“Pulei” a oportunidade de comentar as pesquisas de intenção de voto para prefeito das capitais, divulgadas anteontem e ontem, por terem pouca relevância do ponto de vista do quadro nacional. São eleições despolitizadas e desmobilizadas como poucas vezes vi em minha vida e, ainda por cima, ao menos no Rio e em São Paulo por candidatos de pouca densidade política, Celso Russomano e Marcelo Crivella, exceto pelo fato de ambos terem mostrado uma enorme capacidade de se desfazerem ao longo da campanha.
O mais interessante nelas, feito ontem pelo colega Fernando Molica no Rio de Janeiro, é analisado nacionalmente hoje pelo ótimo José Roberto de Toledo: qual é o quadro da avaliação de Michel Temer nas principais cidades do país.
E o quadro é tão devastador que Toledo “mata a charada” da ausência do presidente interino dos palanques municipais. Mais fácil que ser excesso de relo com sua base, é ser falta de convite, mesmo porque espanta votos.
Temer longe da urna
José Roberto de Toledo, no Estadão
Às vésperas de perder o “interino” de seu título, e em tempo de estrear na política internacional em viagem à China, Michel Temer deve manter-se longe da política local – dos palanques, ao menos. O presidente em exercício anunciou que não fará campanha nas eleições municipais. Foi uma decisão esperta. A julgar pelos resultados das pesquisas Ibope em 22 grandes e médias cidades divulgados esta semana, seria, sim, por falta de convite.
Temer tem saldo negativo de popularidade em 22 das 22 cidades pesquisadas. Em todos elas, as taxas de ótimo e bom atribuídas ao seu governo são menores do que as taxas de ruim e péssimo. O tamanho do buraco varia de município para município, de região para região, mas, sem exceção, mais eleitores desaprovam a gestão Temer do que a elogiam. Logo, sua presença em palanques teria mais chance de atrapalhar do que ajudar um candidato.
É improvável que essa impopularidade onipresente mude em tempo de transformar o futuro ex-interino em um cabo eleitoral para candidatos a prefeito. Seria necessária uma reversão relâmpago da recessão e uma melhoria instantânea das expectativas econômicas para que Temer deixasse de ser um peso na urna.
Mesmo nas metrópoles onde seu partido, o PMDB, tem candidato com chances eleitorais palpáveis, Temer deve manter-se longe de comícios e propagandas na TV ou no rádio. Não apenas porque eventualmente assim prefira, mas porque os marqueteiros teriam um enfarte se precisassem inserilo ao lado do cliente.
Tome-se o caso de São Paulo. Marta, que não quer mais ser chamada de Suplicy, é a candidata peemedebista. Largou em segundo lugar, com 17% das intenções de voto estimuladas no Ibope. Tem boas chances de ir ao 2.º turno. Mas o endosso explícito de Temer não ajudaria em nada essa missão: 41% dos paulistanos acham o governo do interino ruim ou péssimo.
Na verdade, Temer tem uma taxa de ótimo e bom entre os paulistanos tão baixa quanto a do impopular prefeito petista Fernando Haddad: 13%. O saldo de popularidade presidencial em São Paulo é de 28 pontos negativos. E está longe de ser a cidade onde o presidente interino é mais mal avaliado.
No Rio de Janeiro, onde Eduardo Paes (PMDB) pena para eleger o candidato Pedro Paulo (tem 6% de intenção de voto e está em quarto lugar), Temer tampouco ajudaria. Sua popularidade está 30 pontos no vermelho. Ou seja, 25 pontos pior do que a de Paes.
Do Nordeste, então, Temer deve manter mais distância ainda. Em Salvador, ACM Neto (DEM) nada em popularidade. Tem 71% de ótimo e bom. Se a eleição fosse hoje, ele se reelegeria já no 1.º turno com 81% dos votos válidos. Para que arriscar um apoio explícito de Temer, que tem 53% de ruim e péssimo na cidade?
Em Feira de Santana (BA) a situação é igual: o candidato do DEM se reelegeria no 1.º turno e Temer amarga 50% de ruim e péssimo contra 10% de ótimo e bom. A maré de impopularidade presidencial também vai alta em outras cidades nordestinas.
No Recife, o presidente interino tem 48% de desaprovação. São 49% de ruim e péssimo em Teresina, 45% em Aracaju, 44% em Natal, 49% em Fortaleza e 46% em Maceió. Na capital de Alagoas, o governador, filho de Renan Calheiros, é mais popular do que Temer: 32% de ótimo/bom e 25% de ruim/péssimo: saldo de 7.
