A fase que naturalmente viria depois do surpreendente resultado positivo alcançado nas urnas por Aécio Neves no primeiro turno terminou ontem, com a melancólica adesão de Marina Silva contorcendo-se em palavras pedantes para explicar como, não a tendo atendido em nada, o PSDB terá seu voto e seu apoio.
Ou seja, tudo o que disse antes que os tucanos não teriam, sem meias-palavras; e tudo devidamente gravado.
Foi o último ato de uma semana de artilharia pesada, a começar pela utilização asquerosa da Justiça como ferramenta de campanha, com um “sigilo seletivo” inexplicável, ainda mais quando envolve a formação da decisão de voto do eleitor, e um magistrado que dependerá do próximo presidente para ser indicado ao STF, como sugere a Associação de Juízes Federais – que aliás decretou uma “greve branca” para aumentarem-se os R$ 30,5 mil que recebem entre vencimentos e auxílio moradia.
Mas o canhoneio não foi somente este: a barragem de fogo da mídia e das oligarquias políticas foi intensa e impiedosamente monolítica.
E temperada com pesquisas produzidas sem que ninguém as contratasse e, depois, vendidas no varejo a quem quer convencer a população de que esta eleição está ganha por Aécio Neves.
Agora, porém, começa um novo período, em que o povo brasileiro vai poder olhar diretamente não o que a mídia fala dos candidatos, mas o que dizem os próprios candidatos, no confronto direto dos debates, agora sem o diversionismo de candidatos que, em geral, nada visavam senão a promoção pessoal.
Aécio Neves, como qualquer um a quem faltam ideias e origens, vai buscar o papel de bom-moço, daquele que está sendo atacado, mas que está interessado em “apresentar propostas”.
Claro, não precisa “atacar”. Para isso, vale-se dos ataques que faz a mídia ao governo Dilma, de maneira furiosa, num desequilíbrio monstruoso do qual já se tornou enfadonho falar, mas é imperioso fazê-los nos debates, até como forma de “vacinar” a população pelo que ainda virá.
Desta maneira, também, Aécio protege-se do seu principal defeito: é frágil no confronto direto.
Natural, aliás, para quem teve uma formação na vida fácil de “filhinho de papai” e “netinho de vovô” e viveu, desde antes de completar 18 anos, do nepotismo político administrativo.
Tão natural que ele próprio o registra em seus dados biográficos na Câmara dos Deputados, que aos 17 anos (ele nasceu em 1960) já fora nomeado para o Conselho de Defesa Econômica e, depois, para um cargo de assessor na Câmara.
Dilma, ao contrário, terá de ser firme e se fixar mais na postura política e no significado de uma eleição presidencial do que nos debates anteriores, onde buscava, essencialmente, apenas preservar seu favoritismo.
Agora, porém, chegamos à batalha decisiva, onde é preciso demonstrar claramente que Aécio, o “novo” é o que de mais velho existe na política, e que é a reencarnação medíocre de um passado de sofrimentos para o povo brasileiro.
E que não pode voltar.
View Comments (85)
Enquanto Aécio encheu as burras favorecido pelo nepotismo dos Neves, Dilma, também jovenzinha, teve lutou pela democracia, custando-lhe caríssimo essa luta ao viver alguns anos da vida nos porões da ditadura.
Acabo de ver um vídeo preocupante, sob todos os aspectos, de um jovem policial civil, de MG, Lucas Gomes Arcanjo, com denúncias gravíssimas contra Aécio. Ele diz, com todas as letras, que o povo mineiro tá cansado de saber que o candidato não é apenas um viciado em drogas, mas envolvido com o tráfico de drogas. Até um balaço o cara já recebeu por se meter na política, mas é corajoso demais.
Eu também vi esse vídeo, mais fico preocupada em querer alardear esse tipo de coisa, não que não acredite que ele seja exatamente o que fala aquele pessoa, mais pode ser arapuca e o feitiço virar sobre o feiticeiro, temos que combater o Aécio com ideias, com trabalho, que o povo brasileiro entenda que a vida dele mudou para melhor, e que um dia eles elegeram um caçador de marajá e deu no que deu.
