesmo têm o transtorno mental a explicá-los.

Serão tudo o que não combina com a figura de um juiz: servilismo, medo, varas verdes a se curvar à onda avassalante que exige do Judiciário que se preste ao papel de praticar a cassação de direitos que não têm coragem de confessar serem seu objetivo. Ao avassalante, cedem os tendentes a vassalos, a servos.

Há neles, decerto, muito saber, mas haverá neles a coragem do simplório moleiro que esperava existirem juízes em Berlim, contra a majestade?

Poucos homens, na vida, têm uma hora exata a escolherem sua estatura, se gigantes ou anões.

Se escolherem o segundo papel, só o que conseguirão é aumentar o tamanho do gigante a que pretendem acorrentar.

Porque, afinal, medir é comparar e isso a humanidade sabe desde seus primórdios.

E os brasileiros saberão fazê-lo amanhã.

 

Fernando Brito:

View Comments (35)

  • Perfeita uma das frases finais deste brilhante texto. Os julgadores de Lula poderão se transformar em anões ou gigantes a depender do resultado. Uma coisa está mais do que certa, qualquer que seja o veredito, o verdadeiro gigante jamais se acovardara e muito menos poderá se transformar em anão. Continuará a ser mais gigante do que já é.

    • No ultimo discurso em São Paulo, Lula disse que duvidava que os seus julgadores estivessem mais tranquilos do que ele. Como será que anda o batimento cardíaco dos desembarcadores da democracia brasileira que irão julgá-lo amanhã?

      • Devem estar numa depre de dar dó. Vão ter que ser justos e inocentar LULA ou suas carreiras e honestidade serão desacreditadas. Para condenarem LULA, terão que condenar todos nós. SomostodosLULA

  • As três incertezas de Moro

    *Por Alex Solnik
    23 de Janeiro de 2018

    (...)
    Todas as acusações têm, portanto, sujeito oculto.
    A partir de três incertezas fundamentais Moro constrói a certeza de que Lula recebeu o imóvel, de que alguém o deu e que Lula deu alguma coisa em troca.
    Não há possibilidade, em qualquer tratado de direito de qualquer país democrático de condenar uma pessoa a 9 anos e meio de prisão e à perda de direitos políticos sem a sentença apontar concretamente que o crime foi cometido, quando, como, por quem e por que.
    (...)
    *Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/338311/As-tr%C3%AAs-incertezas-de-Moro.htm

    • O “fessô” ‘mor(T)o’ da “Escolinha da Panela de Curitiba” “ensina” que ‘DELAÇÃO TEM QUE TER PROVAS’!
      “Ensina”!
      No final do mês, o “fessô” ‘mor(T)o’ passa na tesouria da faculdade PRIVADA e…
      Lá isto é Justiça, sô?
      https://www.youtube.com/watch?v=BBojFg-8v5s

  • O que lhe assusta no crescimento de Bolsonaro, Fernando? Se ele for eleito, não será com o voto do povo?

    • Ahahahah Crescimento pra baixo? É melhor jair se acostumando, bolsonaro já era! O fanatismo cega, ainda mais quando o fanático não é lá muito inteligente. A coisa chegará a um ponto em que ele avaliará se deve mesmo arriscar que uma eleição revele seu verdadeiro tamanho. Robozinho de internet não vota. E você ficará sem saco pra lamber.

      • Eta ofensazinha inteligente. Acho que a vara se voltou contra ele e o cara deve ter achado bom. É o que eu penso. Desculpe se ofendi.

        • na verdade o nome dele é missó. mas ele tem vergonha.
          é mais um da turma dos 1200/mês

    • Se...disse bem, se...que se apresente: nem os Marqueteiros do Trump querem saber do Bolsoasno, para se ter noção da mediocridade do sujeito!

    • Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra

      Você se acha muito engraçada, porém, não passa de uma palhaça otária.
      Olha quem tá falando de “trabalho pago”. Babaca !
      Você não se cansa ? É sua obrigação diária ?
      Pare de escrever TANTA merda, xibunguinha.
      Suam mãe tá boa? Sua mulherzinha ?
      Lembranças.

