Tio Rei, o último Aécioman, revela o que Marina prometeu aos bacanas do Bank of América

O Brasil é um país sui-generis em matéria de imprensa.

Um exemplo? Como é que três empresários – Apolo Vieira Santana, Eduardo Ventola e João Paulo Lira – que compraram, sem contrato ou recibo e usando contas-laranjas, depois de um mês, não foram abordados por um repórter sequer, não têm uma foto ou uma declaração – mesmo que seja nada a declarar – estampadas nos jornais, nos sites, na tevê?

Mistério….

Mas há um novo quase-mistério na praça.

Anteontem, o Bank of America, agora com o charmoso apelido de Merril Lynch, reuniu mais de 500 pesos-pesados das finanças brasileiras, a nata da “turma da bufunfa” para ouvir os emissários de Marina Silva: o vice, Beto Albuquerque, André Lara Resende e Alexandre Rands, além dos coordenadores Walter Feldman, Maurício Rands, Bazileu Margarido e João Paulo Capobianco.

532, para ser exato, porque o Estado de Minas publica algo próximo de um press-release sobre o encontro, onde se fala tudo, menos do que se falou nele.

Obviamente, não foi permitido o acesso da plebéia imprensa.

Mas será que não tem um coleguinha capaz de, como a gente chama na profissão, “recuperar” o que se disse ali sobre o que pretendem fazer com o país?

Mas, calma.

Nem tudo está perdido.

Reinaldo Azevedo- o último Aécioman da Terra, agora que Merval Pereira marinou -tinha um amigo por lá.

Não vou tirar leitores do Reinaldo, cujo blog sempre visito, em nome de minhas convicções sobre a biodiversidade.

Mas trago o essencial, retirado da espuma petófoba que lhe sai.

Diz que a bola ficou com André Lara Resende*, o cavaleiro (cavaleiro, mesmo, sem lh) do Plano Cruzado e das traquinagens do  Governo FHC, cujo retrato deixo que a própria Veja faça, numa nota ao pé desta página, para evitar que ele se aborreça.

Em seguida, Reinaldo conta que ele  falou do que Marina pensa sobre de preços, “os que o ouviram saíram de lá com a impressão de que ele defende um tarifaço de cara para retomar a credibilidade… “.

Que mais, que mais, como diz no rádio o Sardemberg?

Disse que vão promover uma desvalorização do Real e, logo, uma alta do dólar: Os “vocalizadores” de Marina também acham que o câmbio está valorizado de maneira artificial, e se supõe, então, que a turma pretenda trabalhar com um dólar mais fraco e um real mais forte.

Ah, e os empresários vão ser convocados para um “mutirão” cívico na infraestrutura – supõe-se que com dinheiro próprio, não com o do BNDES, que dizem estar hipertrofiado –  e em troca  a categoria deixaria de ser “tratada como bandida”.

Diz Reinaldo que “falou-se até em rever a postura “perversa e autoritária” da Receita Federal”.

Aquela coisa horrorosa do tipo autuar o Itaú pela merreca de R$ 19 bilhões de imposto sonegado, sabe como é…

Então está aí, com meus agradecimentos a Reinaldo Azevedo, este repórter atucanado sempre com a notícia, por ter revelado como é que seria (seria, do verbo não será) a “nova economia” da “nova política”.

Palmas para o jornalismo econômico brasileiro, que deixou passar uma “reunião de bacanas” que nem o Bezerra da Silva perdoaria.

* sobre André Lara Resende, da Veja: “Economista brilhante, Lara Resende ajudou a criar o Plano Cruzado, juntamente com o colega Persio Arida. Teceu também as bases do Plano Real. Para favorecer a vitória do Opportunity na compra da Tele Norte Leste, em detrimento do consórcio Telemar, negócio que não se concretizou, Lara Resende foi diretíssimo ao ponto em suas conversas telefônicas com Arida. “”Se precisar vou ter de detonar a bomba atômica””, disse ele ao amigo, referindo-se ao presidente Fernando Henrique Cardoso. “”Vai lá e negocia, joga o preço para baixo. Depois, se precisar, a gente sobe e ultrapassa o limite””, instruiu Lara Resende, segundo fitas divulgadas pela imprensa à época.” Foi absolvido, apesar disso, por falta de provas.