O fenômeno se repete em outras regiões. Em Belo Horizonte, Temer tem 47% de ruim e péssimo contra apenas 13% de ótimo e bom. Em Porto Alegre, onde o PMDB tem candidato a prefeito, Temer só não é mais impopular do que o governador peemedebista José Ivo Sartori. Tem saldo negativo de 32% contra 43% do governador. O cenário se repete no interior paulista, em cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara e Sorocaba. Lá, Temer é mais mal avaliado do que Geraldo Alckmin (PSDB).
Para sorte do presidente, não há eleição municipal em Brasília.
View Comments (25)
Primeiramente fora TEMER. O povo não perdoa traidor, simples assim.
O Itamar também começou seu governo desconhecido e desacreditado, mas acabou se revelando melhor do que parecia e, certamente, melhor do que o Collor. No caso do presidente Temer isso é até mais provável, pois melhor que a Dilma qualquer um é. Quanto ao choro dos que gostavam dela, quem adorava o Collor também lamentou, mas depois se acostumou. Então, não se preocupem, vocês vão se acostumar também. Vejam o caso do Dirceu. Quando ele foi preso tinha gente dizendo que ia fazer e acontecer, o país seria incendiado, etc. Mas não fizeram nada e agora nem falam mais dele, esqueceram. Daqui a pouco vocês esquecem também.
E pensar que grande parte da população é como você cara, o que me faz desistir do Brasil de vez.
Fábio, essa gente me desanima de ser brasileira , também. Voltamos a ser o quintal dos EUA e o Ernesto está feliz com isso. E pensar que o ex-nosso Brasil poderia ser o maior país do mundo. Realmente é desanimador. O Ernesto e a população gostam de ouvir BRAZIL, ZIL, ZIL.
Falta de memória pode ser um problema de saúde. ernesto com e minúsculo e no começo da frase, alguns poucos meses após a posse do Collor, ninguém mais havia votado nele, relembrar é preciso, ele parece que ganhou a eleição com votos "fantasmas", disse anteriormente que o Lula iria "roubar a poupança do povão" kkkkkk. A Dilme e o governo do PT foram chamados de ditadura bolivariana, ditadura é não poder escrever FORA TEMER nas olimpíadas e principalmente fora rede globo (com letras minúsculas propositadamente). Acredito diante de todos os fatos que nunca mais teremos um(a) presidente(a) honesto neste país, a natureza do nosso povo se mostrou nas ruas e ela não é nada bonita, é só se olhar no espelho, verá alguém que começa o nome com letra minúscula e demonstra bem o que você deve ser. Fomos todos traídos e não só 54,5 milhões de votos foram jogados na lata do lixo, as nossas escolhas também foram, a sua será em breve, é só uma questão de tempo, enquanto isso poderia estudar um pouco de história, te ajudaria.
O Itamar, por outro lado, não começou o governo com um cartazinho escrito "TRAÍRA" pendurado nas costas. O Itamar, articulador político infinitamente superior ao Temer, não fez questão de conspirar contra o cabeça de chapa, fazendo vazar cartinhas e videozinhos. O Itamar, por mais que fosse vice, não atuou apenas como um abajur de teto, como se definiu mimi. O Itamar, mais esperto que alguns outros vice-presidentes que assumiram interinamente, entendia de economia, e não se deu a costurar um acordão fisiológico e comprar o voto de senadores e deputados, e garantir com aumentos de salário que o judiciário fique mansinho. O Itamar era um homem minimamente decente. Itamar também saiu do governo se elegendo governador em Minas. Temer apanha em eleição pra vereador.
Ernesto vai se tratar!!!!!!!!!!!!!!! Temer vai ficar entre os presidentes mais impopulares. Acorda criatura!!!!!!!!!!!!!!!!
Vinícius Alonso é uma abominação estatística em suas comparações. Consegue vender algum veneno de sua empresa?
... "E A SUPREMA PREVARICAÇÃO"!
Por que Diabos "o supremo ministro " Teori Zavascki insiste em prevaricar de forma colossal ao manter "solto, todo solto" o GÂNGSTER mafiosíssimo &$ parceirão do GOLPISTA TEMERário/TEMERo$$$o?...
*"ministro sisudo" Teori Zavascki não vá dizer que o senhor desconhece "a suprema importância" do 'CUnha' para a consolidação do golpe mais vagabundo da história mundial ora em curso nesta Republiqueta?