Ângela, discordo de vc, quando diz que "não se deve denunciar, não por não acreditar na denúncia, mas o "feitiço" pode virar contra o feiticeiro". As provas existem, como assevera o denunciante, e mais tentaram matá-lo por quatro vezes, como mostra as marcas dos tiros que sofreu.Ele ainda está vivo para contar essa história escabrosa.
Vc lembra da modelo que mataram em Belo Horizonte, com um milhão e oitocentos mil Reais em sua conta bancária, por está envolvida no esquema do mensalão do PSDB? É preciso denunciar sim, para mostrar, não aos calhordas da mídia bandida,pois essa de tudo sabe, mas tudo esconde., mas ao inocente povo, que vem sendo enganado para legitimar o golpe que está a caminho.
Caros.
São acusações gravíssimas, mas que carecem de provas fundamentadas.
Quanto a ferimentos , bem, aquilo pode ser fruto de várias ações policiais ou não.
Aécio é frágil nas idéias, frágil na ação política e representa um modelo que fracassou no Brasil e na AL, além de ter levado a Europa o desespero e empobrecimento a níveis absurdos.
Se nosso povo tiver memória, ouvir o eleitor mineiro e sobretudo vergonha na cara, escolherá sem sombra de dúvidas a Dilma, senão...
E a Engetec do coordenador de campanha de Aecio controlando as urnas eletronicas de MG,PA,PE,RS,RJ,CE,DF? Sem controle algum, sem possibilidade de verificaçao alguma? Fica tudo por isso mesmo? Assim dá Aecio como presidente, facil, independentemente da vontade do povo brasileiro. Pesquisas e midia é só para corroborar a eleiçao ja comprada. Além do mais a embaixadora dos EUA é a mesma que patrocinou golpes pela America latina. NAO da para ficar nesse silencio e nessa abulia. Nao me conformo.
Resta ver QUEM controla o resto das urnas no Brasil. Eu nao acredito MESMO no resultado destas eleiçoes.1o e 2o turnos. Incluindo SP, RJ. RS tá na cara.
Fiscais nas mesas de votaçao, é só encenaçao, pois o que decide mesmo é a urna. E essa é controlada por um dos candidatos. Isso dá sim para ANULAR esta eleiçao. Nao sei como fica tudo na mesma.
Resta alguma dúvida que o cerne da oposição ao PT, e a nós, está homiziado na corporação MP/Judiciário?
A coligação de Dilma tem que exigir nova data para o segundo turno e a adoção de apuração manual dos votos.
Eu disse que não voltaria aqui, porque não está certo. É o lugar da minha irmã. Mas hoje, na escola onde eu trabalho, nós falamos sobre este assunto. Está todo mundo preocupado.Estatística nenhuma conseguiu prever o resultado do 1º turno. Boca de urna, que sempre acerta, nem chegou perto. E aí? Vai ficar tudo por isso mesmo?
Uma amiga me passou o link de um vídeo muito interessante e importante no You Tube. Como eu não estou no You Tube, eu não consegui comentar nem votar, mas eu acho que vale a pena assistir. "OS ABSURDOS POLITICOS DE MINAS APARTES DOS DEP SAVIO SOUZA CRUZ E ROGÉRIO CORREIA"
O link é este: https://www.youtube.com/watch?v=thzrVXMd8Iw
Ana
Estou de pleno acordo. Não é possível que esta coligação caminhe tao tranquilamente para o cadafalso previamente arrumado, nesta abulia em relação aos fatos.
O que pedi a ti Laura, é que esclarecesses melhor a história desta Engetec, como é que ela "controla" as urnas nestes Estados que citastes e também que o proprietário desta Empresa é coordenador da campanha do Aébrio? É isto que, pelo menos para mim é novidade e que gostaria de mais informações, por favor!