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • Vale a pena gastar dezenas de milhões de reais para tentar eleger uma presidente marionete para ter a chance do cancelamento de uma dívida de 18 bilhões? Claro! É isso que o povo em geral ainda precisa saber.

  • "Reformularemos o mercado de crédito de tal forma que, gradualmente, se eliminem os direcionamentos obrigatórios.O trecho está na página 61 do programa de governo da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva. E é dessa forma, com discrição e economia de palavras, que o documento propõe nada menos do que o fim do crédito direcionado no país.Pode ser o fim do acesso ao financiamento habitacional da CEF, do setor rural do BB e da indústria por meio do BNDES".Brasileiros e Brasileiras que quiserem comprar casa própria,agricultores e empresários que quiserem empréstimos que façam um CDC em 48 meses.Bancos particulares vão se esbaldar e CEF,BB e Bancos Estaduais vão ser aniquilados...

  • A sonhática "Comissão dos homens de bem" da Marina pode ser desmoralizada com uma única pergunta: e se os seus homens de bem não coincidirem com os meus homens de bem? Esta premissa é a base da democracia.

    • O petismo já usou tudo que havia de melhor. Marina que se contente como igual ou pior. Nem adianta procurar que não há mais

  • Parece que a vaquinha está sentindo um cheiro do brejo. Já olha atentamente para o lamaçal .... Só mais um empurrãozinho e ela se atola. Bora, gente pra rua com a campanha do PT - 13 (borboleta).

  • Essa "Comissão dos homens de bem" está mais para "Honoratta Società".

  • A eleição faz coisas incríveis... Até esquerdista dar credibilidade para o Tio Rei... Engraçado demais!

    • Como é que vou dar credibilidade ao restante da mídia se ela não publica uma linha do encontro? A matéria do Estadão, por exemplo, não fala nada sobre o que foi dito...O Reinaldo, pelo menos, publicou.

      • Caro Fernando, eu concordo com você, só acho irônico.
        Convenhamos que se o Reinaldo desse um furo que prejudicasse o PT, o tratamento seria bem diferente... Ou estou errado?

    • Bom, Vitor, você acaba de dizer que não devemos dar credibilidade a ele. Em NADA, né?

      • Boa tarde Rita. Apontei apenas a ironia.
        Eu sinceramente acredito que esse "furo" seja verdadeiro...
        Mas, vai saber, né?

        • Não existe ironia. Afinal, aqui está você! Mas fico pensando o que este blog irá falar quando Marina for pro 2º turno e o mesmo blog (que, como Aécio) ficará do lado dela, rever isso tudo...E o resto! Isso, sim, será irônico! Mas, vai saber, né? Ótimo dia!

  • Simples.
    Porque o pig é formado por picaretas !
    A imprensa golpista é o que existe de pior no Brasil. O poder mais podre da nossa república e formado simplesmente por cinco ou seis famílias que golpeia ao gosto do estrangeiro do norte que querem nossas riquezas e moldar um povo colônia. Essas famílias não passam de vampirinhos adestrados pelos americanos do norte. Uma vergonha.

  • como nos diz a oraçao:Livrai nos Sr. dos homens perfidos e perversos....cruz credo! vade retro!!!VAMOS A LUTA!!BELO COMENTARIO DO TIJOLAÇO*

  • Já pensou sr.Britto,se a PF não estivesse sob a tutela desse ALMEJADOR EM SER BANQUEIRO e por um desses acasos não TUCANORINÓFOBO que compõe a quase totalidade de seus quadros,que apoiam a direita,não que busquem melhores salários,mas que sob eles,ficam no ÓCIO ESPLÊNDIDO,que é o que sonham,desde que passem no concurso que os qualifica para o cargo,fizessem uma batida nessa reunião? PRENDERIA TODOS POR DELINQUÊNCIA AGIOTÍSTICA!Ah!Que saudades do Joseff!

Related Post