*segundo o bandoleiro &$, por óbvio, [mega]corrupto "[ro]mero Esta PORRA Jucá(i)"!
NOTA:
'Esta PORRA' do nome 'Jucá(i)' é a Lava Jato!
A propósito, já fizeram a pesquisa do mordomo em Tietê, SP?
Sabe o que é desanimador, é que na época da ditadura militar, havia Um Chico Buarque, os Novos Baianos, Tristão de Athaíde fazendo palestras para o povo na Folha, Niemayer, filmes de BERGMAN que nos assistíamos e discutíamos, Glauber Rocha, Cacilda Becker, que foi censurada e perguntava quem censura o censor? E hoje, Brito????????
Existe SIM uma juventude aguerrida e milhares de mulheres lutando, além de varios, digo VARIOS, movimentos sociais de todas as cores e credos lutando diariamente. As universidades estão todas em luta. Os artistas estão lutando, o povo esta lutando... Não entendo essa maneira de ver o mundo ?!... Essa luta inclusive é GLOBAL, o Brasil não é o unico pais que esta sofrendo com o neoliberalismo. FB e alguns outros blogs sujos ainda não entraram na luta porque devem ja estar prevendo que serão calados; depois de terem contribuido jogando pedras na Geni, fica dificil voltar ao ponto em que deveriam ter mostrado o nivel de civilidade e de engajamanto cidadão nessa historia. Mas ainda é tempo, e diferentemente do que vc diz é claro que hoje os grupos que lutam são originarios da classe popular, trabalhadora. Não temos so' um bando de intelectuais oriundos da casa grande (muitas vezes) lutando pelo povo; o que mudou é que esses movimentos, que parecem não serem VISTOS por alguns, são movimentos de base popular que foram criados graças aos anos Lula, graças ao PT, graças a Dilma.
*engajamento
Não sei que tipo de luta esse povo todo está fazendo, mas é certo que não esta adiantando nada...
Gente como o PEIDADO, o ERNESTO, o ALIATTI merecem nossa comiseração. São pessoas que vivem outra realidade, incapazes de perceber o que realmente acontece no Brasil. Só espero que um dia ainda percebam isso. Até para que suas orelhas parem de crescer. Sinceramente, nunca li tanto besteirol em minha vida, quanto leio as bobagens que eles postam aqui. É assustador que ainda exista gente tão bitolada em pleno século XXI.
Resistência ao GOLPE deverá ser permanente. Os golpistas serão escrachados em todos os lugares por onde andarem inclusive seus familiares. Nos aeroportos, nos restaurantes, nos estádios, nos teatros, nos espaços públicos. Eles pagarão o pereço da sua ignominia. O grito de GOLPISTA deverá ecoar de norte a sul de leste a oeste enquanto o usurpador e seus cúmplices estiverem no poder. A luta continua. O povo unido jamais será vencido.
... MAIS UMA SACANAGEM DO "juiz" 'mor(T)o' [DEM-PSDBosta da 'Província da [Seletiva] Guantánamo do Paraná'...
E quando eu iria perguntar se o mesmo juizeco 'mor(T)o' já havia identificado o endereço da dondoca cheirosa do 'CUnha' do TEMERário/TEMERo$$$o!...
... Ou seria mais uma cachorrada do 'mor(T)o'?
Vide fotografia em anexo!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
CONTRA O MP, MORO DEVOLVE PASSAPORTE DA MULHER DE CUNHA, CLÁUDIA CRUZ
Juiz da Lava Jato sustentou em sua decisão que "foi iniciativa da própria defesa o depósito do passaporte em Juízo" e que, "de todo modo, não foi decretado por este Juízo medida cautelar de proibição para que Cláudia Cordeiro Cruz deixe o País"; procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato haviam se posicionado de forma contrária ao pedido da defesa para a devolução do documento; para o MP, existe "real possibilidade" de que ela e outros familiares ainda tenham contas no exterior e o "risco concreto de eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados"; os dois são réus sob acusação de receberem dinheiro de propina em contas não declaradas no exterior
25 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 10:50
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/251669/Contra-o-MP-Moro-devolve-passaporte-da-mulher-de-Cunha-Cl%C3%A1udia-Cruz.htm
Venceredes, pero non convenceredes. Venceredes porque tedes sobrada forza bruta; pero non convenceredes, porque convencer significa persuadir. E para persuador necesitades algo que non tedes: razón e dereito na loita. Paréceme inútil pedirvos que pensedes en España.