Laura, confesso que é novidade pra mim o que falas desta Engetec. Deixa ver se entendi, o coordenador da Campanha do Aécio controla as Urnas eletrônicas nos estados MG,PA,PE,RS,RJ,CE,DF??? Como assim, tens que esclarecer isto com mais dados e, se possível comprovações, para que possamos reagir a tempo. Porque se há indícios de fraude nas eleições, ou pelo menos possibilidade, como poderia a cúpula do PT e aliados, o Lula, a própria Presidenta Dilma não estar a par desta possibilidade. Quer dizer, todos nós estariamos fazendo papel de trouxa, em todo o País, trabalhando, se estressando, lutando para reeleger Dilma e seria um jogo de cartas marcadas??? Por favor nos ajude, porque com esta tua declaração fiquei realmente apavorado! Se há esta hipótese de fraude temos que denuncia-la para a População Brasileira. Se não que sentido teria estarmos todos aqui e em outros blogs, lutando e trocando informações, os próprios donos dos "blogs sujos" estariam fazendo papel de palhaço...será possível???
Laura.
Compreendo, mas te pergunto ! Que motivos levaram a Engetec aceitar passivamente a vitória de Pimentel em Minas, encerrando um ciclo de poder de 12 anos ?
Isso é verdade mesmo? Se for, é gravíssimo.
Porque tendo controle sobre a urna eletrônica, a fraude não é uma questão de "SE", mas "QUANDO".
Infelizmente nosso sistema não permite recontagem.
Ideias faltam, mas origem não. Aecio é o mais bem acabado exemplo de nepotismo que leva longe, feito a dinastia Sarney no Maranhão.
Tem que colocar no guia eleitoral a quantidade de secretarias que esse playboy tinha em seu governo em Minas e a falácia do deficit zero.
Fernando
Dia 28/10, terça-feira, é feriado do dia do servidor público.
Dilma deveria antecipar esse feriado para segunda-feira!!! O governo de São Paulo já fez isso uma vez qdo os funcionários públicos estavam com o PT(não lembro qual eleição).
São Paulo e Paraná tiveram a menor abstenção do país. A abstenção desses estados tem de aumentar.
Vamos fazer com que esses coxinhas desçam para o litoral no fim de semana do 2º turno.
O Lula deveria fazer um intensivão em Pernambuco. Aecio só teve 5% dos votos por lá e Lula, ao contrário, é idolatrado em PE. Temos que captar esses votos da Marina/Eduardo.
Essa eleição vai ser ganha na “fotografia”. Não podemos vacilar.
A Dilma deve continuar “republicana”, mas não pode ser ingênua.
É preciso que a Presidenta desmonte essa imagem criada do Aécio bom moço e o PSDB incorruptível. Denunciar as sujeiras que todos sabemos, com exceção da maioria do povo que é desinformado pela mídia. Se centrar fogo nele ele perde o equilíbrio, como fez a Luciana Genro, lembra que ele chegou a levantar o dedo para a candidata?
é.... acho que o pessoal dos blogs de esquerda vão ter que arrumar um emprego....
Fazer pizza de verdilhões.
Você está no blog errado coxinha, vá ler a"veja" seu livro de cabeceira
Quem sabe fazer companhia sua mãe, lá naquele lugar...... seu merda.
Tá nervoso...tadinho, se isto que você esta ouvindo acha muito, espere para ver o resto...
Isso aqui parece um clube da Luluzinha, qualquer crítica ao pensamento comum do site, a pessoa é taxada de coxinha, é xingado, me mandaram ler a veja, o engraçado é que lá nos comentários da veja me chamaram de petralha.... xatiado!
Você gosta de brincar de troll !
Só passa comentário de tucano lá no esgoto,zezim mentiroso.
Só os imbecis se regozijam da própria ignorância palhaço. Tu vai ajudar a entregar o país aos agiotas internacionais. Defende idéias de uma classe que jamais pertencerá, ou seja, é como uma hiena que come merda e dá risada.
