Tijolaço na Copa: vitória não foi contra a Sérvia, foi contra o nervosismo e o “salto alto”

Vou pedir desculpas para quem acredita que a política deve deixar a gente ausente do resto das coisas e eu acompanho Copas do Mundo desde que ouvi, pelo rádio, o Brasil cair da soberba na Copa de 66.

Vou me dar o direito de comentar os jogos do Brasil, até porque, com a uruca generalizada que anda por aí, acho que é a melhor conversa que a gente pode ter estes dias.

O jogo da seleção contra a Sérvia teve um resultado mais importante que 1 x 0  do placar.

A seleção venceu, em boa parte, o nervosismo da estréia, antes da estréia.

Porque só o nervosismo pode explicar as pixotadas de uma zaga formada por Tiago Silva e David Luiz, ambos experientes e bem conhecidos um do outro. As falhas defensivas, aliás, foram a mais séria deficiência do time.

Nada disso, porém,  teria acontecido se Felipão tivesse pedido um amistoso “baba-de-quiabo” para o último jogo pré-copa.

Com é, aliás, tradição nas últimas edições do Mundial, quando fechamos a preparação jogando com Tanzânia, Nova Zelândia, Malásia e…Andorra!

Muito provavelmente isso só serviria para deixar alguns de “salto alto”.

Aliás, foi bom baixar a auto-confiança do Neymar – que não precisa provar a ninguém que é um gênio com a bola. Ele foi bem (e duramente) marcado e vai ouvir de Felipão que os piores  zagueiros que ele vai enfrentar usa camiseta preta com o escudo da Fifa: os juízes, que não vão ter paciência com reclamações coreográficas.

E para elevar a auto-estima de Fred, que  sofreu com a falta de armadores, teve uma chance apenas e a aproveitou.

Para ajudar mais a baixar a bola, o jogo foi diante da torcida paulista, que ao contrário de outras capitais, não vai fazer festa por qualquer coisa.

O Morumbi estava lotado e exigente.

A novidade que poderia ter acontecido, a subida de William para o  time titular, creio que não se confirmou, embora Oscar não tenha ido bem no primeiro tempo, como aliás ninguém foi.

O Brasil não jogou bem, mas pelo menos enquanto ainda podia não jogar bem.

Luís Felipe Scolari, que não escondeu sua “bronca” dos coletivos e nem no jogo com o Panamá, era o mais tranquilo, durante e depois do jogo-treino.

Talvez porque o resultado tenha sido na exata medida do que ele desejaria, na linha de seu conterrâneo Pinheiro Machado.

Nem tão ruim que gerasse cobranças.

Nem tão bom que criasse soberba.

Até porque os primeiros três jogos da Copa-  Croácia, México e Camarões – não são para fazer gracinha. E muito menos os possíveis adversários das oitavas:  Holanda ou Chile, na melhor das hipóteses, que é a da Espanha não surpreender não sendo a primeira colocada do grupo B.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Morumbi lotado, de tarde, chuva, frio, greve de metrô... e ainda dizem que a Copa não tem apoio da população...

  • “PRESSÃO PELA INTERNET ACELERA VOTAÇÃO DE LEI CONTRA DOAÇÕES

    Após receber mais de dois mil e-mails em apenas um dia, o Senado decidiu acelerar a votação do projeto de lei que proíbe empresas de fazerem doações eleitorais. O texto original, criado em 2012, pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), havia sido engavetado após ser alterado no mês passado.”
    http://www.vermelho.org.br/noticia/243640-1

  • Acredito que o resultado de hoje (contra uma quase ingênua Sérvia - ainda bem???) tenha sido a medida exata para entendermos que jogo se ganha no campo e que o ufanismo esportivo brasileiro continua atrelado às gordas contas bancárias. Não há mais jogadores como Garrincha nesta fogueira de vaidades em que se transformou nosso futebol. A entrevista de Cafu no programa "Jogo Aberto" foi emblemática: o nosso futebol de base está acabando por conta dos apadrinhamentos. O futebol brasileiro, na sua essência, está morrendo. Não temos mais craques. Temos produtos para serem vendidos. Hoje, ao invés de jogadores de futebol defendendo o Brasil temos profissionais comprometidos com seu desempenho proporcionando lucros aos seus contratantes. O suor pela "camisa canarinho" foi enterrada na Copa de 70.

    • Por falar nisso eu não entendo porque o CANARINHO foi preterido pelo TATU, com nome estranho: FULECO, isso é nome !?!? (Nada contra o TATU, mas a SELEÇÂO e o BRASIL são CANARINHOS, desde sempre, pô !!)

