Tirem os R$ 0,20 e a inflação fica a pé

Quando a direita e a mídia dizem que é a inflação “em disparada”  que está provocando os protestos contra o aumento das passagens, deveriam dizer que a inflação em São Paulo seria quase zero se não tivesse havido o reajuste de ônibus, trens e metrô.

Leia esta nota do Estadão:

“O contestado reajuste nas passagens de ônibus, metrô e trens já trouxe importante impacto para o bolso do paulistano, conforme levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Na pesquisa do instituto referente à segunda quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados em 15 de junho), a soma de todos os impactos de alta relacionados ao aumento no transporte coletivo representou 0,15 ponto porcentual, ou 83,33%, de toda a inflação do período, de 0,18%. “São cinco sextos do total”, disse o coordenador do IPC, Rafael Costa Lima.”

A Fipe, como se sabe, é um órgão ligado à USP, de alta credibilidade. Alguém consegue ver a inflação em disparada no gráfico aí embaixo?

 

 

Fernando Brito:

View Comments (2)

  • Antes a inflação eram os tomates, depois o dólar alto, agora o aumento dos onibus que o prefeito tenta resolver qual será a próxima catástrofe para travar a economia já sei o Brasil não ganhar a copa das confederações ae o pau vai quebrar....

  • O que eu vejo inflacionado mesmo é o índice de "madeira" nas faces deslavadas dos golpistas.