Tudo isso é verdade e ele tem tudo para ser desconstruído. Porém nada disso poderá adiantar se houver fraude nas urnas como já deve ter acontecido no 1º turno. Na serie "Scandal" da tv americana, um presidente é eleito através de uma fraude que se pode facilmente perpetrar aqui: troca-se o programa de cada urna por um idêntico com a única diferença em que se acrescenta uma linha na programação em que parte das digitações do número 13 são computados para o número 45 (ou 131 para 451). Ninguém consegue perceber e quando os discos de memória de um certo número de urnas enviam esses resultados tem-se essa anomalia que foi o salto inexplicável da votação do Aécio no 1o turno basicamente em São Paulo e no Paraná. Lembra a vitória do Aluísio 300 mil quando ele estava em 3o lugar a menos de dois dias da abertura das urnas e chegou em primeiro. Lá é possível que a justiça eleitoral de São Paulo tenha adquirido "Knowhow" e esteja aplicando essa metodologia agora com difusão até para outros estados. Para quem acha que é impossível subornar um funcionário ou um juiz (é verdade que os cuidados com as urnas foram terceirizadas para a Tim?), lembrem-se que esta guerra é a guerra do petróleo e que o Aécio, por mais boçal que seja, não passa de um instrumento dos interesses ligados ao ouro negro.
Pessoal,
Este negócio das urnas tem procedência? Isto sim é preocupante!!!! Não há um documento no início da sessão de mostre que as urnas estão zeradas?
Têm, mas se o responsável por fazer o mecanismo funcionar foi aliciado é fácil de adulterar. Mas dado o trabalho que seria adulterar milhares de urnas, é mais provável que uma fraude ocorra no momento das urnas enviarem os seus totais para a central ou no momento de realizar a totalização geral.
Daniel, esse é o pulo do gato!!!
Como assim Daniel, explica melhor para nós como se daria esta fraude. Tecnicamente, como são enviadas as totalizações dos votos de uma urna para a central? Quantas centrais são? De que forma se distribuem estas centrais, por região, por zona, por cidade, por estado...enfim...como é feita a "Rede" interligada de urnas, para que possibilitasse a fraude por alguém que abasteça as centrais ou mesmo as urnas com dados. Porque até agora, a propaganda do TSE e do próprio Governo é de que a segurança da eleição é confiável. Vamos atrás disto gente. Valeu.
Eu não tenho como dizer _exatamente_ como funciona pois eu não sou funcionário do TSE (e eles tratam o assunto como uma caixa-preta), mas dá de lhe descrever as partes óbvias. Por "central" entenda o computador para aonde os votos de cada urna individual vão para serem somados e assim compor o total geral, que precisa ter pelo menos um mas pode ter regionais para fazer totalizações parciais (ou por estado). Em um sistema bem feito um "hacker" não teria como interferir na comunicação das urnas com esta central e seria inviável um indivíduo tentar adulterar urnas suficientes para ele ter o resultado desejado (ele precisaria mexer em milhares de urnas), e você teria segurança física suficiente para evitar que um indivíduo tente adulterar o alvo mais óbvio que seria a central.
Dito isso, o problema encontra-se no fato de que por mais seguro que seja o sistema de informação em si, você ainda precisa de usuários e administradores com acesso privilegiado para fazer o conjunto funcionar. E se estas pessoas-chave forem aliciadas, elas basicamente têm a faca e o queijo na mão e podem alterar o sistema ou os números para o que eles quiserem (fato agravado pelo fato do TSE tratar o sistema como uma caixa-preta, tornando uma auditoria de terceiros difícil). Aí assuma que você têm o total apoio da mídia e da justiça para abafar qualquer deslize que aconteça durante o aliciamento e a adulteração, e agora você têm uma bomba-relógio prestes a explodir.
Porque não tiramos fotos dos boletins de urna após a votação. Os boletins são muito pequenos no 2ºturno,visto que tem apenas quatro candidatos (nos estados onde vai haver 2ºturno para governador) concorrendo. Existem apenas 500.000 urnas no processo e da ordem de centenas de milhões de celulares e máquinas fotográficas no país. Que tal guardarmos este arquivo em milhares ou milhões de nós?
Existe a 'zeríssima' sim, mas o problema é que pode estar havendo migração de votos de um candidato a outro durante a votação e não antes de iniciá-la.