      "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

      • Não exatamente. O tatu é o mascote da copa, não da seleção brasileira (da qual o canarinho ainda permanece inconteste). Separar as coisas foi uma ótima escolha.

  • Prezado jornalista, me ocorreu o seguinte : o sr felipao tinha uma pendenga com a intromissao de jornalistas principalmente da rede golpe em concentracoes de selecao a tal ponto de ir pra europa porque nao tinha clima cpm a imprensa aqui. De repente eis que este senhor se mete a fazer declaracoes politicas contra o governo, bem como alguns jogadores, e rede golpe agora pode passear na concentracao ate altas madrugadas. Seu felipao virou felipinho e esta unha e carne com rede golpe. E se houver nisso tudo uma armacao pra selecao perder. Com rede golpe tudo e possivel. Nao duvido que a selecao faca uma campanha vergonhosa so pra desmoralizar o governo. Obvio o culpado sera o governo.

    • já viu o que vai acontecer se esse ganhar a copa e declarar voto contra Dilma?

  • Fernando, voce foi brilhante na sua analise. E olha que comecou tarde a se ligar na selecao. Minha primeira foi em 58, com 7 anos. Morava no Jardim Candelaria, em Maria da Graca, no Meyer. Meu irmao fez um puta balao no intervalo do jogo contra a Suecia. 5 x 2. O balao bateu na fiacao da rua e pegou fogo. Brasil campeao. Ja vi selecao sair do brasil favorita e voltar com o rabo ente as pernas e, como em 58, sair desacreditada , ainda com o trauma de 50 no ar, e ...o resto todo mundo sabe. Mas o Oscar e o Daniel Alves nao estao jogando nada faz muito tempo.Foi bom ver o Fred funcionando. Centroavante e p'ra isso.Agora meu irmao, e partir p'ra cima da Croacia e torcer muito pelo Neymar.

  • Mal comparando os personagens, a mídia faz com o Neymar o mesmo que já fizera com o Ronaldo "gorducho" - inflam, inflam, ... praticamente sem críticas.
    Não discuto as qualidades do novo ídolo mas é injustificável o seu comportamento no jogo de hoje - quer fazer tudo sozinho, não passa a bola para ninguém.
    Aí na primeira bola que chegou (queimando) no Fred, ele sem firulas faz o GOL!!!
    Viu Neymar, é assim que se faz.
    Alô Felipão, tá na hora de "enquadrar" o garoto.
    E para não perder a oportunidade: CALA A BOCA GALVÃO!!!

  • Sei. Mas e o golaço do fredflu? Abraços e lembre-se que PT bate é nas urnas. E bate pesado.

  • david alves ? ou david luis ! , pois bem fernando , o que vc acha de um goleiro em fim de carreira que joga no canadá ser o titular da seleção ? eu acho que o neymar não tem que driblar toda hora que pegar a bola , teve um lance de contrataque que o oscar abriu livre pela esquerda e o neymar preferiu prender e driblar os servios , pra quê ! esse é um esporte coletivo , todos participam , dribla quando for a hora , toca a bola qundo for a hora , simples assim

    • Neymar, com seus irritantes dribles, é o homem das paralelas. Parece estar mais preocupado em procurar ser o melhor jogador da copa do que ser mais um excelente jogador da seleção do Brasil.

      • David Luiz, já corrigi lá em cima o "velho-troca-nomes". Quanto ao Neymar, acho que não tem de mandar muito nele, não. Ele só aprende errando, como todo guri. Depois do jogo com o Panamá, a mídia inteira ficou na base do "Neymar e mais 10", o ego inflou além da conta. o que mais me preocupa não é ser "fominha", até porque o time inteiro estava nervoso e ele acabou chamando (demais) para si o jogo, querendo resolver sozinho. O melhor que pode acontecer, repito, é o Felipão dizer a ele que reclamação com coreografia, na Copa, dá cartão. E já comentando o commentário abaixo: discordo. O Neymar no Brasil é melhor que no Barça. Se enquadrar o Neymar demais, acaba com ele.

  • caro fernando
    estou preocupado.
    o miolo de zaga é fraco; fraquíssimo no jogo aéreo, e o felipão não convocou o alex (psg/milan?), um dos melhores zagueiros do mundo.
    é brincadeira!
    e mais: bernard, jô, willian ... tem gente muito melhor que esses caras até na 2ª divisão.
    e o tal de davi luís vai entregar o ouro: apesar de queridinho da globo e garoto propaganda do itaú, é fraco!
    estou muito preocupado: o felipão curvou-se aos "empresários de jogador", e não convocou os melhores. bernard é brincadeira; o tal de jô não sabe nem correr; esse willian corre segurando a bola até ... perder. tem carinha ali que nunca jogou no Brasil.
    sei não!

Related Post