Como o ministro Dias Tóffoli é quase dez anos mais novo que eu e eu o conheci ainda um guri, na campanha de Lula em 1998, permito-me – sem querer colocá-lo dentro de qualquer teoria conspiratória e golpista – dizer que fiquei extremamente mal impressionado com seu desempenho, ontem, na sessão que votou e aprovou as contas de campanha de Dilma Rousseff.
Começo pelo tom de fúria mal contida com que tratou o agravo da Procuradoria Geral da República – aliás antes retirado – contra a redistribuição do caso a Gilmar Mendes.
Juiz, Dr. Tóffoli, não tem de se alterar quando suas decisões são contestadas nas formas em que o próprio processo judicial prevê. Faz parte do jogo e o senhor, como advogado, várias vezes o fez.
Não tem chilique nem dá “piti”, porque sua autoridade torna estas atitudes, mais do que em qualquer um, intimidatórias ou odiosas.
Juiz apenas decide, com fundamentos, quando há o que decidir.
E não havia, dado que o agravo, que é um ato retratável, foi retirado.
Um bom juiz, Dr. Tóffoli, faria até uma homenagem à Procuradoria por tê-lo retirado, certamente por alcançar o entendimento jurídico que o senhor defendeu.
Grosseiro, desnecessário e pior, revelador de uma hostilidade nada disfarçada ao vice-procurador eleitoral, que é, como sabe o senhor, uma extensão no TSE do Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot.
Mas fez pior.
Atacou a chefe do Poder Executivo pela “demora” em nomear um novo ministro para a Corte.
Certamente o Dr. Tóffoli deve ter percebido que se estava em meio a um processo eleitoral conturbado, onde a própria legitimidade das indicações para as cortes superiores estava sendo apontada como “contaminada” por um “bolivarianismo”, ao ponto de ressuscitarem a tese da “PEC da Bengala” para impedir a presidenta de exercer a franquia constitucional de indicar ministros.
E que, por isso, Dilma se absteve de faze-lo no período eleitoral.
Neste caso, Dr. Tóffoli, havia outra delicadeza que, certamente, não lhe deve ter escapado. Ao nomear um substituto para o ministro Henrique Neves, cujo mandato se encerrou, Dilma indicaria alguém que, pelo próprio critério regimental, relataria suas próprias contas de campanha, quase que imediatamente.
Que prato, não, Dr. Tóffoli?
A menos que, como até se andou noticiando, isso fosse um lobby pela recondução do próprio ministro Neves, que continuaria relator.
Mas não dá para imaginar que o presidente do TSE estivesse patrocinando uma usurpação de fato do poder de indicar os ministros da Corte, colocando a Presidente na delicada situação de se expor – e expor seu indicado – ou apenas vergar-se a um eventual desejo seu, do Ministro Gilmar Mendes e de quem mais fosse na corte de reconduzir o colega cujo mandato findara.
Perdoe, Ministro, mas é uma mistificação dizer que o TSE estava desfalcado, pois há sete substitutos para cada integrante da Corte e na vacância do titular, este assume, de acordo com sua classe de origem ( STF, STJ ou advogados)
Pior ainda, Dr. Tóffoli, foi o senhor ter assumido o envio de Gilmar Mendes ao Ministro da Justiça para pedir o rápido preenchimento da vaga e, neste caso, como se viu, a única forma de fazê-lo seria a indicação de um único nome, pré-determinado.
Por que, Dr. Tóffoli, se o senhor e o ministro da Justiça são conhecidos de décadas, tratam-se pelo prenome e conviveram tanto?
Certamente não escapa ao senhor que não é assunto para se delegar a outro ministro, e ainda a outro ministro que não esconde ser figadal inimigo do Governo.
Pior ainda, de novo, justo aquele que, com sua redistribuição, relataria as contas de campanha.
Repare, Dr. Tóffoli, que contraste com o comportamento gentil e respeitoso do advogado da campanha de Dilma, Arnaldo Versiani, que poderia ter invocado sua condição de ex-ministro da Corte e os julgamentos semelhantes dos quais participou. Fez, ao contrário, uma defesa técnica de um tema que é técnico-contábil.
Com temas que não foram sequer considerados no julgamento, exceto pelo Ministro Admar Gonzaga, em seu voto.
O senhor fez o contrário.
Alem de provocar que não podia responder às suas insinuações – a Presidenta Dilma – procurou agredir e humilhar a procuradoria, que teve de engolir em seco, constrangida, para não revidar e permitir que se fizesse ali um julgamento e não um “barraco” processual.
E abriu o portão para que, em seguida, Gilmar Mendes fizesse, com sua devida vênia, o papel de mastim que sói fazer, sem pudor de atacar a tudo e a todos e ofender o Ministério Público ao chama-lo de advogado da candidata.
De todas as coisas que se poderiam demonstrar, ontem, sobre a magistratura de Dias Tóffoli, apenas uma pareceu demonstrada.
A incrível infelicidade de Lula ao indicar ministros do Supremo.
View Comments (97)
Fernando, Tóffoli é mais velho ou mais novo do que você?
Tá corrigido, mas estou me achando uns 100 anos mais velho que ele, depois dessa.
Fernando, de ideias eu tenho certeza que você é mais novo e muito.
Nas ideias, na alma, no caráter, na eloquência, na inteligência....
Dilma, demore 100 (cem)anos para indicar novo ministro do Supremo mas não indique pessoas para por amizade ou por pressões. Basta de lambanças.
É mesmo, Lula precisa fazer urgente um cursinho de "Como Indicar um Ministro do STF", afinal 2019 taí na esquina!