  • BOMBA H

    [A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, tem que esclarecer ao honesto povo trabalhador brasileiro…
    A ‘canoa da ‘Farsa a Jato’ está virando!]

    6) Bomba-H: a nulidade dos acordos de delação/ leniência da Odebrecht / os crimes – continuados! – da Lava Jato
    A informação da fonte de que, grosso modo, dois terços das contas foram ocultadas das “investigações” causa, por um lado, a nulidade dos acordos de “delação dos 77 executivos”/ acordo de leniência. E, por outro, suscita graves suspeitas de obstrução da justiça, prevaricação, falsidade ideológica, fraude processual e perjúrio, conforme o caso, por parte da Lava Jato e da Odebrecht.
    E em colusão!
    Ou seja: com formação de quadrilha!
    Complicador explosivo: foi a Presidente do STF (e do Judiciário!), a Ministra Carmen Lúcia, quem homologou, de forma leviana e displicente, por pressão da Globo, o pacotão das delações, que agora cai por terra. Pior: num recesso! Sem ser a relatora do caso!

    Tsc… tsc… tsc…

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.duploexpresso.com/?p=86425

    • ... O estropício militante não domina nem o vernáculo!
      Sabe como é que é que o juizeco 'mor(T)o' pronuncia a palavra gratuito?
      'gratuÍto'!
      E em público!
      Coitados(as)!
      Dos(as) alunos(as)!

    • OS RÉUS SÃO A "JUSTIÇA" BRASILEIRA & o 'miniSTÉRIO' PRIVADA!
      ENTENDA

      ... A PORCA-tarefa -lesa-pátria - deliberada e criminosamente - não investigou o mega escândalo Braskem... E mesmo após o Nestoer Cerveró ter...
      Prezados(as) leitores(as), por favor, analise este depoimento de Nestor Cerveró!
      Nestor Cerveró se diz indignado pelo fato de o escândalo da Braskem não ser investigado… Braskem, empresa criada em parceria da Petrobras com a Odebrecht no governo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso.
      E observem, também, as atitudes dos procuradores que participam da oitiva…

      https://www.youtube.com/watch?v=WVzQQ5Bb82o

    • ... "Mas, os(as) 'coxinhas' mmeeeerrreeeeeceeeeeeemmm", diria o GÂNGSTER, mito desta gentalha, eduardo CUnha!

  • Enfim quando se apela para consciência e o remorso futuro por um erro , significa que a justiça , a moral e ética já foram pro brejo . Ás vésperas da condenação anunciada como "irretocável" e "irrepreensível" , sem se ter lido em parte ou na integra , por quem não devia se manifestar desta forma neste e nem outros casos , é um convite ao agravamento da anarquia jurídica em andamento no país . Se quem deveria defender por meios legais e operacionais do direito a ,democracia e o próprio estado de direito está cometendo estes absurdos e sendo imparciais e manifestadamente com atuações politizadas , está dando todo direito ao povo a se manifestar fora dos padrões de comportamento socialmente aceitos , com forma de trazer para eixos o equilíbrio de forças que é uma sociedade organizada e ordeira . Está se abrindo a caixa de pandora à brasileira .

    • ... Tudo pode acontecer!
      O que certo é que estamos sob ataques hediondos numa guerra "não declarada"!

      • O certo é que estamos sob ataques hediondos numa guerra “não declarada”!

  • ... Tudo pode acontecer!
    O que certo é que estamos sob ataques hediondos numa guerra "não declarada"!

  • Certas sentenças tem preço, estamos diante de uma venda de sentença. Só não vê isso quem é muito bitolado ou inescrupuloso.
    Esse juiz é um belo mal caráter como muitos aí no Brasil.

  • Boa tarde,

    tudo pode acontecer, menos Lula inocentado! Tão cagando para o povo e com a reputação do Brasil lá fora.

Related Post