Bem pensado! 2018- " O retorno glorioso de Lula lá!!!"
Toffoli virou cachorrinho do Gilmar Mendes que já o está tratando por totó.
Dilma não quiz atender os pedidos do Tofolli para nomear uns indicados teus agora o moço quer vingança!....O desprezo de Dilma a este moço é o que tem que ser feito!.
O Lula não acerta uma heim. Primeiro foi o Barosão, agora o Tóffole, vai ser ruim assim lá longe (KKKKKKKKKKK)
Infelizmente Lula, só indicou canalhas para STF.
Eu não considero Ricardo Lewandowski um canalha,ele seria minha única exceção.
Concordo com Yule!
Eu acho que o problema não está na escolha de Lula. Observem que todos que ingressam no STF, seja quem for, começam a trabalhar contra o PT. Gostaria de saber o por que? Será que é o que eu estou pensando?
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maçonaria...
Acertou em cheio Luciano. Todo juiz para chegar lá tem que pagar pedágio na Maçonaria. E aí, alguns vendem a alma pro diabo.
Uma praga que deve ser combatida.
As pessoas não tem a menor idéia de como as coisas são resolvidas pelo "jogo do poder", por detrás das cortinas. Se tivessem a idéia, o Sol mostraria o que está por trás das "fraternidades" e passaríamos a entender porque uns dão muito certo e outros, de valor, são jogados às cobras.
segundo fontes dos 3 poderes e confirmado no boteco sujinho da esquina ,quando alguem chega em algum dêles a putaria já está instalada.
usa-se ou não ,conforme a inclinação política de cada um.
daí o descontentamento com pessoas e partidos que preferem criar situações novas ,como podemos verificar nos últimos doze anos que ,ironia,o Brasil um país semi-falido na mão daquêles de sempre se transformou num BRICS na mão de pessoas públicas que respeitam a sociedade,principalmente quem estava mas não pertencia.
Concordo com você, Edson!
Acho que o Brito pode pensar em algo sobre este assunto.
A coisa toda é, no mínimo, muuuuito estranha...
Se o Toffoli entregou a relatoria ao Gilmar com a intenção de prejudicar a Presidente, foi uma burrice sem tamanho.
Se entregou com a intenção de ridicularizá-lo, foi um ato de gênio.
Aí entrando no terreno das teorias conspiratórias, o Toffoli só foi indicado ao STF porque o Dirceu quis. O ministro do Supremo estaria recebendo ordens?
Se fosse verdade, seria o começo da vingança do Dirceu, que muitos ainda temem, mesmo o ex-ministro estando sem liberdade e com a vida política destruída.
O Fux que fique esperto...
O que mais me assusta é noticias que a sra Dilma iria indicar para a vaga do J.B no STF o verme, o lixo humano chamado Zé Tucano Cardozo.
Noticias falando que Dilma vai aguardar e Zé Tucano deve permanecer no Ministério da Justiça.
Dilma deve ser chantageada por quem mantem esse homem la, ou então a Dilma é tem a sindrome de ter amor pleno por traidores e lixos.
Para Dilma quanto pior a pessoa, mas ela admira.
OREMOS!!!! DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS! A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, A DEUS O QUE É DE DEUS, DISSE JESUS. AOS TUCANOS O QUE É DOS TUCANOS: ZÉ CARDOSO. VAI IN GLORIAM.
Dilma sofre do que chamo "complexo de vassalagem". Ou então é ameaçada de morte. Nada mais explica essa louca e prazeirosa obsessão de reviver a tortuna diuturnamente.
Muito bom o texto: parabéns Fernando Brito.
Porque chamar de Dr. este cidadão que está ministro até os 70 anos - para nossa desgraça- se ele não fez doutorado, ou seja, não faz jus ao título. Creio eu que este cidadão, que para nossa infelicidade enganou até o próprio Lula, fazendo com que este o indicasse para compor a mais alta corte do país.mesmo sabendo ser Antonio Dias Tofolli desqualificado para tal...Antonio Dias Tofolli e
Gilmar Dantas Mendes se completam, pois diz o adágio popular: " caba balaio tem sua tampa", logo, se completam, se conectam, se juntam, se atraem - no caso em tela, não vale a máxima de os opostos se atraem, não são opostos, são iguais, com o mesmo DNA.
Mais uma indicaçao dedo podre do pt. Mais um jb. Tomara q assim como o ultimo, saia antes e va desfrutar a vida nos eua e curtir atrizes globais...
Tenho em mente algo mais esdrúxulo mais perfeitamente factível, uma vez que sempre que posso assisto aos votos de suas "eminências" no STF. E o que , infelizmente percebo, é a exacerbação das VAIDADES de vossas excelências -com raras excessões- toda vez que se manifestam. Parecem-se com pessoas entrevistadas na rua, de surpresa por canais de TV, com suas chances de aparecerem alguns raros minutos na Mídia, deixam aflorar todos os seus "anceios teatrais", como a justificar -"VOCÊS VIRAM...EU SAÍ BEM NA TV!" Para muitos, a TOGA envaidece, tira o chão e joga na "nuvem" como arquivos da web. Lamentável.
Toffoli deve estar se preparando para virar o Super Homem tupiniquim para a mídia golpista, pois o Batman já pertence ao Quinzão, o super herói da mídia golpista.
Tá mais pra Robin.
E ainda por cima quer ficar no STF até os 75 anos. Até concordo, mas somente se valer apenas aos novos ministros (aqueles que a Dilma deverá indicar) não para ele e os que já estão lá hoje. Será que ele concorda?